Na segunda-feira, 15 de agosto, será realizada a aula inaugural da 6ª turma do curso de Medicina da Unijuí, junto ao Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento terá início às 19h30 e contará com a apresentação do curso e entrega dos jalecos aos novos estudantes, além de palestra.
Debatendo o tema “Epidemia e vacinas: uma visão histórica” estará o doutor Thiago Lisboa, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Pneumológicas na Ufrgs e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano na Unilasalle. O convidado é consultor da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) na área de Influenza/Covid, além de médico intensivista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Serão mediadores o professor João Carlos Lisboa e o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust.
No início do mês de julho, a cantora Anitta revelou, em suas redes sociais, ter sido diagnosticada com endometriose, doença que afeta 180 milhões de mulheres no mundo. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram ainda que, somente no Brasil, 7 milhões de mulheres sofrem com essa situação.
Ao compartilhar as informações em seu Twitter, a artista carioca contou que sofre de dores crônicas há, pelo menos, nove anos, e que sempre recebeu o mesmo diagnóstico: infecção urinária recorrente. Porém, mesmo tentando todos os tratamentos possíveis, as dores persistiam.
O quadro de dor crônica é justamente o principal sintoma dessa doença tão comum entre as mulheres, mas ainda pouco falada. Devido às dores intensas, a endometriose prejudica a qualidade de vida daquelas que são afetadas por essa condição. É o que relata o médico ginecologista e obstetra, coordenador das Unidades de Ensino e Aprendizagem de Saúde da Mulher do curso de Medicina da Unijuí, Dario Gervasio Ronchi.
O professor, que concedeu entrevista à Rádio Unijuí FM, explicou mais sobre o que é endometriose, suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis. Ele também falou sobre como o diagnóstico é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou que, entre os objetivos do curso de Medicina, está fazer com que os acadêmicos atuem junto à comunidade e conheçam sua realidade o mais cedo possível.
O que é endometriose?
A endometriose é uma doença provocada pela presença de células endometriais - isto é, células da camada interna do útero (o endométrio) - em algum lugar fora do útero, como ao redor dos ovários, do intestino ou na parede do abdômen.
Quais são as causas da doença?
Apesar da endometriose ser estudada há muito tempo, não se sabe exatamente qual é a sua causa. Existem várias teorias e possibilidades. Uma delas, que é aceita, é de que a endometriose se origina de uma menstruação retrógrada. O que é isso? Um pouco do sangue menstrual pode refluir pelas trompas, pelas tubas uterinas e se acumular ao redor do ovário, ao redor do útero, pelo lado de fora. Outra teoria seria de uma transformação por estímulo hormonal. As células que revestem o ovário e a parede do intestino têm a mesma origem da célula do útero. Por algum estímulo hormonal elas poderiam se diferenciar e se transformar em célula endometrial. Então são teorias.
Existem tipos de endometriose?
A endometriose pode ser classificada dependendo do lugar onde aparece esse foco de células que estão fora do lugar. Se aparecer o foco no ovário, chamamos de endometriose ovariana. Se aparecer no intestino, endometriose intestinal. Quando essas células aparecem e se infiltram na parede vaginal, entre a vagina e o intestino, chamamos de endometriose profunda, e isso é causa de muita dor e desconforto.
Quais são os sintomas?
Uma coisa que não falei ainda, que é o que faz com que esse tema seja bem importante, é que a endometriose acomete 10% das mulheres em idade fértil. É uma incidência muito grande. E o problema da endometriose é que, na maioria das vezes, apesar da paciente ter sintomas há bastante tempo, o diagnóstico acaba sendo demorado, tardio. Muitas vezes vamos diagnosticar essa doença quando ela já está em um estado mais avançado.
Sobre os sintomas, o quadro é basicamente de dor. Uma dor crônica, antiga. A paciente tem dor durante o período menstrual, durante a relação sexual, durante todo o mês tem aquela dor, então isso acaba atrapalhando e deixando a qualidade de vida dessa mulher muito ruim, afeta bastante.
Como é realizado o diagnóstico?
Em caso de dor crônica, a mulher vai suspeitar. Por exemplo, uma adolescente que sempre teve dor no período menstrual e nunca melhorou com nenhum remédio, uma mulher que está tentando engravidar e não consegue, uma mulher com vida sexual ativa e que tem dor em todas as relações sexuais, ela vai suspeitar e vai procurar o auxílio médico. O médico ginecologista vai examinar, avaliar e solicitar exames. Infelizmente, a maioria dos exames de laboratório e de imagem não mostram e não dão diagnóstico de endometriose. Geralmente, a ressonância magnética é um exame que ajuda, mas o diagnóstico definitivo da endometriose é feito por um exame realizado a nível hospitalar, que é a videolaparoscopia. Com esse exame, conseguimos visualizar onde tem lesão dentro da cavidade pélvica da mulher, fazer a biópsia para confirmar se realmente é endometriose e já dá para fazer o tratamento na hora. Já dá para cauterizar e retirar o que tem de errado.
A videolaparoscopia é conhecida como padrão ouro de diagnóstico para endometriose. Os outros exames, mesmo a ressonância, são todos uma suspeição que vamos ter. Mas como a videolaparoscopia é um exame relativamente caro e difícil, muitas vezes pelo histórico da paciente, pelo exame físico e também pela experiência do ginecologista já dá para ter uma suspeição e fazer o tratamento.
Quais tipos de tratamentos são realizados?
O tratamento da endometriose visa aliviar a dor. Como a paciente sente dor quando está menstruando, o tratamento basicamente será suprimir a menstruação, fazer com que essa paciente não menstrue. Isso já vai fazer com que diminua o foco de endometriose.
Existem alguns estudos que associam a endometriose com infertilidade. Não se tem certeza de que a endometriose cause infertilidade. O que sabemos, de certeza, é que 50% das mulheres inférteis têm endometriose. Se eu estou diante de uma paciente que tem um quadro de infertilidade e eu descubro que ela tem endometriose, o tratamento dessa paciente vai ser para tentar restaurar a fertilidade dela. Então os pilares do tratamento da endometriose são: acabar com a dor e, se a paciente é infértil, tentar restabelecer essa fertilidade, se possível. Isso é através da própria videolaparoscopia que já vai ajudar e tratamentos hormonais para inibir a menstruação.
E há uma cura definitiva?
Uma cura definitiva não existe. Como ela tem um fundo hormonal, nós não temos como fazer o tratamento e a paciente nunca mais ter endometriose. O que a gente consegue é fazer com que ela fique por muito tempo em remissão, ou seja, sem apresentar sintomas. Por exemplo, aquela paciente que está tentando engravidar, descobre a infertilidade, trata, consegue engravidar, os sintomas melhoram, passa uma temporada, cinco, seis anos sem ter nada, mas dali a pouco os sintomas começam devagarinho a voltar, porque os focos começam a voltar.
Quais os prejuízos para as pacientes que não tratam a doença?
A consequência do não tratamento da endometriose será justamente a piora na qualidade de vida da mulher. Além disso, existem alguns estudos, bem recentes, que associam a endometriose com o câncer de ovário. Esses estudos indicam que a mulher que tem endometriose teria uma chance em torno de 1,8 vezes maior de ter câncer de ovário do que a população normal. Isso é um risco bem moderado. Então a paciente que sabe ou suspeita que tem endometriose, deve investigar e tratar, porque, daqui a pouco, isso pode ter consequências para o seu bem-estar e para a sua vida e saúde.
Como fica a questão das mulheres que procuram o Sistema Único de Saúde? Como esse acolhimento é feito nos postos de saúde?
Aqui no nosso município funciona mais ou menos dessa forma: a paciente vai passar na sua Unidade de Saúde, que é próxima da sua casa, terá um atendimento com a enfermeira ou com o médico da unidade e então será determinado que há necessidade de uma consulta especializada. Ela será encaminhada para o Centro de Saúde da Mulher, que aqui em Ijuí é na Secretaria Municipal de Saúde, popularmente chamada de ‘Susão’, onde atendem os ginecologistas do município. A paciente terá uma consulta com o ginecologista, serão feitos exames e encaminhados. Se ficar decidido que precisa fazer uma videolaparoscopia, será encaminhada para autorização via regulação do Estado e então é feita pelo Sistema único de Saúde (SUS). Tudo o SUS cobre. Claro que é um passo a passo e não é do dia para noite que isso acontecerá. Mas existe essa possibilidade, existe esse trajeto e, por isso, quanto mais precocemente a paciente for atrás, mais rápido conseguirá o seu acompanhamento e tratamento.
Às vezes, só procuramos atendimento diante da dor, que não é o normal. Sobre a questão da medicina preventiva, como podemos criar uma cultura de cuidado e de não procurar auxílio só no caso de dor?
Sabe-se que a prevenção é sempre o melhor remédio. No momento em que você faz exames periódicos, exames de rastreamento para qualquer patologia, seja para câncer do colo do útero, para câncer de próstata, você consegue pegar qualquer alteração no início e, na maioria das vezes, o tratamento no início é muito menor e mais simples. Então, é preciso ficar atento aos sintomas, conhecer o seu corpo, saber como funciona e saber se impor: ‘não estou me sentindo bem, isso aqui não está certo’. Já ir procurar auxílio é muito mais importante do que deixar e, de repente, ter que fazer uma cirurgia para curar um câncer.
O curso de Medicina da Unijuí estuda muito essa questão da medicina junto à comunidade. Como é essa atuação junto à comunidade?
O curso de Medicina da Unijuí está intimamente ligado com o Sistema de Saúde do município, tanto a nível de Prefeitura como a nível hospitalar. Existe uma procura de fazer com que o acadêmico entre em contato o mais precocemente possível com esse ambiente de trabalho e conheça a realidade em relação a saúde dos habitantes do município. Existem atividades práticas que são feitas a cada semestre na saúde coletiva, nos ambulatórios de especialidades, no ambulatório de ginecologia, ambulatório de obstetrícia, de pediatria e o acadêmico vai se inserindo e vai vendo a realidade da população. A cada semestre existe uma disciplina que chamamos de unidade integradora. Nessa unidade integradora é proposto que os alunos escolham um tema, um assunto para ser desenvolvido. Geralmente, esse assunto é um problema que eles percebem nas Unidades de Saúde, uma dificuldade que a população passa, por exemplo, uma dificuldade de atendimento ou para receber determinada medicação. Então os estudantes fazem um trabalho para tentar resolver esse problema. E é muito interessante porque é o retorno que o acadêmico e a Universidade dá para população, para comunidade. Eu acho que o curso de Medicina está evoluindo nesse sentido e está indo muito bem.
À medida que o curso de Medicina da Unijuí avança, aumenta a expectativa dos estudantes pela vivência em diferentes especialidades médicas. A primeira turma do curso, que hoje está no sétimo semestre - chegando ao tão esperado “meio médico”, começa a experienciar áreas como ginecologia, pediatria e adolescência, com atendimentos, sempre supervisionados, em ambulatórios, localizados nos hospitais da cidade.
“Nos primeiros dois anos do curso, os estudantes conhecem o ser biológico e social. Eles acompanham, desde o primeiro semestre, a Atenção Primária à Saúde, levantando dados, entendendo o Sistema Único de Saúde e sua função dentro dele. Já nos dois anos seguintes, eles têm a aplicação do que foi estudado. Eles iniciam o atendimento aos pacientes, junto com os professores, e começam a conhecer estas especialidades médicas. Mesmo que o curso tenha uma visão generalista, é necessário conhecer, de forma mais aprofundada, cada área da chamada Atenção Secundária à Saúde”, explicou o coordenador do curso, professor Jorge Brust.
O curso de Medicina da Unijuí tem a missão de preparar os estudantes para resolução de problemas na Atenção Básica, encaminhando para a área especializada apenas os casos necessários. “A Universidade vem cumprir com a grande promessa, que é melhorar o atendimento à Atenção Primária, preparando os profissionais para que resolvam 80, 90% dos problemas ali, sem que haja o encaminhamento para especialistas. Esse é um problema que temos e que gera gastos imensos na saúde pública”, explicou o professor, lembrando que os estudantes trabalham, de forma muito forte, o processo de educação, de prevenção de doenças, para que tenham um olhar apurado para os problemas presentes numa comunidade. Mais do que melhorar o atendimento à população, essa preparação também se reflete em economia aos cofres públicos.
O curso de Medicina já está com as residências médicas estruturadas, cumprindo com um dos objetivos da implantação do curso em Ijuí e na Unijuí, e fez uma nova aquisição, recentemente, ao Laboratório de Habilidades e Simulação Realística. O espaço conta com bonecos simuladores de pacientes - o SimMan, SimBaby e a Clinical Care Simulator, projetados para representar uma gama diversificada de cenários, ajudando a preparar os estudantes para situações reais.
Para este ano, segundo o professor Jorge Brust, também está prevista a ampliação do número de professores e preceptores, e há a expectativa de abertura de novas vagas no curso. A Unijuí oferta 50 vagas anuais para Medicina. No ano passado, a Universidade recebeu a segunda visita de monitoramento do Ministério da Educação (MEC), momento em que foram também solicitadas 30 novas vagas - possibilitando o ingresso de 80 estudantes por ano. Hoje, o processo que autoriza a ampliação encontra-se na Diretoria de Regulação da Educação Superior - Direg, para avaliação e emissão de Portaria. A autorização permitirá a oferta de 40 vagas no Vestibular Verão e 40 vagas no Vestibular de Inverno.
Equipamentos fazem parte da contrapartida da Universidade à implantação do curso de Medicina
Novos equipamentos foram entregues pela Unijuí à rede de saúde de Ijuí nesta terça-feira, dia 30 de novembro, em contrapartida à implantação do curso de Medicina. Totalizando mais de R$ 68,6 mil, os equipamentos referem-se ao Ano 3 do Plano de Contrapartida à Estrutura de Serviços, Ações e Programas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A contrapartida contempla 30 escadas hospitalares, 58 mesas auxiliares, 23 mesas ginecológicas e 40 cadeiras mocho. Somando os dois anos anteriores, mais de R$ 1 milhão em equipamentos foram entregues à rede pública de saúde, para além de outros R$ 700 mil aplicados na qualificação do quadro técnico, por meio de bolsas de especialização, mestrado e residência médica.
“Este novo repasse reforça a relação da Universidade com o município, com a formação do médico e com a qualificação do trabalho de todos os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que uma nova contrapartida deverá ser realizada no primeiro semestre de 2022, agora qualificando a saúde da mulher na Atenção Básica de Saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, novos indicadores do Ministério da Saúde apontam que os municípios devem realizar toda a assistência à saúde da mulher, da gestante, na Atenção Básica, e por isso a contrapartida é e será tão importante. “Cerca de 90% dos equipamentos que recebemos hoje, assim como no último repasse, vão diretamente para as unidades básicas de saúde, já reforçando a saúde da mulher. Para a saúde isso é muito positivo. Mais uma vez, a Universidade está contribuindo para a qualificação da rede básica, não só na formação de profissionais, mas na qualificação estrutural”, disse.
Do ato de entrega participaram o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e a secretária municipal adjunta de Saúde, Elizangela Lucchese.
Universidade também busca novas vagas para oferta do curso
Visita ao Poder Executivo, em Ijuí
Em seu terceiro ano de implementação, o curso de Medicina da Unijuí recebeu, nesta semana, a primeira visita de monitoramento presencial realizada por representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC). A avaliação, prevista em edital para ser realizada anualmente, não ocorreu no ano de 2020, em função da pandemia.
Conforme explica a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que esteve acompanhando a visita das avaliadoras juntamente com a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a pesquisadora institucional, Cristina Luisa Villa, o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica do curso, professora Heloisa Eickhoff, é neste momento que o MEC avalia a concretização de todas as propostas feitas pelo Município de Ijuí e pela Unijuí para receber o curso de Medicina.
O roteiro de visitas teve início na quarta-feira, dia 25, no Poder Executivo, que acolheu o curso de Medicina em Ijuí e realizou as parcerias com hospitais do município e da região para práticas e internato dos acadêmicos. A equipe esteve nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Thomé de Souza e Herval, no Hospital Bom Pastor e no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), todos em Ijuí. Na região, o Hospital Santo Ângelo recebeu as avaliadoras. A única visita não realizada foi ao Hospital Panambi, também credenciado para ser um campo de prática, mas que já havia recebido a avaliação durante o processo de autorização do curso. Como os estudantes ainda não iniciaram as práticas nesta instituição, a visita não foi considerada necessária neste momento.
O prefeito Andrei Cossetin e o secretário de Saúde Marcio Strassburger receberam as avaliadoras destacando a importância do curso para o Município. Participaram das visitas externas no HCI o presidente Douglas Uggeri, o diretor clínico Rafael Manhabosco Moraes e o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) Edilson Walter; no Hospital Bom Pastor, o presidente Martinho Kelm e a diretora executiva Rosane Schiavo; e no Hospital Santo Ângelo, a provedora Isabel Cristina Santos Câmera, o diretor técnico Renato Salzano, o administrador hospitalar Gelson Luis Schneider e o sócio da GV Consulting - empresa responsável pela administração do Hospital, Claudinei Valim dos Santos.
Na Unijuí, foram avaliados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC); Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde; Plano de Infraestrutura da Instituição de Educação Superior; Plano para Implantação de Programas de Residência Médica e Plano de Contrapartida à Estrutura de Serviços, Ações e Programas.
“Durante a visita, também solicitamos a autorização para 30 novas vagas. Hoje contamos com 50, mas a nossa expectativa é que, com a aprovação, possamos realizar dois processos seletivos durante o ano, cada um com 40 vagas”, explicou a reitora, lembrando que a mudança impactaria positivamente na organização do trabalho dos estudantes e dos professores, bem como na interação com a rede de saúde. Para esta ampliação de vagas, torna-se necessário ter mais um hospital como campo de práticas. Por isso, no ano de 2019, foi firmada uma parceria com o Hospital Santo Ângelo.
“A visita foi extremamente animadora. As avaliadoras elogiaram muito o que viram e as informações que obtiveram. Conversas foram realizadas na prefeitura, com a Reitoria, com a coordenação do curso, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante, acadêmicos, docentes e técnicos vinculados ao curso. Saímos animados, com grande expectativa de aprovação das 30 novas vagas, materializando o planejamento apresentado em 2017”, completou a reitora.
A partir de agora, as avaliadoras finalizam o relatório da visita, que vai para a Diretoria de Regulação da Educação Superior (DIREG) e, se aprovadas as vagas, estas serão encaminhadas à Seres, que remete seu posicionamento ao Ministério da Educação, que, por fim, expede uma portaria de autorização.
O curso de Medicina da Unijuí inicia, nesta semana, as atividades da disciplina de Clínica Médica I, com atendimento a pacientes em ambulatórios de diferentes especialidades. E para marcar o momento, um encontro de acolhimento foi realizado nesta terça-feira, dia 13 de abril, com os estudantes, junto ao auditório do Hospital Bom Pastor.
A disciplina permitirá que os pacientes sejam avaliados pelos acadêmicos, sob a supervisão direta de professores médicos especialistas. Os ambulatórios, localizados no Hospital Bom Pastor e Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), são espaços onde são desenvolvidas as atividades de ensino de clínica médica. Neste momento do curso, referem-se a atividades clínicas de consultas médicas especializadas nas áreas de pneumologia, dermatologia, cardiologia, hematologia, reumatologia, gastroenterologia, endocrinologia, nefrologia e neurologia. Os agendamentos são realizados pelos hospitais.
“Não há dúvidas de como essa parceria entre a Universidade e os hospitais é importante. Ressalto a responsabilidade que os acadêmicos assumem a partir de agora, ao ter contato direto com os pacientes. Do cuidado necessário com o outro e com problemas que podem ter uma proporção muito maior a outra pessoa. Falamos de responsabilidade e de sensibilidade”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Em sua fala, a diretora executiva do Hospital Bom Pastor, Rosane Schiavo, afirmou que o dia é importante não apenas para a turma e para a Unijuí, mas para o hospital, já que pela primeira vez são recebidos acadêmicos do curso de Medicina. Ela lembrou que, no próximo mês, a Instituição comemora 40 anos.
O presidente do complexo, Martinho Kelm, destacou o empenho que teve, quando ainda era reitor da Unijuí, ao lado de outras tantas pessoas, para que o curso de Medicina fosse uma realidade no município. Ele ressaltou que, a partir de agora, o hospital trabalha para colocar em funcionamento seu centro de oftalmologia - que será um dos melhores do interior do Estado; para tornar-se referência em diagnóstico e para ter uma unidade dedicada ao diagnóstico precoce do câncer. Todas áreas promissoras aos futuros médicos.
O professor Guilherme Heuser destacou que os docentes esperam o comprometimento de todos os estudantes frente à experiência que se inicia, compromisso assumido pelos estudantes. “Agradeço à recepção que tivemos. Em uma tarde, pudemos perceber que este momento foi, de fato, preparado para nós. É algo bastante esperado por todos e terá, sim, nosso comprometimento”, reforçou a acadêmica Amanda Lasch Machado.
Segundo a professora Cheila Eickhoff, responsável pela Unidade de Clínica Médica do curso, o atendimento ambulatorial dos pacientes pelos estudantes é um passo importante na formação médica, de aplicação e consolidação dos conhecimentos transmitidos pelos professores, além de aprimorar as habilidades nos procedimentos necessários à prática clínica.
Os acadêmicos vão atender uma grande diversidade de doenças, supervisionadas pelos professores, com foco na investigação clínica e complementar, tratamento e encaminhamento. Atividade que concentra grande expectativa dos educadores - caso do professor Daniel Schroeder. Conforme aponta, é nos ambulatórios que os estudantes começarão a compreender que nem sempre os casos são como os “descritos nos livros”. “É no atendimento frente a frente com o paciente que a medicina deixa de ser exclusivamente ciência e passa a ser também uma arte. E que os especialistas das diversas áreas poderão ampliar a visão dos estudantes, fazendo-os raciocinar não apenas no caso em particular, que está sendo discutido, mas nas consequências, complicações e complexidades que casos simples poderão atingir futuramente, caso não sejam manejados de forma adequada”, explica.
Para o professor Jorge Brust, coordenador do curso de Medicina, chegamos aos momentos de retorno à comunidade, já que o curso foi estabelecido por desejo e compreensão da sua importância para a saúde local e regional, entidades ligadas à saúde e movimentos políticos e sociais. "Os estudantes passam a ter contato com os pacientes, a entender seus problemas, discutir com os professores e apresentar encaminhamentos para a solução das questões de saúde, que sempre envolvem a pessoa e seu meio. Também agora estamos no momento de avaliar o comprometimento de todas as entidades e forças políticas neste projeto, em que todos precisam demonstrar a disposição de contribuir e investir para continuarmos evoluindo, com excelência do curso."
Coordenadora pedagógica do curso, a professora Heloísa Eickhoff destaca que as atividades ambulatoriais marcam uma nova fase do curso de Medicina, pois os alunos começam a fazer os procedimentos médicos, sendo supervisionados pelos professores. “As expectativas são muito boas. As atividades ambulatoriais são muito aguardadas por toda turma e organizamos com muito cuidado para que, além de um ensino de qualidade, os pacientes e toda comunidade possam se beneficiar. Certamente é um avanço importante para Ijuí e região.”
O curso de Medicina está no terceiro ano e conta com um corpo docente de 52 professores, já organizando os próximos semestres.
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