A Unijuí está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. No total, são ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado. Quem ingressa no Programa tem a possibilidade de seguir uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, destaca que o PPG conta com diferenciais que são importantes para a formação. “Sobretudo, nós temos a possibilidade de internacionalização, onde os nossos estudantes podem realizar intercâmbios através das relações que a Unijuí tem com diversas universidades estrangeiras, qualificando os mestrandos e doutorandos para melhor desenvolverem suas pesquisas”.
Além disso, há incentivos aos estudantes. “Nós temos também a condição de oferta de bolsas de estudos, as quais favorecem também a maior dedicação dos pesquisadores em seu percurso. São bolsas e taxas para os cursos de Mestrado e Doutorado”, explica o professor.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, no site www.unijui.edu.br/ppgec. Mais informações podem ser obtidas na página do programa, através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Com o objetivo de promover a integração entre pesquisadores e reencontro entre colegas e professores dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, foi realizado nesta segunda-feira, 21 de outubro, o 2º Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC).
O Seminário ocorreu no Centro de Eventos da Universidade com transmissão ao vivo pelo canal da Unijuí no Youtube. A programação iniciou com relatos de experiências de egressos do Programa com a temática “Contribuições do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências na atuação profissional”. Pela linha de pesquisa 1, falará Tamara da Rosa e Maria Aguiar; linha 2, Francieli dos Anjos e Jenerton Schütz; e linha 3, Silvana Ullmann e Líria Andrioli.
À tarde, os participantes puderam acompanhar de forma híbrida a palestra com os temas “Leitura e formação no Ensino Médio” e “Biblioteca escolar: desafios do nosso tempo” com as professoras da Letônia, Agnese Laskova e Baiba Birzniece e, fechando a programação, o lançamento de livros dos egressos e professores do PPGEC.
A coordenadora do evento, professora Maria Cristina Pansera de Araújo, destacou a importância do encontro. “Nós conseguimos com este evento não só valorizar as produções dos nossos egressos que hoje atuam em diferentes locais, como também os próprios estudantes que puderam ter uma ideia sobre as vivências e projeções que eles podem fazer ao serem mestrandos e/ou doutorandos em Educação nas Ciências”, explicou.
Segundo o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, a interação com os egressos é importante tanto para a Universidade, para manter os vínculos, como também para a formação dos novos pesquisadores que também acompanharam o evento.
“O Seminário buscou valorizar o percurso formativo dos egressos que estão desenvolvendo seus trabalhos em seus ambientes profissionais e, ao mesmo tempo, realizando pesquisas. Então, nosso principal objetivo foi aproximar os egressos permitindo que eles pudessem falar sobre suas trajetórias e, sobretudo, vincular a importância da formação em Educação nas Ciências pela Unijuí com a sua atuação profissional atual”.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação das Ciências da Unijuí (PPGEC) promove na próxima segunda-feira, 21 de outubro, a segunda edição do seu Seminário de Egressos. O evento tem como objetivo promover a integração entre os pesquisadores e reencontro entre colegas e professores dos cursos de Mestrado e Doutorado.
O Seminário ocorrerá no Centro de Eventos da Universidade com transmissão ao vivo pelo canal da Unijuí no Youtube. A programação está prevista para iniciar às 8h30, com a palestra “Contribuições do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, na atuação profissional”. Pela linha de pesquisa 1, falará Tamara da Rosa e Maria Aguiar; linha 2, Francieli dos Anjos e Jenerton Schütz; e linha 3, Silvana Ullmann e Líria Andrioli.
Logo após, ocorrerá um almoço por adesão. À tarde, a partir das 14h30, terá ma palestra com as professoras da Letônia, Agnese Laskova e Baiba Birzniece e, fechando a programação, acontece o lançamento de livros dos egressos e professores do PPGEC.
A Unijuí recebeu, nesta quarta-feira, 16 de outubro, as doutorandas da Universidade de Liepaja, da Letônia, Agnese Laškova e Baiba Birzniece. Elas vão fazer estágio doutoral na Unijuí, em especial no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), onde participarão das atividades do curso de Doutorado durante duas semanas.
Nesta quarta-feira, elas foram apresentadas à Unijuí e a alguns intercambistas que estão estudando na Universidade em encontro organizado pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI). Também puderam conhecer alguns espaços da Instituição, como a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, a Editora Unijuí, e o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).
As doutorandas conseguirão participar do estágio doutoral a partir do programa Erasmus+. Nesta quinta-feira, 17 de outubro, vão participar de um encontro com reitoria da Universidade e de outras atividades no campus da Unijuí.
Na manhã do dia 3 de outubro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí realizou mais uma atividade do Projeto Universidade e Escola, com a participação do intercambista Jack Molina, da Inglaterra, na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, o Ruizão.
O diretor da escola, Paulo Barcelos, fez uma breve apresentação do aluno estrangeiro aos estudantes do 3º ano do Ruyzão, ressaltando a importância desta parceria entre a escola e a Unijuí através do PPGEC, que possibilita a socialização de experiências nacionais e internacionais.
Jack interagiu falando em língua portuguesa e língua inglesa, possibilitando o diálogo nas duas línguas. Provocou um grande debate acerca da cultura da Inglaterra, abordando a educação, alimentação, clima, esporte, entre outros temas que os estudantes da escola manifestaram interesse.
“Foi uma ótima experiência compartilhar minhas experiências com os alunos. Falar sobre minha experiência com idiomas e sobre a cultura da Inglaterra e de Newcastle. Os alunos fizeram ótimas perguntas e se envolveram durante toda a apresentação”, destacou Jack.
O intercambista agradeceu o espaço proporcionado pela escola e se colocou à disposição para palestrar em outros momentos.
No dia 19 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí realizou o lançamento do subprojeto “Educação, interculturalidade, linguagem e internacionalização na/da Educação Básica”, através do projeto Universidade e Escola, junto ao Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) de Ijuí. A atividade contou com a participação dos intercambistas Jack Molina, da Inglaterra, e Theo Blaise, do Senegal, que são mestrandos em Educação nas Ciências, e aconteceu sob a coordenação dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva e Fabiana Diniz Kurtz.
Conforme explica o coordenador do projeto e também do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, o subprojeto tem o intuito de promover uma série de visitas a escolas de Ensino Médio, tanto de professores universitários quanto de estudantes intercambistas, a fim de inserir os alunos da Educação Básica em experiências de internacionalização.
“A internacionalização na Educação Básica, aliada à interculturalidade, potencializa a formação de cidadãos críticos, empáticos e preparados para os desafios globais do século XXI. Dessa forma, por meio de atividades interativas, de debates culturais e de práticas linguísticas, buscamos, através deste subprojeto, estimular a compreensão de realidades globais e o desenvolvimento de competências interculturais entre esses alunos”, destacou o professor.
Não só no dia 19, mas também no dia 26 de setembro, os estudantes intercambistas exploraram, no Colégio, seus percursos de formação para o aprendizado de línguas e falaram sobre a cultura e a educação na Europa e na África. Os alunos da Educação Básica interagiram com os acadêmicos e demonstraram interesse pela socialização das experiências internacionais. “O objetivo do subprojeto é exatamente esse: expandir o repertório acadêmico e cultural dos alunos, preparando-os para uma cidadania global e para os desafios de um mundo cada vez mais interconectado”, finalizou o professor Sidinei.
A Unijuí deu início, na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, ao XXIII Encontro Nacional de Educação (Enaced). A cerimônia de abertura foi realizada no Salão de Atos e reuniu estudantes, docentes e pesquisadores da área da Educação de toda a América Latina. O evento segue até a próxima quarta-feira, 2 de outubro, com ampla programação. Ele também acontece em paralelo com o III Siepe – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, e com o V Enteci – Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado.
Esta edição do Enaced conta com o tema principal “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: Contribuições ao Debate Educacional”, e faz parte das comemorações relacionadas aos 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC). Como atividade de abertura, foi promovida a palestra “Ciência e Democracia: as contribuições da educação”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USB) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Coordenadora do evento, a professora Maria Cristina Pansera de Araújo fez sua saudação durante a cerimônia de abertura do XXIII Enaced e destaca a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Estamos aqui hoje para ouvir, refletir, discutir e aprender sobre os diferentes modos de ver e pensar a educação. O Enaced possibilita o debate de diversos temas, que dão muitas possibilidades de aprendizagem, muitos dos quais são objetos de estudo dentro do PPGEC”, salientou.
O coordenador do PPGEC da Unijuí, o professor Sidinei Pithan da Silva, reforça que o tema do evento vem para agregar, em especial, o sistema educacional. “Este evento traz olhares sobre o mundo de forma diversa, possibilitando muitas construções futuras, tanto para as nossas pesquisas quanto para as interações sociais por envolver críticas, pós-críticas, cultura, identidade, decolonialidade, direitos humanos e outras abordagens”, ressaltou.
O vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, parabenizou a organização do evento e a escolha da temática para esta edição do XXIII Enaced. “Temos mais de 250 trabalhos selecionados, o que demonstra a grandiosidade deste evento. É uma alegria para a Instituição sabermos que todos estão aqui discutindo o futuro da educação, e com este tema é importante pois precisamos discuti-la com todas as mudanças que estão ocorrendo”, comentou.
Nesta segunda-feira também ocorrem três mesas redondas. A primeira teve o tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica”, com a participação das debatedoras Zélia Caçador (UMinho), Alice Pagan (UFMT) e Mareli Eliane Graupe (Uniplac), e do mediador Ivo Canabarro, da Unijuí A segunda teve o tema “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal’Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber, da Unijuí como mediadora.
A terceira mesa redonda tem o tema “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz. Nos próximos dias haverá a realização de novas mesas redondas e apresentação de trabalho. A programação completa, pode ser conferida na página do evento, no site da Unijuí.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, 36ª Coordenadoria Regional de Educação – 36ª CRE de Ijuí, e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, sob a coordenação do professor doutor Sidnei Pithan da Silva e supervisão das professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi, realizou ações do Projeto Anísio: Formação Científica para Estudantes do Ensino Médio, que é uma iniciativa de extensão dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí, que visa honrar o legado de Anísio Spínola Teixeira, figura emblemática na história da educação brasileira. No rol de temáticas propostas pelo projeto, a escola escolheu desenvolver a “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”.
Como parte integrante do objetivo geral deste projeto de extensão, que é promover a formação científica avançada entre estudantes do Ensino Médio, três etapas importantes previstas nos objetivos foram cumpridas: no dia 14 de agosto, foi realizada uma reunião geral no auditório do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler – antiga Escola Polivalente, com a apresentação do projeto pelos professores doutores Sidnei Pithan da Silva, Vidica Bianchi e Maria Cristina, e contou com a participação de todos os envolvidos no projeto (professoras Jamile, Geodéli e Kátia, alunos da escola, alunos bolsistas do PPGEC Jéssica e Laércio e da aluna do pós- doc Ionara Terra.
No dia 21 de agosto, foi realizada mais uma etapa no auditório da escola, que foi a exposição pelas professoras da escola e alunos do PPGEC aos alunos das propostas de trabalho integrado EMG/TED/Normal, as quais foram previamente debatidas e organizadas por todos os envolvidos no projeto. Já no dia 28 de agosto, foi realizado um passeio para reconhecimento dos locais que serão estudados e a problematização para este estudo sob a responsabilidade dos professores da escola e alunos do PPGEC, por diversos locais da cidade e arredores da cidade de Ijuí, a fim de observar as questões socioambientais e econômicas das realidades presentes neste município, com o objetivo de analisar os desafios e as possibilidades do trabalho com Educação Ambiental.
As próximas etapas seguirão com a sistematização das questões observadas e das imagens coletadas durante o passeio que foi realizado no município, no bairro e na escola, bem como a programação de estratégias a serem implementadas para minimizar estes problemas.
Terá início, na próxima semana, o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação. O evento acontecerá entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no campus da Unijuí, em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado.
A atividade marca os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC, tendo como tema principal “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: Contribuições ao Debate Educacional”. A abertura o evento inicia às 8h, no Salão de Atos, e contará com a palestra "Ciência e Democracia: as contribuições da educação”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP).
Além da palestra, no mesmo dia acontecem três mesas redondas. A primeira será às 13h45, com o tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho), Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora). A segunda mesa redonda do dia terá o tema “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, que acontecerá às 16h, com com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora).
Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz. Além do primeiro dia, estão previstas a realização de novas mesas redondas e apresentação de trabalho nos dias 1 e 2 de outubro. A programação completa, bem como a lista dos trabalhos aprovados e a ordem de apresentação podem ser conferidas na página do evento, no site da Unijuí.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
Fernando Jaime González, professor doutor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, foi recentemente convidado para integrar a Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio, junto à Secretaria Nacional de Educação Básica. A comissão é responsável por apoiar o Ministério da Educação (MEC) na avaliação pedagógica das obras didáticas e obras de projetos integradores que serão adquiridos e distribuídos a todos os estudantes de escolas públicas brasileiras entre os anos de 2025 e 2026.
Conforme explica o professor, foi a própria Secretaria que realizou o primeiro contato, convidando-o a responder um questionário sobre seu histórico profissional e experiência com a produção de livros didáticos. “Em um segundo momento, fui informado que minha indicação havia sido validada pelo Ministério da Educação para integrar a equipe de avaliação do PNLD Ensino Médio e atuar na Comissão Técnica, na etapa de avaliação pedagógica das obras didáticas e obras de projetos integradores. Durante a reunião de acolhimento, nos informaram que os 43 integrantes da Comissão Técnica foram escolhidos a partir de uma proposta de 700 candidatos, o que aumenta muito a nossa responsabilidade”, destacou o professor.
O trabalho daqui para frente, segundo o professor, será on-line. No momento, estão sendo alinhadas as questões administrativas e definidos pontos como responsabilidades, critérios para composição das equipes avaliadoras, cronograma de trabalho e termo de sigilo das ações. Assim que essa fase estiver concluída, terá início o trabalho vinculado à avaliação. “Nossa comissão será responsável por organizar uma equipe de trabalho para avaliação e, dependendo do número de obras que vão disputar o edital, esse grupo pode crescer bastante. Minha atuação será concentrada na área das linguagens, especialmente na Educação Física, mas a Comissão Técnica discute o conjunto dos critérios que serão observados na avaliação dos livros de todas as áreas.”
Segundo o professor Fernando, convites como esse sempre lhe trazem uma sensação dupla. Por um lado, sente alegria por ver sua trajetória sendo reconhecida - que também é a trajetória da Unijuí na Educação Básica e na Educação Física - e a certeza de que essa será uma experiência de grande aprendizado. “Já participei de iniciativas de envergadura semelhante, como da equipe da Base Nacional Comum Curricular (na primeira e na segunda versão) e como diretor acadêmico do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do PNUD, e sei que um dos principais benefícios é o aprendizado que vem das pessoas com quem você trabalha. Em uma reunião na semana passada, ficou claro que a equipe da Comissão Técnica é composta por pessoas de diversas regiões do país, com diferentes trajetórias no sistema educativo. O próprio grupo de trabalho do MEC também é altamente qualificado, o que indica que o processo será extremamente enriquecedor”, reforça o docente.
Por outro lado, como aponta o professor, há uma preocupação natural com as responsabilidades que estão por vir. “Essa iniciativa tem um enorme potencial para fortalecer um projeto de país que se reflete no que queremos que todo cidadão brasileiro aprenda no Ensino Médio. No entanto, a avaliação dos livros didáticos é um processo complexo, que mobiliza um grande número de instituições e representa uma política pública de grande impacto. Estamos falando da distribuição de cerca de 150 milhões de livros, com um investimento federal de R$ 1,9 bilhão”, observa o professor.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.