Entre os dias 3 e 7 de julho, o egresso dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, Tiago Anderson Brutti, participou do XVI Congresso Internazionale di Studi sul XVIII Secolo (Congresso Internacional de Estudos do Século XVIII), em Roma, na Itália, cujo tema central foi L’Antichità e la costruzione del futuro nel secolo dei Lumi (A antiguidade e a construção do futuro no Iluminismo). O evento foi organizado pela Società Italiana di Studi sul Secolo XVIII, pela International Society for Eighteenth-Century Studies (ISECS) e pela Société Internationale d'Étude du Dixhuitième Siècle (SIEDS).
O egresso representou, na ocasião, ao lado de outros pesquisadores, a Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. A pesquisa Riflessioni sull'educazione repubblicana e sul sapere elementare (Reflexões sobre a educação republicana e o conhecimento elementar) foi apresentada no dia 4 de julho, na sala da Cartoteca da Universidade de Roma La Sapienza. A professora Elizabeth Fontoura Dorneles, professora da Unicruz, também participou do processo de pesquisa.
Integraram o painel a filósofa Carlota Boto, professora da USP e intérprete de Condorcet, e o filósofo Gabriel Serrano-Darriulat, da Universidade Sorbonne, de Paris. Pesquisadores de diversas partes do mundo demonstraram interesse pelas temáticas abordadas na sessão. As instituições organizadoras do evento anunciaram a concessão de bolsas de estudo, na ocasião, para pesquisadores ucranianos em situação de refúgio em outros países da Europa.
“Vale destacar que a Unijuí foi a instituição que proporcionou a maior parte de minha formação como professor e pesquisador, processo ainda em andamento, que passou pelo bacharelado em Filosofia, pelo mestrado e doutorado em Educação nas Ciências. Profissionalmente, faz cerca de 15 anos que trabalho no curso de Direito e no Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Nesse processo, tenho tomado parte em uma rede de professores e pesquisadores: Claudio Boeira Garcia, Paulo Evaldo Fensterseifer, Paulo Rudi Schneider, José Pedro Boufleuer, Adair Adams, Adriana Andreis, Jaqueline Ritter, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Helena Copetti Callai, Gérson Lucas Padilha de Lima, Rodrigo Moreira de Almeida e outros tantos professores e colegas de diversos graus de instrução”, destacou Tiago.
As vivências acadêmicas e culturais foram intensas durante a viagem de 1º a 12 de julho à Roma e Lisboa, em um dos períodos mais quentes dos últimos milhares de anos na Europa.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta segunda-feira, 21 de agosto, o terceiro encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O evento faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados até o fim deste ano, em comemoração aos 28 anos do PPGEC.
Os webinars têm como objetivo compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar, e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência.
Ontem, esteve em destaque o tema “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”, sob mediação das professoras doutoras da Unijuí, Marli Dallagnol Frison e Maria Cristina Pansera de Araújo. Foram convidados para o webinar o doutor Alexander Cely Rodriguez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); a doutora Edite Maria Sudbrack da URI; e as professoras mestres Carla Maria Leidemer Bruxel, da rede municipal de São Martinho, Andréia Gonçalves da Costa Ceratti, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí, e Ingrid Ximena Arias Hodge, docente de Química no Ensino Médio em Bogotá, na Colômbia.
Quem abriu o debate foi o professor doutor Alexander Cely Rodriguez, que hoje atua no Ensino Superior, mas que por muitos anos lecionou na Educação Básica. Ele destaca que para responder à pergunta “qual o papel dos professores no cenário líquido-moderno”, é necessário pensar em quem são as pessoas, os jovens, que estão chegando à sala de aula. Cita, ainda, a importância de se pensar não apenas nos pontos positivos de ser professor, mas das dificuldades encontradas.
“Uma das principais dificuldades que temos na formação dos jovens, hoje, é que eles chegam sem saber ler ou escrever. Há uma grande dificuldade em fazer com que eles entendam uma leitura e escrita criativa. E cabe a nós, professores, utilizarmos de habilidades para que estes jovens nos entendam”, destacou. O evento, na íntegra, pode ser conferido neste link.
O próximo webinar será realizado no dia 30 de agosto, com o tema “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”. Na coordenação e mediação, estarão as professoras doutoras Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí), Maria Cândida Del Masso (Unesp) e Fabiana Kurtz (Unijuí). São convidados os doutores Wilson Armando Acosta Jiménez da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), Sidinei Pithan da Silva da Unijuí e da Santiago Pich da UFSC. Também, as mestres Francieli Meotti Oliveira da Unijuí e Tauana Dambrós, que atua na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí está com inscrições abertas para duas vagas: uma para o mestrado e outra para o doutorado, destinadas exclusivamente para os professores efetivos/concursados que estão alocados junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Ijuí e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, somente em uma linha de pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Essa linha investiga a formação de professores na Educação Básica e no Ensino Superior, no que se refere aos processos e produções científicas, considerando a interação profissional na elaboração e no desenvolvimento de currículos, com explicitações e análises dos referenciais teóricos.
Para ambas as vagas, os candidatos terão que passar pela avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, além de participar de uma entrevista. A relação dos selecionados, por ordem de classificação, estará disponível a partir do dia 21 de setembro na página do programa.
O edital prevê bolsas de estudos, na modalidade Taxa Capes, que corresponde ao pagamento integral da mensalidade durante um ano, podendo o benefício ser renovado até completar 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.
No dia 14 de agosto, às 19h, será realizada uma reunião virtual para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo. Interessados em participar da reunião podem fazer a inscrição pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br até o dia 11 de agosto, indicando no assunto do e-mail “Desejo participar da reunião online para tirar dúvidas”.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível na página do programa, pelo telefone 55 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Na noite desta segunda-feira, 26 de junho, foi realizado o segundo encontro do Webinars - Diálogos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos: interfaces Universidade e Escola, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Conforme explicou o coordenador do Programa, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, até o mês de novembro serão realizados 12 encontros, que vão reunir mais de 70 professores, de diferentes instituições de ensino, discutindo diferentes temáticas.
Ontem, esteve em debate “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida”. Com a mediação do professor doutor Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí) e da doutoranda em Educação nas Ciências Gabriela Antes Kuhn, que pesquisa sobre o tema, o evento contou com quatro convidados: os doutores Altair Fávero (UPF), Patrícia Carlesso Marcelino (UPF) e Eduardo Galack (Universidad Nacional de La Plata - UNLP), além da mestre Diovana Gelati de Batista, professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí.
“O tema discutido neste segundo encontro é muito caro e nos convida a pensar de uma forma diferente sobre as questões da educação”, destacou o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, lembrando que os webinars têm a finalidade de tematizar as questões da educação em tempos líquido-modernos, abrindo um diálogo franco sobre o significado da arte de educar e da ação docente em torno das temáticas do conhecimento, da ética, da política e da teoria crítica. “Queremos, sobretudo, construir um modo de análise que permita o enfrentamento da crise da Educação Básica a partir do ponto de vista dos sujeitos envolvidos e da análise das suas realidades concretas”, completou.
Os próximos encontros serão realizados nos dias 21 e 30 de agosto; 6, 13 e 27 de setembro; 4 e 11 de outubro; 1, 22 e 29 de novembro. As discussões marcam os 28 anos do PPGEC e são transmitidas pelo Youtube da Unijuí. Abaixo, você confere o evento de ontem na íntegra:
Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o processo seletivo de Estudantes Eventuais, para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado.
Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário disponível na página do Programa no Portal da Unijuí e enviá-lo para o e-mail poseduca@unijui.edu.br. A lista com os selecionados estará disponível no dia 1º de agosto, através do site do Programa.
As matrículas serão realizadas entre os dias 02 e 04 de agosto, de forma online, via Secretaria do Programa de Pós-Graduação. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 08 de agosto.
O Programa busca desenvolver pesquisas na área da educação para contribuir com a formação de educadores. Além disso, busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas.
Mais informações podem ser obtidas pelo site ou através do telefone (55) 3332-0417, e ainda, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Yoisse (de casaco branco e macacão amarelo) é recebida por professores da Unijuí
Tendo sua pesquisa focada em questões como o pensamento crítico, Yoisse Nathaly Velasco Rodriguez tem participado de diversos eventos científicos que tratam de temas ligados à educação, ao Ensino Médio e seus desafios; e às oportunidades educacionais. E foi num desses encontros, da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), que ela conheceu a Unijuí e onde começou a estreitar laços para realização do seu estágio de doutorado sanduíche. Yoisse é professora, médica e cirurgiã pela Universidade de Cauca, mestre em Docência Universitária e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Nariño (Udenar) na Colômbia.
As reuniões virtuais que Yoisse participou, da Cátedra Internacional, foram promovidas pela Unijuí, a Universidade Cooperativa da Colômbia, a Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e a Universidade de Sonora do México. As instituições mantêm uma parceria que prevê, além da realização de eventos científicos, a promoção da mobilidade internacional.
“Também participei de eventos que tratavam do pensamento crítico, em que estavam envolvidas a Unijuí e a Universidade de Nariño. Foi então que conheci o professor Daniel Cenci, num primeiro momento de forma virtual e depois pessoalmente em minha cidade, Pasto, e considerei que a Unijuí contava com o discurso epistemológico com o qual eu queria complementar minha tese. O professor Daniel me apresentou ao professor Sidinei Pithan da Silva e, então, não hesitei em pedir meu estágio na Unijuí, que começou com o semestre letivo e será encerrado no mês de julho”, explicou a doutoranda.
Yoisse conta que a experiência tem sido positiva desde o primeiro dia que chegou em Ijuí. “Sinto a academia, o amor pela educação e a parceria como conceitos obrigatórios para desenvolver um pensamento condizente com a minha tese de doutorado sobre o desenvolvimento do pensamento crítico em medicina, onde procuro mostrar que a comunicação e todos os seus facilitadores são a principal ferramenta para alcançar novas ideias e propósitos. Embora a língua venha a ser considerada uma limitação, penso ter tido uma boa adaptação e compreensão com o meu ‘portuñol’. Encontrei uma cidade encantadora, onde sinto que todos se conhecem e têm bondade à flor da pele, e isso realmente facilita muito a minha estadia, pois estar longe da família implica um sacrifício que se tornaria mais complexo não fosse esse fator”, comentou.
Com a orientação do professor Sidinei Pithan da Silva, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Yoisse tem participado de diversas atividades acadêmicas que, segundo ela, “fazem o tempo passar rápido”. “Estou preparando o suporte teórico e epistemológico da minha tese de doutorado, mas, ao mesmo tempo, acompanhando as aulas de medicina dos primeiros semestres, o que me permite estabelecer semelhanças e diferenças entre nossos sistemas educacionais Sul-Americanos. Tenho feito parte de eventos acadêmicos, como palestras e aulas; estou participando de aulas de doutorado e mestrado em Educação nas Ciências; e também participo de atividades a convite do meu orientador, como grupos de estudos com diferentes associados. O objetivo é que esse novo convênio dure novos semestres para que possamos nos enriquecer mutuamente”, finalizou Yoisse.
Ocorreu nesta quarta-feira, dia 7 de junho, o Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Realizado no Centro de Eventos da Universidade, o seminário contou com diversas atividades ao longo do dia de forma presencial e com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
Na abertura do evento, a egressa dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências, Camila Souza, compartilhou suas experiências, além de ler cordéis especiais criados por ela em homenagem ao Programa, seguida da apresentação musical do egresso do mestrado, Vitor Piovesan.
Em sua fala, o coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pitan da Silva, destacou a importância do momento de integração. “Este evento é comemorativo aos 28 anos do Programa e tem a intenção de aproximar todos os estudantes, egressos e docentes que ajudaram a fazer a história dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências, permitindo a socialização de pesquisas, práticas pedagógicas atuais e, sobretudo, criar maiores laços para pesquisas futuras”.
Pela manhã, ocorreu a conferência “A desafiante relação educação e tecnologias digitais no século XXI”, com a doutora Maria Helena Bonilla, da UFBA, que também é egressa do PPG, com mediação da doutora Sirlei Rigodanzo, do IFFar. “Nosso objetivo foi de discutir sobre o processo histórico de iniciação das tecnologias digitais na educação, abordando o contexto tecnológico e educacional, as transformações que vão acontecendo na sociedade e os desafios que temos pela frente”, frisou a palestrante.
Logo após, foi realizada a mesa temática Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, com os doutores Adão Cambraia (IFFar), Sirlei Rigodanzo (IFFar) e Caterine de Moura Brachtvogel (Smed). À tarde, ocorreram momentos culturais, Círculos de Diálogos e lançamento coletivo de obras.
Com o objetivo de compreender os principais desafios implicados na docência, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), iniciou nesta quarta-feira, 31 de maio, o “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”.
O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e debateu a temática “Ética, literatura e educação no cenário da modernidade educacional e política: implicações para pensar as políticas públicas”, com coordenação e mediação dos professores doutores da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva e Taíse Neves Possani; dos convidados mestre Ricardo Mazzeo; doutor Lívio Arenhardt (UFFS) e da doutora Vanderléia de Andrade Haiski (Unijuí); e tradução simultânea da professora da Unijuí, Fabiana Diniz Kurtz e da English Teaching Assistant (ETA) da Unijuí, Analee Davis.
O palestrante Ricardo Mazzeo, abordou suas obras e a importância de se cultivar o diálogo entre as pessoas, disciplinas e áreas. Além disso, Mazzeo frisou a necessidade de se viabilizar encontros como seminários e conferências, por exemplo, para que as pessoas se encontrem e conversem.
O coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, destacou que este é um momento importante, pois o evento permite um diálogo mais efetivo entre a Universidade e a escola e, sobretudo, busca comemorar os 28 anos do Programa. “Realizamos a abertura do webinars com autoridades que integram o projeto, e de certo modo, permitem mostrar a relação que a Universidade busca estabelecer com a rede de Educação Básica. O evento tem como fundo o autor Zygmunt Bauman, que nos dá muitas referências para pensar a educação e a sociedade no mundo de hoje”.
A série de webinars tem atividades que seguem até o dia 29 de novembro. Confira os demais eventos previstos na programação:
21/06, às 19h: mesa temática 2 - “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida: desafios para a formação integral.
Coordenação e Mediação:
Dra. Maria Regina Johan (Unijuí);
Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);
Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Altair Fávero (UPF);
- Dra. Patrícia Carlesso Marcelino (UPF);
- Dr. Eduardo Galack - Universidad Nacional de La Plata (UNLP);
- Ms. Diovana Gelati de Batista - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
21/08, às 19h: mesa temática 3 - “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”
Coordenação e Mediação:
Dra. Marli Dallagnol Frison (Unijuí);
Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Carla Maria Leidemer Bruxel – Rede Municipal de São Martinho – RS;
- Ms. Andréia Gonçalves da Costa Ceratti – Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Ms. Ingrid Ximena Arias Hodge - Docente de Química no Ensino Médio – Bogotá - Colômbia;
- Dr. Alexander Cely Rodriguez - Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia);
- Dra. Edite Maria Sudbrack (URI).
30/08, às 19h: mesa temática 4 – “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.
Coordenação e Mediação:
Dra. Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí);
Dra. Maria Cândida Del Masso (Unesp);
Dra. Fabiana Kurtz (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Wilson Armando Acosta Jiménez – Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia)
- Ms. Francieli Meotti Oliveira (Unijuí);
- Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
- Dr. Santiago Pich (UFSC);
- Ms. Tauana Dambrós - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
06/09, às 19h: mesa temática 5 – “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA);
Dra. Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí);
Dra. Isabel Battisti (Unijuí).
Convidados:
- Dra. Claudete Teresinha Junges – Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC;
- Dr. Celso Francisco Tondin (UFSJ);
- Dra. Sabrina Correa - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Ms. Clara de Mello Maciel - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Dra. Valeska Fortes de Oliveira (UFSM).
13/09, às 19h: mesa temática 6 – “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Robson Borges (Unijuí);
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Ricardo Rezer (UFPEL)
- Antônia de Fátima Gobbo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
- Dr. Víctor Hugo Duran Camelo – Universidad Pedagógica Nacional – (UPN). Professor da Facultad de Educación Física, Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá - Colômbia)
- Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).
19/09, às 19h – mesa temática 7 – “Formação Continuada de Professores para a educação básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI);
Dra. Vidica Bianchi (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Adriane Helena Dutra Quaresma – Rede Pública Municipal de Horizontina – RS;
- Dra. Izabel Petraglia (Unimep) – CEP Edgar Morin;
- Dra. Maya Aguiluz-Ibargen – Universidad Nacional Autónoma de México – (Unam);
- Ms. Rosmari Marodin Gobo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Ms. Cassia Silene Cervi Anéas - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);
Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);
Convidados:
- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);
- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);
- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);
- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;
- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.
Coordenação e Mediação:
Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);
Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).
Convidados:
- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;
- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);
- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;
- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);
- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);
Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);
Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;
- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);
- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);
- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);
- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);
Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).
Convidados:
Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);
Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);
Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);
Dr. Angelo Cenci (UPF);
Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
Dr. Paulo Carlan (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Emiliano Matías Gambarrota – (Universidad Nacional de La Plata);
- Dr. Felipe Quintão de Almeida (UFES);
- Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC);
- Ms. Ieda Zimmermann - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promove a partir desta quarta-feira, 31 de maio, o evento “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série será transmitida no canal da Unijuí no Youtube, neste link.
O webinars tem como objetivo compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar, e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência.
Iniciando a programação, será realizada no dia 31 de maio, às 19h, a mesa temática sobre “Ética, literatura e educação no cenário da modernidade educacional e política: implicações para pensar as políticas públicas”, com coordenação e mediação dos professores doutores da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva e Taíse Neves Possani; e dos convidados mestre Ricardo Mazzeo; doutor Lívio Arenhardt (UFFS) e da doutora Vanderléia de Andrade Haiski (Unijuí).
As atividades seguem até o dia 29 de novembro. Confira os demais webinars previstos na programação:
21/06, às 19h: mesa temática 2 - “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida: desafios para a formação integral.
Coordenação e Mediação:
Dra. Maria Regina Johan (Unijuí);
Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);
Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Altair Fávero (UPF);
- Dra. Patrícia Carlesso Marcelino (UPF);
- Dr. Eduardo Galack - Universidad Nacional de La Plata (UNLP);
- Ms. Diovana Gelati de Batista - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
21/08, às 19h: mesa temática 3 - “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”
Coordenação e Mediação:
Dra. Marli Dallagnol Frison (Unijuí);
Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Carla Maria Leidemer Bruxel – Rede Municipal de São Martinho – RS;
- Ms. Andréia Gonçalves da Costa Ceratti – Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Ms. Ingrid Ximena Arias Hodge - Docente de Química no Ensino Médio – Bogotá - Colômbia;
- Dr. Alexander Cely Rodriguez - Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia);
- Dra. Edite Maria Sudbrack (URI).
30/08, às 19h: mesa temática 4 – “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.
Coordenação e Mediação:
Dra. Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí);
Dra. Maria Cândida Del Masso (Unesp);
Dra. Fabiana Kurtz (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Wilson Armando Acosta Jiménez – Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia)
- Ms. Francieli Meotti Oliveira (Unijuí);
- Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
- Dr. Santiago Pich (UFSC);
- Ms. Tauana Dambrós - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
06/09, às 19h: mesa temática 5 – “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA);
Dra. Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí);
Dra. Isabel Battisti (Unijuí).
Convidados:
- Dra. Claudete Teresinha Junges – Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC;
- Dr. Celso Francisco Tondin (UFSJ);
- Dra. Sabrina Correa - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Ms. Clara de Mello Maciel - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Dra. Valeska Fortes de Oliveira (UFSM).
13/09, às 19h: mesa temática 6 – “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Robson Borges (Unijuí);
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Ricardo Rezer (UFPEL)
- Antônia de Fátima Gobbo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
- Dr. Víctor Hugo Duran Camelo – Universidad Pedagógica Nacional – (UPN). Professor da Facultad de Educación Física, Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá - Colômbia)
- Doutoranda do PPGEC Gabriela Antes Kuhn (Unijuí).
19/09, às 19h – mesa temática 7 – “Formação Continuada de Professores para a educação básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI);
Dra. Vidica Bianchi (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Adriane Helena Dutra Quaresma – Rede Pública Municipal de Horizontina – RS;
- Dra. Izabel Petraglia (Unimep) – CEP Edgar Morin;
- Dra. Maya Aguiluz-Ibargen – Universidad Nacional Autónoma de México – (Unam);
- Ms. Rosmari Marodin Gobo - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí;
- Ms. Cassia Silene Cervi Anéas - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);
Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);
Convidados:
- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);
- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);
- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);
- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;
- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.
Coordenação e Mediação:
Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);
Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).
Convidados:
- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;
- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);
- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;
- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);
- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);
Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);
Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;
- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);
- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);
- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);
- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);
Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).
Convidados:
Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);
Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);
Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);
Dr. Angelo Cenci (UPF);
Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
Dr. Paulo Carlan (Unijuí).
Convidados:
- Dr. Emiliano Matías Gambarrota – (Universidad Nacional de La Plata);
- Dr. Felipe Quintão de Almeida (UFES);
- Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC);
- Ms. Ieda Zimmermann - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
O egresso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor doutor Cristhian Moreira Brum, da Faurb/Ufpel, foi nomeado pelo Ministério da Educação para compor a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Inep.
A CTAA é a instância recursal dos processos avaliativos relacionados a relatórios de avaliação externa in loco e de denúncias contra avaliadores.
A comissão tem competência para deliberar sobre recursos administrativos advindos das Instituições de Educação Superior e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), referentes a relatórios das avaliações externas in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo; além de recursos interpostos contra decisões da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, referentes à conduta de avaliadores do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.