Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

PPGEC promove webinar para debater o desejo de aprender em tempos líquidos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na quarta-feira, 06 de setembro, o quarto encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, com a temática “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. 

O encontro faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados em comemoração aos 28 anos do PPGEC. Nesta mesa temática a mediação foi feita pelos doutores Fábio Roberto Pillatt, da Unibalsas; Vânia Lisa Fischer Cossetin e Isabel Battisti, da Unijuí. Os convidados foram a doutora Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação de Anchieta, Santa Catarina; doutora Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí; doutora Valeska Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria; e a mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí. 

Claudete Teresinha Junges abriu a noite de debate e destacou a importância de ter um evento para refletir sobre um assunto de grande importância para os profissionais da educação. De acordo com a professora, esses diálogos estão sendo profundos e proveitosos, a partir da fundamentação do livro “Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos”. “O livro auxiliou na fundamentação dos debates, a partir das temáticas que estão presentes na obra. No livro especificamente, eu e os professores Celso Francisco Tondin,  da Universidade Federal de São João del-Rei, e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí, elaboramos um artigo que aborda a potencialização do desejo de aprender em tempos líquidos e modernos”, explanou. 

A professora ainda refletiu sobre a importância do direito de aprender. “Uma das grandes questões que defendemos é o direito de aprender, que o ensino seja efetivo. Para isso, precisamos de profissionais comprometidos e bem formados, mas também, de estudantes que estejam presentes nos processo e aprofundados nisso”, disse.   

O próximo webinar será realizado no dia 13 de setembro, com o tema “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”. Na coordenação e mediação, estarão os professores doutores Robson Borges e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí. São convidados os doutores Ricardo Rezer da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Victor Hugo Duran Camelo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia). Com a participação de Antônia de Fátima Gobbo, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e a doutoranda do PPGEC, Gabriela Antes Kuhn. 


Coordenador do PPGEC participa do Forpred Sul na PUC-RS

Nos dias 24 e 25 de agosto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva, participou do primeiro encontro do Forpred Sul  - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região. O evento aconteceu junto à PUC-RS, em Porto Alegre, e contou, no primeiro dia, com levantamento de pautas e conversa sobre o preenchimento da plataforma Sucupira.

No segundo dia, foi realizado um encontro com o coordenador da área de educação da Capes, professor Ângelo de Souza (UFPR), com avaliação do próximo quadriênio. A programação ainda contemplou formas de organização de relatórios, escrita e acompanhamento de egressos. 

O evento coloca em perspectiva a realização da 41ª Reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Sul de 2024, a ser realizada em outubro, em Manaus, na UFAM, onde haverá o encontro do Fórum dos Coordenadores e do Fórum das Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação em todo o Brasil. 

Conforme o professor Sidinei Pithan da Silva, o encontro foi muito produtivo, com a participação de um número significativo de coordenadores. Ele enfatiza que a interação entre os coordenadores oportuniza o debate, a socialização e, sobretudo, contribuições significativas para a qualificação da avaliação dos Programas.




Educação, cinema e literatura pautam novo webinar do PPG em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, mais um encontro da série “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. Os debates são realizados em comemoração aos 28 anos do Programa e acontecem até o mês de novembro.

Tendo como objetivo compreender os principais desafios implicados na docência, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, o quarto encontro da série teve como tema “Educação, Cinema e Literatura no contexto da cultura digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.

O debate foi aberto pelo doutor Wilson Armando Acosta Jiménez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), que compartilhou sua experiência ao trabalhar por seis anos em colégios públicos em Bogotá, fazendo uso do cinema para o ensino das Ciências Sociais. O doutor Santiago Pich (UFSC) compartilhou sua relação com a arte e a experiência com o cinema, que teve início durante a pandemia; enquanto que a mestre Francieli Meotti Oliveira (Unijuí) falou sobre literatura a partir da obra Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos, escrita pelos membros do Grupo de Estudos Práxis: Docência, Educação e Sociedade, do PPGEC, do qual faz parte. A mestre Tauana Dambrós, professora na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí, também compartilhou a sua experiência na Educação Básica.

As discussões foram encerradas pelo coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, que falou sobre a importância de se discutir a docência quando temos mais de 50 milhões de brasileiros na educação escolar, representando 25% da população brasileira, e mais de 3 milhões de educadores em atuação. “Temos uma nação de pessoas circulando pelas escolas e por isso é tão importante falarmos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos. Mapear as potencialidades da nossa época e, também, as suas contradições e os seus limites”, afirmou o professor, que vê como uma banalização da formação a ideia de se trocar o ensino da crítica, da razão pura, pela lógica do TikTok. Pela afirmação de que os educadores precisam sintetizar o conhecimento e dar em pílulas, de forma mastigada para os novos estudantes.

Para conferir o webinar na íntegra, acesse este link. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de setembro, às 19h, com o tema “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. A coordenação e mediação serão dos professores doutores Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA); Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí) e Isabel Battisti (Unijuí). São convidados os doutores Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC; Celso Francisco Tondin (UFSJ); Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM), além da mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.




PPGEC recebe até esta quinta-feira inscrições para seleção destinada aos professores efetivos da Smed de Ijuí e da 36ª CRE

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí abriu o processo seletivo específico para professores municipais de Ijuí e estaduais da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o benefício da taxa CAPES, ou seja, com a isenção de mensalidade. Ao todo, há a oferta de duas vagas: uma para o mestrado e outra para o doutorado. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, dia 31 de agosto, em unijui.edu.br/ppgec. 

A iniciativa do PPGEC, segundo o coordenador Sidinei Pithan da Silva, é qualificar os professores que estão em sala de aula, através da Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. O coordenador enfatiza que a Unijuí e o Programa têm uma parceria muito importante, sobretudo, muito próxima com as escolas de Ijuí e região. Seja pelos professores ou estudantes do PPGEC, em imersão através da formação, projetos, palestras e estágios, por exemplo.

“Neste sentido, com o processo seletivo para uma vaga para o mestrado e outra vaga para o doutorado em Educação nas Ciências, a Universidade contribui para a qualificação dos educadores, o que é primordial para a educação de Ijuí e região, onde a Unijuí está inserida”, destacou o professor. 

Para ambas as vagas, os candidatos terão que passar pela avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, além de participar de uma entrevista. A relação dos selecionados, por ordem de classificação, estará disponível a partir do dia 21 de setembro na página do programa.

Mais informações podem ser obtidas no edital 05/2023, disponível na página do programa, pelo telefone 55 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Egresso do PPG em Educação nas Ciências representa a Associação Brasileira de Estudos do Século 18 em congresso na Itália

Entre os dias 3 e 7 de julho, o egresso dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, Tiago Anderson Brutti, participou do XVI Congresso Internazionale di Studi sul XVIII Secolo (Congresso Internacional de Estudos do Século XVIII), em Roma, na Itália, cujo tema central foi L’Antichità e la costruzione del futuro nel secolo dei Lumi (A antiguidade e a construção do futuro no Iluminismo). O evento foi organizado pela Società Italiana di Studi sul Secolo XVIII, pela International Society for Eighteenth-Century Studies (ISECS) e pela Société Internationale d'Étude du Dixhuitième Siècle (SIEDS). 

O egresso representou, na ocasião, ao lado de outros pesquisadores, a Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. A pesquisa Riflessioni sull'educazione repubblicana e sul sapere elementare (Reflexões sobre a educação republicana e o conhecimento elementar) foi apresentada no dia 4 de julho, na sala da Cartoteca da Universidade de Roma La Sapienza. A professora Elizabeth Fontoura Dorneles, professora da Unicruz, também participou do processo de pesquisa.

Integraram o painel a filósofa Carlota Boto, professora da USP e intérprete de Condorcet, e o filósofo Gabriel Serrano-Darriulat, da Universidade Sorbonne, de Paris. Pesquisadores de diversas partes do mundo demonstraram interesse pelas temáticas abordadas na sessão. As instituições organizadoras do evento anunciaram a concessão de bolsas de estudo, na ocasião, para pesquisadores ucranianos em situação de refúgio em outros países da Europa.

“Vale destacar que a Unijuí foi a instituição que proporcionou a maior parte de minha formação como professor e pesquisador, processo ainda em andamento, que passou pelo bacharelado em Filosofia, pelo mestrado e doutorado em Educação nas Ciências. Profissionalmente, faz cerca de 15 anos que trabalho no curso de Direito e no Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Nesse processo, tenho tomado parte em uma rede de professores e pesquisadores: Claudio Boeira Garcia,  Paulo Evaldo Fensterseifer,  Paulo Rudi Schneider, José Pedro Boufleuer,  Adair Adams, Adriana Andreis,  Jaqueline Ritter,  Vânia Lisa Fischer Cossetin,  Helena Copetti Callai,  Gérson Lucas Padilha de Lima,  Rodrigo Moreira de Almeida e outros tantos professores e colegas de diversos graus de instrução”, destacou Tiago.  

As vivências acadêmicas e culturais foram intensas durante a viagem de 1º a 12 de julho à Roma e Lisboa, em um dos períodos mais quentes dos últimos milhares de anos na Europa.  


PPGEC promove webinar sobre o papel dos professores no cenário líquido-moderno

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta segunda-feira, 21 de agosto, o terceiro encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O evento faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados até o fim deste ano, em comemoração aos 28 anos do PPGEC.

Os webinars têm como objetivo compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar, e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência. 

Ontem, esteve em destaque o tema “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”, sob mediação das professoras doutoras da Unijuí,  Marli Dallagnol Frison e  Maria Cristina Pansera de Araújo. Foram convidados para o webinar o doutor  Alexander Cely Rodriguez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); a doutora Edite Maria Sudbrack da URI; e as professoras mestres Carla Maria Leidemer Bruxel, da rede municipal de São Martinho, Andréia Gonçalves da Costa Ceratti, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí, e Ingrid Ximena Arias Hodge, docente de Química no Ensino Médio em Bogotá, na Colômbia.  

Quem abriu o debate foi o professor doutor Alexander Cely Rodriguez, que hoje atua no Ensino Superior, mas que por muitos anos lecionou na Educação Básica. Ele destaca que para responder à pergunta “qual o papel dos professores  no cenário líquido-moderno”, é necessário pensar em quem são as pessoas, os jovens, que estão chegando à sala de aula. Cita, ainda, a importância de se pensar não apenas nos pontos positivos de ser professor, mas das dificuldades encontradas.

“Uma das principais dificuldades que temos na formação dos jovens, hoje, é que eles chegam sem saber ler ou escrever. Há uma grande dificuldade em fazer com que eles entendam uma leitura e escrita criativa. E cabe a nós, professores, utilizarmos de habilidades para que estes jovens nos entendam”, destacou. O evento, na íntegra, pode ser conferido neste link

O próximo webinar será realizado no dia 30 de agosto, com o tema “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”. Na coordenação e mediação, estarão as professoras doutoras Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí),  Maria Cândida Del Masso (Unesp) e Fabiana Kurtz (Unijuí). São convidados os doutores Wilson Armando Acosta Jiménez da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), Sidinei Pithan da Silva da Unijuí e da Santiago Pich da UFSC. Também, as mestres Francieli Meotti Oliveira da Unijuí e Tauana Dambrós, que atua na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí. 


PPG em Educação nas Ciências lança edital para os cursos de Mestrado e Doutorado aos professores efetivos da Smed de Ijuí e da 36ª CRE

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí está com inscrições abertas para duas vagas: uma para o mestrado e outra para o doutorado, destinadas exclusivamente para os professores efetivos/concursados que estão alocados junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Ijuí e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, somente em uma linha de pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Essa linha investiga a formação de professores na Educação Básica e no Ensino Superior, no que se refere aos processos e produções científicas, considerando a interação profissional na elaboração e no desenvolvimento de currículos, com explicitações e análises dos referenciais teóricos. 

Para ambas as vagas, os candidatos terão que passar pela avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, além de participar de uma entrevista. A relação dos selecionados, por ordem de classificação, estará disponível a partir do dia 21 de setembro na página do programa.

O edital prevê bolsas de estudos, na modalidade Taxa Capes, que corresponde ao pagamento integral da mensalidade durante um ano, podendo o benefício ser renovado até completar 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.

No dia 14 de agosto, às 19h, será realizada uma reunião virtual para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo. Interessados em participar da reunião podem fazer a inscrição pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br até o dia 11 de agosto, indicando no assunto do e-mail “Desejo participar da reunião online para tirar dúvidas”.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível na página do programa, pelo telefone 55 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


PPGEC promove discussão sobre “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida”

Na noite desta segunda-feira, 26 de junho, foi realizado o segundo encontro do Webinars - Diálogos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos: interfaces Universidade e Escola, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Conforme explicou o coordenador do Programa, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, até o mês de novembro serão realizados 12 encontros, que vão reunir mais de 70 professores, de diferentes instituições de ensino, discutindo diferentes temáticas.

Ontem, esteve em debate “A educação do corpo e da sensibilidade como forma de resistência à fragmentação da vida”. Com a mediação do professor doutor Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí) e da doutoranda em Educação nas Ciências Gabriela Antes Kuhn, que pesquisa sobre o tema, o evento contou com quatro convidados: os doutores Altair Fávero (UPF), Patrícia Carlesso Marcelino (UPF) e Eduardo Galack (Universidad Nacional de La Plata - UNLP), além da mestre Diovana Gelati de Batista, professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí. 

“O tema discutido neste segundo encontro é muito caro e nos convida a pensar de uma forma diferente sobre as questões da educação”, destacou o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, lembrando que os webinars têm a finalidade de tematizar as questões da educação em tempos líquido-modernos, abrindo um diálogo franco sobre o significado da arte de educar e da ação docente em torno das temáticas do conhecimento, da ética, da política e da teoria crítica. “Queremos, sobretudo, construir um modo de análise que permita o enfrentamento da crise da Educação Básica a partir do ponto de vista dos sujeitos envolvidos e da análise das suas realidades concretas”, completou. 

Os próximos encontros serão realizados nos dias 21 e 30 de agosto; 6, 13 e 27 de setembro; 4 e 11 de outubro; 1, 22 e 29 de novembro. As discussões marcam os 28 anos do PPGEC e são transmitidas pelo Youtube da Unijuí. Abaixo, você confere o evento de ontem na íntegra:


Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está com inscrições abertas para Estudantes Eventuais

Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o processo seletivo de Estudantes Eventuais, para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado.

Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário disponível na página do Programa no Portal da Unijuí e enviá-lo para o e-mail poseduca@unijui.edu.br. A lista com os selecionados estará disponível no dia 1º de agosto, através do site do Programa. 

As matrículas serão realizadas entre os dias 02 e 04 de agosto, de forma online, via Secretaria do Programa de Pós-Graduação. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 08 de agosto. 

O Programa busca desenvolver pesquisas na área da educação para contribuir com a formação de educadores. Além disso, busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas.

Mais informações podem ser obtidas pelo site ou através do telefone (55) 3332-0417, e ainda, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Internacionalização: colombiana realiza na Unijuí seu doutorado sanduíche

Yoisse (de casaco branco e macacão amarelo) é recebida por professores da Unijuí

Tendo sua pesquisa focada em questões como o pensamento crítico, Yoisse Nathaly Velasco Rodriguez tem participado de diversos eventos científicos que tratam de temas ligados à educação, ao Ensino Médio e seus desafios; e às oportunidades educacionais. E foi num desses encontros, da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), que ela conheceu a Unijuí e onde começou a estreitar laços para realização do seu estágio de doutorado sanduíche. Yoisse é professora, médica e cirurgiã pela Universidade de Cauca, mestre em Docência Universitária e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Nariño (Udenar) na Colômbia.

As reuniões virtuais que Yoisse participou, da Cátedra Internacional, foram promovidas pela Unijuí, a Universidade Cooperativa da Colômbia, a Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e a Universidade de Sonora do México. As instituições mantêm uma parceria que prevê, além da realização de eventos científicos, a promoção da mobilidade internacional.  

“Também participei de eventos que tratavam do pensamento crítico, em que estavam envolvidas a Unijuí e a Universidade de Nariño. Foi então que conheci o professor Daniel Cenci, num primeiro momento de forma virtual e depois pessoalmente em minha cidade, Pasto, e considerei que a Unijuí contava com o discurso epistemológico com o qual eu queria complementar minha tese. O professor Daniel me apresentou ao professor Sidinei Pithan da Silva e, então, não hesitei em pedir meu estágio na Unijuí, que começou com o semestre letivo e será encerrado no mês de julho”, explicou a doutoranda.

Yoisse conta que a experiência tem sido positiva desde o primeiro dia que chegou em Ijuí. “Sinto a academia, o amor pela educação e a parceria como conceitos obrigatórios para desenvolver um pensamento condizente com a minha tese de doutorado sobre o desenvolvimento do pensamento crítico em medicina, onde procuro mostrar que a comunicação e todos os seus facilitadores são a principal ferramenta para alcançar novas ideias e propósitos. Embora a língua venha a ser considerada uma limitação, penso ter tido uma boa adaptação e compreensão com o meu ‘portuñol’. Encontrei uma cidade encantadora, onde sinto que todos se conhecem e têm bondade à flor da pele, e isso realmente facilita muito a minha estadia, pois estar longe da família implica um sacrifício que se tornaria mais complexo não fosse esse fator”, comentou.

Com a orientação do professor Sidinei Pithan da Silva, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Yoisse tem participado de diversas atividades acadêmicas que, segundo ela, “fazem o tempo passar rápido”. “Estou preparando o suporte teórico e epistemológico da minha tese de doutorado, mas, ao mesmo tempo, acompanhando as aulas de medicina dos primeiros semestres, o que me permite estabelecer semelhanças e diferenças entre nossos sistemas educacionais Sul-Americanos. Tenho feito parte de eventos acadêmicos, como palestras e aulas; estou participando de aulas de doutorado e mestrado em Educação nas Ciências; e também participo de atividades a convite do meu orientador, como grupos de estudos com diferentes associados. O objetivo é que esse novo convênio dure novos semestres para que possamos nos enriquecer mutuamente”, finalizou Yoisse.


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