Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

PPG em Educação nas Ciências realiza Seminário de Egressos

Ocorreu nesta quarta-feira, dia 7 de junho, o Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Realizado no Centro de Eventos da Universidade, o seminário contou com diversas atividades ao longo do dia de forma presencial e com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

Na abertura do evento, a egressa dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências, Camila Souza, compartilhou suas experiências, além de ler cordéis especiais criados por ela em homenagem ao Programa, seguida da apresentação musical do egresso do mestrado, Vitor Piovesan.

Em sua fala, o coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pitan da Silva, destacou a importância do momento de integração. “Este evento é comemorativo aos 28 anos do Programa e tem a intenção de aproximar todos os estudantes, egressos e docentes que ajudaram a fazer a história dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências, permitindo a socialização de pesquisas, práticas pedagógicas atuais e, sobretudo, criar maiores laços para pesquisas futuras”.

Pela manhã, ocorreu a conferência “A desafiante relação educação e tecnologias digitais no século XXI”, com a doutora Maria Helena Bonilla, da UFBA, que também é egressa do PPG, com mediação da doutora Sirlei Rigodanzo, do IFFar. “Nosso objetivo foi de discutir sobre o processo histórico de iniciação das tecnologias digitais na educação, abordando o contexto tecnológico e educacional, as transformações que vão acontecendo na sociedade e os desafios que temos pela frente”, frisou a palestrante.

Logo após, foi realizada a mesa temática Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, com os doutores Adão Cambraia (IFFar), Sirlei Rigodanzo (IFFar) e Caterine de Moura Brachtvogel (Smed). À tarde, ocorreram momentos culturais, Círculos de Diálogos e lançamento coletivo de obras. 


PPG em Educação nas Ciências discute sobre ética, literatura e educação em webinars

Com o objetivo de compreender os principais desafios implicados na docência, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), iniciou nesta quarta-feira, 31 de maio, o “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. 

O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e debateu a temática “Ética, literatura e educação no cenário da modernidade educacional e política: implicações para pensar as políticas públicas”, com coordenação e mediação dos professores doutores da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva  e Taíse Neves Possani; dos convidados mestre Ricardo Mazzeo; doutor Lívio Arenhardt  (UFFS) e da doutora Vanderléia de Andrade Haiski (Unijuí); e tradução simultânea da professora da Unijuí, Fabiana Diniz Kurtz e da English Teaching Assistant (ETA) da Unijuí, Analee Davis.

O palestrante Ricardo Mazzeo, abordou suas obras e a importância de se cultivar o diálogo entre as pessoas, disciplinas e áreas. Além disso, Mazzeo frisou a necessidade de se viabilizar encontros como seminários e conferências, por exemplo, para que as pessoas se encontrem e conversem.

O coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, destacou que este é um momento importante, pois o evento permite um diálogo mais efetivo entre a Universidade e a escola e, sobretudo, busca comemorar os 28 anos do Programa. “Realizamos a abertura do webinars com autoridades que integram o projeto, e de certo modo, permitem mostrar a relação que a Universidade busca estabelecer com a rede de Educação Básica. O evento tem como fundo o autor Zygmunt Bauman, que nos dá muitas referências para pensar a educação e a sociedade no mundo de hoje”.

A série de webinars tem atividades que seguem até o dia 29 de novembro. Confira os demais eventos previstos na programação: 

21/06, às 19h: mesa temática 2 - “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida: desafios para a formação integral.

Coordenação e Mediação: 

Dra. Maria Regina Johan (Unijuí); 

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí); 

Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Altair Fávero (UPF);

- Dra. Patrícia Carlesso Marcelino (UPF);

- Dr. Eduardo Galack - Universidad Nacional de La Plata (UNLP);

- Ms. Diovana Gelati de Batista - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

21/08, às 19h: mesa temática 3 - “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”

Coordenação e Mediação: 

Dra. Marli Dallagnol Frison (Unijuí);

Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Carla Maria Leidemer Bruxel – Rede Municipal de São Martinho – RS;

- Ms. Andréia Gonçalves da Costa Ceratti – Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Ms. Ingrid Ximena Arias Hodge - Docente de Química no Ensino Médio – Bogotá - Colômbia;

- Dr. Alexander Cely Rodriguez - Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia);

- Dra. Edite Maria Sudbrack (URI).

30/08, às 19h: mesa temática 4 – “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.

Coordenação e Mediação:

Dra. Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí);

Dra. Maria Cândida Del Masso (Unesp);

Dra. Fabiana Kurtz (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Wilson Armando Acosta Jiménez – Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia)

- Ms. Francieli Meotti Oliveira (Unijuí);

- Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

- Dr. Santiago Pich (UFSC);

- Ms. Tauana Dambrós - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

06/09, às 19h: mesa temática 5 – “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA);

Dra. Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí);

Dra. Isabel Battisti (Unijuí).

Convidados:

- Dra. Claudete Teresinha Junges – Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC;

- Dr. Celso Francisco Tondin (UFSJ);

- Dra. Sabrina Correa - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Ms. Clara de Mello Maciel - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Dra. Valeska Fortes de Oliveira (UFSM).

13/09, às 19h: mesa temática 6 – “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Robson Borges (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Ricardo Rezer (UFPEL)

- Antônia de Fátima Gobbo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

- Dr. Víctor Hugo Duran Camelo – Universidad Pedagógica Nacional – (UPN). Professor da Facultad de Educación Física, Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá - Colômbia)

- Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).

19/09, às 19hmesa temática 7 – “Formação Continuada de Professores para a educação básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI);

Dra. Vidica Bianchi (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Adriane Helena Dutra Quaresma – Rede Pública Municipal de Horizontina – RS;

- Dra. Izabel Petraglia (Unimep) – CEP Edgar Morin;

- Dra. Maya Aguiluz-Ibargen – Universidad Nacional Autónoma de México – (Unam);

- Ms. Rosmari Marodin Gobo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Ms. Cassia Silene Cervi Anéas - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);

Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);

Convidados:

- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);

- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);

- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);

- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;

- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.

Coordenação e Mediação:

Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).

Convidados:

- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;

- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);

- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;

- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);

- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);

Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);

Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;

- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);

- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);

- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);

- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);

Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);

Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);

Dr. Angelo Cenci (UPF);

Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Paulo Carlan (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Emiliano Matías Gambarrota – (Universidad Nacional de La Plata);

- Dr. Felipe Quintão de Almeida (UFES);

- Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC);

- Ms. Ieda Zimmermann - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.


PPG em Educação nas Ciências promove série de webinars em comemoração aos seus 28 anos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promove a partir desta quarta-feira, 31 de maio, o evento “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série será transmitida no canal da Unijuí no Youtube, neste link.

O webinars tem como objetivo compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar, e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência.

Iniciando a programação, será realizada no dia 31 de maio, às 19h, a mesa temática sobre “Ética, literatura e educação no cenário da modernidade educacional e política: implicações para pensar as políticas públicas”, com coordenação e mediação dos professores doutores da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva  e Taíse Neves Possani; e dos convidados mestre Ricardo Mazzeo; doutor Lívio Arenhardt  (UFFS) e da doutora Vanderléia de Andrade Haiski (Unijuí).

As atividades seguem até o dia 29 de novembro. Confira os demais webinars previstos na programação: 

21/06, às 19h: mesa temática 2 - “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida: desafios para a formação integral.

Coordenação e Mediação: 

Dra. Maria Regina Johan (Unijuí); 

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí); 

Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Altair Fávero (UPF);

- Dra. Patrícia Carlesso Marcelino (UPF);

- Dr. Eduardo Galack - Universidad Nacional de La Plata (UNLP);

- Ms. Diovana Gelati de Batista - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

21/08, às 19h: mesa temática 3 - “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”

Coordenação e Mediação: 

Dra. Marli Dallagnol Frison (Unijuí);

Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Carla Maria Leidemer Bruxel – Rede Municipal de São Martinho – RS;

- Ms. Andréia Gonçalves da Costa Ceratti – Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Ms. Ingrid Ximena Arias Hodge - Docente de Química no Ensino Médio – Bogotá - Colômbia;

- Dr. Alexander Cely Rodriguez - Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia);

- Dra. Edite Maria Sudbrack (URI).

30/08, às 19h: mesa temática 4 – “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.

Coordenação e Mediação:

Dra. Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí);

Dra. Maria Cândida Del Masso (Unesp);

Dra. Fabiana Kurtz (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Wilson Armando Acosta Jiménez – Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia)

- Ms. Francieli Meotti Oliveira (Unijuí);

- Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

- Dr. Santiago Pich (UFSC);

- Ms. Tauana Dambrós - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

06/09, às 19h: mesa temática 5 – “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA);

Dra. Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí);

Dra. Isabel Battisti (Unijuí).

Convidados:

- Dra. Claudete Teresinha Junges – Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC;

- Dr. Celso Francisco Tondin (UFSJ);

- Dra. Sabrina Correa - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Ms. Clara de Mello Maciel - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Dra. Valeska Fortes de Oliveira (UFSM).

13/09, às 19h: mesa temática 6 – “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Robson Borges (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Ricardo Rezer (UFPEL)

- Antônia de Fátima Gobbo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

- Dr. Víctor Hugo Duran Camelo – Universidad Pedagógica Nacional – (UPN). Professor da Facultad de Educación Física, Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá - Colômbia)

- Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).

19/09, às 19hmesa temática 7 – “Formação Continuada de Professores para a educação básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI);

Dra. Vidica Bianchi (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Adriane Helena Dutra Quaresma – Rede Pública Municipal de Horizontina – RS;

- Dra. Izabel Petraglia (Unimep) – CEP Edgar Morin;

- Dra. Maya Aguiluz-Ibargen – Universidad Nacional Autónoma de México – (Unam);

- Ms. Rosmari Marodin Gobo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;

- Ms. Cassia Silene Cervi Anéas - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);

Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);

Convidados:

- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);

- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);

- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);

- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;

- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.

Coordenação e Mediação:

Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).

Convidados:

- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;

- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);

- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;

- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);

- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);

Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);

Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;

- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);

- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);

- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);

- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);

Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);

Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);

Dr. Angelo Cenci (UPF);

Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Paulo Carlan (Unijuí).

Convidados:

- Dr. Emiliano Matías Gambarrota – (Universidad Nacional de La Plata);

- Dr. Felipe Quintão de Almeida (UFES);

- Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC);

- Ms. Ieda Zimmermann - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.


Egresso do PPGEC vai compor Comissão Técnica do Inep em Brasília

O egresso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor doutor Cristhian Moreira Brum, da Faurb/Ufpel, foi nomeado pelo Ministério da Educação para compor a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Inep.

A CTAA é a instância recursal dos processos avaliativos relacionados a relatórios de avaliação externa in loco e de denúncias contra avaliadores. 

A comissão tem competência para deliberar sobre recursos administrativos advindos das Instituições de Educação Superior e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), referentes a relatórios das avaliações externas in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo; além de recursos interpostos contra decisões da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, referentes à conduta de avaliadores do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo.


PPG em Educação nas Ciências prepara Seminário de Egressos

No dia 7 de junho, às 8h30, no Centro de Eventos, terá início o Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC). O evento contará com atividades nos turnos da manhã e tarde, todas presenciais e com transmissão pela internet.

O Seminário terá início pela manhã com a conferência “A desafiante relação educação e tecnologias digitais no século XXI”. À frente da discussão estará a doutora Maria Helena Bonilla, da UFBA. Será mediadora a doutora Sirlei Rigodanzo, do IFFar.

Às 10h15, inicia-se a mesa temática Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, com os doutores Adão Cambraia (IFFar), Sirlei Rigodanzo (IFFar) e Caterine de Moura Brachtvogel (Smed). Todos os eventos da manhã serão transmitidos pelo Youtube.

À tarde, a partir das 13h30, haverá momento cultural, Círculos de Diálogos e lançamento coletivo de obras. As atividades serão transmitidas pelo Google Meet.


Professora e pós-doutoranda desenvolvem ação estética formativa com crianças, em parceria com o Sesc de Ijuí

A professora do curso de Pedagogia da Unijuí, Maria Regina Johann, e a pós-doutoranda Fabiane da Silva Prestes, ambas integrantes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC), estão desenvolvendo, em parceria com o Sesc de Ijuí, uma ação estética formativa com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais. 

A ação se constitui em uma proposta de educação decolonial, que visa reconhecer os saberes ancestrais dos coletivos indígenas da região Noroeste do Rio Grande do Sul, contribuindo para uma pedagogia antirracista. Tal proposição tem relação com os objetivos do projeto de pós-doutorado “O ensino da temática indígena: tecendo saberes a partir dos princípios do Buen vivir”, desenvolvido por Fabiane sob a supervisão do professor Paulo Evaldo Fensterseifer e com os estudos sobre infâncias, realizados pela professora Maria Regina.

A proposta foi elaborada a partir do tema da Mostra Abril Indígena 2023: Kamé e Kairú metades exogâmicas do povo Kaingang, a qual está em exposição na galeria do Sesc. A mostra, organizada por Jaqueline dos Santos Kaingang, está vinculada ao ponto de cultura Sepé Tiarajú. As obras de arte, por sua vez, foram produzidas por três artistas locais: Jaqueline Santos, Flávio Félix e Maria Regina Johann (AAVI/Ijuí), e retratam uma pesquisa antropológica, arqueológica e estética que apresenta as dimensões de vida dos Kaingang.

Dessa forma, a ação estética e formativa tematiza a ancestralidade, a cosmologia, a arte e o modo de ser do indígena contemporâneo. A partir de recursos audiovisuais, os participantes conhecem a história do coletivo Kaingang e as suas contribuições na sociedade envolvente. A seguir, participam de uma visita mediada na exposição. Por fim, são convidados a ilustrar aspectos da história e cultura indígena, cujas criações passam a compor a mostra. As fotografias são registros da ação pedagógica desenvolvida com crianças da escola de Educação Infantil do Sesc/Ijuí e HCI/Ijuí. 


Seminário Temático do PPGEC tem início e discute os conhecimentos de professor

Com o intuito de discutir questões referentes à educação, teve início na tarde desta terça-feira, 18 de abril, o Seminário Temático do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, que vai abordar, até a quinta-feira, dia 20, os “Conhecimentos de professor”. O seminário é promovido pelo PPGEC e pela Linha de Pesquisa 1 - Currículo e Formação de Professores.

A tarde contou com a palestra “Análise textual discursiva em direção ao autoconhecimento”, cujas discussões terão sequência na manhã desta quarta-feira, a partir das 8h30. À frente da atividade está a professora doutora da Furg, Maria do Carmo Galiazzi. “Esse é um tema muito importante para os nossos mestrandos e doutorandos, seja pela originalidade, seja pela relevância que essa abordagem tem para as nossas pesquisas”, destacou o coordenador do PPGEC durante a abertura do evento, professor doutor Sidinei Pithan da Silva. 

Conforme destacou a professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, as discussões estão sendo acompanhadas pelas turmas Minter e Dinter (de Mestrado e Doutorado Institucional), na Faculdade de Balsas (Unibalsas), no Maranhão. As discussões do evento vão ao encontro da disciplina que vem sendo trabalhada nesta semana, chamada de Constituição do Conhecimento do Professor. Também acompanham estudantes da turma Minter da Unilasalle de Lucas do Rio Verde.

Confira a palestra de hoje à tarde na íntegra:


Doutoranda em Educação nas Ciências lança seu primeiro livro infantil

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Marciele Dias Santos Cabeleira, realizou, no mês de março, o lançamento do seu primeiro livro infantil, chamado “Mel e Scooby: a duplinha do bem”. O evento foi realizado na Livraria Literatus Xôk’s, momento em que a autora recepcionou os amigos e colegas.

Conforme conta a autora, a ideia de escrevê-lo surgiu no fim do ano de 2020, ao concluir o Mestrado em Educação nas Ciências. Desde então, Marciele vinha trabalhando na escrita e pensando na publicação. O livro apresenta um diálogo sobre a relação do ser humano com a natureza. Os personagens apresentam uma narrativa de seus passeios pelos diversos locais de uma cidade, onde vivem seus momentos de interação e inquietações quanto às questões socioambientais presentes no cotidiano da dupla.

A história tem como objetivo chamar a atenção das atuais e futuras gerações para a urgência de atitudes conscientes de preservação e conservação ambiental, que se fazem indispensáveis e essenciais para tornar o planeta melhor.

Essa obra também é resultado das práticas pedagógicas que a autora vem desenvolvendo no decorrer do seu doutorado, que aborda a inserção da sustentabilidade no contexto escolar.


PPG em Educação nas Ciências promoverá Seminário Temático

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoverá o Seminário Temático abordando os “Conhecimentos de professor”. O encontro ocorrerá no Centro de Eventos, com transmissão pelo Youtube da Universidade.

No dia 18, das 13h45 às 17h, e no dia 19, das 8h30 às 11h45, será realizada a palestras “Análise textual discursiva em direção ao autoconhecimento”. Será palestrante a doutora Maria do Carmo Galiazzi, da Furg.

No dia 19, das 13h45 às 17h, e no dia 20, das 8h30 às 11h45, ocorrerá a palestra “O campo de estudo do professor que ensina na escola básica:  aprendizagem e aprendizados docentes (conhecimentos profissionais) no contexto atual". À frente da discussão estará o doutor Dario Fiorentini, da Unicamp. 


Egressa do PPGEC da Unijuí participa de estudos e homenagens ao professor Joaquim Dolz na Universidade de Brasília

Recém-egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, a doutora Tamara Angélica Brudna da Rosa esteve participando, na Universidade de Brasília (UNB), de estudos e homenagens ao professor Joaquim Dolz. Tamara é professora no IFFAR – Campus Santo Augusto e membro do Comitê Gestor do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL) da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo professor Kleber Silva e com registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realizado de 27 de fevereiro a 3 de março, o evento evidenciou o trabalho de Joaquim Dolz, que é professor de didática de línguas e formação de professores na Universidade de Genebra. Desde 1980, ele tem pesquisado o ensino e aprendizagem de línguas sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Os mais populares entre esses estudos são os trabalhos sobre ensino da produção oral e escrita, gêneros textuais, sequências didáticas, dificuldades de aprendizagem e análise da atividade docente. Durante anos, dirigiu pesquisas sobre a formação de professores de didática de francês na Universidade de Genebra, trabalhando, ainda, com didática de espanhol.

Durante a semana em que o evento ocorreu, foi realizada apresentação cultural, ateliê com fotos do doutor Joaquim Dolz no Brasil, roda de homenagem de colegas que atuam no Brasil e no exterior, conferência plenária, apresentação de pôsteres e lançamento de livros.




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