Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Unijuí recebeu o reconhecimento do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu de forma presencial no campus Ijuí, entre os dias 16 e 18 de setembro, e teve como objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, com foco em três dimensões: organização didático-pedagógica, perfil do corpo docente e infraestrutura. Tais dimensões foram minuciosamente analisadas e resultaram na atribuição do conceito 4 ao curso de Medicina da Unijuí, o que representa um conceito muito bom.
Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, o resultado evidencia que os indicadores avaliados superam o referencial de qualidade estabelecido, reforçando que a Universidade está além dos requisitos básicos exigidos. “Com imensa satisfação, celebramos o reconhecimento do curso de Medicina da Unijuí pelo MEC. Este é um marco que reafirma nosso compromisso com a formação médica de excelência”, destacou.
Entre os principais pontos destacados pela comissão avaliadora estão, na Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica, a evidente colaboração da Unijuí com o Sistema Único de Saúde (SUS), em diversos níveis do sistema, desde o início do curso, nas Unidades Básicas de Saúde, com foco na comunidade e suas necessidades. As experiências proporcionadas por atividades complementares também foram pontuadas, pois permitem uma trajetória acadêmica personalizada e enriquecedora para os acadêmicos.
Na Dimensão 2 - Corpo Docente, a comissão avaliadora evidenciou que o corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados, com vasta experiência profissional. A equipe é formada por professores titulados em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes/MEC, sendo a maioria doutores. Destacou, ainda, que a expertise dos docentes permite a integração entre teoria e prática, apresentando contextos práticos e exemplos que desenvolvem as competências previstas no perfil do egresso. Além disso, o corpo docente é composto por médicos e profissionais de diversas áreas da saúde, o que enriquece a compreensão e aplicação da interdisciplinaridade no contexto da formação médica.
Com relação à Dimensão 3 - Infraestrutura, a comissão avaliadora pontuou que os espaços físicos destinados ao curso de Medicina, como os laboratórios da área da saúde e de habilidades, são modernos e bem equipados, com destaque para o Laboratório de Simulação Realística. Esse ambiente de ponta está alinhado ao Projeto Pedagógico do Curso, que integra a Simulação Realística como uma metodologia inovadora de ensino, com grande potencial para promover aprendizagens diferenciadas no campo médico. Essa abordagem proporciona aos estudantes experiências práticas e imersivas, nas quais podem desenvolver competências essenciais como raciocínio clínico, tomada de decisões, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Por meio de simulações que reproduzem cenários clínicos variados, desde situações cotidianas até casos complexos e raros, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos em um ambiente seguro e realista. Além disso, o acesso irrestrito à bibliografia, tanto física quanto virtual, garante suporte acadêmico completo.
A vice-reitora de Graduação considera que, além de reforçar a qualidade do curso de Medicina da Unijuí, o processo de reconhecimento também tem impacto positivo na comunidade e no papel social da Instituição. “A obtenção da nota 4 é motivo de grande orgulho, pois reflete nosso compromisso contínuo com a educação de qualidade. Parabenizamos a coordenação do curso, a coordenação do internato, a coordenação pedagógica, o núcleo docente estruturante, o corpo docente e preceptores, técnicos e, em especial, nossos estudantes, cuja dedicação e comprometimento foram essenciais para essa conquista. A todos que, com dedicação e comprometimento, contribuíram para esse sucesso, nossos sinceros agradecimentos. Este é um momento de celebração e de renovação de nosso compromisso com a educação de qualidade”, finalizou.