TCC aborda novos ingredientes para consumo de pacientes com doença celíaca - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A recém graduada no curso de Nutrição da Unijuí, Liliane Oliveira dos Santos, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com base no seu interesse pela área de desenvolvimento de produtos e pensando em aumentar a diversidade de alimentos para os pacientes de doença celíaca, que é uma doença autoimune provocada pelo glúten que ocorre quando as células de defesa imunológica agridem as células do organismo. 

O TCC recebeu o título de “Elaboração e Análise Sensorial de Pão sem Glúten com Polpa de Abóbora Cabotiá”, e busca apresentar um estudo, feito a partir de uma análise sensorial,  que incentiva a utilização um ingrediente rico nutricionalmente e de baixo custo presente na agricultura familiar local, que é abóbora cabotiá. 

“Para a criação do TCC, fiz a elaboração de três formulações com diferentes farinhas de aveia sem glúten, arroz, trigo sarraceno e grão de bico. Foram realizados vários testes antes de definir as formulações finais. Também fiz a aplicação das análises sensoriais com provadores sem treinamento que se dispuseram a experimentar e dar as suas opiniões. Com os resultados foi escrito o trabalho”, explica Liliane. 

Como resultados, a formanda destaca que as formulações criadas apresentaram boa aceitação. “Acima de 75% entre os provadores. A intenção de compra com resultados obtidos também foram positivos e na análise físico-química, os pães apresentaram alto teor de proteínas, com textura e sabores similares aos pães convencionais (feitos a partir de farinha de trigo)”, relata. 

Com o TCC aprovado, Liliane pretende atuar na área de análise e elaboração de novos produtos, como aplicado no seu trabalho final. 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.