Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Unijuí é representada no Congresso Nacional de Editores de Periódicos da Educação

Entre os dias 16 e 18 de agosto, foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o III Congresso Nacional de Editores de Periódicos da Educação (Coneped), promovido pelo Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae), que contou com a participação de profissionais de todo o Brasil. 

A professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, editora da revista Contexto&Educação da Unijuí, esteve presente no evento e participou das discussões sobre os desafios da edição científica no Brasil: produção e circulação de conhecimentos; indexação de periódicos (Scielo, Scopus, Web of Science); Qualis Capes; Ciência Aberta e periódicos; desfinanciamento, ética e sustentabilidade e colaboração na América Latina.

Foram três dias de debates intensos, colaboração, estabelecimento de parcerias e solidariedade entre os editores que trocaram muitas experiências para que todos os periódicos sejam reconhecidos, tanto nacional quanto internacionalmente.


Doutorado em Educação nas Ciências abre vaga com bolsa Prosuc/Capes

Nesta sexta-feira, 19 de agosto, iniciam-se as inscrições para o preenchimento de uma vaga no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, que conta com bolsa Prosuc/Capes. Interessados têm até o dia 8 de setembro para se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/ppgec.

A vaga está ligada à linha de pesquisa “Educação popular em movimentos e organizações sociais”, que investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares. O candidato selecionado desenvolverá o projeto de pesquisa “Educação e políticas-digitais na escola e na universidade: novos paradigmas para pensar a cultura e a formação de professores no cenário líquido-moderno”, que busca contribuir no processo de explicitação e compreensão de algumas relações implicadas no âmbito da cultura e da formação de professores num contexto de transição sócio-histórica da modernidade sólida para a modernidade líquida.

O processo seletivo compreende avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, finalizando com entrevista. Conforme consta no edital, é vedada a participação de estudantes que já estejam matriculados no curso de doutorado da Unijuí.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Programa, pelo telefone  (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Egressa do Minter em Educação nas Ciências lança livro

A egressa do Mestrado Interinstitucional em Educação nas Ciências – Minter Unijuí/Unibalsas, Ielma Silva Santos, lançou recentemente o livro “Casa das Marias e Rede de Apoio no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar”. A obra representa a sistematização dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado, intitulada “O impacto do atendimento oferecido na Casa das Marias e rede de apoio no enfrentamento da violência doméstica”, orientada pelas professoras doutoras Maria Simone Vione Schwengber e Fabiane da Silva Prestes.

A obra propõe reflexões sobre direito, solidariedade e compromisso com a vida humana. Dessa forma, apoia-se em aportes teóricos da área da educação, sustentando suas análises na legislação brasileira, a fim de reconhecer e interpretar uma realidade perversa que atinge inúmeras mulheres e deixa marcas no corpo e na alma. 

A partir de um ambiente acolhedor e humano – Casa das Marias, organização não governamental situada em Balsas/Maranhão -, a autora demonstra o empoderamento das mulheres atendidas pela rede de apoio. Nesse contexto, a autora aposta na educação como precursora para uma mudança cultural, que supera a aplicação dos dispositivos legais, por meio da consciência coletiva de respeito, solidariedade e igualdade.

A egressa considera que não se trata apenas de um livro, mas, sim, de uma opção sensível de dar voz às “Marias” por meio da socialização de suas narrativas de vida, cujas experiências contribuirão para o conhecimento das causas do ciclo da violência e do caminho percorrido para a sua superação.

Para ter acesso à obra, basta acessar este link.


PPG em Educação nas Ciências abre duas vagas com Taxa Capes para o Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí lançou novo edital, em edição complementar, para o preenchimento de duas vagas, com Taxa Capes, no curso de Doutorado. Interessados têm até o dia 3 de agosto para se inscrever, acessando unijui.edu.br/ppgec.

As vagas estão concentradas na Linha de Pesquisa 3 - Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais, que investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares.

Uma das vagas está ligada ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Educação e políticas-digitais na escola e na universidade: novos paradigmas para pensar a cultura e a formação de professores no cenário líquido-moderno”. Esta pesquisa pretende contribuir no processo de explicitação e compreensão de algumas relações implicadas no âmbito da cultura e da formação de professores num contexto de transição sócio-histórica da modernidade sólida para a modernidade líquida. 

A segunda vaga é destinada ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Por uma educação da não violência dos corpos: políticas-digitais feministas vão à escola e à universidade”. Esta pesquisa agrupa temas movidos pela vontade de fazer uma educação da “não violência” dos corpos, do gênero, das sexualidades, da raça e da classe. Esses são os eixos que compõem a proposição de investigação como tentativa de um tensionamento social que reconheça a centralidade das violências sobre algumas vidas, ou melhor, com alguns corpos.

Inscritos no processo seletivo vão passar por seleção, composta por avaliação do currículo lattes, avaliação do projeto, avaliação do memorial reflexivo e entrevista.

Mais informações podem ser conferidas no edital, disponível na página do programa, ou obtidas pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331 e pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.




PPG em Educação nas Ciências está com inscrições abertas para estudante eventual

Até o dia 29 de julho, estão abertas as inscrições para estudantes eventuais no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Interessados podem preencher o formulário neste link e devem, na sequência, encaminhar o documento para o endereço poseduca@unijui.edu.br.

Conforme consta na página do programa, em unijui.edu.br/ppgec, o candidato pode optar pelas seguintes disciplinas: Docência na Educação Superior; Educação, autoridade e transmissão; A pesquisa educacional com ênfase na abordagem histórico-cultural; A desigualdade no Brasil pelo viés da arte, da literatura, da imagem e do cinema; Complexidade e saberes transdisciplinares na educação popular; Epistemologia e educação; História, memória e direitos humanos; e Política e educação. 

O Programa disponibiliza vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado, de acordo com os critérios de aceitação do professor, num total de até 12 créditos por estudante. A lista de selecionados será divulgada no dia 2 de agosto e as matrículas serão realizadas de 3 a 5 de agosto. As aulas estão previstas para iniciar no dia 8 de agosto.

Mais informações pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.


PPG em Educação nas Ciências presta homenagem ao professor Walter Frantz

Na tarde do dia 23 de junho, o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, professores, egressos e secretárias do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) prestaram uma homenagem ao professor Walter Frantz, em agradecimento à contribuição dada por ele nesses mais de 40 anos de atuação na Unijuí.

Colegas, egressos e secretárias relatam que o admiram tanto pela pessoa humana, humilde, cuidadosa e atenciosa, como também pelo profissional inteligente, sensível e sempre disponível.

A frase a seguir foi unânime nas falas dos participantes: "o professor Walter é fonte de inspiração para sermos cada vez melhores como pessoas e profissionais".

 


Projeto vinculado ao PPG em Educação nas Ciências lança duas obras em formação acadêmica

Ocorreu na última sexta-feira, 24 de junho, a Formação Acadêmica em Publicações de Livros e Periódicos e o Lançamento das Obras “Práticas Pedagógicas, Formação Docente e Currículo (Volume 1)” e “Formação Humana na Contemporaneidade (Volume 2)”, elaboradas pelo Projeto de Produção de Textos Acadêmicos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. O evento foi realizado de forma híbrida, com encontro presencial no Centro de Eventos e transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube.

Durante a abertura do evento, a doutoranda e representante do projeto, Marciele Dias Santos Cabeleira, salientou que esse momento é um marco para o Projeto de Produção de Textos Acadêmicos. “As obras foram construídas durante a pandemia, momento esse em que nós não possuíamos tanto contato. Portanto, essas publicações servem para que as pessoas confiram um pouco do que estamos desenvolvendo”, afirmou.

Segundo o coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, essa é uma forma de propor um diálogo com a sociedade. “É um momento muito relevante, porque nós temos uma comunidade de pesquisadores que está na sua trajetória de formação e já se defrontou com temas contemporâneos. Estamos muito felizes por tratar de uma das temáticas que o Programa mais acredita, que é a pesquisa como um princípio formador”, comentou.

Após a apresentação do evento, o doutor em Educação e representante da Editora Ilustração, Fábio César Junges, ministrou a oficina Noções teórico-práticas sobre Qualis Capes: livro e periódicos. 

No lançamento dos livros, a professora Eva Teresinha de Oliveira Boff disse que as acadêmicas se empenharam muito para encontrar parceiros para elaborar as obras e que as escritas representam a essência do PPGEC. “É uma grande satisfação participar desse momento em que aprofundamos os trabalhos que vêm sendo feitos desde 2014 e agora, com outra dinâmica, foram colocados em livros”, destacou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudantes da turma Minter do PPG em Educação nas Ciências discutem os paradigmas do conhecimento e da docência

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí e a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, ofertam neste primeiro semestre uma turma de Mestrado Interinstitucional - Minter, cujas aulas são realizadas na Unilasalle. 

Nesta semana, de 7 a 10 de junho, mais uma disciplina está sendo desenvolvida de forma concentrada e presencial, sob a responsabilidade do professor doutor José Pedro Boufleuer, cujo título é “Paradigmas do Conhecimento/Docência no Ensino Superior”. Além das aulas ministradas para a turma do Minter, o professor Boufleuer realizou palestra para os professores da graduação da Unilasalle. 

Segundo depoimento da coordenadora do Minter pela Unilasalle, Martha Holanda da Silva, “terça-feira foi um dia memorável para nós, quando o professor José Pedro esteve dialogando com a turma, junto com os professores da graduação aqui do Unilasalle. Os feedbacks foram muito positivos relativos às reflexões que o professor trouxe. Os estudantes da turma Minter são muito acolhedores e estão muito mobilizados pelas discussões. Dá gosto de ver”, enfatizou.


Mestranda em Educação nas Ciências tem vivência na etnia Yawanawa, do Acre

Entre os dias 2 e 14 de maio, a estudante do mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí, Andréa Oraide Copetti Franco, participou de uma vivência na etnia Yawanawa, do Acre, aldeia Mawa Yuxin, coordenada pelo grupo AYA/Consciência e Ancestralidade, de Ivoti, representado por Carla Graessler. O grupo, formado por 16 pessoas, é bastante heterogêneo e conta com integrantes de ambos os sexos, de diversos lugares do Brasil e com objetivos diferentes, conforme a área de atuação, embora todos tenham em comum o amor e respeito pela natureza, à cultura indígena e à busca pelo autoconhecimento. 

Andréa destaca que passar um tempo junto à aldeia Mawa Yuxin, às margens do Rio Gregório, que tem como quintal a floresta amazônica, foi muito mais que um presente. Foi uma oportunidade de conhecer uma cultura que nos faz tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. “A aldeia é dirigida por uma liderança feminina, Waxi Yawanawa, em um mundo predominantemente masculino. Nos foi apresentado o modo de viver dessa comunidade, que ainda aos olhos de muitos é considerada pouco civilizada. Em nossa sociedade capitalista, nossos idosos, em sua grande maioria, quando não são mais produtivos, são descartados. Para os Yawanawa, os anciãos são tratados como os conhecedores da sabedoria, são os que recebem a melhor caça (toda ave abatida é consumida, e o que sobra é transformado em artesanato), os que dão os conselhos e contam as histórias”, comenta a mestranda.

De acordo com Andréa, tudo que é retirado da natureza é para uso, nada é devastado. “Eles ainda não têm a cultura do acúmulo e do descarte, muito bem descrita por Bauman na sua teoria da sociedade líquida. Diria, sem medo de errar, que os indígenas são os verdadeiros guardiões da floresta, ou do que sobrou dela”, completou a estudante que, diante dessa constatação, passou a questionar seus conceitos de civilidade. 

“Esse tempo na floresta foi transformador. Poder acessar um pouquinho desse conhecimento é inspirador para a vida. Os Yawanawa são um povo que canta para agradecer e curar, através de seus rezos e medicinas da floresta. Levanto minha bandeira pela preservação desses povos, não somente os Yawanawa, mas por todos os povos indígenas que existem no Brasil. Povos que tiveram suas identidades roubadas e merecem todo nosso respeito e admiração.” Segundo Andréa, muito mais do que um projeto de mestrado, a possibilidade de vivenciar outras culturas modificou, principalmente, seu projeto de vida.  


Egressa do Doutorado em Educação nas Ciências pela Unijuí lança livro

A egressa do curso de Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, Liria Ângela Andrioli, lançou, no dia 11 de maio, o livro “Religiosidade e Mística no Movimento de Mulheres Agricultoras: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular”. O livro é fruto da sua tese de doutorado, orientada pelo professor doutor Walter Frantz, que também prefacia a obra.

O lançamento do livro ocorreu durante o Encontro de Mulheres Agricultoras de Santo Cristo e teve como objetivo dar o retorno da pesquisa àquelas mulheres que contribuíram diretamente para o êxito do trabalho. O encontro integrou as festividades dos 37 anos do Movimento de Mulheres Agricultoras, dos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos 100 anos da Paróquia Ascensão do Senhor do município de Santo Cristo. Na ocasião, Liria e o professor Walter também foram agraciados com uma Moção de Congratulações, por parte da Câmara Municipal de Vereadores, pelo lançamento do livro.

O livro analisa os efeitos da religiosidade e da mística na constituição de identidades femininas e as possibilidades de emancipação das mulheres a partir de sua participação no Movimento de Mulheres Agricultoras. De acordo com a autora, “reflete-se sobre uma experiência de educação popular que apresenta em sua constituição identitária aspectos sociais e culturais submetidos aos impactos e aos efeitos da religiosidade em seu modo de vida e no cotidiano de suas ações”.

De acordo com o professor doutor Walter Frantz, “a obra se inscreve no conjunto de reflexões críticas que tem a Educação Popular como referencial teórico e método de construção de conhecimentos, que se impõem no complexo caminho da emancipação das classes populares”.

O livro está disponível em várias livrarias e foi publicado pela Editora Appris. Mais informações podem ser buscadas neste link.


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