Estudantes e Professores do curso de Agronomia da Unijuí retornaram na última terça-feira, 12, ao município de São Miguel das Missões/RS, para restituição dos resultados do trabalho realizado durante os estágios desenvolvidos durante o ano. Na ocasião, foram recepcionados por autoridades do município e por agricultores contemplados no trabalho.
Durante todo o ano, estudantes e professores percorreram o município entrevistando produtores representativos dos diferentes sistemas de produção. Os dados obtidos envolveram as disciplinas de Estágio I – Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários e Estágio II – Análise Técnica e Econômica de Sistemas de Produção.
Eles identificaram limitações e apresentaram proposições de melhorias para os diferentes tipos de sistemas de produção encontrados no município, de acordo com a expectativa dos agricultores. Assim como, destacaram linhas estratégicas de desenvolvimento para a agricultura municipal, com prioridades de apoio por parte do poder público municipal.
Os estudos identificaram ampla variabilidade na agricultura do município. Ao todo foram modelizados quatorze diferentes sistemas de produção. Dentre eles, existem sistemas amplamente desenvolvidos, tecnificados, com elevados graus de sustentabilidade econômica e financeira. Existem, também, sistemas que necessitam de um maior apoio de políticas públicas, pois ainda apresentam dificuldade de viabilizar a geração de renda para garantir o nível de reprodução social, que seria uma renda de um salários mínimo por unidade de trabalho por mês, mais o décimo terceiro.
O trabalho envolveu 17 estudantes do curso de Agronomia e teve o acompanhamento dos professores Angélica de Oliveira Henriques, Nilvo Basso e Roberto Carbonera, além do engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski, do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.
Os estudantes do Curso de Agronomia da UNIJUÍ, acompanhados das professoras Cleusa Bianchi e Vidica Bianchi, realizaram Visita técnica em Condor na empresa Sementes Costa Beber. A visita foi realizada em três momentos, inicialmente uma abordagem teórica dos aspectos relativos ao manejo da Irrigação por meio de elementos meteorológicos, visando a produção de sementes de milho e soja, os quais foram apresentados pelo Engenheiro Agrônomo da empresa e egresso da UNIJUÍ Mateus Maziero.
Na sequência foi visto a campo o Pivô de irrigação para a cultura da soja e visualizado aspectos importantes para o manejo da irrigação, relativos as condições de clima e solo e, ao final os estudantes visitam a unidade de beneficiamento de semente onde foi demostrado todo o processo de produção.
Em toda a visita houve o acompanhamento e comentários do senhor Martiniano Costa Beber, proprietário da empresa, relatando a importância da atuação do Engenheiro(a) agrônomo (a) na área de produção de alimentos, em suas distintas áreas de atuação. Ao final da vista foi oferecido um delicioso churrasco aos estudantes.
Com o objetivo de estreitar as relações institucionais entre a UNIJUÍ e a Embrapa Clima Temperado, o Chefe do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ professor Osório Antônio Lucchese e a Coordenadora do Curso de Agronomia, professora Cleusa Adriane Menegassi Bianchi, participaram da reunião na Unidade da Embrapa em Pelotas, no dia 27 de novembro.
Os professores foram recebidos pelo Pesquisador Alberi Noronha. Durante a reunião foram formalizadas parcerias relativas as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas com espécies olerícolas, entre elas a batata-doce e a mandioca. O momento também foi de estreitar as relações visando a oferta de curso de extensão em Controle biológico de pragas em espécies agrícolas, em especial para o morango e o tomate.
A reunião serviu de oportunidade para debater as ações realizadas no âmbito do Curso de Recuperação Ambiental, ocorrido no IRDeR no primeiro semestre de 2017. Ainda em Pelotas, os professores visitaram a Frutiplan - Produção de mudas, com o intuito de conhecer o processo de produção e estabelecer uma parceria para a constituição de uma unidade demonstrativa no IRDeR.
Os estudantes do curso de Agronomia da UNIJUÍ realizaram sob orientação dos professores do curso, um trabalho de análise e diagnóstico de sistemas agrários em propriedades do município de Santa Rosa. Na manhã dessa segunda-feira, dia 20, foi realizada a apresentação desses dados na Prefeitura Municipal de Santa Rosa, para os agricultores envolvidos, Secretaria da Agricultura, Emater Municipal e demais convidados.
As informações foram geradas por meio de observações e de entrevistas realizadas junto aos agricultores, pelos estudantes das disciplinas de Estágio I – Diagnóstico de Sistemas Agrários e do Estágio II – Análise Técnica Econômica de Sistemas de Produção do curso de Agronomia, segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017.
O objetivo do diagnóstico foi ampliar a aquisição de conhecimentos e métodos necessários para a compreensão da dinâmica e complexidade da agricultura visando à elaboração de linhas estratégicas de desenvolvimento local.
Diagnóstico
As atividades que foram realizadas para a análise e diagnóstico, compreenderam: leitura da paisagem e zoneamento agroecológico; história agrária e trajetórias de acumulação; classificação (tipologia) das unidades de produção; caracterização técnica dos sistemas de produção; avaliação econômica dos sistemas de produção; análise/diagnóstico da agricultura, linhas estratégicas de desenvolvimento rural; confecção do relatório e restituição às entidades e agricultores.
O diagnóstico forneceu subsídios para o município que engloba planejamento, gestão estratégica da agricultura local, proposições de políticas e projetos estratégicos.
Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger o diagnóstico e as propostas apresentadas são de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do município. “Há muitas informações que podem auxiliar este processo. Por exemplo, o estudo analisou e identificou 12 tipos básicos de unidades de produção e na sua maioria os resultados econômicos asseguram a reprodução sócio econômica. O município de Santa Rosa possui 1.964 estabelecimentos agropecuários, dos quais 93,6% possuem menos de 50 hectares, e ocupam 65,80% da área”, ressaltou.
A equipe técnica da UNIJUÍ que esteve envolvida no diagnóstico foi composta através dos professores, Nilvo Basso, Felipe Esteves Oliveski, Roberto Carbonera e Angélica de Oliveira Henriques. O termo de cooperação técnica foi firmado entre a UNIJUÍ, Prefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura e Emater Municipal.
A Unijuí, por meio do Deag (Departamento de Estudos Agrário) e seus cursos, Agronomia e Medicina Veterinária, realizou durante a Expoijui Fenadi, o “Seminário sobre Forrageiras, leite e carne a base de pasto”. O evento teve a presença de produtores rurais, estudantes, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Técnicos Agrícolas, empresários, entre outros. As palestras foram ministradas por profissionais renomados.
O evento alcançou os objetivos propostos, apresentando sugestões de manejo e produção da pecuária a base de pasto, credito rural e novas tecnologias, com maior sustentabilidade, segundo o professor Emerson Pereira, um dos organizadores.
Os temas apresentados foram: Lavoura de carne, o conceito na prática para maximizar os lucros nos sistemas integrados, por Armindo Bart Neto, da SIA; Conservação de forragem, por Wellington Garcia, da LSO; Plano ABC, custeio e crédito rural em sistemas a base de pasto, pelo Elias Bussler, do Sicredi; Manejo de ordenha e novas tecnologias, com Jeferson G., da Gimenez.
Houve ainda, mostra científica das pesquisas realizadas pelos estudantes dos cursos da Agronomia e Medicina Veterinária do Deag, por meio de pôsteres, relacionados com a produção de carne e leite a base de pasto. Para finalizar com êxito, o Coral da UNIJUI realizou uma apresentação, encantando o público.
O evento contou com o apoio do Marketing da UNIJUI, Centros Acadêmicos da Agronomia e Medicina Veterinária, Sindicato Rural, ACI, EMATER, Sindilat, APAJU, empresas nacionais e estaduais, todos somando forças para aumentar a eficiência da pecuária de leite e corte, respeitando os produtores rurais e o meio ambiente.
No próximo ano, o seminário ocorrerá dia 12 de outubro no mesmo local (Casa do Produtor) durante a Expoijui/Fenadi de 2018.
Os estudantes do 2º semestre de Agronomia participaram de uma atividade interdisciplinar nesse final de semana. Junto dos professores das disciplinas de Química e Física do solo, Física Geral, Cartografia, Ecologia Agrícola e Agroecologia e Botânica os estudantes realizaram estudos no IRDeR, no sábado, dia 28.
Na Escola Fazenda foram analisados um ecossistema natural e diversos agroecossistemas em que abordaram seus componentes e suas inter-relações, com aporte teórico-prático de todas as disciplinas envolvidas.
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