No dia 7 de junho, às 8h30, no Centro de Eventos, terá início o Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC). O evento contará com atividades nos turnos da manhã e tarde, todas presenciais e com transmissão pela internet.
O Seminário terá início pela manhã com a conferência “A desafiante relação educação e tecnologias digitais no século XXI”. À frente da discussão estará a doutora Maria Helena Bonilla, da UFBA. Será mediadora a doutora Sirlei Rigodanzo, do IFFar.
Às 10h15, inicia-se a mesa temática Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, com os doutores Adão Cambraia (IFFar), Sirlei Rigodanzo (IFFar) e Caterine de Moura Brachtvogel (Smed). Todos os eventos da manhã serão transmitidos pelo Youtube.
À tarde, a partir das 13h30, haverá momento cultural, Círculos de Diálogos e lançamento coletivo de obras. As atividades serão transmitidas pelo Google Meet.
A professora do curso de Pedagogia da Unijuí, Maria Regina Johann, e a pós-doutoranda Fabiane da Silva Prestes, ambas integrantes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC), estão desenvolvendo, em parceria com o Sesc de Ijuí, uma ação estética formativa com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais.
A ação se constitui em uma proposta de educação decolonial, que visa reconhecer os saberes ancestrais dos coletivos indígenas da região Noroeste do Rio Grande do Sul, contribuindo para uma pedagogia antirracista. Tal proposição tem relação com os objetivos do projeto de pós-doutorado “O ensino da temática indígena: tecendo saberes a partir dos princípios do Buen vivir”, desenvolvido por Fabiane sob a supervisão do professor Paulo Evaldo Fensterseifer e com os estudos sobre infâncias, realizados pela professora Maria Regina.
A proposta foi elaborada a partir do tema da Mostra Abril Indígena 2023: Kamé e Kairú metades exogâmicas do povo Kaingang, a qual está em exposição na galeria do Sesc. A mostra, organizada por Jaqueline dos Santos Kaingang, está vinculada ao ponto de cultura Sepé Tiarajú. As obras de arte, por sua vez, foram produzidas por três artistas locais: Jaqueline Santos, Flávio Félix e Maria Regina Johann (AAVI/Ijuí), e retratam uma pesquisa antropológica, arqueológica e estética que apresenta as dimensões de vida dos Kaingang.
Dessa forma, a ação estética e formativa tematiza a ancestralidade, a cosmologia, a arte e o modo de ser do indígena contemporâneo. A partir de recursos audiovisuais, os participantes conhecem a história do coletivo Kaingang e as suas contribuições na sociedade envolvente. A seguir, participam de uma visita mediada na exposição. Por fim, são convidados a ilustrar aspectos da história e cultura indígena, cujas criações passam a compor a mostra. As fotografias são registros da ação pedagógica desenvolvida com crianças da escola de Educação Infantil do Sesc/Ijuí e HCI/Ijuí.
Com o intuito de discutir questões referentes à educação, teve início na tarde desta terça-feira, 18 de abril, o Seminário Temático do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, que vai abordar, até a quinta-feira, dia 20, os “Conhecimentos de professor”. O seminário é promovido pelo PPGEC e pela Linha de Pesquisa 1 - Currículo e Formação de Professores.
A tarde contou com a palestra “Análise textual discursiva em direção ao autoconhecimento”, cujas discussões terão sequência na manhã desta quarta-feira, a partir das 8h30. À frente da atividade está a professora doutora da Furg, Maria do Carmo Galiazzi. “Esse é um tema muito importante para os nossos mestrandos e doutorandos, seja pela originalidade, seja pela relevância que essa abordagem tem para as nossas pesquisas”, destacou o coordenador do PPGEC durante a abertura do evento, professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Conforme destacou a professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, as discussões estão sendo acompanhadas pelas turmas Minter e Dinter (de Mestrado e Doutorado Institucional), na Faculdade de Balsas (Unibalsas), no Maranhão. As discussões do evento vão ao encontro da disciplina que vem sendo trabalhada nesta semana, chamada de Constituição do Conhecimento do Professor. Também acompanham estudantes da turma Minter da Unilasalle de Lucas do Rio Verde.
Confira a palestra de hoje à tarde na íntegra:
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Marciele Dias Santos Cabeleira, realizou, no mês de março, o lançamento do seu primeiro livro infantil, chamado “Mel e Scooby: a duplinha do bem”. O evento foi realizado na Livraria Literatus Xôk’s, momento em que a autora recepcionou os amigos e colegas.
Conforme conta a autora, a ideia de escrevê-lo surgiu no fim do ano de 2020, ao concluir o Mestrado em Educação nas Ciências. Desde então, Marciele vinha trabalhando na escrita e pensando na publicação. O livro apresenta um diálogo sobre a relação do ser humano com a natureza. Os personagens apresentam uma narrativa de seus passeios pelos diversos locais de uma cidade, onde vivem seus momentos de interação e inquietações quanto às questões socioambientais presentes no cotidiano da dupla.
A história tem como objetivo chamar a atenção das atuais e futuras gerações para a urgência de atitudes conscientes de preservação e conservação ambiental, que se fazem indispensáveis e essenciais para tornar o planeta melhor.
Essa obra também é resultado das práticas pedagógicas que a autora vem desenvolvendo no decorrer do seu doutorado, que aborda a inserção da sustentabilidade no contexto escolar.
Nos dias 18, 19 e 20 de abril, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoverá o Seminário Temático abordando os “Conhecimentos de professor”. O encontro ocorrerá no Centro de Eventos, com transmissão pelo Youtube da Universidade.
No dia 18, das 13h45 às 17h, e no dia 19, das 8h30 às 11h45, será realizada a palestras “Análise textual discursiva em direção ao autoconhecimento”. Será palestrante a doutora Maria do Carmo Galiazzi, da Furg.
No dia 19, das 13h45 às 17h, e no dia 20, das 8h30 às 11h45, ocorrerá a palestra “O campo de estudo do professor que ensina na escola básica: aprendizagem e aprendizados docentes (conhecimentos profissionais) no contexto atual". À frente da discussão estará o doutor Dario Fiorentini, da Unicamp.
Recém-egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, a doutora Tamara Angélica Brudna da Rosa esteve participando, na Universidade de Brasília (UNB), de estudos e homenagens ao professor Joaquim Dolz. Tamara é professora no IFFAR – Campus Santo Augusto e membro do Comitê Gestor do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL) da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo professor Kleber Silva e com registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Realizado de 27 de fevereiro a 3 de março, o evento evidenciou o trabalho de Joaquim Dolz, que é professor de didática de línguas e formação de professores na Universidade de Genebra. Desde 1980, ele tem pesquisado o ensino e aprendizagem de línguas sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Os mais populares entre esses estudos são os trabalhos sobre ensino da produção oral e escrita, gêneros textuais, sequências didáticas, dificuldades de aprendizagem e análise da atividade docente. Durante anos, dirigiu pesquisas sobre a formação de professores de didática de francês na Universidade de Genebra, trabalhando, ainda, com didática de espanhol.
Durante a semana em que o evento ocorreu, foi realizada apresentação cultural, ateliê com fotos do doutor Joaquim Dolz no Brasil, roda de homenagem de colegas que atuam no Brasil e no exterior, conferência plenária, apresentação de pôsteres e lançamento de livros.
Neste 8 de Março, Dia da Mulher, compartilhamos a pesquisa que vem sendo conduzida por uma pesquisadora da Unijuí e que visa resgatar histórias e valorizar a memória de mulheres no Município. Seu nome é Ana Laura Arnhold, doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, que está na fase inicial do estudo que resgata registros sobre a vida de mulheres que nomeiam espaços públicos de Ijuí.
“A ideia para a tese surgiu a partir da exposição ‘As mulheres que estão no mapa’, produzida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que trazia os registros das mulheres que nomeiam as ruas da cidade de Ijuí. O objetivo é expandir a análise iniciada pelo Museu, para os demais espaços públicos da cidade, como bairros, escolas, praças e monumentos, a fim de entender a importância historiográfica e pedagógica da produção de memória sobre as mulheres da nossa cidade”, explicou a doutoranda.
Entre os objetivos da pesquisa está identificar quais os determinantes que implicam na escolha de determinados sujeitos para que tenham seus nomes eternizados em espaços públicos, além de compreender a importância da produção e conservação da memória de mulheres no contexto educativo. Para condução do estudo, Ana Laura pretende trabalhar a análise documental a partir dos pressupostos da análise do discurso foucaultiana.
“O principal desafio é a escassez de registros documentais sobre as mulheres que nomeiam os espaços públicos de Ijuí em relação aos registros sobre os homens. Além da discrepância no número de homens e mulheres na nomeação desses espaços, há menos informações sobre essas mulheres do que sobre os homens, principalmente sobre as ocupações que elas mantiveram em vida”, afirmou.
Nesta segunda-feira, 7 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promoveu sua aula inaugural, junto ao Centro de Eventos da Unijuí, com transmissão simultânea também pelo canal no Youtube da Universidade, dando início às atividades de 2023.
Na abertura do evento, o programa prestou uma homenagem ao professor Paulo Rudi Schneider e à estudante de doutorado Diessica Michelson, ambos integrantes do PPGEC, que faleceram no início deste ano. Para além de um vídeo, foi realizada uma apresentação com o professor Paulo Fensterseifer e com o músico integrante do grupo Peabiru, Jair Gonçalves, aos familiares e comunidade acadêmica presente.
Logo após, a representante discente do colegiado, Marciele Cabeleira, realizou as boas-vindas aos colegas. O coordenador do PPG, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, falou sobre os desafios. “O PPGEC é um programa que se coloca com todo o compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento das pessoas, com a formação de novos pesquisadores e sobretudo, com novas perspectivas para o destino humano”, frisou.
Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, desejou um excelente ano letivo e falou sobre as perspectivas para 2023. “O Programa de Educação nas Ciências tem um papel fundamental a cumprir. Acreditamos na pesquisa de qualidade, contribuindo não somente para a formação de novos investigadores, mas também para a resolução de problemas da sociedade. É nosso papel, enquanto pesquisadores, também pensar em desenvolver conhecimento que possa melhorar a qualidade do ensino e a formação de professores. Vamos juntos construir um programa cada vez mais forte e com formação de excelência”, pontuou.
Durante o evento, foi debatido o tema “Os desafios da educação para a cidadania ambiental nos diferentes anos de escolaridade”. A palestra foi ministrada pelo professor doutor Pedro Rocha dos Reis, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que abordou no início de sua fala o conceito de cidadão ambiental.
“Consideramos que um cidadão ambiental é alguém que é capaz de exercer os seus direitos e deveres ambientais mas também, é uma pessoa capaz de identificar as causas estruturais e subjacentes aos problemas ambientais, analisando a situação e conhecendo as causas de determinados problemas. Além disso, é uma pessoa que tem vontade e competência para uma participação crítica e ativa para atacar estas causas estruturais”, explicou.
Também participaram do evento o coordenador das turmas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre o PPGEC e a Prefeitura de Balsas, no Maranhão, professor César Augusto Danelli Júnior; o coordenador do Dinter entre Unijuí e Unibalsas, professor Fábio Pillat; a coordenadora adjunta do Minter, convênio entre Unijuí e Unilasalle de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso do Sul, professora Martha Holanda da Silva.
Para assistir a aula inaugural, clique aqui.
No dia 6 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promoverá sua aula inaugural, a partir das 9h, junto ao Centro de Eventos da Unijuí.
Durante o evento, será debatido o tema “Os desafios da educação para a cidadania ambiental nos diferentes anos de escolaridade”. A cargo da palestra estará o professor doutor Pedro Rocha dos Reis, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Se você é doutorando em Educação nas Ciências da Unijuí e sonha em estudar em outro país, fique atento: estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). Estão sendo disponibilizadas duas bolsas de estudos, com duração de seis meses cada, totalizando 12 meses.
Os componentes da bolsa de estudos para desenvolvimento do Doutorado Sanduíche no exterior são: mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.
Para participar da seleção é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente ou autorização de residência no Brasil; não possuir título de doutor; estar regularmente matriculado; ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado; comprovar proficiência mínima em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento.
O edital VRPGPE 004/2023, que dispõe sobre o processo seletivo, pode ser conferido neste link. A inscrição deve ser realizada junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0329 ou pelo e-mail: eri@unijui.edu.br.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.