Na última segunda-feira, 25, estudantes da disciplina de Sistemas Agroflorestais do curso de Agronomia da Unijuí realizaram uma visita técnica nas propriedades rurais do interior do município de Augusto Pestana.
Foram visitados produtores que desenvolvem a atividade leiteira e o objetivo é que os estudantes proponham sugestões para implantação de espécies arbóreas que proporcionem sombreamento e conforto térmico para os animais em pastejo.
A disciplina é ministrada pelos professores Osório Antônio Lucchese, Emerson Pereira e Angélica de Oliveira Henriques, teve o acompanhamento do engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski, do DEAg – Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.
Estudantes da disciplina Plantas de Lavoura I, do Curso de Agronomia, realizam, na última quarta-feira, 13, uma viagem de estudos a Santa Maria e a Agudo. Durante a viagem, eles realizam uma visita técnica na propriedade rural e área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria.
A professora Gerusa Massuquini Conceição, coordenadora da viagem, acompanhou os estudantes durante a visita. O objetivo foi conhecer de perto as culturas de verão, em especial a cultura do arroz irrigado.
Está em andamento o diagnóstico da agricultura do município de Coronel Barros. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes do curso de Agronomia da Unijuí, coordenados pelo professor Nilvo Basso, com o apoio dos engenheiros agrônomos Felipe Esteves Oliveski e Cláudio Porazzi, do Departamento de Estudos Agrários (DEAg). O estudo faz parte da disciplina de Estágio em Sistemas Agrários e compreende, além do trabalho de campo, já encerrado, a sistematização e análise dos dados coletados e a elaboração do relatório com os resultados, o qual será apresentado para as entidades e agricultores no final desse semestre.
No último dia 15 de fevereiro encerrou-se a primeira etapa do trabalho de análise e diagnóstico da agricultura do município de Coronel Barros. Foram visitadas aproximadamente 40 propriedades rurais diferentes tomando por base a categoria socioeconômica dos agricultores e a maneira pela qual eles combinam suas diferentes atividades. O estudo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Coronel Barros, Secretaria de Agricultura e da Câmara Municipal de Vereadores do município.
Estão participando das atividades 21 estudantes do curso que estão tendo, na prática, a oportunidade de observar e estudar a realidade da agricultura local.
De quinta a sábado, dias 29 e 30 de novembro e dia 1 de dezembro, o curso de Agronomia da Unijuí realizou viagem de estudos para a Argentina. Foram visitados diversos locais na Província de Misiones, com o objetivo de proporcionar aprendizados aos integrantes da excursão. Além disso, foi firmado um convênio com a Universidad Nacional de Misiones. Participaram da viagem 30 alunos do curso, acompanhados de professores.
A programação contou com as seguintes visitas: indústria de Leite, no Instituto Línea Cuchilla (ILC). Visita Estb. Tabay, para comparar métodos de cultivo de Pinus híbrido e Eucalyptus e também informações sobre a suplementação do gado em confinamento e a “fábrica de matéria orgânica”, além de efeitos sobre o cultivo de erva mate. No segundo dia de viagem foi realizada visita a Estb. Las Mercedes, também para verificar métodos de cultivo de Pino híbrido e de Pinus taeda. Na viagem os participantes também puderam visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino.
Convênio
Em um dos encontros da viagem a Unijuí e a Universidad Nacional de Misiones assinaram acordo de cooperação acadêmica. Os termos envolvem parceria para intercâmbio no mais recente Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, aprovado pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg) em 2018, que vai iniciar a primeira turma em 2019.
Foto: banco de Imagem/Divulgação
A Unijuí esteve presente, nos dias 25 e 26 de outubro, no I Seminário de Adequação Ambiental do Rio Grande do Sul - enfoque no Programa de Regularização Ambiental (PRA), realizado na UFSM.
No evento, o professor Osório Antônio Lucchese, chefe do Departamento de Estudados Agrários (DEAg), coordenou a mesa 4 do evento: “Aspectos gerais da Lei da Vegetação Nativa (foco no PRA e PRAD)”. Também estiveram presentes Cláudio Porazi, responsável técnico pelo Viveiro do IRDeR e o bolsista Embrapa, estudante de Agronomia da Unijuí, Eduardo Porazi.
O objetivos do evento foram popularizar conhecimentos técnicos-científicos em restauração de áreas de preservação permanente florestais e campestres no estado do Rio Grande do Sul; apresentar as principais legislações pertinentes à adequação ambiental de propriedades rurais; integrar diferentes setores profissionais relacionados à conservação ambiental e produção agropecuária; e apresentar alternativas de uso sustentável dos recursos produtivos (sistemas biodiversos, diversificação, uso da RL).
Participaram do evento agricultores familiares, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, gestores, organizações não-governamentais, profissionais de órgãos públicos, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais liberais e produtores rurais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO até 2050 a demanda de produção de alimento deverá aumentar em 70%. Por isso, tornar as práticas de produção sustentáveis sem comprometer a quantidade e qualidade é de grande importância, tanto quanto corresponder a demanda sem prejudicar o meio ambiente.
Na Unijuí, o projeto ‘Sistemas Sustentáveis de Produção com Melhor Aproveitamento dos Recursos Biológicos e Naturais’, vinculado ao Departamento de Estudos Agrários, tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico de sistemas de produção mais sustentáveis, com aumento da eficiência técnica e econômica na produção de alimentos. O objetivo é trazer, por meio de distintos manejos, a agregação simultânea da qualidade do solo, da água, da planta e dos alimentos, promovendo menores impactos ambientais pelo aproveitamento mais eficiente de recursos biológicos e naturais.
A duração prevista para este projeto, segundo a coordenadora, professora Gerusa Massuquini Conceição, é de, pelo menos, 20 anos. “Ele está sendo desenvolvido no IRDeR desde 2016. Temos diversas espécies que são cultivadas no período de verão e no período de inverno. A partir dessas diferentes sobreposições de sucessões de culturas serão avaliados diversos atributos”, comenta.
Essas avaliações serão feitas durante os ciclos de cultivo por estudantes do curso de Agronomia. Nos primeiros anos do projeto o trabalho é de sucessão de culturas para, a partir daí, dar início efetivamente ao trabalho de rotação de culturas.
Para a professora Gerusa, esse é um projeto estruturante para o curso. “Todas as aulas práticas do Curso de Agronomia são pensadas para serem realizadas dentro deste projeto”, salienta. Além das atividades desenvolvidas nessas aulas práticas, estudantes voluntários atuam diretamente na pesquisa, na coleta de dados, na tabulação e na elaboração de trabalhos científicos. Para as próximas ações a intenção é promover dias de campo para transferência de conhecimento e resultados das pesquisas aos produtores. Repassar os conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e atividades práticas é uma responsabilidade dos futuros engenheiros agrônomos e da própria Universidade. “Gerar o conhecimento na Universidade e, a partir disso transpor para o produtor, deve ser sempre o nosso objetivo maior”, salienta a professora Gerusa.
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