Com o objetivo de apresentar os laboratórios, professores e técnicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de integrar calouros e veteranos, foi realizada a recepção dos acadêmicos na noite desta quinta, dia 12 de março, no Prédio da Comunicação. O evento, organizado pela coordenação juntamente com a Usina de Ideias, teve início com uma fala da professora Gisele Noll a partir da temática “Assistentes de voz: comunicação no contexto tecnológico contemporâneo”.
Na sua fala, a professora destacou a rapidez com que as assistentes pessoais digitais de voz têm entrado no mercado e nas casas, e ela prevê que em menos de cinco anos elas devem ser utilizadas por todos diariamente. “Desde 2014 para cá, houve o avanço de muitas assistentes de voz, o que incentiva cada empresa a lançar a sua. E as pessoas vão usar, porque a voz é inerente ao ser humano, é a nossa primeira habilidade, salvo exceções, mas a maioria das pessoas já nasce chorando, já nasce se expressando vocalmente. Daqui cinco anos eu acredito que todo mundo vai estar usando junto com realidade virtual, realidade aumentada, que vai crescer e nós precisamos colocar conteúdo para esses novos formatos”, explica.
Segundo Gisele, este mercado novo apresenta um desafio para os profissionais da comunicação, que devem pensar maneiras de produzir conteúdo que estejam de acordo com essas tecnologias. “A gente vai ter que pensar que esse é um novo formato que está em casa, e é muito similar ao que o rádio fazia e faz ainda. Porém, não é mais jornal, não é mais meio digital, não é um rádio, podcast. Então como que nós, comunicadores, vamos pensar que formato que é o melhor para isso? Nós precisamos entender essa linguagem tecnológica de aprendizagem de máquina, de inteligência artificial, de programação, de algoritmo, para levar nossos conteúdos para essas pessoas. Então a gente vai ter que inovar, a gente vai ter de criar, e vai ter que pensar como que isso está acontecendo e no que implica”, afirma.
Após a fala da professora Gisele, foi realizada uma gincana em que os acadêmicos, em grupos mistos, realizaram atividades nos laboratórios e com as assistentes de voz. No final da atividade, cada grupo participante recebeu peças de um quebra-cabeça que simboliza o início das celebrações dos 25 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí.
Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo