O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu, nesta sexta-feira, 28 de março, a sua aula inaugural. A atividade contou com ampla programação, com palestras, rodas de conversa e lançamento de livros. A atividade ocorreu no formato híbrido, com transmissão simultânea pelo Youtube do Programa.
A abertura da aula inaugural ocorreu pela manhã, com a programação integrando a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da área da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade de Passo Fundo (UPF), as quais fazem parte, junto da Unijuí, do projeto “Bases para a Projeção Política de uma Política para a Formação de Professores”, financiado pelo CNPq.
Conforme a organizadora do evento e integrante do projeto Bases para a Projeção de uma Política de Formação de Professores no RS, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, a realização da aula inaugural conjunta é uma forma de valorizar a coletividade. “Conseguimos evidenciar o quanto o coletivo nos ajuda a crescer. Podemos aprender sozinhos, mas aprender em conjunto é o que nos dá asas para progredirmos”, ressalta.
O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, reforça a importância do tema, que faz retomar grandes questões, como a educação pública no Brasil. “Momentos como este possibilitam construirmos bases para a formação de professores qualificados, além de valorizar a educação brasileira e impulsionar os professores como agentes promotores civilizatórios”, salienta.
Em sua fala, a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, da Unicruz, professora Sirlei de Lourdes Lauxen, comenta que a aula inaugural conjunta é um momento de pensar, que traz uma temática necessária neste momento para toda a educação. “É um momento especial, com muitas instituições envolvidas que abordam o tema da educação a partir de uma ótica importante, que é a coletividade”, relata.
Na manhã, após a abertura oficial, foi promovida a palestra com o tema “Interlocuções entre as políticas de formação docente no Brasil e em Portugal”, que contou a participação dos professores Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS), Zélia Anastácio, da Universidade do Minho, Portugal, e Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC da Unijuí.
Já à tarde, o professor José Pedro Boufleuer apresentou uma palestra sobre a vida de Mario Osorio Marques, com o tema “Mario Osorio Marques - 100 anos: legado e memória”. Em seguida, foi feito o lançamento de livros pela Editora Unijuí, a partir de pesquisadores da Universidade. Por fim, ocorreu uma roda de conversa, que envolveu os professores Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Pedro Boufleuer e Sidinei Pithan da Silva, os quais abordaram ““Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - 30 anos: destaques na percepção dos coordenadores”.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí vai promover, nesta sexta-feira, 28 de março, a sua aula inaugural. A atividade, que terá ampla programação, vai ocorrer pela manhã e à tarde, no Centro de Eventos da Universidade.
Na parte da manhã, a partir das 8h30, a programação integra a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da área da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que vai ocorrer em conjunto com outras universidades gaúchas, as quais têm parceria com a Unijuí pelo projeto “Bases para a Projeção Política de uma Política para a Formação de Professores”, financiado pelo CNPq: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A atividade vai abordar o tema “Interlocuções entre as políticas de formação docente no Brasil e em Portugal”, e terá como palestrantes os professores Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS), Zélia Anastácio, da Universidade do Minho, Portugal, e Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC da Unijuí.
À tarde, a partir das 14h, acontece a palestra “Mario Osorio Marques - 100 anos: legado e memória”, conduzida pelo professor José Pedro Boufleuer. Também serão feitos lançamentos de livros pela Editora Unijuí e uma roda de conversa com o tema “Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - 30 anos: destaques na percepção dos coordenadores”, que terá a participação dos professores da Unijuí Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Pedro Boufleuer e Sidinei Pithan da Silva.
Com a proposta de recepcionar os novos estudantes e apresentar o funcionamento dos cursos de Mestrado e Doutorado, as linhas de pesquisa e os professores orientadores, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu, nesta terça-feira, 25 de março, uma atividade com os ingressantes e os acadêmicos que estão cursando os cursos.
A recepção aos estudantes ocorreu no Centro de Eventos da Universidade e reuniu, em formato híbrido, estudantes, professores e egressos do PPGEC. A recepção acontece, também, como forma de celebrar os 30 anos de criação do Programa e a sua contribuição, bem como trajetória ao longo dos anos.
Em sua fala, o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destaca a importância dos cursos de Mestrado e Doutorado ofertados pelo Programa e também a memória de 100 anos de Mario Osorio Marques. Segundo o docente, ingressar no PPGEC não marca somente os dois ou quatro anos de passagem, mas possibilita marcar a vida de cada egresso.
“A pós-graduação possibilita mudar a vida das pessoas, que passam a interagir com o conhecimento e a ciência de outra forma. Ao vermos a trajetória de vida de nossos egressos, percebemos o quanto impacta tanto na vida deles quanto das instituições. A nossa Universidade tem um papel importante de lutar para garantir uma educação de qualidade, o que é um esforço diário, que não cai do céu”, ressalta Sidinei.
Além da recepção, a atividade também contou com uma apresentação cultural, promovida por estudantes do Programa, que fizeram um teatro para os professores e estudantes presentes.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promove, na próxima terça-feira, 25 de março, a recepção dos estudantes que ingressam nos cursos de Mestrado e Doutorado neste semestre.
A recepção aos estudantes vai ocorrer no Centro de Eventos, a partir das 8h30, e contará com professores e discentes do Programa.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí esteve representado, de 1º a 5 de dezembro, na 15ª Reunião Regional da ANPEd Sul, que aconteceu junto à Unisinos, no município de São Leopoldo. O evento teve como tema "Em defesa da formação humana e do caráter público da Educação".
Os integrantes do PPGEC participaram de várias atividades importantes. O coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, esteve presente no Forpred, o Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. As secretárias, Carmen Antunes e Thaís de Souza Lasch, participaram do XII Forsec, o Fórum das/os Secretárias/os dos Programas de Pós-Graduação. Além disso, professores e estudantes marcaram presença nos eixos temáticos do evento com a apresentação de trabalhos.
Um dos trabalhos apresentados teve como tema a “Formação de Professores de Educação Básica: Diálogos sobre o Baixo Interesse pela Profissão Docente”, de autoria do egresso do PPGEC, Alisson Vercelino Beerbaum e coautoria da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira, sua orientadora no doutoramento, e do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, supervisor de seu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual o egresso prossegue com suas investigações acadêmicas. Também foi apresentado o trabalho "A integração do framework TPACK e da IA generativa e seus efeitos sobre competência digital na formação docente", de autoria da professora Fabiana Kurtz da Silva.
Outro trabalho tem o tema “Acesso e uso de tecnologias digitais por crianças pequenas: o olhar das famílias”, realizado como parte da dissertação de mestrado (PPGEC/Unijuí) de Maria Eloisa Borgmann, sob orientação do Prof. Fernando Jaime González. O estudo investiga o uso de tecnologias digitais por crianças de 2 a 3 anos. A pesquisa com oito famílias de uma escola no RS revelou uso diário de telas, além de percepções parentais sobre benefícios e preocupações, integrando reflexões sobre a socialização infantil contemporânea.
Ainda, o trabalho intitulado “Formação inicial e docência em Educação Física: os diários de aula como experiência com o cuidado de si nos estágios obrigatórios", das autoras Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e Joice Drefs, resultado da análise de parte dos dados produzidos na tese de doutorado de Eloísa Bohrer (PPGEC/Unijuí) finalizada em 2024, sob orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber. A produção, que foi organizada para a apresentação na ANPEd Sul, contou com a parceria do Grupo Plures, vinculada à linha 3: Educação popular em movimentos e organizações sociais.
As autoras Lidiane Paula Nicoletti e Gigliane Batista de Oliveira, juntamente com sua orientadora Maria Regina Johann, apresentaram o trabalho “A imprescindível fruição literária na formação integral dos sujeitos”. Também foi apresentado o trabalho de Alice de Paula Ghisleni, Maria Simone Vione Schwengber e Ana Laura Arnhold, intitulado “A influência da generificação na música na formação de instrumentistas brasileiras”. Por sua vez, Joice Andressa Fritz Drefs, Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e sua orientadora, Maria Simone VIone Schwengber, apresentaram o trabalho intitulado “Violências sexuais infantis: um estudo da campanha ‘faça bonito’ no Carnaval brasileiro de 2023”.
O professor Sidinei Pithan da Silva apresentou o trabalho intitulado “Educação intercultural e práticas decoloniais na educação do campo”, o qual foi escrito conjuntamente com Anelise Rodrigues de Oliveira e Nairana Becker Vergutz. O estudo destacou a importância da Educação Intercultural e das Práticas Decoloniais na perspectiva da Educação do Campo. O trabalho concluiu que, apesar dos desafios enfrentados, como resistência institucional e falta de formação docente, a interculturalidade e as práticas decoloniais representam uma oportunidade para reconfigurar a educação, tornando-a mais inclusiva e significativa para as comunidades campesinas, contribuindo para uma educação justa, igualitária, contextualizada e comprometida com o bem-estar coletivo.
Para as secretárias do PPGEC, Carmen e Thaís, a participação no XII Forsec foi de muita aprendizagem e renovação. Elas ressaltam que o Forsec proporciona o diálogo e a integração entre as profissionais dos PPGEs, o que facilita na troca de informações do cotidiano.
Para o coordenador do PPGEC, o evento foi de grande magnitude, uma vez que permitiu o encontro de pesquisadores da educação da Região Sul, os quais debateram temas importantes para o avanço da pesquisa, bem como os compromissos da educação em defesa da formação humana e do caráter público da educação.
“A participação de muitos pesquisadores/orientadores do PPGEC, conjuntamente com os pesquisadores/orientandos, foi muito significativa, permitindo expressar/socializar parte das pesquisas que se desenvolvem na pesquisa em educação na Unijuí. Este tipo de evento permite ainda um primeiro contato de pesquisadores jovens com a área da educação, e o encontro com muitas universidades, o que projeta nossa produção coletiva de conhecimento, articulando pontos estratégicos na elaboração de projetos de pesquisa em rede. A acolhida por parte da Unisinos foi maravilhosa, sendo que todos puderam se sentir em casa”, destacou o professor, lembrando que o apoio da verba do Proap/Capes foi fundamental para a realização desta atividade.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), da Unijuí, promoveu na última quinta-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro “Festschrift em homenagem a Otavio Aloisio Maldaner - uma trajetória de amizade e produção coletiva de conhecimentos”.
O lançamento ocorreu em no formato híbrido, sendo presencial no Centro de Eventos, e on-line via Google Meet, e contou com a presença do pesquisador homenageado, de egressos, estudantes e professores do programa e de outras instituições que acompanharam o trabalho de Maldaner. Ao longo do evento, os presentes compartilhar suas vivências e também prestar homenagens ao professor Otavio.
A obra conta com a organização das professoras do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Lenir Basso Zanon, Maria Cristina Pansera de Araújo, Marli Dallagnol Frison e Vidica Bianchi. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou a importância da contribuição do professor Maldaner para o Programa.
“Ele é um professor que ajudou desde o início do Programa a constituir uma perspectiva teórico-metodológica de investigação, principalmente na Linha 1 - Currículo e formação de professores. É um professor inserido no campo do ensino de ciências e que desenvolve, ao longo da sua trajetória, uma oportunidade muito grande de formar novos pesquisadores em torno da temática da abordagem sociocultural. O professor Maldaner tem uma perspectiva de pesquisa que foi e é muito importante para toda educação brasileira e latinoamericana.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promoveu nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Seminário Temático “Educação, Pensamento Crítico e Intelectualidade no Cenário da Globalização". O evento ocorreu no formato on-line, via Google Meet, e contou com a participação de pesquisadores internacionais.
Iniciando a programação, foi realizada a palestra “A educação de adultos e os desafios da sociedade contemporânea: uma leitura sob a perspectiva do pensamento crítico”, com a doutora Carmen Cavaco, de Portugal, e mediação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Em sua fala, Carmen abordou as práticas de educação de adultos, que passam pela alfabetização de adultos, formação profissional inicial e contínua, animação sociocultural, desenvolvimento local, movimentos sociais e reconhecimento e validação de experiências adquiridas.
“A educação e a formação de adultos são processos contínuos, difusos e globais que ocorrem em todos os tempos e espaços de vida, por meio da educação informal, não formal e formal, da heteroformação, ecoformação e autoformação. Assim, as transformações ocorrem sem os sujeitos perceberem que estão evoluindo e se transformando, pois ela é contínua”, frisou a palestrante.
Na sequência, tem a fala da doutora Carla Gueron Montero, dos Estados Unidos, sobre “¿Es Posible Decolonizar la Educación en el Norte Global?", com a mediação do doutor Walter Frantz. Já no turno da tarde, a partir das 13h45, tem o tema “O papel da universidade e dos intelectuais no mundo contemporâneo”, com o doutor György Széll, da Alemanha, e mediação do doutor Walter Frantz e, fechando o seminário, a palestra “El compromiso social del investigador en Educación. Por dónde seguir investigando" com o doutor José Antonio Pineda, da Espanha, e mediação do professor doutor Fernando Jaime González.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, o evento foi importante para a formação dos mestrandos e doutorandos. "O seminário celebra a possibilidade de selarmos e darmos continuidade aos convênios que a Unijuí e o PPGEC têm com as Universidades. A avaliação foi muito positiva pelos nossos estudantes, o que para nós é motivo de grande alegria e razão para continuarmos apostando em uma perspectiva utópica e de esperançar com relação às mudanças e potencialidades da Educação no mundo contemporâneo”, pontuou.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove na quinta-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro “Festschrift em homenagem a Otavio Aloisio Maldaner - uma trajetória de amizade e produção coletiva de conhecimentos”. O lançamento será realizado no formato híbrido, sendo presencial no Centro de Eventos, e on-line via Google Meet, neste link, a partir das 9h30, com a presença do pesquisador homenageado.
A obra conta com a organização das professoras da Unijuí, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Lenir Basso Zanon, Maria Cristina Pansera de Araújo, Marli Dallagnol Frison e Vidica Bianchi.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Seminário Temático “Educação, Pensamento Crítico e Intelectualidade no Cenário da Globalização". Com realização no Centro de Eventos da Universidade, o seminário inicia às 8h30 com a palestra “A educação de adultos e os desafios da sociedade contemporânea: uma leitura sob a perspectiva do pensamento crítico”, com a doutora Carmen Cavaco e mediação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Na sequência, tem a fala da doutora Carla Gueron sobre “¿Es Posible Decolonizar la Educación en el Norte Global?", com a mediação do doutor Walter Frantz. Já no turno da tarde, a partir das 13h45, tem o tema “O papel da universidade e dos intelectuais no mundo contemporâneo”, com o doutor György Széll e mediação do doutor Walter Frantz e fechando o seminário, a palestra “El compromiso social del investigador en Educación. Por dónde seguir investigando" com o doutor José Antonio Pineda e mediação do professor doutor Fernando Jaime González.
Entre os dias 5 e 9 de novembro, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Vânia L. F. Cossetin, esteve participando, como coordenação de mesa e apresentação de trabalho, do XV Colóquio Internacional do Lepsi e VII Congresso da Rede Infeies, realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, em São Paulo.
Participaram do evento, também, a egressa do doutorado do PPGEC e pós-doutoranda em Direitos Humanas, Sabrina Corrêa; as mestrandas Liége da Silva e Indiara de Souza; e os acadêmicos de Psicologia, Jéssica Gehlen e Guilherme Fabrin.
O Lepsi - Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais, instituído em 1998, é hoje o principal diretório brasileiro no campo da Psicanálise e Educação. A ele encontram-se articuladas instituições nacionais e internacionais como Argentina, Uruguai, Espanha, França e Luxemburgo, o Grupo de Pesquisa Psicanálise, Política e Educação: intervenções escolares e o periódico científico Estilos da Clínica, dos quais a professora Vânia atua como pesquisadora e membro do Conselho Editorial, respectivamente.
A participação da professora e dos estudantes no evento, além de promover a ampliação dos espaços formativos e de pesquisa neste campo específico, implica na possibilidade de estreitamento de vínculos institucionais e acadêmicos em nível de Graduação e Pós-Graduação das instituições participantes.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.