Estudantes de Medicina da Unijuí promovem ação sobre as emoções na Escola Centenário - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Neste mês, estudantes do curso de Medicina da Unijuí, da turma IX, por meio da Unidade Integradora II, com tutoria da professora Carla Gardani, realizaram a ação “EmocionaMente” na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário de Ijuí, com o objetivo de conscientizar os estudantes do 8º e 9º Anos sobre a importância das emoções na saúde mental e no autoconhecimento emocional. Inspirada em conceitos neurocientíficos, a atividade utilizou dinâmicas interativas e reflexões guiadas para promover diferentes estados emocionais e bem-estar entre os jovens. 

O grupo de estudantes de Medicina destacou a relevância do reconhecimento e do gerenciamento das emoções e sentimentos para o desenvolvimento pessoal, social e estudantil. A ação também buscou proporcionar um ambiente de reflexão e fortalecimento da resiliência emocional, promovendo um impacto positivo na convivência escolar, uma vez que nem sempre é fácil suportar críticas e superar desentendimentos sem nos desestruturar emocionalmente.

A partir da orientadora educacional Clarice Megier, a Escola lançou o desafio "um tema relacionado com a saúde mental, de como eles podem atuar no contexto em que eles vivem, dentro e fora da Escola, em situações de diversidade: como atuar com o outro e estar buscando o melhor para eles”, e esse foi o caso-problema que motivou os estudantes de medicina na construção do “EmocionaMente”. 

Entre as atividades realizadas, destacam-se a conversa educativa, a qual introduziu os conceitos de emoção e sentimentos e suas diferenças, além de esclarecer a sua importância na vida de cada indivíduo; o “Campo Minado das Emoções”, que convidou os estudantes a explorarem diferentes emoções e sentimentos, compreendendo como ambientes e situações influenciam nos estados emocionais; os vídeos curtos, que permitiram que os alunos pudessem vivenciar diferentes emoções; a “ação e reação”, que criou um ambiente simulado para que os estudantes pudessem ter uma experiência emocional; a prova do chocolate, que demonstrou de forma prática como uma experiência sensorial simples pode influenciar positivamente as emoções e gerar bem-estar, entre outras atividades.

As ações reforçaram a ideia de que o autoconhecimento emocional é essencial para o desenvolvimento da resiliência, possibilitando que os estudantes enfrentem desafios com mais equilíbrio e confiança. A abordagem lúdica, associada ao embasamento teórico, mostrou-se eficaz em promover reflexões e aprendizagens significativas. A ação "EmocionaMente" destacou a importância da saúde mental como parte fundamental da educação integral. Ao integrar conhecimentos teóricos e experiências práticas, proporcionou um espaço de aprendizado, acolhimento e desenvolvimento pessoal, reafirmando o papel da Escola como promotora do bem-estar emocional.

Os estudantes de Medicina listados a seguir, que fizeram parte da ação, agradecem ao diretor da Escola, professor Rodrigo Moreira, pela oportunidade: Jonatas Klafke, Mariane da Silva, João Vitor Neuberger, Laura Lorenzatto, Lívia Nassif, Maria Eduarda Cervi,  Mateus Henrichsen, Nicole Voloski, Pedro Miguel Marmitt, Rafaela Pilz, Samuel da Silva, Sofia Kipper e Yasmin Megier.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.