Nip promove último encontro de formação entre coordenadores de curso - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ocorreu na última semana, o encontro de encerramento do Grupo de Estudos do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), que é integrado pelos coordenadores dos cursos de Graduação da Unijuí. A reunião encerra um ciclo de debates com o intuito de constituir um espaço de estudo, reflexões e compartilhamento, visando o aprofundamento da discussão sobre inovação pedagógica e o currículo por competências.

Neste período de um ano foram organizados sete encontros com temáticas variadas, as quais tinham por objetivo subsidiar e apoiar coordenadores no processo de construção de entendimentos e no acompanhamento pedagógico dos cursos de graduação da Unijuí. O tema do último encontro foi “Panorama geral: planejamento para a compreensão como estrutura do currículo”. “O planejamento de cada um dos encontros ficou sob responsabilidade de um dos grupos de trabalho. Este definiu formas de mobilização e dinâmicas de trabalho capazes de potencializar reflexões acerca das temáticas considerando dilemas/problemas vivenciados pelos docentes”, destacou o professor Luciano Zamberlan,  membro do grupo de professores que fazem parte do Setor de Apoio Pedagógico (SAP), integrante do NIP.


“Saímos diferentes dessa formação, pois possibilitou o aprofundamento da compreensão sobre os fundamentos, princípios e etapas do planejamento reverso”, relatou a professora Isabel Battisti, que também faz parte do SAP. “Esses momentos desafiaram cada um a se colocar como protagonista e a tomar para si a responsabilidade de seu desenvolvimento profissional”, frisou a professora, membro do SAP, Ester Eliana Hauser. 

O professor Robson Machado Borges, coordenador do curso de Educação Física nos campi de Ijuí e Santa Rosa e participante dos encontros formativos, afirma que os momentos propostos pelo Nip ao longo do ano foram positivos e relevantes. “De diversas maneiras, os encontros permitiram que os participantes compreendessem o processo de planejamento e até mesmo da condução das aulas da Graduação Mais de maneira diferente”, avalia e acrescenta que as formações proporcionaram “que nós, coordenadores, pudéssemos repensar tanto o planejamento quanto às ações metodológicas. Inclusive refletimos o próprio processo de avaliação, aceitando que é necessário considerar menos a memorização e mais as atitudes profissionais vinculadas às diretrizes de suas respectivas carreiras”.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.