O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí esteve representado, de 1º a 5 de dezembro, na 15ª Reunião Regional da ANPEd Sul, que aconteceu junto à Unisinos, no município de São Leopoldo. O evento teve como tema "Em defesa da formação humana e do caráter público da Educação".
Os integrantes do PPGEC participaram de várias atividades importantes. O coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, esteve presente no Forpred, o Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. As secretárias, Carmen Antunes e Thaís de Souza Lasch, participaram do XII Forsec, o Fórum das/os Secretárias/os dos Programas de Pós-Graduação. Além disso, professores e estudantes marcaram presença nos eixos temáticos do evento com a apresentação de trabalhos.
Um dos trabalhos apresentados teve como tema a “Formação de Professores de Educação Básica: Diálogos sobre o Baixo Interesse pela Profissão Docente”, de autoria do egresso do PPGEC, Alisson Vercelino Beerbaum e coautoria da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira, sua orientadora no doutoramento, e do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, supervisor de seu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual o egresso prossegue com suas investigações acadêmicas.
Outro trabalho tem o tema “Acesso e uso de tecnologias digitais por crianças pequenas: o olhar das famílias”, realizado como parte da dissertação de mestrado (PPGEC/Unijuí) de Maria Eloisa Borgmann, sob orientação do Prof. Fernando Jaime González. O estudo investiga o uso de tecnologias digitais por crianças de 2 a 3 anos. A pesquisa com oito famílias de uma escola no RS revelou uso diário de telas, além de percepções parentais sobre benefícios e preocupações, integrando reflexões sobre a socialização infantil contemporânea.
Ainda, o trabalho intitulado “Formação inicial e docência em Educação Física: os diários de aula como experiência com o cuidado de si nos estágios obrigatórios", das autoras Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e Joice Drefs, resultado da análise de parte dos dados produzidos na tese de doutorado de Eloísa Bohrer (PPGEC/Unijuí) finalizada em 2024, sob orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber. A produção, que foi organizada para a apresentação na ANPEd Sul, contou com a parceria do Grupo Plures, vinculada à linha 3: Educação popular em movimentos e organizações sociais.
As autoras Lidiane Paula Nicoletti e Gigliane Batista de Oliveira, juntamente com sua orientadora Maria Regina Johann, apresentaram o trabalho “A imprescindível fruição literária na formação integral dos sujeitos”. Também foi apresentado o trabalho de Alice de Paula Ghisleni, Maria Simone Vione Schwengber e Ana Laura Arnhold, intitulado “A influência da generificação na música na formação de instrumentistas brasileiras”. Por sua vez, Joice Andressa Fritz Drefs, Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e sua orientadora, Maria Simone VIone Schwengber, apresentaram o trabalho intitulado “Violências sexuais infantis: um estudo da campanha ‘faça bonito’ no Carnaval brasileiro de 2023”.
O professor Sidinei Pithan da Silva apresentou o trabalho intitulado “Educação intercultural e práticas decoloniais na educação do campo”, o qual foi escrito conjuntamente com Anelise Rodrigues de Oliveira e Nairana Becker Vergutz. O estudo destacou a importância da Educação Intercultural e das Práticas Decoloniais na perspectiva da Educação do Campo. O trabalho concluiu que, apesar dos desafios enfrentados, como resistência institucional e falta de formação docente, a interculturalidade e as práticas decoloniais representam uma oportunidade para reconfigurar a educação, tornando-a mais inclusiva e significativa para as comunidades campesinas, contribuindo para uma educação justa, igualitária, contextualizada e comprometida com o bem-estar coletivo.
Para as secretárias do PPGEC, Carmen e Thaís, a participação no XII Forsec foi de muita aprendizagem e renovação. Elas ressaltam que o Forsec proporciona o diálogo e a integração entre as profissionais dos PPGEs, o que facilita na troca de informações do cotidiano.
Para o coordenador do PPGEC, o evento foi de grande magnitude, uma vez que permitiu o encontro de pesquisadores da educação da Região Sul, os quais debateram temas importantes para o avanço da pesquisa, bem como os compromissos da educação em defesa da formação humana e do caráter público da educação.
“A participação de muitos pesquisadores/orientadores do PPGEC, conjuntamente com os pesquisadores/orientandos, foi muito significativa, permitindo expressar/socializar parte das pesquisas que se desenvolvem na pesquisa em educação na Unijuí. Este tipo de evento permite ainda um primeiro contato de pesquisadores jovens com a área da educação, e o encontro com muitas universidades, o que projeta nossa produção coletiva de conhecimento, articulando pontos estratégicos na elaboração de projetos de pesquisa em rede. A acolhida por parte da Unisinos foi maravilhosa, sendo que todos puderam se sentir em casa”, destacou o professor, lembrando que o apoio da verba do Proap/Capes foi fundamental para a realização desta atividade.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), da Unijuí, promoveu na última quinta-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro “Festschrift em homenagem a Otavio Aloisio Maldaner - uma trajetória de amizade e produção coletiva de conhecimentos”.
O lançamento ocorreu em no formato híbrido, sendo presencial no Centro de Eventos, e on-line via Google Meet, e contou com a presença do pesquisador homenageado, de egressos, estudantes e professores do programa e de outras instituições que acompanharam o trabalho de Maldaner. Ao longo do evento, os presentes compartilhar suas vivências e também prestar homenagens ao professor Otavio.
A obra conta com a organização das professoras do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Lenir Basso Zanon, Maria Cristina Pansera de Araújo, Marli Dallagnol Frison e Vidica Bianchi. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou a importância da contribuição do professor Maldaner para o Programa.
“Ele é um professor que ajudou desde o início do Programa a constituir uma perspectiva teórico-metodológica de investigação, principalmente na Linha 1 - Currículo e formação de professores. É um professor inserido no campo do ensino de ciências e que desenvolve, ao longo da sua trajetória, uma oportunidade muito grande de formar novos pesquisadores em torno da temática da abordagem sociocultural. O professor Maldaner tem uma perspectiva de pesquisa que foi e é muito importante para toda educação brasileira e latinoamericana.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promoveu nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Seminário Temático “Educação, Pensamento Crítico e Intelectualidade no Cenário da Globalização". O evento ocorreu no formato on-line, via Google Meet, e contou com a participação de pesquisadores internacionais.
Iniciando a programação, foi realizada a palestra “A educação de adultos e os desafios da sociedade contemporânea: uma leitura sob a perspectiva do pensamento crítico”, com a doutora Carmen Cavaco, de Portugal, e mediação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Em sua fala, Carmen abordou as práticas de educação de adultos, que passam pela alfabetização de adultos, formação profissional inicial e contínua, animação sociocultural, desenvolvimento local, movimentos sociais e reconhecimento e validação de experiências adquiridas.
“A educação e a formação de adultos são processos contínuos, difusos e globais que ocorrem em todos os tempos e espaços de vida, por meio da educação informal, não formal e formal, da heteroformação, ecoformação e autoformação. Assim, as transformações ocorrem sem os sujeitos perceberem que estão evoluindo e se transformando, pois ela é contínua”, frisou a palestrante.
Na sequência, tem a fala da doutora Carla Gueron Montero, dos Estados Unidos, sobre “¿Es Posible Decolonizar la Educación en el Norte Global?", com a mediação do doutor Walter Frantz. Já no turno da tarde, a partir das 13h45, tem o tema “O papel da universidade e dos intelectuais no mundo contemporâneo”, com o doutor György Széll, da Alemanha, e mediação do doutor Walter Frantz e, fechando o seminário, a palestra “El compromiso social del investigador en Educación. Por dónde seguir investigando" com o doutor José Antonio Pineda, da Espanha, e mediação do professor doutor Fernando Jaime González.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, o evento foi importante para a formação dos mestrandos e doutorandos. "O seminário celebra a possibilidade de selarmos e darmos continuidade aos convênios que a Unijuí e o PPGEC têm com as Universidades. A avaliação foi muito positiva pelos nossos estudantes, o que para nós é motivo de grande alegria e razão para continuarmos apostando em uma perspectiva utópica e de esperançar com relação às mudanças e potencialidades da Educação no mundo contemporâneo”, pontuou.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove na quinta-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro “Festschrift em homenagem a Otavio Aloisio Maldaner - uma trajetória de amizade e produção coletiva de conhecimentos”. O lançamento será realizado no formato híbrido, sendo presencial no Centro de Eventos, e on-line via Google Meet, neste link, a partir das 9h30, com a presença do pesquisador homenageado.
A obra conta com a organização das professoras da Unijuí, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Lenir Basso Zanon, Maria Cristina Pansera de Araújo, Marli Dallagnol Frison e Vidica Bianchi.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Seminário Temático “Educação, Pensamento Crítico e Intelectualidade no Cenário da Globalização". Com realização no Centro de Eventos da Universidade, o seminário inicia às 8h30 com a palestra “A educação de adultos e os desafios da sociedade contemporânea: uma leitura sob a perspectiva do pensamento crítico”, com a doutora Carmen Cavaco e mediação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Na sequência, tem a fala da doutora Carla Gueron sobre “¿Es Posible Decolonizar la Educación en el Norte Global?", com a mediação do doutor Walter Frantz. Já no turno da tarde, a partir das 13h45, tem o tema “O papel da universidade e dos intelectuais no mundo contemporâneo”, com o doutor György Széll e mediação do doutor Walter Frantz e fechando o seminário, a palestra “El compromiso social del investigador en Educación. Por dónde seguir investigando" com o doutor José Antonio Pineda e mediação do professor doutor Fernando Jaime González.
Entre os dias 5 e 9 de novembro, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Vânia L. F. Cossetin, esteve participando, como coordenação de mesa e apresentação de trabalho, do XV Colóquio Internacional do Lepsi e VII Congresso da Rede Infeies, realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, em São Paulo.
Participaram do evento, também, a egressa do doutorado do PPGEC e pós-doutoranda em Direitos Humanas, Sabrina Corrêa; as mestrandas Liége da Silva e Indiara de Souza; e os acadêmicos de Psicologia, Jéssica Gehlen e Guilherme Fabrin.
O Lepsi - Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais, instituído em 1998, é hoje o principal diretório brasileiro no campo da Psicanálise e Educação. A ele encontram-se articuladas instituições nacionais e internacionais como Argentina, Uruguai, Espanha, França e Luxemburgo, o Grupo de Pesquisa Psicanálise, Política e Educação: intervenções escolares e o periódico científico Estilos da Clínica, dos quais a professora Vânia atua como pesquisadora e membro do Conselho Editorial, respectivamente.
A participação da professora e dos estudantes no evento, além de promover a ampliação dos espaços formativos e de pesquisa neste campo específico, implica na possibilidade de estreitamento de vínculos institucionais e acadêmicos em nível de Graduação e Pós-Graduação das instituições participantes.
A docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências e de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Maria Cristina Pansera de Araújo participou, neste mês, do X Seminário Internacional de Enseñanza de las Ciencias Naturales. O evento foi promovido na Universidad SurColombia, na cidade de Neiva, Colômbia, entre os dias 19 e 22 de novembro.
A professor Maria Cristina, durante o evento, representou a Unijuí no Seminário como Instituição Co-Organizadora e participou no Conversatório com Estudantes da Licenciatura em Ciências Naturais e Educação Ambiental. Ela também realizou a Conferência de Encerramento do Evento “Educação Educação para a Saúde e Democratização na Escola: Emergências e Oportunidades".
O X Seminario Internacional de Enseñanza En Las Ciencias Naturales teve como tema “La educación científica con perspectiva de género, decolonial y critica: oportunidades y emergencias”, e foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual), sendo organizado pela Red Latinoamericana de Educación en Ciencias Naturales (RedLaECiN) e pelo Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales (Encina) da Universidad SurColombiana.
O evento celebrou os seus 10 anos, congregando docentes em formação, em exercício, investigadores e acadêmicos no campo do ensino de ciências de toda a América Latina. Ele é um espaço de diálogos e interações importantes quanto às emergências e oportunidades de discutir os temas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), promoveu nesta quinta-feira, 28 de novembro, uma formação com o tema “Sustentabilidade e Ética: diálogos entre pesquisadores, professores e estudantes da Unijuí e da UPN”.
O evento foi realizado no formato online, via Google Meet, e contou com duas palestras: a primeira com o tema “Ética na Docência”, com os professores Sidinei Pithan da Silva e José Pedro Boufler e mediação da professora Maria Regina Johann. No turno da tarde, ocorreu a palestra “Ética e sustentabilidade: perspectivas docentes para a educação do século 21”, com a professora Nubia Moreno Lache e o doutorando Daniel Fernando Sanchéz, com mediação do professor Alexánder Cely Rodríguez
Para o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, o evento celebra uma atividade organizada a partir do convênio entre as duas instituições.
“A formação proporcionou um debate internacional a partir da temática da ética na docência, sobretudo enfatizando questões em torno da sustentabilidade e da responsabilidade do agir docente no cenário do mundo contemporâneo. É muito importante para nós essa troca com os colegas da Colômbia afinal, as discussões tornam-se transfronteiriças e também buscam aportes interculturais para pensar as multiplicidades que se apresentam”, destacou o coordenador.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), promoverá nesta quinta-feira, 28 de novembro, uma formação com o tema “Sustentabilidade e Ética: diálogos entre pesquisadores, professores e estudantes da Unijuí e da UPN”.
O evento, que acontecerá por meio do Google Meet, contará com duas palestras: a primeira terá como tema “Ética na Docência”, e estará sob responsabilidade dos professores Sidinei Pithan da Silva e José Pedro Boufler. A mediação será da professora Maria Regina Johann.
A segunda palestra abordará o tema “Ética e sustentabilidade: perspectivas docentes para a educação do século 21”, e estará a cargo da professora Nubia Moreno Lache e do doutorando Daniel Fernando Sanchéz. Será mediador o professor Alexánder Cely Rodríguez
A Unijuí recebe nesta semana dois professores da RTU Liepaja, localizada na Letônia, por meio do Projeto Erasmus+. Essa parceria é resultado de um acordo de cooperação firmado entre as duas instituições, que promove a mobilidade acadêmica de estudantes e professores, fortalecendo o intercâmbio cultural e científico.
Kristine Karklina é professora especializada em dança folclórica letã e ministra o curso “Dança Folclórica Letã” na RTU Liepaja. Já Airgars Karklins atua como gerente do Centro Olímpico de Liepaja. Juntos, eles participaram de duas vivências teórico-práticas sobre dança folclórica leta, na segunda e quarta-feira, dias 18 e 20 de novembro, que envolveram estudantes de Educação Física, integrantes da Cia Cadagy e membros do grupo folclórico leto.
Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, os professores foram recebidos na Reitoria da Unijuí pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, que destacou o interesse em ver cada vez mais fortalecidas as relações entre a Universidade e a RTU Liepaja.
Na sequência, os professores estiveram à frente do Seminário Interculturalidade, Linguagem e Educação no Século XXI”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, com mediação da professora Fabiana Diniz Kurtz.
Durante sua saudação, o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, ressaltou a relevância de aproximar as duas culturas. “O acordo de cooperação que mantemos tem contribuído significativamente para enriquecer nossa cultura regional, especialmente no que diz respeito à interculturalidade. Ele promove a aproximação de diferentes mundos, amplia horizontes e proporciona o contato com diversas expressões culturais. Isso nos torna um povo único, apesar das diferenças, unindo-nos por meio de questões históricas que nos conectam e fortalecem nossa fraternidade, nos inspirando a construir um mundo mais solidário”, destacou.
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