O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí está com inscrições abertas para seleção de estudante eventual, para os cursos de Mestrado e Doutorado. Interessados podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro, no site unijui.edu.br/ppgec, em “Processo seletivo e matrícula”.
O PPGEC disponibiliza vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado no primeiro semestre de 2023, de acordo com critérios de aceitação do professore, em um total de até 12 créditos por aluno. Para consultar as disciplinas disponíveis, basta acessar a aba “Estrutura curricular” na página do Programa e, em seguida, “Consultar horários das aulas”.
Interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail poseduca@unijui.edu.br até 24 de fevereiro. A lista dos selecionados será divulgada a partir do dia 27 e as matrículas serão realizadas de forma online, de 28 de fevereiro a 3 de março. Já as aulas iniciam no dia 6 do próximo mês.
Para obter mais informações, confira o edital completo no site unijui.edu.br/ppgec ou entre em contato com a Secretaria do Programa pelo telefone (55) 3332-0417 ou e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, Maria Cristina Pansera de Araújo teve um projeto aprovado no edital do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que proporciona a concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento.
Intitulado “Pensamento Computacional na Formação de Professores: repercussões na Educação Básica a partir do ensino com, sobre e através de tecnologias”, o projeto tem como objetivo propor indicadores conceituais, epistemológicos e metodológicos no processo de qualificação das práticas imediatas em sala de aula na formação de professores alicerçados no pensamento computacional.
O objetivo surge em meio à base epistemológica que vem sendo potencializada em pesquisas e produções junto ao grupo de pesquisa “Mongaba: educação, linguagens e tecnologia”, desenvolvido na Unijuí sob a coordenação da professora Fabiana Kurtz, que trabalha a proposta conceitual do TPACK ou “Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo'', ainda distante dos currículos e das metodologias de ensino, tanto de Educação Básica como da formação inicial docente em nosso país. Busca-se, segundo a proponente do projeto, articular esse framework como base conceitual e também metodológica da proposta desta pesquisa a um escopo epistemológico marcado pelo conceito de Pensamento Computacional (PC) à luz da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky.
“Aprender com e através das tecnologias, de modo transversal e integrado às práticas sociais e às demandas vigentes no século XXI, com forte embasamento teórico quanto a seu caráter de instrumento cultural que altera o fluxo das ações humanas, permanece latente no cenário investigativo acadêmico na área educacional no Brasil. Este projeto, realizado totalmente no formato e-learning/a distância, se configura como um movimento de pesquisa-ação participativa junto às escolas das redes municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, no sentido de contribuir tanto pela via teórico-conceitual, como metodológica e instrumental para a qualificação da prática imediata de professores”, explicou a professora.
Difundido em diversos países, o Pensamento Computacional vem sendo associado à formação de professores e, especialmente, a metodologias inovadoras de ensino na Educação Básica. Por ser baseado em fundamentos da Ciência da Computação, envolve o desenvolvimento de capacidades e habilidades bastante destacadas em documentos que regem a educação em diferentes países e na própria literatura internacional como cruciais aos sujeitos engajados em um contexto permeado – e transformado – por tecnologias digitais.
Ao longo dos anos, tem havido considerável interesse e pesquisas dedicadas a incorporar habilidades de Pensamento Computacional em todos os níveis de currículos escolares em diversos países. Agências governamentais e interesses privados, como a National Science Foundation e a British Royal Society, Microsoft e Google têm apoiado esses esforços. No Brasil, articulações de diferentes organizações, como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), estão ativamente engajadas na introdução de PC, tecnologia digital e cultura digital nos currículos escolares de modo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o objetivo da pesquisa se alinha às mudanças na legislação envolvendo a Educação Básica e a própria formação de professores no Estado e no país.
Inclusive, em outubro do ano passado, o Ministério da Educação homologou o parecer CNE/CEB 2/2022, que define normas sobre o ensino de computação na Educação Básica para todo o país. Como um complemento à BNCC, o documento indica o conjunto de habilidades, competências e objetivos de aprendizagem, associados ao Pensamento Computacional, que deverão ser considerados nos currículos escolares para a educação infantil, ensino fundamental e médio. É justamente por isso que ações de revisão curricular nos próprios cursos de licenciatura (de todas as áreas) são necessárias, em um curto espaço de tempo, como o próprio parecer indica, e a partir de que parâmetros isso será feito, demanda esforços investigativos dos pesquisadores.
Com 600 mestres e 100 doutores já qualificados, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí é voltado a todos os profissionais que têm interesse no tema da educação e desejam dar continuidade aos estudos em nível de mestrado ou de doutorado.
O Programa busca desenvolver pesquisas e a produção de conhecimento na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, para o desenvolvimento de currículos e para a gestão do sistema escolar. Além disso, o PPG busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.
“O PPG em Educação nas Ciências nasceu há 28 anos com a oferta de mestrado, e se fortaleceu no ano de 2010, com o início do doutorado. Ao todo, temos mais de 600 mestres e 100 doutores qualificados em nosso programa, que é bastante conhecido no País e fora dele”, explicou o coordenador do programa, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, completando que o programa permite que os profissionais formados possam participar do mais alto nível de reflexão acerca de conhecimento da sociedade contemporânea da educação, participar de eventos internacionais, de publicações e, sobretudo, colaborar com o desenvolvimento das sociedades brasileira e latinoamericana.
“As pesquisas permitem que os conhecimentos específicos, gerais e pedagógicos potencializem aquilo que é necessidade para a sociedade brasileira ou para a sociedade mundial”, completou o professor, lembrando que um dos principais diferenciais da pós-graduação em Educação nas Ciências é sua vinculação com o tema das humanidades. “A grande marca da Unijuí é a pluralidade de saberes que constituem as humanidades e que permitem aos estudantes situar-se no mundo contemporâneo, compreender as principais problemáticas e, no interior dessa confluência de saberes, pensar os processos educativos e a sua significância para as sociedades globalizadas".
Outro destaque do PPG, segundo o professor Sidinei Pithan da Silva, é a formação de pesquisadores qualificados, escritores capazes de escrever sobre suas próprias práticas e capazes de tematizar as grandes questões curriculares pedagógicas de suas instituições de ensino.
Avaliado com nota 5 pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências possui três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.
Para quem deseja participar da seleção, até o dia 12 de fevereiro estão abertas as inscrições para o edital que dispõe de vagas remanescentes. Ao todo, há 10 vagas para o mestrado e 5 vagas para 0 doutorado. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí lançou edital complementar para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de Mestrado (10 vagas) e Doutorado (5 vagas). Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, até o dia 12 de fevereiro de 2023.
O processo de seleção envolve quatro etapas: avaliação do Currículo Lattes documentado, do projeto, do memorial reflexivo e entrevista. O PPGEC conta atualmente com três linhas de pesquisa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo da seleção.
Tira-dúvidas
Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, o Programa realizará no dia 6 de fevereiro, às 19h, uma reunião virtual, via Google Meet. Os interessados em participar da reunião devem fazer a inscrição no e-mail poseduca@unijui.edu.br, até dia 3 de fevereiro, com o assunto “Desejo participar da reunião online para tirar dúvidas”.
Na última semana de 2022, os pais de Franciele Mirian da Rocha, Aloísio e Roseli, estiveram na Unijuí para receber o diploma da filha, agora doutora em Educação nas Ciências pela Universidade. Graduada em Psicologia e mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Franciele está residindo na Alemanha, país que conheceu a partir da realização do doutorado sanduíche, no ano de 2019.
“Eu sempre quis morar e estudar fora do país e vi no doutorado sanduíche uma oportunidade de realizar esse sonho. Eu não tinha um país em mente, então, quando abriu o edital, meu orientador, professor doutor Walter Frantz, sugeriu a Universität Osnabrück, na Alemanha, pelo fato de já termos contatos e haver parceria com a Unijuí”, explicou Franciele, que no início teve medo de encarar o desafio, por não saber falar alemão. “Mas eu não podia perder a oportunidade por causa da língua. A experiência foi ótima, embora a pandemia tenha afetado muito. Tive menos oportunidades por causa disso, mas tentei aproveitar ao máximo as experiências durante o tempo que estive no país”, completa a jovem, que posteriormente voltou ao Brasil.
Em março deste ano, Franciele defendeu a tese intitulada “A construção de conhecimentos em processos de educação popular no universo da reciclagem em Ijuí - RS”, com o apoio da Fapergs/Capes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender de que forma a educação popular, por meio do trabalho em cooperativas, pode colaborar com os catadores de materiais recicláveis da cidade de Ijuí na construção de um habitus que os constitua como sujeitos mais conscientes sobre a sociedade de consumo e capazes de produzir resultados sociais em suas vidas. Ao final do estudo, a doutora concluiu que a educação popular, que é promovida nas associações, desempenhou importantes transformações na vida dos profissionais da reciclagem, apesar das demandas que ainda necessitam ser assistidas, tais como valorização profissional, maiores investimentos de acordo com as demandas reais, vínculos mais estreitos com o Poder Público, entre outros. “Agradeço pela oportunidade de ter estudado na Unijuí, uma Universidade de alto nível, e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências por ter sido um lugar de evolução e acolhimento”.
De volta à Alemanha
Quando ainda estava na Alemanha, Franciele conheceu seu namorado, que posteriormente esteve no Brasil para visitar a sua família. Esse vínculo, somado à saudade dos amigos que conheceu durante o doutorado sanduíche, a fizeram voltar para Alemanha, evoluir no aprendizado da língua e encontrar um emprego. “Estou estudando o nível B1, quase indo para o B2, necessário para que eu consiga validar os meus diplomas. Aqui, faço trabalho voluntário num local onde distribuem alimentos para pessoas carentes. A vida não é fácil para os estrangeiros porque a língua é tão difícil quanto o português. Também é difícil encontrar uma vaga porque eu tenho alta qualificação e, ao mesmo tempo, pouca experiência de trabalho. Mas tenho esperança de que dentro de meio ano estarei apta para trabalhar na minha área”, relata.
Franciele diz que, na Alemanha, se sente mais segura e que tem aproveitado a oportunidade de viajar e conhecer outros lugares com pouco dinheiro. “É só saber se organizar e pesquisar bem. Eu amo viajar e estar segura, então, isso conta muito para mim”, disse. A agora egressa da Unijuí não quer apenas trabalhar na área, mas fazer a diferença atuando junto a populações marginalizadas e refugiados.
Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, ocorreu na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), em Buenos Aires, a XI Jornada de Sociologia, reunindo pesquisadores, sociólogos, professores e estudantes, que debateram questões pertinentes à pluralidade dos campos de investigação e ao estado atual da sociologia na Argentina e na América Latina.
A doutoranda Graciela Pavelacki Oliveira, juntamente com seu orientador, Sidinei Pithan da Silva, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, apresentaram o trabalho “Cultura e Educação em tempos de globalização: a construção de um outro mundo possível”, que analisa aspectos da cultura, da globalização e da educação.
O trabalho foi apresentado na mesa 2 – Crítica de la cultura y sociedade – Problemas en torno a la prática de la crítica hoy, coordenado pelo professor doutor Emiliano Gambarotta, que destacou a importância da temática apresentada e da parceria entre a UNLP e PPGEC da Unijuí na contribuição para debates atuais e necessários abrangendo a educação e a sociologia no contexto latino-americano.
Na última quarta-feira, 14 de dezembro, aconteceu a reunião de encerramento do ano do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, junto ao Centro de Eventos da Universidade. A confraternização serviu para apresentação dos critérios avaliativos do Programa e também para celebrar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido com o corpo discente e docente dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
“Para os pesquisadores, é muito importante entender a importância de um processo avaliativo com transparência e clareza, a fim de aperfeiçoar a trajetória acadêmica e engrandecer os resultados, fortalecendo o programa no qual está inserido”, explicou o coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, destacando, ainda, o mérito da avaliação do programa pela Capes no último quadriênio - 2017-2020, ressaltando o empenho de todos na conquista da nota 5.
O encontro teve o objetivo de retomar os desafios institucionais para manter ou ampliar a nota no quadriênio em curso, onde também se destacou o sentido e a força da educação na construção da sociedade brasileira a partir da pesquisa.
“Para 2023, se ampliam as interações com a educação básica, com as licenciaturas e com a internacionalização. Será um ano de intensa dedicação para desenvolver pesquisas que favoreçam a projeção de políticas públicas que valorizem a docência, a educação e a profissionalização. Também será um ano para construir aportes de pesquisa, em diálogo com a educação básica e a sociedade ampliada, que permitam discutir os principais temas sociais e culturais que importam neste momento histórico”, completou o coordenador.
Na última sexta-feira, 18 de novembro, a mestranda Andrea Oraide Copetti Franco e a pós-doutoranda Fabiane da Silva Prestes, ambas do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, participaram de uma vivência na Terra Indígena Tekoa Koenju (aldeia Alvorecer), localizada no interior de São Miguel das Missões.
A atividade se insere na pesquisa de mestrado de Andrea, sob a orientação da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e coorientação da professora doutora Fabiane da Silva Prestes, que tem como temática “Por um currículo emancipatório: a diversidade cultural indígena como princípio ético, inseparável do respeito pela dignidade humana”.
Por ser uma pesquisa na linha de Currículo e Formação de Professores, as pesquisadoras foram acompanhadas por um grupo de 28 alunos e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, da cidade de Coronel Barros. Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental são interlocutores da referida pesquisa de mestrado e já desenvolveram outras atividades sobre a temática indígena, contemplando, assim, a interação do PPGEC com a educação básica.
A vivência contou com as seguintes atividades: visita à Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Igineo Romeu Koenju, onde houve um diálogo intercultural entre alunos indígenas e não indígenas. Na oportunidade, os estudantes não indígenas puderam conhecer um pouquinho do idioma Guarani.
Durante a vivência, os visitantes foram acompanhados pelos condutores indígenas Aldo Ferreira e Maribel Franco, os quais comentaram sobre vários aspectos do modo de vida guarani e sua relação com a mata, a natureza, nomes e usos medicinais de plantas. A etnotrilha tem um percurso de 2.428 metros, detalhada nos seguintes pontos: recepção, sombra do chimarrão, visita à réplica da Opy (casa de reza), árvores de uso Guarani, Kokué (roça), entrada na mata, trilha na mata (com réplicas de diversos tipos de armadilhas), barranca do Rio Inhacapetum, pontos de recuperação da mata e campo de futebol.
Durante a visita foram expostos e comercializados diversos artesanatos produzidos pelos Guarani, cuja venda compõe parte substancial da renda dos moradores da comunidade. Houve também a apresentação do coral da aldeia, composto por crianças, adolescentes e adultos, oportunidade em que foram executadas músicas e cantos Mborae-Kyringüé (cantos sagrados), acompanhados de violão e chocalho.
No último sábado, 19 de novembro, a professora doutora Fabiana Diniz Kurtz, docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, apresentou, de forma online, o trabalho Researching innovation in language pedagogy across cultures: a post pandemic picture na Universidade Marie Curie Sklodowska em Lublin, na Polônia, juntamente com os professores doutores Jaroslaw Krajka (UMCS, Polônia) e Peter Mitchell (Universidade de Tomsk, Rússia).
A atividade de internacionalização envolve as três universidades como parte de um livro que está sendo produzido pelos três pesquisadores, envolvendo inovação em educação e no ensino de línguas nos contextos brasileiro, polonês e russo, com previsão de lançamento para o início de 2023.
A palestra inaugural da Jornada Científica da UMCS teve como tema “Filologias Contemporâneas na teoria e na prática” e ocorreu na madrugada - horário de Brasília, envolvendo estudantes e professores da Universidade Marie-Curie Sklodowska, promotora do evento.
“Estamos, junto ao curso de Letras e ao PPGEC, sempre estabelecendo relações e parcerias em projetos e publicações internacionais com a UMCS, especialmente com o professor Krajka, com quem temos interlocução no campo de Linguística e CALL (Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador), bem como temas envolvendo inovação em educação e no ensino de línguas em geral, campo de atuação do também parceiro e interlocutor, professor Peter Mitchell, de Tomsk, na Rússia, que, assim como o professor Krajka, já esteve na Unijuí há alguns anos”, explicou a professora Fabiana.
O processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí teve seu prazo de inscrições prorrogado. Com a nova data, interessados têm até este domingo, dia 20 de novembro, para efetuar a inscrição no site unijui.edu.br/ppgec, na aba “Processo seletivo e matrícula”, onde também está disponível o edital completo.
O candidato deverá optar por uma das três linhas de pesquisa do Programa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Para ingresso no primeiro semestre de 2023 estão sendo ofertadas 25 vagas para o curso de Mestrado e 15 para o Doutorado.
Para assegurar a inscrição, os candidatos devem anexar o projeto de pesquisa, memorial reflexivo, currículo lattes, ficha de inscrição preenchida, foto 3x4 recente e a tabela preenchida da pontuação do currículo. No edital estão anexados moldes da ficha de inscrição e a tabela da pontuação do currículo.
Para obter mais informações, acesse a página unijui.edu.br/ppgec ou entre em contato com a Secretária do PPGEC, através do telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331 ou do e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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