Unijuí celebra a formatura da primeira turma de Medicina com resgate da história de implantação do curso - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Um marco histórico para Ijuí e região foi celebrado na tarde desta sexta-feira, 6 de dezembro. Autoridades locais e regionais reuniram-se para a cerimônia que celebrou a retrospectiva da implantação do curso de Medicina na Unijuí e a formatura da primeira turma. O evento simboliza não apenas a realização de um sonho, mas também o início de uma nova era de transformações na área da saúde, com impacto em toda a comunidade regional.

Durante o evento, seja por meio de vídeo ou de pronunciamentos, foi resgatada a história que teve início em 1992, quando a Unijuí fez sua primeira tentativa para implantar o curso de Medicina na região Noroeste, passando para o ano de 2012, quando, no dia 19 de outubro, durante uma ExpoIjuí, foi realizado o lançamento do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí. De lá para cá, o caminho foi trilhado com muita luta, persistência e negociação, até que, em 2017, o Ministério da Educação (MEC) escolheu a Unijuí para a implantação do curso na cidade.

O presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Vithor Backes, destacou em sua fala que a importância do curso transcende as paredes das salas de aula e impacta o município, fortalecendo o sistema de saúde e promovendo o desenvolvimento regional. "Essa é a concretização de um sonho coletivo iniciado em 1990. A comunidade de Ijuí, liderada pela Universidade, planejou e batalhou pela implantação do curso de Medicina. Todos sabemos que foi um longo caminho, cheio de desafios e de perseverança para oferecer à região uma formação médica de excelência. A implantação do curso de Medicina na Unijuí foi mais do que uma conquista institucional. Foi um marco regional, já que o curso representa também um investimento na área da saúde e bem-estar da comunidade”, afirmou.

Coordenador do curso de Medicina, o professor Jorge Brust afirmou que a formatura da primeira turma é um marco que carrega o peso dos desafios enfrentados e o brilho das conquistas alcançadas. “Para nós, foram os primeiros seis anos do curso de Medicina, da implantação do ensino médico em Ijuí e região. Neste período, também tivemos a visita do Ministério da Educação e o reconhecimento do curso. Além disso, fortalecemos as relações com instituições parceiras, organizamos o internato, as áreas de formação, a preceptoria médica, as normatizações, os manuais, os registros, eventos de formação continuada para os professores, além de cuidados intensivos em aspectos psíquicos e psicopedagógicos dos estudantes. Este olhar para dentro, para as pessoas que estão no curso, é um grande diferencial. Diariamente, executamos em torno de 400h em atividades de ensino. Hoje, formamos 30 médicos que tiveram uma formação privilegiada, de excelência e humanística em todos os níveis de atenção à saúde”, reforçou.

Reitor da Unijuí, o professor Dieter Rugard Siedenberg destacou que esta celebração não é realizada, apenas, porque a conquista do curso de Medicina não foi fácil. Mas porque, diferente de outras conquistas, em que é necessário derrotar o oponente, esse projeto, que hoje fecha um ciclo e que vai se repetir semestralmente com outras formaturas similares, não precisou derrotar ninguém. “Foi necessário, na verdade, derrotar todo um ecossistema legal, político e até corporativo adverso,  que não permite vida fácil para quem procura um lugar ao sol, e que não fazia questão de acreditar nas nossas potencialidades. Que precisou, inclusive, enfrentar o ceticismo vivido aqui na própria aldeia. Esse projeto precisou desencravar uma dose de coragem e de confiança na capacidade dos profissionais dessa instituição em oferecer um curso de grande qualidade. Esse foi o preço do sonho que hoje se concretiza através do fechamento desse ciclo, dessa magnitude e com esse comprometimento”, afirmou.

Durante a cerimônia, o reitor fez a entrega de um cheque simbólico ao secretário municipal de Saúde, Marcio Strassburger, no valor de R$ 747.762,96, referente à contrapartida em equipamentos ao município de Ijuí, relativos ao ano de 2024, encerrando o ciclo dos seis anos de compromisso da Universidade na melhoria do sistema de saúde do nosso município. 

Em seguida, uma placa foi entregue ao ex-reitor Martinho Kelm, em reconhecimento por seu incansável empenho em reverter o resultado inicial que desclassificava a Unijuí à oferta do curso de Medicina. Graças ao processo reavaliado pelo MEC, foi reconhecido, finalmente, o mérito da proposta que viabilizou a oferta do curso na Instituição. 

Na sequência, foi realizada a formatura da primeira turma do curso de Medicina. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.