O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Design da Unijuí, Lucas Hansel, foi desenvolvido a partir da observação do acadêmico à sua empresa, a Harmo, que tinha a necessidade de estruturar um novo software. A pesquisa foi intitulada “Desenvolvimento de um sistema web para gestão da satisfação e reputação de marcas” e contou com a orientação da professora Bárbara Gundel Mendonça.
O objetivo do estudo foi transformar dois softwares separados em um único produto, resolvendo todos os problemas relacionados à usabilidade e ao fluxo de navegação dos sistemas legados, além de aprimorar a tecnologia por trás das telas.
A pesquisa foi dividida em quatro etapas: na primeira fase, ambientação com a plataforma, buscou-se entender como eram as funcionalidades e como o sistema era vendido. Estar junto do time comercial, segundo Lucas, foi fundamental para o projeto. “A segunda etapa constituiu-se de diálogo com o time de suporte e sucesso do cliente. Foi considerada uma funcionalidade por vez, com apontamento de problemas, e também foi analisada uma planilha com sugestões dos clientes. Já a terceira etapa foi destinada a conhecer os clientes, onde realizamos cerca de 15 entrevistas com usuários ativos de diferentes ramos de atuação para capturar qual a relação deles com o sistema, por que contrataram, qual a entrega de valor e quais os problemas e sugestões de melhorias que eles teriam para a plataforma”, explicou Lucas. Por fim, foi realizado um estudo de benchmark com os competidores mundiais, para entender como se posicionavam, se possuíam algum diferencial ou até mesmo se estavam contemplando algo que a plataforma não estava prevendo.
Para o acadêmico de Design, o maior diferencial de seu projeto é que ele está ganhando o mundo. “Ele é de fato o software de uma empresa de tecnologia real que está em pleno crescimento e atendendo grandes empreendimentos de todo o Brasil. A nossa empresa tem como propósito promover qualidade de vida na sociedade através do incentivo à cultura do feedback. Somos uma empresa que ajuda outros negócios a usarem a opinião do consumidor para gerar transformação, e o nosso software é a grande conexão de tudo isso. Para mim, essa é a maior contribuição para a sociedade”, opina Lucas.
Por Evelin Ramos, acadêmica de Jornalismo e bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí