Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Doutorando do PPGEC da Unijuí realiza estágio sanduíche em Sevilha, na Espanha

O doutorando Adão Eurides de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, iniciou recentemente o seu estágio sanduíche na Espanha. Seus estudos tiveram início neste mês de junho, e ele conta que está muito feliz em poder realizar parte do seu doutorado na cidade de Sevilha, na região de Andaluzia.

“Neste mês de junho, iniciei os estudos do Doutorado Sanduíche, contando com o apoio de outro grupo de pesquisa para o desenvolvimento da minha tese, sob a orientação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva, do PPGEC da Unijuí, e a coorientação do professor Jose Antonio Pineda, da Facultad de Ciencias de la Educación, da Universidad de Sevilla”, explicou.

Conforme destaca o estudante, serão seis meses de aprendizagem, pesquisa, imersão na cultura e vida social. “São oportunidades que o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí disponibiliza para os seus alunos, e que fazem a diferença na formação acadêmica/científica e profissional. Gostaria de agradecer a todos que possibilitaram tornar este sonho realidade”, completou. 


Professor do PPGEC realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Humanidades da Universidad Nacional de Córdoba

Nas últimas semanas, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fernando Jaime González, iniciou o seu estágio pós-doutoral no Instituto de Humanidades do Centro de Investigaciones María Saleme de Burnichon da Faculdade de Filosofia e Humanidades, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC). De acordo com o docente, esta é uma grande oportunidade proporcionada pela Unijuí e pela UNC. 

“As primeiras semanas foram muito interessantes e estou seguro de que a estada no estágio pós-doutoral será muito proveitosa”, argumentou o professor Fernando, lembrando que a Universidad Nacional de Córdoba é uma instituição com 407 anos de existência, que possui 15 faculdades, duas escolas secundárias, 145 centro e institutos de pesquisa, além de 25 bibliotecas, museus, entre outras estruturas de destaque em todo o território argentino. 

Conforme o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, é importante para a atual reitoria que os professores busquem a valorização de seus currículos. “Estamos dando todo o apoio necessário para essas valorizações. Nosso objetivo é possibilitar uma instância pós-doutoral, seja no brasil ou exterior, para que nossos docentes possam aprofundar e avançar em suas pesquisas, estabelecendo relações com professores de outras instituições, o que contribui para avanços nos programas de pós-graduação da nossa Universidade”, destaca. 


Professora da Universidade do Estado do Pará escolhe o PPGEC da Unijuí para realizar seu pós-doc

A professora doutora da Universidade do Estado do Pará, Ionara Antunes Terra, escolheu o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí para realizar o seu pós-doutorado. Ionara é graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Biologia Celular e Molecular, ambos os cursos realizados na Universidade Luterana do Brasil. 

Com larga experiência no ensino de Ciências, Química, Biologia e Educação Ambiental, com o uso de metodologias ativas e abordagens interdisciplinares, bem como na linha de pesquisa "Produtos Naturais e Farmacológicos", com o estudo de recursos e produtos da Amazônia, a professora doutora coordenou o Projeto de Residência Pedagógica: Universidade e Escola em Ciências, Química e Biologia por seis anos em parceria com escolas públicas de Belém - PA. Ao completar 30 anos de carreira docente, foi contemplada com bolsa estadual e escolheu o PPGEC da Unijuí para realizar o seu pós-doc, por conhecer o alto conceito e a difusão deste programa. 

No decorrer do semestre, a professora desenvolverá estudos e pesquisas em políticas de formação docente sob a orientação e supervisão da professora doutora Vidica Bianchi, através do plano aprovado pelo Colegiado deste programa: Contribuições do Programa de Residência Pedagógica na Formação de Discentes de Licenciatura em Ciências Naturais, Biologia e Química. 

A professora Ionara ressalta a importância da interação entre Instituições, a fim de ampliar experiências culturais diversificadas.  A professora Vidica, por sua vez, salienta que esta interação contribui com os estudantes do programa, pois proporciona uma ampliação, trocas de conhecimentos e experiências culturais de realidades distintas, entre o norte e o sul do país. Reforça ainda que o plano de trabalho da professora inclui a participação em diferentes ações do programa, especialmente na produção científica.





Inscrições para o XXIII Enaced foram prorrogadas para o dia 20 de julho; evento acontecerá no segundo semestre

Com a mudança de data do XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, para os dias 30 de setembro a 2 de outubro, foram prorrogadas as inscrições para o dia 20 de julho. O evento será realizado no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.

E para abrir a programação, no dia 30, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


Webinar promovido pelo PPGEC aborda as inteligências artificiais e sua relação com a educação e as tecnologias

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou, na tarde desta quinta-feira, 6 de junho, o Webinar: Education and Technology in a crosscultural perspective. A atividade foi promovida dentro da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective) e buscou debater sobre a temática da educação e tecnologia a partir da perspectiva de outro país. 

A palestra foi ministrada pelo professor do Departamento de Linguística Aplicada da Marie Curie-Skłodowska University, da Polônia, Jaroslaw Krajka, que, em sua fala, fez uma abordagem a respeito das Inteligências Artificiais e suas ferramentas, no contexto de como ela estão sendo testadas e avaliadas, e sua relação com professores, a educação e as tecnologias. 

O Webinar, conforme a professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, é uma das atividades de encerramento da disciplina neste semestre. “Acredito que fechar a partir de um debate com o professor Jaroslaw é bem interessante, em especial na perspectiva temática da educação e tecnologia, na questão multicultural. Penso que o evento contribui muito neste sentido, não só para trazer um olhar de fora, mas sim também de um professor que investiga, que tem um olhar com outra cultura, um outro país”, ressalta. 

A atividade contou com a presença de professores do PPGEC, além de estudantes do mestrado e do doutorado, em especial acadêmicos estrangeiros que integram o programa.


Inscrições para o XXIII Enaced podem ser realizadas até o sábado, dia 13 de abril

Foram prorrogadas as inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados agora têm até o dia 13 de abril, próximo sábado, para se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


Reitoria da Unijuí recepciona estudante da Inglaterra

A reitoria da Unijuí recepcionou, na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, o estudante Jack Molina. Natural da Inglaterra, ele ingressa no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), onde participará das aulas da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective), que é ofertada aos estudantes do curso de Mestrado e ministrada em Inglês. Jack ficará no Brasil até dezembro deste ano. 

O encontro contou com a participação do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, além do coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, dos professores Rafael Frantz e Sandro Sawicki, e da assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski.

A vinda do estudante é uma parceria com a prefeitura de Santa Rosa, e ocorre a partir do interesse do jovem em aprender a Língua Portuguesa, uma vez que Jack tem em sua formação pesquisas a partir do estudo de línguas modernas. Em seu período no Brasil, a ideia é que, conforme explica o professor Rafael Frantz, o estudante, também, participe de um grupo de estudo desenvolvido pela Unijuí e a Universidade de Cambridge, inserida dentro do Cidades Inteligentes, que é aplicado em Santa Rosa. 

“Queremos envolvê-lo em atividades de colaboração no nosso grupo de estudo para nos auxiliar. Estamos desenvolvendo a pesquisa para aplicar um framework, o qual vai avaliar, propor e conduzir atividades para transformar um município em Cidade Inteligente. Nossa intenção é verificar, dentro do framework,  como está o desenvolvimento de Santa Rosa e o quanto o município é Smart, e o que se pode melhorar. Isso demanda conhecimento do idioma e é neste sentido que o Jack mais vai se inserir e colaborar”, destaca. 


Divulgada a programação do XXIII Enaced; inscrições estão abertas

Já é possível conferir a programação completa do XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. As informações estão disponíveis em unijui.edu.br/eventos, onde também é possível realizar a inscrição. 

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45. terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica” e terá como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


PPGEC promove discussões sobre a “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti”

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 21 de março, o Seminário Temático “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti”. Os debates aconteceram no Centro de Eventos, com transmissão pelo Youtube da Instituição.

Destinado aos pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais interessados na temática, o seminário buscou aprofundar entendimentos envolvendo a Análise Textual Discursiva (ATD) e sua associação com o software Atlas.ti, utilizado em análises textuais no contexto da pesquisa qualitativa. As discussões são fruto de estudos e de pesquisas dos proponentes, em diálogo com seus grupos de pesquisas, os quais se vinculam a partir de bases epistemológicas do campo da educação.

Durante a manhã, a palestra “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)” esteve a cargo da doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, que hoje atua como docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

À tarde, o pós-doutorando do PPGEC e professor permanente do Programa de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, Denilson Rodrigues da Silva, abordou o tema “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”. Foram mediadoras das discussões a docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e a docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.


PPGEC promoverá Seminário Temático amanhã

Com o tema “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software ATLAS.ti”, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) realizará nesta quinta-feira, 21 de março, um Seminário Temático reunindo estudantes e professores.

As discussões terão início às 8h30, no Centro de Eventos, a cargo de dois palestrantes: a doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, vai abordar os “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)”. À tarde, o pós-doutorando do PPGEC, Denilson Rodrigues da Silva, vai trabalhar as “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”.

A mediação dos debates ficará a cargo do docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e da docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.


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