Com o objetivo de capacitar gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), promoveu a terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando os participantes para os desafios da “Universidade do Futuro”, o curso contou com a participação de 28 gestores de instituições, que iniciaram o MBA em agosto de 2015 e entre os dias 9 e 11 de agosto de 2017 apresentaram seus trabalhos de conclusão e encerraram as atividades letivas.
A apresentação dos trabalhos, realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi prestigiada pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Comung, professor José Carlos Carles de Souza. Para ele, o curso vem ao encontro das necessidades das Instituições Comunitárias. “A forma de participação, o envolvimento e a troca de experiências são extremamente valiosos. O sentimento de pertencimento na Instituição é uma motivação e o caminho do sucesso”, disse José Carlos, que participou da banca de cinco apresentações, dentre elas duas de participantes da UNIJUÍ, que esteve representada no Curso por Fabiana Simon (Coordenadora do NUAP/AGIT), Laura Scheren Dalpiaz (Chefe de Gabinete da Reitoria) e Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa (Coordenadora da CPA).
Gestão de IES
O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior teve início em 2011 e nasceu da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) quanto à necessidade de formação e qualificação dos seus gestores baseadas numa proposta que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza da universidade comunitária. Em três edições do curso, soma-se a participação de 88 gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. A iniciativa é coordenada pela professora Ana Lúcia Buogo, da Universidade de Caxias do Sul.
Conheça os trabalhos apresentados
Agenor Dias de Meira Junior (UPF) : Estratégias de gestão de Instituição de Ensino Superior Comunitária
Dinara Bortoli Tomasi (URI): Estratégias de gestão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI -São Luiz Gonzaga: olhares para o futuro
Laura Scheren Dalpiaz (UNIJUÍ): O planejamento estratégico em uma IES comunitárias: o desafio de garantir o alinhamento com flexibilidade
Fabiana Simon (UNIJUÍ): Gestão da demanda externa
Taize Lopes (UNIFRA): Organização institucional para a modalidade de educação a distância: contribuições ao modelo do Centro Universitário Franciscano
Viviane Born (COMUNG): A rede de cooperação do Comung: um olhar para as ações dos pró-reitores administrativos
Gabriel Grabowski (FEEVALE): Financiamento estudantil Ices/Comung/RS
Heitor Strogulski (UCS): Proposta de agência de eventos de extensão universitária
Daniele Bertagnolli (UNIFRA): Proposição de uma escola de negócios para o Centro Universitário Franciscano
Cristiane Pozzebon (UNILASALLE): Gestão do tempo na rotina do trabalho dos coordenadores de curso de graduação: um estudo de caso
Elisabeth Cristina Drumm (URCAMP): Inovação e desenvolvimento regional: perspectivas nas Ices
Rosani Sgari (UPF): Ação estratégica na formação de professores da UPF: o impacto institucional de um processo coletivo
Viviane Kanitz Gentil (URCAMP): Políticas públicas e expansão da educação superior
Lúcia Regina Lucas da Rosa (UNILASALLE): O impacto da gestão na graduação a partir da docência no Stricto Sensu
Roberto Godoy Nogueira (IPA): A centralização da gestão de compras: o caso do Centro Universitário Metodista - IPA
Sandro Rogério dos Santos (UCS): Projeto político pedagógico para implantação de um curso superior em Gerontologia
Fabiana Quatrin Piccinini (UNISC): Política institucional para o Stricto Sensu: o caso Unisc
Vivian Spellmeier Sulzbach (UNIVATES): A importância da língua inglesa no contexto da iniciação científica - case da Univates
Luís Antonio Schneiders (UNIVATES): Tecnologia educacional e rentabilidade: o impacto do programa Google Apps for Education na Univates
Sandro Nero Faleiro (UNIVATES): Ecossistema empreendedor
Ricardo Antônio De Marco (UNOESC): Responsabilidade social universitária: o compromisso social das instituições de ensino comunitárias
Enedina Maria Teixeira da Silva (UNICRUZ): Tecnologia social em instituições de ensino superior para fortalecer o processo de formação dos cidadãos em horizonte mais amplo, capazes de atuar em sociedades e empreendimentos complexos
Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa (UNIJUÍ): O programa de avaliação docente da Unijuí, com seus subprogramas (avaliação da ação docente, autoavaliação docente e avaliação pelos pares) como uma ferramenta de gestão para o planejamento, execução e avaliação do curso, de forma cíclica
Marcos Eduardo Casa (UCS): Avaliação institucional, autoavaliação na graduação e novas metodologias de aprendizagem
Patrícia Dall'Agnol Bianchi (UNICRUZ): Repercussão dos processos avaliativos no desenvolvimento e reestruturação da Universidade de Cruz Alta
Gunther Gehlen (FEEVALE): Metodologias ativas no ensino superior