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Unijuí seleciona bolsistas e voluntários para Projeto de Educação Ambiental

Acadêmicos interessados em atuar no Projeto de Educação Ambiental da Unijuí podem se inscrever até esta quarta-feira, 2 de março, através do preenchimento de um formulário online, neste link.

A seleção conta com vagas para estudantes dos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica ou Química), sendo que três vagas são para bolsistas Profap Extensão, com 12h semanais de atuação; e três vagas destinam-se a estudantes voluntários.

Na mesma linha, há vagas para estudantes dos demais cursos de graduação: três para bolsistas Profap Extensão, com 12h semanais de atuação; e duas vagas para acadêmicos voluntários. 

Para se candidatar, é necessário estar devidamente matriculado no curso; apresentar bom desempenho acadêmico; e ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao plano de trabalho a ser desenvolvido. O processo seletivo compreende análise da ficha de inscrição e dos critérios descritos no edital, além de entrevista online.

Os resultados serão divulgados através de e-mail, a partir das 10h do dia 4 de março. As bolsas terão a vigência de 3 ou 6 meses, a contar da data de assinatura do contrato, no valor de R$ 300,00 mensais.

Dúvidas e informações com a professora Caroline Raduns, pelo e-mail caroline.raduns@unijui.edu.br.


Projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos da Unijuí atua em ações na esfera extrajudicial

Atividades acontecem junto ao Escritório Modelo e Balcão do Consumidor nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos

O Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução, vinculado ao curso de Direito da Unijuí, completa em 2022 10 anos de atuação junto às demandas da comunidade local e regional. Muitas pessoas já foram beneficiadas, com os serviços oferecidos gratuitamente pelo Projeto, por meio de atividade do Escritório Modelo e Balcão do Consumidor, nos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. Além disso, realiza atividades na Educação Básica de escolas públicas parceiras, envolvendo professores, estudantes e seus familiares.

O Projeto conta com a participação de estudantes, bolsistas e voluntários, e professores do curso de Direito da Unijuí. Se consolida também como um espaço para a participação dos acadêmicos, como observadores das práticas de mediação e conciliação realizadas, contribuindo para a formação acadêmica e profissional. 

Para o tratamento de conflitos sociais, a coordenadora do projeto, professora Francieli Formentini, explica que são utilizados mecanismos alternativos de enfrentamento, como a mediação, a negociação e a conciliação, realizados na esfera extrajudicial. “A mediação extrajudicial e pré-processual é aplicada a depender da natureza do conflito, normalmente em conflitos de natureza continuada, como os familiares e de vizinhança. Consiste na utilização de técnicas e metodologias, visando aproximar as partes em conflito, para que construam respostas a partir do diálogo”, afirma a docente. 

Atualmente, os atendimentos realizados pelo Projeto com aplicação da mediação estão ligados a conflitos de família, como: divórcio, dissolução de união estável, partilha de bens, guarda, visitação, alimentos, dentre outros. Em 2021 foram realizadas 10 mediações, o que corresponde a um atendimento a 20 pessoas diretamente envolvidas, impactando um número ainda maior, se considerar que os casos repercutem na família.

Já no Balcão do Consumidor, são realizados atendimentos a consumidores que enfrentam algum conflito de consumo. No ano de 2021 foram realizados mais de 2670 atendimentos diretos de consumidores, nos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. No final do mês de agosto, com a retomada das atividades letivas presenciais da Universidade, também foram retomadas as audiências no Balcão.

O Projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos também conta importantes inserções em escolas parceiras, com a realização de oficinas e círculos de diálogo, que buscam a qualificação na administração dos conflitos escolares. Ações voltadas à compreensão e enfrentamento de conflitos, por meio do diálogo. Além disso, o ano de 2021 foi de outras atividades para o Projeto, como: promoção de palestras, ações sociais, seminários, participação em eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, entre outras atividades.


Projeto Programe seu Futuro incentiva estudantes da Educação Básica a produzirem tecnologias

Mesmo com a pandemia, em 2021 foram mais de 160 atividades propostas pelo Projeto de Extensão da Unijuí 

O Projeto de Extensão Programe seu Futuro está ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí. Há três anos, um caminho para que estudantes e professores de escolas públicas e privadas possam desenvolver ações nas áreas da tecnologia e inovação, com foco no desenvolvimento do Pensamento Computacional e na Programação. Não basta apenas o interesse pela rápida evolução tecnológica, enquanto usuários, o Projeto coloca os participantes como produtores.

Foi a tecnologia que também permitiu a continuidade das ações do projeto no ano de 2021. Com atividades presenciais e online, foram atendidas mais de 10 escolas, nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Jóia e Chiapetta. Mais de 120 estudantes foram impactados com as ações do Projeto. Foram mais de 160 atividades propostas durante o ano de 2021, entre oficinas de programação, palestras, desafios e visitas ao campus da Unijuí em Ijuí.

O coordenador do Projeto, professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro. afirma que para 2022, o objetivo do Programe seu Futuro é manter a parceria com as instituições e realizar encontros presenciais em Ijuí e Santa Rosa. Para os Municípios de Chiapetta e Jóia, o foco é manter a maior parte das atividades online. Também será um ano de trabalho utilizando novas ferramentas com os estudantes, para o desenvolvimento de aplicativos para smartphones. 

Além das escolas, e Coordenadorias Regionais de Educação, o Projeto da Unijuí conta com a importante parceria do poder público, empresas privadas e outras atividades ligadas à Universidade.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.




Física para Todos: mais de 20 anos de projeto e mudanças que vieram para ficar

Imagem: arquivo Unijuí

O ensino da Física é visto por muitas pessoas como algo extremamente teórico, até mesmo difícil ou cansativo. Isso gera um desinteresse ou até mesmo preconceitos, com essa área tão ampla e importante, que estuda, inclusive, diversos fenômenos presentes no dia a dia das pessoas. O Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí, quer despertar o interesse de escolas, estudantes e da comunidade, para a  fenomenologia, um lado da Física considerado por muitas pessoas mais atraente do que somente números e conceitos.

Mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a ciência, imaginam pontos negativos e é isso que, desde 1997, o Projeto da Unijuí quer mudar. A iniciativa já é reconhecida e, inclusive, já captou recursos externos, por meio de editais para qualificar ainda mais as atividades. As ações desenvolvidas têm como objetivo integrar em atividades interdisciplinares, áreas como a Matemática, a Informática, as Engenharias, o Design e a Arquitetura, com a Física. A busca pela difusão e popularização da Física é realizada junto à comunidade, com estudantes da Educação Básica e atividades direcionadas aos profissionais da educação.

Com a pandemia, muitas atividades do Projeto Física para Todos tiveram que ser canceladas ou adaptadas. Em 2021, as oficinas de Introdução a Eletrônica e as Exposições Interativas, por exemplo, foram realizadas online. Com o número reduzido de atividades externas, o foco do Projeto também esteve na produção e melhorias de materiais, como um equipamento interativo sobre a formação das cores e a reelaboração da apostila utilizada nas oficinas de Introdução à Eletrônica.

Outros destaques para o ciclo de 2021 foi a participação na Semana da Mostra Científica Virtual da Unijuí; palestra do coordenador do Projeto, professor Nelson Adelar Toniazzo, na Exposição Conhecer para Preservar, da Unijuí; e também foram publicados três artigos científicos.

Toniazzo explica que, devido a pandemia, muitas atividades não foram realizadas, mas que essa nova realidade apresentada em algumas atividades, permanecem e certamente farão parte de projetos futuros. “Esse período nos proporcionou desafios e aprendizagens interessantes e não planejadas, no sentido de nos adaptarmos a uma realidade diferente, especialmente no que se refere a organização e executar atividades relacionadas ao digital”, destaca o coordenador.       


Projeto de extensão promove inclusão por meio da literatura

Durante a pandemia de Covid-19, em função dos protocolos de segurança, as livrarias e papelarias fecharam. Dessa forma, os amantes da leitura recorreram aos e-books ou audiolivros para suprir essa necessidade, fazendo com que muitos experimentassem essa nova experiência. Além disso, especificamente, os audiolivros contam ainda com outro fator positivo, a acessibilidade.

O Projeto de Extensão Traças Digitais: Audiolivros para Formação de Leitores, Professores e Comunidade tem como objetivo gravar, produzir e divulgar audiolivros visando a integração da comunidade com a literatura de maneira inclusiva e inovadora. As narrativas produzidas pelo Projeto possibilitam explorar uma multiplicidade de discursos, entre eles o discurso histórico, o literário e o transmídia. Com o intuito de aproximar as obras da comunidade, os produtos desenvolvidos estão disponíveis no canal do YouTube do Projeto Traças Digitais.

Segundo o professor de História e extensionista do Projeto, Josei Fernandes Pereira, o canal é organizado na forma de playlists, atualizadas semanalmente. “Nas segundas-feiras divulgamos os podcasts, nas quartas-feiras os contos produzidos e nas sextas-feiras literatura estrangeira e outros. Além disso, o Projeto produz um dicionário de conceitos históricos, publicados juntamente com os contos”, explica. 

Esse dicionário é produzido por alunos da educação básica em braços paralelos do Projeto, com professores que em algum momento já colaboraram com o Traças Digitais. “Contamos ainda com o dicionário de mitologia, espaço no qual esses estudantes produzem contos mitológicos das mais diversas regiões do mundo, publicados na playlist de literatura estrangeira”, comenta.

Outro produto do Projeto é o Universo das Tracinhas, voltado para a Educação Infantil e aos Anos Iniciais. De acordo com a bolsista Luana Barbosa Preto, a leitura nessa faixa etária é muito importante para o desenvolvimento dos futuros cidadãos. “Na infância, a literatura traz a criança uma leitura de mundo, inserindo-as na cultura e oferecendo suporte a sua criatividade e imaginação”, ressalta

O projeto traz muitos benefícios também aos que desejam participar como bolsista, tendo como aspecto principal auxiliar na formação dos acadêmicos. “Ser bolsista contribui para a formação docente, instigando nossa curiosidade e promovendo a autonomia. Possibilita também que aprendamos novas metodologias no ensino de línguas e ciências humanas”, complementa o acadêmico Thiago Nasi da Silva.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Projeto de Extensão oportuniza acadêmicos a realizar mediações pré-judiciais

Foto arquivo: atividade de mediação de conflitos realizada pelo projeto de extensão

De acordo com o relatório “Justiça em Números”, publicado no fim do mês de agosto de 2021, foram realizadas 2,3 milhões de mediações judiciais entre janeiro e junho. O levantamento, que é elaborado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirma também que isso é mais que o dobro das 924,2 mil feitas durante o primeiro semestre de 2020.

A mediação é uma forma simplificada de resolver conflitos, na qual uma terceira pessoa neutra sugere a solução de algum problema que envolve duas partes. O responsável isento que aconselha é denominado mediador, que a partir de diversas técnicas busca estabelecer um equilíbrio entre ambos lados.

O Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução oferece, entre os serviços que presta, ambientes para a mediação dos mais variados tipos de conflitos. Essas ações acontecem nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

Segundo a acadêmica de Direito e bolsista do Projeto, Diuliana Dambrós, a mediação busca manter os princípios de respeito e comunicação entre as partes envolvidas. “A mediação constitui-se de uma forma autocompositiva da solução e de prevenção de conflitos que apresenta qualidades importantes na promoção da cultura do diálogo, valorização dos interesses dos indivíduos e seus sentimentos”, comenta.

Ainda que se esse processo de mediação ocorra frequentemente e seja útil, ele não substitui o sistema judicial habitual, em função da subjetividade dos casos. “Apesar de ser uma forma efetiva de resolver embates pré-judiciais, a mediação não tem o intuito de substituir o sistema tradicional de justiça, mas sim complementá-lo”, ressalta Diuliana.

O Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução proporciona aos acadêmicos a pesquisa e atuação na mediação de conflitos, beneficiando a comunidade por meio do aprendizado adquirido. “Dessa forma, o Projeto oportuniza à comunidade e aos acadêmicos atividades que contribuem de modo significativo. Um benefício à comunidade, por meio do serviço prestado; e a nós, enquanto acadêmicos, como uma forma de desenvolvermos nossas capacidades”, finaliza a estudante.

Para saber mais sobre o Projeto de Extensão Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, acesse o link

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Sala de Mediação de Conflitos, junto ao Escritório Modelo, de Ijuí


Laboratório de Gestão e Negócios: um espaço de interação acadêmica e serviços gratuitos à comunidade

O Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí está localizado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, mas atende demandas de toda a Universidade e também da comunidade regional. Um espaço de interação acadêmica, que coloca os estudantes mais próximos das práticas empresariais. Em período de atividades letivas, o laboratório está à disposição de todos os cursos presenciais e EaD, especialmente da área de gestão e negócios, para atividades práticas.

O espaço também conta com a atuação de estudantes voluntários, no segundo semestre de 2021, por exemplo, auxiliaram na prestação de serviços contábeis gratuitos, provenientes de convênios com 23 entidades sem fins lucrativos. A supervisão das atividades, acadêmicas ou externas, é realizada pelas responsáveis pelo laboratório: Janice Moreira, administradora e economista, responsável pela atuação do curso de Administração; Thaís Teixeira Pinto, contadora, responsável pela atuação do curso de Ciências Contábeis.

São disponibilizados gratuitamente à população, diversos serviços, como: regularização de MEI - Micro Empreendedor Individual, regularização de CPF e elaboração de Declaração de Imposto de Renda para pessoas isentas do Imposto de Renda. Essas atividades acontecem por meio da parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior e que tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos, para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. 

O laboratório também promove atividades como palestras, oficinas, workshops, viagens de estudos, entre outras.


Projeto debate promoção da saúde e prevenção de doenças com a comunidade

Voltado ao desenvolvimento de ações de educação em saúde que revertam à prevenção de doenças e agravos a partir de um diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, o Projeto de Extensão Educação em Saúde da Unijuí envolve os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição e atende toda comunidade regional. “Desde o início do projeto até os dias atuais, atingimos mais de 4 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, de Ijuí e região”, comenta a coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira. 

No Projeto, os professores e os estudantes se reúnem semanalmente, trocando experiências, para preparar toda equipe para a intervenção junto à comunidade. Nas escolas são trabalhados jogos educativos e palestras, abordando temas como sexualidade, depressão, uso do álcool e alimentação saudável. 

São realizadas também palestras nos grupos de convivência de idosos, debatendo temas como uso racional de medicamentos, manutenção da continência urinária, prevenção contra o câncer de pele e orientações gerais de saúde.

Egressa do curso de Enfermagem da Unijuí, Gabriela Colombi de Lima, afirma que foi por meio da participação no projeto que adquiriu experiências essenciais à profissão e que a diferenciaram para o mercado de trabalho. “Hoje eu trabalho com uma equipe multiprofissional e isso sempre me remete ao Projeto, pois foi dessa forma que trabalhei com meus colegas durante os anos como bolsista”, conta e acrescenta que é “por isso que eu aconselho que os estudantes das áreas da saúde participem do projeto. Ele é um diferencial para o currículo e tem muito a qualificar na vida profissional e pessoal. O projeto desenvolve também técnicas como escuta, comunicação e a escrita, nos tornando profissionais ainda mais completos”.

Os interessados em participar do projeto podem contatar a coordenação do mesmo para verificar as possibilidades de ingresso como bolsista. “Você que é estudante da Unijuí, dos cursos da área da Saúde, está convidado a fazer parte desse lindo trabalho que é o Projeto de Extensão Educação em Saúde”, finaliza a coordenadora. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Balcão do Consumidor Unijuí: espaço de formação profissional e auxílio à comunidade

O Balcão do Consumidor da Unijuí faz parte do projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução e presta atendimento aos consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial, ou seja, sem formalidade judicial ou que não se faz perante a autoridade judiciária. O serviço é gratuito e prestado por professores e estudantes do curso de Direito nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

A partir do Balcão do Consumidor, o Projeto proporciona aos estudantes bolsistas a oportunidade de desenvolver técnicas de mediação e comunicação de modo prático. “Primeiramente, é conversando com a empresa, por telefone; em um segundo momento, é elaborada uma carta de informações preliminares, endereçada ao fornecedor, na qual é narrada a situação é solicitada a solução do problema para o consumidor”, explica a bolsista Vitória Taborda.

De acordo com ela, caso ainda não seja possível solucionar o caso e havendo a possibilidade de conversa, o cliente e o comerciante são chamados para uma audiência de conciliação. “O intuito é construir uma solução amigável. A maioria dos casos que chegam até o Balcão do Consumidor da Unijuí são solucionados por meio dessa etapa de negociação”, acrescenta a estudante.

Para mais informações sobre o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, acesse o site unijui.edu.br/relacao-de-projetos. O Balcão do Consumidor pode ser contato pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí),  55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Inovação e criatividade marcam reinvenção do Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência

O ano que passou foi de intensos desafios, especialmente no setor da educação. Quando relacionada à extensão universitária, a necessidade de adaptação do planejamento imposta em razão da pandemia se intensificou ainda mais, exigindo criatividade e inovação no reposicionamento das atividades. E foi nesse contexto que o Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência utilizou os desafios como propulsores, incentivando a autonomia e o senso crítico a cada estudante integrante. 

Os encontros para implementação do plano de trabalho, bem como a realização da maioria das ações, ocorreram, em grande parte, de forma virtual. Os bolsistas e voluntários organizaram diversas postagens e materiais informativos relacionados à temática da pessoa com deficiência, visando a desmistificação de estigmas intrínsecos na sociedade. “O conteúdo foi relacionado à temas importantes do ano vigente, como as Paralimpíadas, Setembro Verde, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Semana Nacional do Trânsito, entre outras datas que marcam a luta e necessidade de conscientização da sociedade para os direitos e obstáculos que ainda permanecem e dificultam a integração social das pessoas com deficiência. Além disso, as demais ações realizadas ao longo de 2021 foram publicizadas nas nossas redes sociais”, relata a coordenadora do Projeto, Karina Rios.

Além disso, os estudantes também produziram trabalhos científicos para o 8° Congresso Internacional em Saúde e para o Salão do Conhecimento da Unijuí, onde relataram que, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário em todo país, encontraram meios eficientes de continuar com o trabalho. “Percebo que o grupo encontrou seu “ponto de equilíbrio” ao interagir de forma positiva mesmo no modo remoto. Os relatos dos estudantes ao longo do ano e também registrados em seus relatórios PIBEX, evidenciam a identificação com a temática e com a proposta da nossa extensão”, comenta a coordenadora.

Para o ano de 2022 o Projeto tem por objetivo atender as metas vinculadas aos objetivos traçados para o projeto apresentado à Universidade. Dentre as ações, a professora Karina ressalta que algumas estão em maior foco para o grupo, tais como: estabelecer uma maior aproximação da extensão com os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos; acompanhar os encaminhamentos de usuários do sistema único de saúde ao serviço de reabilitação referência (CER III/ UNIR); ampliar a publicização do fluxograma de acesso ao CER III, assim como os serviços ofertados e materiais dispensados; vivenciar os atendimentos no serviço de reabilitação, aproximando os estudantes à equipe do CER III. “Outras ações se referem à produção científica e à oferta de ações que contribuam com a qualificação profissional das equipes que atuam em serviços da rede de atenção à pessoa com deficiência”, finaliza.

Fazem parte do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência os docentes: André Gagliardi, Karina Rios e Moane Marchesan Krug. E os acadêmicos bolsistas  Ana Letícia Becker Tomm (Psicologia), Vanessa Hoffmann Campos (Farmácia), Helin Taina Kohnleain (Fisioterapia), Camila Lena Martini e Gustavo Toillier Eugênio, ambos da Medicina, além de voluntários dos diversos cursos do Núcleo da Saúde.


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