Tese vai resgatar registros sobre a vida de mulheres que nomeiam espaços públicos de Ijuí - Unijuí

Neste 8 de Março, Dia da Mulher, compartilhamos a pesquisa que vem sendo conduzida por uma pesquisadora da Unijuí e que visa resgatar histórias e valorizar a memória de mulheres no Município. Seu nome é Ana Laura Arnhold, doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, que está na fase inicial do estudo que resgata registros sobre a vida de mulheres que nomeiam espaços públicos de Ijuí. 

“A ideia para a tese surgiu a partir da exposição ‘As mulheres que estão no mapa’, produzida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que trazia os registros das mulheres que nomeiam as ruas da cidade de Ijuí. O objetivo é expandir a análise iniciada pelo Museu, para os demais espaços públicos da cidade, como bairros, escolas, praças e monumentos, a fim de entender a importância historiográfica e pedagógica da produção de memória sobre as mulheres da nossa cidade”, explicou a doutoranda. 

Entre os objetivos da pesquisa está identificar quais os determinantes que implicam na escolha de determinados sujeitos para que tenham seus nomes eternizados em espaços públicos, além de compreender a importância da produção e conservação da memória de mulheres no contexto educativo. Para condução do estudo, Ana Laura pretende trabalhar a análise documental a partir dos pressupostos da análise do discurso foucaultiana.

“O principal desafio é a escassez de registros documentais sobre as mulheres que nomeiam os espaços públicos de Ijuí em relação aos registros sobre os homens. Além da discrepância no número de homens e mulheres na nomeação desses espaços, há menos informações sobre essas mulheres do que sobre os homens, principalmente sobre as ocupações que elas mantiveram em vida”, afirmou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.