Em comemoração aos seus 28 anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou mais um webinar da série “Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O debate foi coordenado e mediado pelo professor Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí); professor Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí); e professora Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).
A abertura do evento foi feita pelo professor doutor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do PPGEC, que ressaltou a importância de discutir as mudanças constantes no setor da Educação, buscando entender sua relevância e inserção no contexto das mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio no Brasil. “Nós estamos, neste ano, comemorando 28 anos do PPGEC e temos um grande desafio de pensar e tematizar as grandes questões que estão implicadas no mundo do trabalho e sobretudo refletir e entender como estão relacionadas essas mudanças do mundo do trabalho com a educação e as reconfigurações do Ensino Médio.
Participaram do debate ainda, os convidados: Ms. Lucas Santiago Costa, membro da Rede Pública Municipal e Estadual - SC; professor Dr. Alex Sander da Silva (Unesc); professor Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA); professor Ms. Dinarte Belato (Unijuí); e professora Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí. Cada um dos membros fez uma explanação a partir de suas experiências e estudos a respeito das questões relacionadas ao mercado de trabalho e à educação.
Os convidados levantar, dentre inúmeras questões, o atual comportamento da sociedade em relação ao consumo, em que o foco está em priorizar mais o ter do que o ser. Além disso, o avanço tecnológico também foi levantado dentre as pesquisas realizadas, tendo em vista a supervalorização das tecnologias e a diminuição da valorização do humano e das próprias relações humanas, necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.
A série de webinars segue no mês de novembro, contemplando a temática “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”, que acontece no dia 22 de novembro, às 19h; e a temática “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”, que acontece no dia 29 de novembro, às 19h. Os dois próximos webinars podem ser acompanhados, ao vivo, no YouTube da Unijuí.
Na última quarta-feira, 11 de outubro, foi realizado o nono encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, sobre a temática Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
Este encontro foi coordenado e mediado pela professora doutora Eva Terezinha Boff, da Unijuí, e pelo professor doutor Claudionei Vicente Cassol, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participaram do debate a professora doutora Elza Maria Fonseca Falkembach; o professor doutor João Nicodemos Martins Manfio, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC); a professora mestra Juliana Vani, do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza; e a professora doutora Jaqueline Moll.
Em sua fala inicial, o professor doutor Claudionei Vicente Cassol agradeceu o convite para mediar o Webinar e destacou a importância da temática abordada. “É importante que a gente compreenda o papel do professor, ele tem o propósito de garantir que o conhecimento socialmente construído seja adquirido pelas crianças e pelos adolescentes, mas também, enquanto direito, para todas as pessoas que desejam continuar aprendendo, esse é movimento da educação a vida toda. O momento em que estamos aqui desenvolvendo os webinars é importante, pois nos faz pensar a partir das práxis, do nosso cotidiano e das nossas ações na escola e na universidade, e está envolvendo as pessoas”.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse:
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o oitavo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série de debates é transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tendo sequência até o mês de novembro.
O principal objetivo da atividade é compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência em tempos líquido-modernos.
Neste encontro, esteve em pauta a “Educação Superior em tempos líquido-modernos: qual finalidade?”, tema que foi debatido pelos doutores Fábio Pilatt (Unibalsas) e Sidinei Pithan da Silva (Unijuí, coordenador do PPGEC), e pelos mestres César Augusto Danelli (Unibalsas), Yoisse Velasco Rodrigues (Universidad Cooperativa de Colômbia) e Simone Simões Oliveira ( Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí).
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, fez a mediação do debate e, inicialmente, destacou o conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “O conceito diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis e, numa analogia, são líquidas. Quem trabalha na educação tem testemunhado mudanças muito velozes nas duas últimas décadas, tanto com relação às relações sociais quanto aos valores e expectativas que a sociedade deposita sobre as instituições de ensino”, destacou.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link abaixo. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.
Na noite desta terça-feira, 26 de setembro, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e dos cursos de graduação em Pedagogia, História e Letras da Unijuí. A atividade foi realizada de forma presencial, no Centro de Eventos da Universidade, e contou com transmissão pelo canal do Youtube do Programa.
Durante a abertura do evento, a coordenadora dos cursos de graduação, professora Taíse Neves Possani, fez um agradecimento ao PPGEC pela oportunidade de os estudantes da licenciatura se inserirem nas discussões da noite, a partir do tema “Perversidade neoliberal e solidariedade formativa”.
O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou que estudantes do outro lado do País, nos Estados do Maranhão e do Mato Grosso, também acompanhavam as discussões. “A temática que debatemos durante esta noite é cara e muito importante, sobretudo pelo lugar que as humanidades ocupam na formação universitária. Foi um momento para darmos visibilidade a certas dimensões que são, muitas vezes, tematizadas no cotidiano”, destacou o professor.
A palestra ficou a cargo do psicanalista, doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP) e diretor da Escola de Psicanálise Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo, Francisco Carlos dos Santos Filho. A mediação foi realizada pela doutora e mestre em Filosofia (PUC-RS) e professora do PPGEC, Vânia Lisa Fischer Cossetin.
Para conferir a palestra, acesse este link.
No sábado, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), realizou por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo da pedagogia social.
Para o primeiro encontro foi escolhido o longa, “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal, um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado.
Os principais objetivos do projeto envolvem a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema, e assim, poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.
O professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva mediou o debate, com o auxílio das professoras Sandra Nunes Rosa, Anelise Rodrigues e Franciele Miriam da Rocha. O coordenador destacou pontos de relevância do projeto. “Temos a possibilidade de valorizar cada vez mais o trabalho dos educadores e das escolas, na nobre tarefa de educar, mas também podemos repensar nossas pedagogias, tendo em vista a origem social e cultural dos estudantes”. O coordenador ainda complementou. “É importante que possamos nos reunir para dialogar sobre cinema, e a partir de algumas obras cinematográficas, nos aproximar de diferentes sujeitos sociais para conversarmos sobre o mundo em que vivemos, nossa condição humana e nossos desafios educacionais”, disse.
De acordo com o professor, Sidinei Pithan da Silva, o próximo encontro do “Projeto: Cinema e Educação em Debate” contará com a participação de mais estudantes do Ensino Médio e graduação. “Lembro que o evento não interessa apenas à pós-graduação, mas a todos que tenham interesse pela educação e pela docência. Sob este aspecto, a abordagem de Mario Osorio Marques nos inspira, ajudando-nos a pensar na educação como forma de interlocução e reconstrução de aprendizagens na interface da intercomplementaridade das ciências”, finalizou.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, realizará neste sábado, 23 de setembro, às 8h, no Centro de Eventos, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”.
O filme escolhido para exibição e debate é “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras. O longa conta a história de Georgina (Adriana Barraza), uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal (Kaarlo Isaac), um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado.
A exibição contará com a mediação do professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva; e participação das mestres Sandra Nunes Rosa e Anelise Rodrigues; e da doutora Franciele Miriam da Rocha.
Na última terça-feira, 19 de setembro, foi realizado o sétimo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. A atividade, que se estenderá com novos encontros até o mês de novembro, faz parte das comemorações dos 28 anos do Programa.
Para debater o tema “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”, foram convidadas as professoras doutoras Izabel Petraglia (Unimep – CEP Edgar Morin) e Maya Aguiluz-Ibargen (Universidad Nacional Autónoma de México – Unam); e as professoras mestras Adriane Helena Dutra Quaresma (Rede Pública Municipal de Horizontina), Rosmari Marodin Gobo (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí) e Cassia Silene Cervi Anéas (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí). A coordenação e mediação ficaram a cargo dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Claudionei Vicente Cassol (URI) e Vidica Bianchi (Unijuí).
As discussões tiveram início com fala da professora Adriane Helena Dutra Quaresma, que participou da produção do livro Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos. Ela falou sobre o capítulo que trata da constituição docente e da formação continuada dos professores diante dos desafios contemporâneos, a partir de nomes como Zygmunt Bauman.
“Sabemos que a educação passa por intensas mudanças, tanto em âmbito local quanto nacional. No entanto, sabemos que estas mudanças acontecem de forma paradoxal. Observando a educação continuada dos professores, nós percebemos que, por vezes, há muita formação e poucas mudanças. E é a partir deste cenário que Baumann nos convida a refletir. A pensar como a formação continuada pode ser articulada com práticas reflexivas, priorizando o protagonismo do professor na elaboração dos processos formativos. Por vezes, as formações acontecem sem atender à demanda desses sujeitos”, destacou a professora, lembrando que há um movimento entre os professores para que sejam reconhecidos como construtores da sua própria formação.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse:
Confira a agenda dos próximos encontros:
04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);
Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);
Convidados:
- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);
- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);
- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);
- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;
- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.
Coordenação e Mediação:
Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);
Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).
Convidados:
- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;
- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);
- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;
- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);
- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);
Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);
Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;
- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);
- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);
- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);
- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);
Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).
Convidados:
Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);
Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);
Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);
Dr. Angelo Cenci (UPF);
Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
Dr. Paulo Carlan (Unijuí).
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na quarta-feira, 06 de setembro, o quarto encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, com a temática “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”.
O encontro faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados em comemoração aos 28 anos do PPGEC. Nesta mesa temática a mediação foi feita pelos doutores Fábio Roberto Pillatt, da Unibalsas; Vânia Lisa Fischer Cossetin e Isabel Battisti, da Unijuí. Os convidados foram a doutora Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação de Anchieta, Santa Catarina; doutora Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí; doutora Valeska Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria; e a mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí.
Claudete Teresinha Junges abriu a noite de debate e destacou a importância de ter um evento para refletir sobre um assunto de grande importância para os profissionais da educação. De acordo com a professora, esses diálogos estão sendo profundos e proveitosos, a partir da fundamentação do livro “Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos”. “O livro auxiliou na fundamentação dos debates, a partir das temáticas que estão presentes na obra. No livro especificamente, eu e os professores Celso Francisco Tondin, da Universidade Federal de São João del-Rei, e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí, elaboramos um artigo que aborda a potencialização do desejo de aprender em tempos líquidos e modernos”, explanou.
A professora ainda refletiu sobre a importância do direito de aprender. “Uma das grandes questões que defendemos é o direito de aprender, que o ensino seja efetivo. Para isso, precisamos de profissionais comprometidos e bem formados, mas também, de estudantes que estejam presentes nos processo e aprofundados nisso”, disse.
O próximo webinar será realizado no dia 13 de setembro, com o tema “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”. Na coordenação e mediação, estarão os professores doutores Robson Borges e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí. São convidados os doutores Ricardo Rezer da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Victor Hugo Duran Camelo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia). Com a participação de Antônia de Fátima Gobbo, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e a doutoranda do PPGEC, Gabriela Antes Kuhn.
Nos dias 24 e 25 de agosto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva, participou do primeiro encontro do Forpred Sul - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região. O evento aconteceu junto à PUC-RS, em Porto Alegre, e contou, no primeiro dia, com levantamento de pautas e conversa sobre o preenchimento da plataforma Sucupira.
No segundo dia, foi realizado um encontro com o coordenador da área de educação da Capes, professor Ângelo de Souza (UFPR), com avaliação do próximo quadriênio. A programação ainda contemplou formas de organização de relatórios, escrita e acompanhamento de egressos.
O evento coloca em perspectiva a realização da 41ª Reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Sul de 2024, a ser realizada em outubro, em Manaus, na UFAM, onde haverá o encontro do Fórum dos Coordenadores e do Fórum das Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação em todo o Brasil.
Conforme o professor Sidinei Pithan da Silva, o encontro foi muito produtivo, com a participação de um número significativo de coordenadores. Ele enfatiza que a interação entre os coordenadores oportuniza o debate, a socialização e, sobretudo, contribuições significativas para a qualificação da avaliação dos Programas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, mais um encontro da série “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. Os debates são realizados em comemoração aos 28 anos do Programa e acontecem até o mês de novembro.
Tendo como objetivo compreender os principais desafios implicados na docência, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, o quarto encontro da série teve como tema “Educação, Cinema e Literatura no contexto da cultura digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.
O debate foi aberto pelo doutor Wilson Armando Acosta Jiménez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), que compartilhou sua experiência ao trabalhar por seis anos em colégios públicos em Bogotá, fazendo uso do cinema para o ensino das Ciências Sociais. O doutor Santiago Pich (UFSC) compartilhou sua relação com a arte e a experiência com o cinema, que teve início durante a pandemia; enquanto que a mestre Francieli Meotti Oliveira (Unijuí) falou sobre literatura a partir da obra Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos, escrita pelos membros do Grupo de Estudos Práxis: Docência, Educação e Sociedade, do PPGEC, do qual faz parte. A mestre Tauana Dambrós, professora na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí, também compartilhou a sua experiência na Educação Básica.
As discussões foram encerradas pelo coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, que falou sobre a importância de se discutir a docência quando temos mais de 50 milhões de brasileiros na educação escolar, representando 25% da população brasileira, e mais de 3 milhões de educadores em atuação. “Temos uma nação de pessoas circulando pelas escolas e por isso é tão importante falarmos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos. Mapear as potencialidades da nossa época e, também, as suas contradições e os seus limites”, afirmou o professor, que vê como uma banalização da formação a ideia de se trocar o ensino da crítica, da razão pura, pela lógica do TikTok. Pela afirmação de que os educadores precisam sintetizar o conhecimento e dar em pílulas, de forma mastigada para os novos estudantes.
Para conferir o webinar na íntegra, acesse este link. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de setembro, às 19h, com o tema “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. A coordenação e mediação serão dos professores doutores Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA); Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí) e Isabel Battisti (Unijuí). São convidados os doutores Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC; Celso Francisco Tondin (UFSJ); Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM), além da mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.