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Na semana que passou participei de uma banca de monografia do curso de Comunicação. O trabalho, super bom, da acadêmica e colaboradora da Unijuí Larissa Schmitz, chamado NOVOS RUMOS DA PUBLICIDADE: UMA ALIANÇA COM A INTERATIVIDADE E ENTRETENIMENTO, me inspirou a continuar a comentar sobre as possibilidades que este meio de comunicação nos permite...

Olhem a campanha da Mastercard. Começou há alguns anos com aqueles comerciais com o conceito "não tem preço", e agora convida os consumidores para contar histórias que não têm preço, e inserirem no site www.naotempreco.com.br esses textos, fotos, vídeos... as histórias mais bacanas viram anúncio, comercial de TV... é o consumidor "alimentando" os criativos da propaganda, aproximando a marca, gerando lembrança e envolvimento... muito legal!!

Outro case interessante que a Larissa aborda no seu trabalho é uma outra modalidade de formato na internet: os Advergames, uma mistura de game com publicidade (Advertising) . Muito mais que um simples jogo, os advergames são anúncios interativos que visam promover um produto, marca ou o próprio anunciante enquanto o consumidor se diverte (p.45). O exemplo que a formanda apresenta é este: o advergame WeAtheR do Greenpeace . O jogo é inspirado no clássico WAR, mas sem a filosofia bélica, que ao invés de brincar de guerra e dominação mundial, todos se ajudam na tentativa de salvar o planeta das crises ambientais.

Não se faz mais propaganda como antigamente...Abraços e uma semana criativa!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?


Boa Idéia da Semana: Idéias bizarras, mas por que não considerá-las? Afinal, a colunista é adepta do não ao preconceito...gente, nunca mais um penico (ou urinol, como preferir) vai ser a mesma coisa depois do que eu vi.... olha só, minha amiga que mora no rio foi num bar chamado Palaphita Kitch (www.palaphitakitch.com.br), e o balde de gelo era....

Novos usos para velhas coisas... isso é CRIATIVIDADE NA VEIA!

E que tal essa? Um piercing na língua também não vai ser somente um piercing na língua, mas um veículo de comunicação...

A ação Advertasting para Coca-Cola Zero , que perfurou e patrocinou 280 línguas que sabem que Coca-Cola Zero tem sabor de Coca-Cola, ficou entre as Top 30 Bizarre Innovations in 2008 do blog TrendHunter , o maior site do mundo dedicado a encontrar tendências. Fonte: www.espalhe.com.br

E para refletir...As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias - Johann Von Goethe

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ










 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

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