Neste mês, estudantes do curso de Medicina da Unijuí, da turma IX, por meio da Unidade Integradora II, com tutoria da professora Carla Gardani, realizaram a ação “EmocionaMente” na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário de Ijuí, com o objetivo de conscientizar os estudantes do 8º e 9º Anos sobre a importância das emoções na saúde mental e no autoconhecimento emocional. Inspirada em conceitos neurocientíficos, a atividade utilizou dinâmicas interativas e reflexões guiadas para promover diferentes estados emocionais e bem-estar entre os jovens.
O grupo de estudantes de Medicina destacou a relevância do reconhecimento e do gerenciamento das emoções e sentimentos para o desenvolvimento pessoal, social e estudantil. A ação também buscou proporcionar um ambiente de reflexão e fortalecimento da resiliência emocional, promovendo um impacto positivo na convivência escolar, uma vez que nem sempre é fácil suportar críticas e superar desentendimentos sem nos desestruturar emocionalmente.
A partir da orientadora educacional Clarice Megier, a Escola lançou o desafio "um tema relacionado com a saúde mental, de como eles podem atuar no contexto em que eles vivem, dentro e fora da Escola, em situações de diversidade: como atuar com o outro e estar buscando o melhor para eles”, e esse foi o caso-problema que motivou os estudantes de medicina na construção do “EmocionaMente”.
Entre as atividades realizadas, destacam-se a conversa educativa, a qual introduziu os conceitos de emoção e sentimentos e suas diferenças, além de esclarecer a sua importância na vida de cada indivíduo; o “Campo Minado das Emoções”, que convidou os estudantes a explorarem diferentes emoções e sentimentos, compreendendo como ambientes e situações influenciam nos estados emocionais; os vídeos curtos, que permitiram que os alunos pudessem vivenciar diferentes emoções; a “ação e reação”, que criou um ambiente simulado para que os estudantes pudessem ter uma experiência emocional; a prova do chocolate, que demonstrou de forma prática como uma experiência sensorial simples pode influenciar positivamente as emoções e gerar bem-estar, entre outras atividades.
As ações reforçaram a ideia de que o autoconhecimento emocional é essencial para o desenvolvimento da resiliência, possibilitando que os estudantes enfrentem desafios com mais equilíbrio e confiança. A abordagem lúdica, associada ao embasamento teórico, mostrou-se eficaz em promover reflexões e aprendizagens significativas. A ação "EmocionaMente" destacou a importância da saúde mental como parte fundamental da educação integral. Ao integrar conhecimentos teóricos e experiências práticas, proporcionou um espaço de aprendizado, acolhimento e desenvolvimento pessoal, reafirmando o papel da Escola como promotora do bem-estar emocional.
Os estudantes de Medicina listados a seguir, que fizeram parte da ação, agradecem ao diretor da Escola, professor Rodrigo Moreira, pela oportunidade: Jonatas Klafke, Mariane da Silva, João Vitor Neuberger, Laura Lorenzatto, Lívia Nassif, Maria Eduarda Cervi, Mateus Henrichsen, Nicole Voloski, Pedro Miguel Marmitt, Rafaela Pilz, Samuel da Silva, Sofia Kipper e Yasmin Megier.