PPG em Educação nas Ciências debate os desafios da educação para a cidadania ambiental em aula inaugural - Unijuí

Nesta segunda-feira, 7 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promoveu sua aula inaugural, junto ao Centro de Eventos da Unijuí, com transmissão simultânea também pelo canal no Youtube da Universidade, dando início às atividades de 2023.

Na abertura do evento, o programa prestou uma homenagem ao professor Paulo Rudi Schneider e à estudante de doutorado Diessica Michelson, ambos integrantes do PPGEC, que faleceram no início deste ano. Para além de um vídeo, foi realizada uma apresentação com o professor Paulo Fensterseifer e com o músico  integrante do grupo Peabiru, Jair Gonçalves, aos familiares e comunidade acadêmica presente.

Logo após, a representante discente do colegiado, Marciele Cabeleira, realizou as boas-vindas aos colegas. O coordenador do PPG, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, falou sobre os desafios. “O PPGEC é um programa que se coloca com todo o compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento das pessoas, com a formação de novos pesquisadores e sobretudo, com novas perspectivas para o destino humano”, frisou.

Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, desejou um excelente ano letivo e falou sobre as perspectivas para 2023. “O Programa de Educação nas Ciências tem um papel fundamental a cumprir. Acreditamos na pesquisa de qualidade, contribuindo não somente para a formação de novos investigadores, mas também para a resolução de problemas da sociedade. É nosso papel, enquanto pesquisadores, também pensar em desenvolver conhecimento que possa melhorar a qualidade do ensino e a formação de professores. Vamos juntos construir um programa cada vez mais forte e com formação de excelência”, pontuou.

Durante o evento, foi debatido o tema “Os desafios da educação para a cidadania ambiental nos diferentes anos de escolaridade”. A palestra foi ministrada pelo professor doutor Pedro Rocha dos Reis, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que abordou no início de sua fala o conceito de cidadão ambiental.

“Consideramos que um cidadão ambiental é alguém que é capaz de exercer os seus direitos e deveres ambientais mas também, é uma pessoa capaz de identificar as causas estruturais e subjacentes aos problemas ambientais, analisando a situação e conhecendo as causas de determinados problemas. Além disso, é uma pessoa que tem vontade e competência para uma participação crítica e ativa para atacar estas causas estruturais”, explicou.

Também participaram do evento o coordenador das turmas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre o PPGEC e a Prefeitura de Balsas, no Maranhão, professor César Augusto Danelli Júnior; o coordenador do Dinter entre Unijuí e Unibalsas, professor Fábio Pillat; a coordenadora adjunta do Minter, convênio entre Unijuí e Unilasalle de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso do Sul, professora Martha Holanda da Silva.

Para assistir a aula inaugural, clique aqui