Até a próxima segunda-feira, 20 de novembro, estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Os candidatos, que podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, vão disputar uma das 25 vagas para o Mestrado ou uma das 15 vagas disponíveis no Doutorado.
Conforme destacou o coordenador, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, o PPGEC completa 28 anos em 2023, tendo formado mais de 100 doutores e 700 mestres. Um programa que conquistou nota 5 na avaliação quadrienal 2017- 2020, demonstrando o reconhecimento da Capes diante da sua qualidade na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.
“A proposta de formação do PPGEC inclui uma perspectiva inovadora e produtora de autonomia em relação à pesquisa, marcada pelo compromisso social com a educação. Os diferenciais do programa se encontram em sua concepção de educação, e em sua forma de organizar o currículo e projetar a formação, criando as condições para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da educação e da construção do conhecimento no Brasil. Além de cursar os componentes curriculares ofertados, o estudante tem a oportunidade de participar de grupos de estudos, redes de pesquisa, eventos e intercâmbios internacionais”, destacou o coordenador, lembrando que, ao longo dos anos, o Programa vem dando continuidade aos seus princípios históricos e fundantes, entre os quais está a constituição de um quadro de professores com formação nas diversas áreas do conhecimento e correntes teóricas que tematizam a educação.
“Essas características do grupo potencializam a formação de professores e pesquisadores para atuar na educação básica, considerando as diferentes áreas do conhecimento. Salienta-se que a vinculação do corpo docente do Programa com suas áreas de origem é mantida por meio de participação em associações científicas, em eventos nacionais e internacionais e com os grupos de pesquisa e parcerias em redes. Mantém-se, assim, um estreito elo com grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, professores do Ensino Superior, bolsistas de iniciação científica, comunidade regional/local, movimentos sociais e os cursos de Graduação das respectivas áreas de conhecimento dos professores. As produções resultantes das pesquisas do PPGEC expressam a interligação da educação com a área específica de formação e de atuação dos pesquisadores, configurando o processo educativo como constituinte da produção do conhecimento nas diversas áreas”, completou.
Quem ingressa no Programa tem a possibilidade de seguir uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais. A partir destas linhas, os estudantes recebem o aprendizado de conhecimentos importantes, que lhes permitem se inserir no debate mundial sobre a educação e o destino humano, compreendendo as diferentes tradições de pensamento, seja em relação ao trato com o conhecimento e suas dimensões éticas, estéticas, sociais, culturais e políticas, ou mesmo em relação à educação e seu vínculo com o currículo, a didática, as políticas públicas, as teorias de ensino-aprendizagem, a formação de professores, a educação básica e os movimentos sociais.
“Em suma, de acordo com os objetivos do PPGEC, considera-se que a proposta de oferta de Mestrado e Doutorado em educação amplia as possibilidades de produção do conhecimento no campo da educação, com ênfase, também na educação básica, no que se refere ao currículo da educação básica e à formação de professores pelo estudo e reflexão relativo às teorias pedagógicas que sustentam os processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; aos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação, o conhecimento e a sociabilidade; aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais; e à preservação e respeito ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida”, reforçou o professor Sidinei.
Mais informações podem ser obtidas na página do programa, através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Inspirados no projeto “Cinema e Educação em Debate”, proposto pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, três escolas públicas do município de Bozano uniram-se para propor esta ação aos professores e funcionários como momento de formação continuada e comemoração ao dia do professor (15 de outubro) e servidor público (28 de outubro).
A exibição do filme “O Último Vagão” foi proposto no primeiro encontro do projeto “Cinema e Educação em Debate”, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. Para o Programa, o projeto tem como principais objetivos a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar em um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema, e assim poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.
A partir da participação de professoras das escolas envolvidas e de de discentes e do PPGEC, as equipes diretivas da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, Escola Municipal de Educação Infantil Bozano e Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X realizaram, no dia 23 de outubro, uma noite de cinema, no Cult Cinemas, em Ijuí. Na oportunidade, o grupo assistiu ao filme “O Último Vagão”, trazendo reflexões importantes e profundas a respeito da esperança e responsabilidade de quem se dedica a formar cidadãos.
Para as escolas, segundo a professora Cláudia Marchesan, que é mestranda do PPGEC, “proporcionar este momento de cinema e reflexão contribuiu para a formação e reflexão sobre a arte de ensinar e aprender com amor, dedicação e compreensão dos tempos sociais contemporâneos”.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí esteve representado por docentes, discentes e secretárias na 41º Reunião Nacional da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada em Manaus, no Estado do Amazonas, de 22 a 27 de outubro, com o tema “Educação e Equidade: bases para amar-zonizar o país”.
A abertura do evento contou com apresentações culturais, explanações pelas autoridades que compuseram a mesa oficial, com reitores da UFAM-Universidade Federal do Amazonas e da UEA- Universidade do Estado do Amazonas, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação, entre outras autoridades ligadas à educação.
No dia 25 de outubro, a professora Maria Regina Johann participou como convidada de uma sessão especial que tratou da temática "Povos originários e educação em perspectivas descolonizadoras: agendas científicas e políticas". A sessão foi organizada pelos Grupos de Trabalhos: GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita; GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais; e GT24 – Educação e Arte, sob a coordenação da professora Vanderlete Pereira da Silva (UEA), contando, também, com as palestrantes professoras Josélia Gomes Neves (UNIR) e Ione da Silva Jovino (UEPG).
Levando em consideração a temática da sessão e a representação do GT Educação e Arte, a professora Maria Regina abordou a questão da antropofagia e o desafio de pensar o mundo em uma perspectiva multi-identitária. Tratou do tema considerando a metáfora da antropofagia como uma referência ainda válida para se pensar os desafios do tempo presente e, para isso, mobilizou as obras e as ideias do artivista contemporâneo Jaider Esbell, falecido em 2021.
Esbell cunhou o termo arte indígena cosmopolítica e, assim, deu um importante indicativo de que essa perspectiva de arte considera a noção de totalidade, de um pertencimento cósmico, de fusão entre humanos, animais e demais elementos da natureza, mas não ignora os desafios e temas emergentes do mundo da vida. Por não separar cognição de estética, os artivistas praticam uma arte de bien viver, um viver que é artístico e estético pela coerência que o sustentam. Nesse sentido, Jaider Esbell afirma que “a arte indígena está essencialmente no dia a dia, na comunidade, na coletividade, nas práticas, que transcendem uma habilidade manual ou oral. Pressupõe todo um composto de vida, onde a arte maior é esse viver harmônico com o ambiente, isso que o Ocidente já separou como natureza”.
Nesse horizonte, a postura do artivista reivindica o direito de “apresentar uma existência plural e contemporânea que acessa o tradicional e que mergulha nesse desafio comum de pensar um mundo viável tanto para índios quanto pretos, mulheres, gays e todas as classes”. O desafio, portanto, é pensar nos grupos ou pessoas que ficaram à margem e em que medida podem se inserir e atuar nos lugares designados para a arte (galerias, museus, salas de exposição) e tensionar os seus valores simbólicos, encharcados de tradição eurocêntrica, contribuindo para a revisão desses espaços e seus sentidos contemporâneos. Do ponto de vista de Jaider, pode ser que através desse lugar, da visibilidade do palco, do lugar da arte europeia, se possa tratar dessas complexidades e dizer que arte é política. Segundo a professora, do seu ponto de vista, o pensamento de Jaider permite pensar no potencial da antropofagia que dialoga com o diferente e dele se apropria, devorando suas potências e saberes e a vida como arte, uma vez que viver é um ato cocriativo, que exige de cada de um de nós a capacidade de reinvenção de si; dimensões que o viver ancestral nos inspira.
A professora Maria Simone Schwengber, com as suas orientandas Joice Drefs, Cauana Conceição e Ana Laura Arnhold, participaram dos GTs - Grupo de Trabalhos. A doutoranda Cauana Conceição apresentou o trabalho “As violências da (des) integração dos negros no município de Jóia/RS”, no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. E a doutoranda Ana Laura Arnhold apresentou o trabalho com o título “(In)justiça ambiental e a desigualdade de gênero: enunciações na BNCC”, no GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação.
Já as secretárias Carmen Antunes e Thaís de Souza Lasch participaram do V ENSEC - Encontro Nacional das Secretárias(os) dos Programas de Pós-Graduação em Educação, com palestrantes e temas relacionados à função das mesmas, como Avaliação dos PPGEs; Plataforma Sucupira; Competência, Habilidade e atitudes dos profissionais; socialização de experiências entre os profissionais que atuam nas Secretarias dos PPGEs, entre outros.
O grupo do PPGEC, participante do evento, ressalta que viveu uma experiência singular. “Retornamos da Anped 2023 com alguns temas de casa, tais como: descaravelizar e reflorestar as Universidades” (Alva Rosa TuKano); desaprender como as mulheres das florestas (Marcela da Silva Barbosa); des-amar como as mulheres angoleiras (Alessandra Ferreiras). Enfim, integrar a luta indígena é defender nossa cultura e ancestralidade” .
A Anped é um dos maiores eventos de educação do país e participar de tal evento permite contatar com diversos pesquisadores e suas temáticas, o que enriquece pontos de vista e amplia o diálogo entre professores, estudantes, pesquisadores e secretárias, potencializando parcerias interinstitucionais e pesquisas.
Lacinia neque maecenas integer imperdiet cras sociis torquent conubia.
Curae cras mus nullam euismod magna in ligula hendrerit metus ante.
Nisi nunc mus vehicula primis ridiculus nisl senectus, a praesent nascetur blandit proin.
Em comemoração aos seus 28 anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou mais um webinar da série “Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O debate foi coordenado e mediado pelo professor Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí); professor Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí); e professora Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).
A abertura do evento foi feita pelo professor doutor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do PPGEC, que ressaltou a importância de discutir as mudanças constantes no setor da Educação, buscando entender sua relevância e inserção no contexto das mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio no Brasil. “Nós estamos, neste ano, comemorando 28 anos do PPGEC e temos um grande desafio de pensar e tematizar as grandes questões que estão implicadas no mundo do trabalho e sobretudo refletir e entender como estão relacionadas essas mudanças do mundo do trabalho com a educação e as reconfigurações do Ensino Médio.
Participaram do debate ainda, os convidados: Ms. Lucas Santiago Costa, membro da Rede Pública Municipal e Estadual - SC; professor Dr. Alex Sander da Silva (Unesc); professor Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA); professor Ms. Dinarte Belato (Unijuí); e professora Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí. Cada um dos membros fez uma explanação a partir de suas experiências e estudos a respeito das questões relacionadas ao mercado de trabalho e à educação.
Os convidados levantar, dentre inúmeras questões, o atual comportamento da sociedade em relação ao consumo, em que o foco está em priorizar mais o ter do que o ser. Além disso, o avanço tecnológico também foi levantado dentre as pesquisas realizadas, tendo em vista a supervalorização das tecnologias e a diminuição da valorização do humano e das próprias relações humanas, necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.
A série de webinars segue no mês de novembro, contemplando a temática “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”, que acontece no dia 22 de novembro, às 19h; e a temática “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”, que acontece no dia 29 de novembro, às 19h. Os dois próximos webinars podem ser acompanhados, ao vivo, no YouTube da Unijuí.
Na última quarta-feira, 11 de outubro, foi realizado o nono encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, sobre a temática Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
Este encontro foi coordenado e mediado pela professora doutora Eva Terezinha Boff, da Unijuí, e pelo professor doutor Claudionei Vicente Cassol, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participaram do debate a professora doutora Elza Maria Fonseca Falkembach; o professor doutor João Nicodemos Martins Manfio, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC); a professora mestra Juliana Vani, do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza; e a professora doutora Jaqueline Moll.
Em sua fala inicial, o professor doutor Claudionei Vicente Cassol agradeceu o convite para mediar o Webinar e destacou a importância da temática abordada. “É importante que a gente compreenda o papel do professor, ele tem o propósito de garantir que o conhecimento socialmente construído seja adquirido pelas crianças e pelos adolescentes, mas também, enquanto direito, para todas as pessoas que desejam continuar aprendendo, esse é movimento da educação a vida toda. O momento em que estamos aqui desenvolvendo os webinars é importante, pois nos faz pensar a partir das práxis, do nosso cotidiano e das nossas ações na escola e na universidade, e está envolvendo as pessoas”.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse:
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o oitavo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série de debates é transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tendo sequência até o mês de novembro.
O principal objetivo da atividade é compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência em tempos líquido-modernos.
Neste encontro, esteve em pauta a “Educação Superior em tempos líquido-modernos: qual finalidade?”, tema que foi debatido pelos doutores Fábio Pilatt (Unibalsas) e Sidinei Pithan da Silva (Unijuí, coordenador do PPGEC), e pelos mestres César Augusto Danelli (Unibalsas), Yoisse Velasco Rodrigues (Universidad Cooperativa de Colômbia) e Simone Simões Oliveira ( Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí).
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, fez a mediação do debate e, inicialmente, destacou o conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “O conceito diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis e, numa analogia, são líquidas. Quem trabalha na educação tem testemunhado mudanças muito velozes nas duas últimas décadas, tanto com relação às relações sociais quanto aos valores e expectativas que a sociedade deposita sobre as instituições de ensino”, destacou.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link abaixo. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.
Na noite desta terça-feira, 26 de setembro, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e dos cursos de graduação em Pedagogia, História e Letras da Unijuí. A atividade foi realizada de forma presencial, no Centro de Eventos da Universidade, e contou com transmissão pelo canal do Youtube do Programa.
Durante a abertura do evento, a coordenadora dos cursos de graduação, professora Taíse Neves Possani, fez um agradecimento ao PPGEC pela oportunidade de os estudantes da licenciatura se inserirem nas discussões da noite, a partir do tema “Perversidade neoliberal e solidariedade formativa”.
O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou que estudantes do outro lado do País, nos Estados do Maranhão e do Mato Grosso, também acompanhavam as discussões. “A temática que debatemos durante esta noite é cara e muito importante, sobretudo pelo lugar que as humanidades ocupam na formação universitária. Foi um momento para darmos visibilidade a certas dimensões que são, muitas vezes, tematizadas no cotidiano”, destacou o professor.
A palestra ficou a cargo do psicanalista, doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP) e diretor da Escola de Psicanálise Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo, Francisco Carlos dos Santos Filho. A mediação foi realizada pela doutora e mestre em Filosofia (PUC-RS) e professora do PPGEC, Vânia Lisa Fischer Cossetin.
Para conferir a palestra, acesse este link.
Lacinia neque maecenas integer imperdiet cras sociis torquent conubia.
Curae cras mus nullam euismod magna in ligula hendrerit metus ante.
Nisi nunc mus vehicula primis ridiculus nisl senectus, a praesent nascetur blandit proin.
No sábado, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), realizou por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo da pedagogia social.
Para o primeiro encontro foi escolhido o longa, “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal, um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado.
Os principais objetivos do projeto envolvem a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema, e assim, poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.
O professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva mediou o debate, com o auxílio das professoras Sandra Nunes Rosa, Anelise Rodrigues e Franciele Miriam da Rocha. O coordenador destacou pontos de relevância do projeto. “Temos a possibilidade de valorizar cada vez mais o trabalho dos educadores e das escolas, na nobre tarefa de educar, mas também podemos repensar nossas pedagogias, tendo em vista a origem social e cultural dos estudantes”. O coordenador ainda complementou. “É importante que possamos nos reunir para dialogar sobre cinema, e a partir de algumas obras cinematográficas, nos aproximar de diferentes sujeitos sociais para conversarmos sobre o mundo em que vivemos, nossa condição humana e nossos desafios educacionais”, disse.
De acordo com o professor, Sidinei Pithan da Silva, o próximo encontro do “Projeto: Cinema e Educação em Debate” contará com a participação de mais estudantes do Ensino Médio e graduação. “Lembro que o evento não interessa apenas à pós-graduação, mas a todos que tenham interesse pela educação e pela docência. Sob este aspecto, a abordagem de Mario Osorio Marques nos inspira, ajudando-nos a pensar na educação como forma de interlocução e reconstrução de aprendizagens na interface da intercomplementaridade das ciências”, finalizou.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, realizará neste sábado, 23 de setembro, às 8h, no Centro de Eventos, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”.
O filme escolhido para exibição e debate é “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras. O longa conta a história de Georgina (Adriana Barraza), uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal (Kaarlo Isaac), um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado.
A exibição contará com a mediação do professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva; e participação das mestres Sandra Nunes Rosa e Anelise Rodrigues; e da doutora Franciele Miriam da Rocha.
Na última terça-feira, 19 de setembro, foi realizado o sétimo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. A atividade, que se estenderá com novos encontros até o mês de novembro, faz parte das comemorações dos 28 anos do Programa.
Para debater o tema “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”, foram convidadas as professoras doutoras Izabel Petraglia (Unimep – CEP Edgar Morin) e Maya Aguiluz-Ibargen (Universidad Nacional Autónoma de México – Unam); e as professoras mestras Adriane Helena Dutra Quaresma (Rede Pública Municipal de Horizontina), Rosmari Marodin Gobo (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí) e Cassia Silene Cervi Anéas (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí). A coordenação e mediação ficaram a cargo dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Claudionei Vicente Cassol (URI) e Vidica Bianchi (Unijuí).
As discussões tiveram início com fala da professora Adriane Helena Dutra Quaresma, que participou da produção do livro Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos. Ela falou sobre o capítulo que trata da constituição docente e da formação continuada dos professores diante dos desafios contemporâneos, a partir de nomes como Zygmunt Bauman.
“Sabemos que a educação passa por intensas mudanças, tanto em âmbito local quanto nacional. No entanto, sabemos que estas mudanças acontecem de forma paradoxal. Observando a educação continuada dos professores, nós percebemos que, por vezes, há muita formação e poucas mudanças. E é a partir deste cenário que Baumann nos convida a refletir. A pensar como a formação continuada pode ser articulada com práticas reflexivas, priorizando o protagonismo do professor na elaboração dos processos formativos. Por vezes, as formações acontecem sem atender à demanda desses sujeitos”, destacou a professora, lembrando que há um movimento entre os professores para que sejam reconhecidos como construtores da sua própria formação.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse:
Confira a agenda dos próximos encontros:
04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);
Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);
Convidados:
- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);
- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);
- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);
- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;
- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.
Coordenação e Mediação:
Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);
Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).
Convidados:
- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;
- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);
- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;
- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);
- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);
Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);
Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).
Convidados:
- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;
- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);
- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);
- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);
- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);
Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).
Convidados:
Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);
Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);
Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);
Dr. Angelo Cenci (UPF);
Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.
29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.
Coordenação e Mediação:
Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);
Dr. Paulo Carlan (Unijuí).
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.