Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Tese vai resgatar registros sobre a vida de mulheres que nomeiam espaços públicos de Ijuí

Neste 8 de Março, Dia da Mulher, compartilhamos a pesquisa que vem sendo conduzida por uma pesquisadora da Unijuí e que visa resgatar histórias e valorizar a memória de mulheres no Município. Seu nome é Ana Laura Arnhold, doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, que está na fase inicial do estudo que resgata registros sobre a vida de mulheres que nomeiam espaços públicos de Ijuí. 

“A ideia para a tese surgiu a partir da exposição ‘As mulheres que estão no mapa’, produzida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que trazia os registros das mulheres que nomeiam as ruas da cidade de Ijuí. O objetivo é expandir a análise iniciada pelo Museu, para os demais espaços públicos da cidade, como bairros, escolas, praças e monumentos, a fim de entender a importância historiográfica e pedagógica da produção de memória sobre as mulheres da nossa cidade”, explicou a doutoranda. 

Entre os objetivos da pesquisa está identificar quais os determinantes que implicam na escolha de determinados sujeitos para que tenham seus nomes eternizados em espaços públicos, além de compreender a importância da produção e conservação da memória de mulheres no contexto educativo. Para condução do estudo, Ana Laura pretende trabalhar a análise documental a partir dos pressupostos da análise do discurso foucaultiana.

“O principal desafio é a escassez de registros documentais sobre as mulheres que nomeiam os espaços públicos de Ijuí em relação aos registros sobre os homens. Além da discrepância no número de homens e mulheres na nomeação desses espaços, há menos informações sobre essas mulheres do que sobre os homens, principalmente sobre as ocupações que elas mantiveram em vida”, afirmou.


PPG em Educação nas Ciências debate os desafios da educação para a cidadania ambiental em aula inaugural

Nesta segunda-feira, 7 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promoveu sua aula inaugural, junto ao Centro de Eventos da Unijuí, com transmissão simultânea também pelo canal no Youtube da Universidade, dando início às atividades de 2023. 

Na abertura do evento, o programa prestou uma homenagem ao professor Paulo Rudi Schneider e à estudante de doutorado Diessica Michelson, ambos integrantes do PPGEC, que faleceram no início deste ano. Para além de um vídeo, foi realizada uma apresentação com o professor Paulo Fensterseifer e com o músico  integrante do grupo Peabiru, Jair Gonçalves, aos familiares e comunidade acadêmica presente.

Logo após, a representante discente do colegiado, Marciele Cabeleira, realizou as boas-vindas aos colegas. O coordenador do PPG, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, falou sobre os desafios. “O PPGEC é um programa que se coloca com todo o compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento das pessoas, com a formação de novos pesquisadores e sobretudo, com novas perspectivas para o destino humano”, frisou. 

Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, desejou um excelente ano letivo e falou sobre as perspectivas para 2023. “O Programa de Educação nas Ciências tem um papel fundamental a cumprir. Acreditamos na pesquisa de qualidade, contribuindo não somente para a formação de novos investigadores, mas também para a resolução de problemas da sociedade. É nosso papel, enquanto pesquisadores, também pensar em desenvolver conhecimento que possa melhorar a qualidade do ensino e a formação de professores. Vamos juntos construir um programa cada vez mais forte e com formação de excelência”, pontuou.

Durante o evento, foi debatido o tema “Os desafios da educação para a cidadania ambiental nos diferentes anos de escolaridade”. A palestra foi ministrada pelo professor doutor Pedro Rocha dos Reis, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que abordou no início de sua fala o conceito de cidadão ambiental. 

“Consideramos que um cidadão ambiental é alguém que é capaz de exercer os seus direitos e deveres ambientais mas também, é uma pessoa capaz de identificar as causas estruturais e subjacentes aos problemas ambientais, analisando a situação e conhecendo as causas de determinados problemas. Além disso, é uma pessoa que tem vontade e competência para uma participação crítica e ativa para atacar estas causas estruturais”, explicou.

Também participaram do evento o coordenador das turmas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre o PPGEC e a Prefeitura de Balsas, no Maranhão, professor César Augusto Danelli Júnior; o coordenador do Dinter entre Unijuí e Unibalsas, professor Fábio Pillat; a coordenadora adjunta do Minter, convênio entre Unijuí e Unilasalle de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso do Sul, professora Martha Holanda da Silva.

Para assistir a aula inaugural, clique aqui


PPG em Educação nas Ciências receberá docente da Universidade de Lisboa em aula inaugural

No dia 6 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promoverá sua aula inaugural, a partir das 9h, junto ao Centro de Eventos da Unijuí. 

Durante o evento, será debatido o tema “Os desafios da educação para a cidadania ambiental nos diferentes anos de escolaridade”. A cargo da palestra estará o professor doutor Pedro Rocha dos Reis, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.


PPG em Educação nas Ciências disponibiliza vagas para Doutorado Sanduíche

Se você é doutorando em Educação nas Ciências da Unijuí e sonha em estudar em outro país, fique atento: estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). Estão sendo disponibilizadas duas bolsas de estudos, com duração de seis meses cada, totalizando 12 meses. 

Os componentes da bolsa de estudos para desenvolvimento do Doutorado Sanduíche no exterior são: mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde. 

Para participar da seleção é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente ou autorização de residência no Brasil; não possuir título de doutor; estar regularmente matriculado; ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado; comprovar proficiência mínima em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. 

O edital VRPGPE 004/2023, que dispõe sobre o processo seletivo, pode ser conferido neste link. A inscrição deve ser realizada junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0329 ou pelo e-mail: eri@unijui.edu.br.


PPG em Educação nas Ciências seleciona estudantes eventuais para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí está com inscrições abertas para seleção de estudante eventual, para os cursos de Mestrado e Doutorado. Interessados podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro, no site unijui.edu.br/ppgec, em “Processo seletivo e matrícula”.

O PPGEC disponibiliza vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado no primeiro semestre de 2023, de acordo com critérios de aceitação do professore, em um total de até 12 créditos por aluno. Para consultar as disciplinas disponíveis, basta acessar a aba “Estrutura curricular” na página do Programa e, em seguida, “Consultar horários das aulas”.

Interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail poseduca@unijui.edu.br até 24 de fevereiro. A lista dos selecionados será divulgada a partir do dia 27 e as matrículas serão realizadas de forma online, de 28 de fevereiro a 3 de março. Já as aulas iniciam no dia 6 do próximo mês.

Para obter mais informações, confira o edital completo no site unijui.edu.br/ppgec ou entre em contato com a Secretaria do Programa pelo telefone (55) 3332-0417 ou e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Professora da Unijuí tem projeto aprovado no Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, Maria Cristina Pansera de Araújo teve um projeto aprovado no edital do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que proporciona a concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento. 

IntituladoPensamento Computacional na Formação de Professores: repercussões na Educação Básica a partir do ensino com, sobre e através de tecnologias”, o projeto tem como objetivo propor indicadores conceituais, epistemológicos e metodológicos no processo de qualificação das práticas imediatas em sala de aula na formação de professores alicerçados no pensamento computacional. 

O objetivo surge em meio à base epistemológica que vem sendo potencializada em pesquisas e produções junto ao grupo de pesquisa “Mongaba: educação, linguagens e tecnologia”, desenvolvido na Unijuí sob a coordenação da professora Fabiana Kurtz, que trabalha a proposta conceitual do TPACK ou “Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo'', ainda distante dos currículos e das metodologias de ensino, tanto de Educação Básica como da formação inicial docente em nosso país. Busca-se, segundo a proponente do projeto, articular esse framework como base conceitual e também metodológica da proposta desta pesquisa a um escopo epistemológico marcado pelo conceito de Pensamento Computacional (PC) à luz da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. 

“Aprender com e através das tecnologias, de modo transversal e integrado às práticas sociais e às demandas vigentes no século XXI, com forte embasamento teórico quanto a seu caráter de instrumento cultural que altera o fluxo das ações humanas, permanece latente no cenário investigativo acadêmico na área educacional no Brasil. Este projeto, realizado totalmente no formato e-learning/a distância, se configura como um movimento de pesquisa-ação participativa junto às escolas das redes municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, no sentido de contribuir tanto pela via teórico-conceitual, como metodológica e instrumental para a qualificação da prática imediata de professores”, explicou a professora.

Difundido em diversos países, o Pensamento Computacional vem sendo associado à formação de professores e, especialmente, a metodologias inovadoras de ensino na Educação Básica. Por ser baseado em fundamentos da Ciência da Computação, envolve o desenvolvimento de capacidades e habilidades bastante destacadas em documentos que regem a educação em diferentes países e na própria literatura internacional como cruciais aos sujeitos engajados em um contexto permeado – e transformado – por tecnologias digitais.

Ao longo dos anos, tem havido considerável interesse e pesquisas dedicadas a incorporar habilidades de Pensamento Computacional em todos os níveis de currículos escolares em diversos países. Agências governamentais e interesses privados, como a National Science Foundation e a British Royal Society, Microsoft e Google têm apoiado esses esforços. No Brasil, articulações de diferentes organizações, como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), estão ativamente engajadas na introdução de PC, tecnologia digital e cultura digital nos currículos escolares de modo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o objetivo da pesquisa se alinha às mudanças na legislação envolvendo a Educação Básica e a própria formação de professores no Estado e no país. 

Inclusive, em outubro do ano passado, o Ministério da Educação homologou o parecer CNE/CEB 2/2022, que define normas sobre o ensino de computação na Educação Básica para todo o país. Como um complemento à BNCC, o documento indica o conjunto de habilidades, competências e objetivos de aprendizagem, associados ao Pensamento Computacional, que deverão ser considerados nos currículos escolares para a educação infantil, ensino fundamental e médio. É justamente por isso que ações de revisão curricular nos próprios cursos de licenciatura (de todas as áreas) são necessárias, em um curto espaço de tempo, como o próprio parecer indica, e a partir de que parâmetros isso será feito, demanda esforços investigativos dos pesquisadores.


Conheça o PPG em Educação nas Ciências da Unijuí: programa completa 28 anos em 2023

Com 600 mestres e 100 doutores já qualificados, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí é voltado a todos os profissionais que têm interesse no tema da educação e desejam dar continuidade aos estudos em nível de mestrado ou de doutorado. 

O Programa busca desenvolver pesquisas e a produção de conhecimento na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, para o desenvolvimento de currículos e para a gestão do sistema escolar. Além disso, o PPG busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.

“O PPG em Educação nas Ciências nasceu há 28 anos com a oferta de mestrado, e se fortaleceu no ano de 2010, com o início do doutorado. Ao todo, temos mais de 600 mestres e 100 doutores qualificados em nosso programa, que é bastante conhecido no País e fora dele”, explicou o coordenador do programa, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, completando que o programa permite que os profissionais formados possam participar do mais alto nível de reflexão acerca de conhecimento da sociedade contemporânea da educação, participar de eventos internacionais, de publicações e, sobretudo, colaborar com o desenvolvimento das sociedades brasileira e latinoamericana.

“As pesquisas permitem que os conhecimentos específicos, gerais e pedagógicos potencializem aquilo que é necessidade para a sociedade brasileira ou para a sociedade mundial”, completou o professor, lembrando que um dos principais diferenciais da pós-graduação em Educação nas Ciências é sua vinculação com o tema das humanidades. “A grande marca da Unijuí é a pluralidade de saberes que constituem as humanidades e que permitem aos estudantes situar-se no mundo contemporâneo, compreender as principais problemáticas e, no interior dessa confluência de saberes, pensar os processos educativos e a sua significância para as sociedades globalizadas".

Outro destaque do PPG, segundo o professor Sidinei Pithan da Silva, é a formação de pesquisadores qualificados, escritores capazes de escrever sobre suas próprias práticas e capazes de tematizar as grandes questões curriculares pedagógicas de suas instituições de ensino. 

Avaliado com nota 5 pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências possui três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

Para quem deseja participar da seleção, até o dia 12 de fevereiro estão abertas as inscrições para o edital que dispõe de vagas remanescentes. Ao todo, há 10 vagas para o mestrado e 5 vagas para 0 doutorado. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


PPG em Educação nas Ciências lança edital complementar para cursos de Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí lançou edital complementar para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de Mestrado (10 vagas) e Doutorado (5 vagas). Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, até o dia 12 de fevereiro de 2023.

O processo de seleção envolve quatro etapas: avaliação do Currículo Lattes documentado, do projeto, do memorial reflexivo e entrevista. O PPGEC conta atualmente com três linhas de pesquisa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo da seleção.

Tira-dúvidas

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, o Programa realizará no dia 6 de fevereiro, às 19h, uma reunião virtual, via Google Meet. Os interessados em participar da reunião devem fazer a inscrição no e-mail poseduca@unijui.edu.br, até dia 3 de fevereiro, com o assunto “Desejo participar da reunião online para tirar dúvidas”.


Realizado na Alemanha, doutorado sanduíche mudou vida de egressa da Unijuí

Na última semana de 2022, os pais de Franciele Mirian da Rocha, Aloísio e Roseli, estiveram na Unijuí para receber o diploma da filha, agora doutora em Educação nas Ciências pela Universidade. Graduada em Psicologia e mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Franciele está residindo na Alemanha, país que conheceu a partir da realização do doutorado sanduíche, no ano de 2019.

“Eu sempre quis morar e estudar fora do país e vi no doutorado sanduíche uma oportunidade de realizar esse sonho. Eu não tinha um país em mente, então, quando abriu o edital, meu orientador, professor doutor Walter Frantz, sugeriu a Universität Osnabrück, na Alemanha, pelo fato de já termos contatos e haver parceria com a Unijuí”, explicou Franciele, que no início teve medo de encarar o desafio, por não saber falar alemão. “Mas eu não podia perder a oportunidade por causa da língua. A experiência foi ótima, embora a pandemia tenha afetado muito. Tive menos oportunidades por causa disso, mas tentei aproveitar ao máximo as experiências durante o tempo que estive no país”, completa a jovem, que posteriormente voltou ao Brasil. 

Em março deste ano, Franciele defendeu a tese intitulada “A construção de conhecimentos em processos de educação popular no universo da reciclagem em Ijuí - RS”, com o apoio da Fapergs/Capes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender de que forma a educação popular, por meio do trabalho em cooperativas, pode colaborar com os catadores de materiais recicláveis da cidade de Ijuí na construção de um habitus que os constitua como sujeitos mais conscientes sobre a sociedade de consumo e capazes de produzir resultados sociais em suas vidas. Ao final do estudo, a doutora concluiu que a educação popular, que é promovida nas associações, desempenhou importantes transformações na vida dos profissionais da reciclagem, apesar das demandas que ainda necessitam ser assistidas, tais como valorização profissional, maiores investimentos de acordo com as demandas reais, vínculos mais estreitos com o Poder Público, entre outros. “Agradeço pela oportunidade de ter estudado na Unijuí, uma Universidade de alto nível, e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências por ter sido um lugar de evolução e acolhimento”.

De volta à Alemanha

Quando ainda estava na Alemanha, Franciele conheceu seu namorado, que posteriormente esteve no Brasil para visitar a sua família. Esse vínculo, somado à saudade dos amigos que conheceu durante o doutorado sanduíche, a fizeram voltar para Alemanha, evoluir no aprendizado da língua e encontrar um emprego. “Estou estudando o nível B1, quase indo para o B2, necessário para que eu consiga validar os meus diplomas. Aqui, faço trabalho voluntário num local onde distribuem alimentos para pessoas carentes. A vida não é fácil para os estrangeiros porque a língua é tão difícil quanto o português. Também é difícil encontrar uma vaga porque eu tenho alta qualificação e, ao mesmo tempo, pouca experiência de trabalho. Mas tenho esperança de que dentro de meio ano estarei apta para trabalhar na minha área”, relata.

Franciele diz que, na Alemanha, se sente mais segura e que tem aproveitado a oportunidade de viajar e conhecer outros lugares com pouco dinheiro. “É só saber se organizar e pesquisar bem. Eu amo viajar e estar segura, então, isso conta muito para mim”, disse. A agora egressa da Unijuí não quer apenas trabalhar na área, mas fazer a diferença atuando junto a populações marginalizadas e refugiados. 


PPGEC da Unijuí conta com representantes na XI Jornada de Sociologia em Buenos Aires

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, ocorreu na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), em Buenos Aires, a XI Jornada de Sociologia, reunindo pesquisadores, sociólogos, professores e estudantes, que debateram questões pertinentes à pluralidade dos campos de investigação e ao estado atual da sociologia na Argentina e na América Latina.

A doutoranda Graciela Pavelacki Oliveira, juntamente com seu orientador, Sidinei Pithan da Silva, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, apresentaram o trabalho “Cultura e Educação em tempos de globalização: a construção de um outro mundo possível”, que analisa aspectos da cultura, da globalização e da educação. 

O trabalho foi apresentado na mesa 2 – Crítica de la cultura y sociedade – Problemas en torno a la prática de la crítica hoy, coordenado pelo professor doutor Emiliano Gambarotta, que destacou a importância da temática apresentada e da parceria entre a UNLP e PPGEC da Unijuí na contribuição para debates atuais e necessários abrangendo a educação e a sociologia no contexto latino-americano.


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