Com a mudança de data do XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, para os dias 30 de setembro a 2 de outubro, foram prorrogadas as inscrições para o dia 20 de julho. O evento será realizado no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.
E para abrir a programação, no dia 30, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho), Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).
Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.
Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro. Na página do evento, é possível conferir a programação completa.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou, na tarde desta quinta-feira, 6 de junho, o Webinar: Education and Technology in a crosscultural perspective. A atividade foi promovida dentro da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective) e buscou debater sobre a temática da educação e tecnologia a partir da perspectiva de outro país.
A palestra foi ministrada pelo professor do Departamento de Linguística Aplicada da Marie Curie-Skłodowska University, da Polônia, Jaroslaw Krajka, que, em sua fala, fez uma abordagem a respeito das Inteligências Artificiais e suas ferramentas, no contexto de como ela estão sendo testadas e avaliadas, e sua relação com professores, a educação e as tecnologias.
O Webinar, conforme a professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, é uma das atividades de encerramento da disciplina neste semestre. “Acredito que fechar a partir de um debate com o professor Jaroslaw é bem interessante, em especial na perspectiva temática da educação e tecnologia, na questão multicultural. Penso que o evento contribui muito neste sentido, não só para trazer um olhar de fora, mas sim também de um professor que investiga, que tem um olhar com outra cultura, um outro país”, ressalta.
A atividade contou com a presença de professores do PPGEC, além de estudantes do mestrado e do doutorado, em especial acadêmicos estrangeiros que integram o programa.
Foram prorrogadas as inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados agora têm até o dia 13 de abril, próximo sábado, para se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.
Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho), Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).
Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.
Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
A reitoria da Unijuí recepcionou, na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, o estudante Jack Molina. Natural da Inglaterra, ele ingressa no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), onde participará das aulas da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective), que é ofertada aos estudantes do curso de Mestrado e ministrada em Inglês. Jack ficará no Brasil até dezembro deste ano.
O encontro contou com a participação do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, além do coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, dos professores Rafael Frantz e Sandro Sawicki, e da assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski.
A vinda do estudante é uma parceria com a prefeitura de Santa Rosa, e ocorre a partir do interesse do jovem em aprender a Língua Portuguesa, uma vez que Jack tem em sua formação pesquisas a partir do estudo de línguas modernas. Em seu período no Brasil, a ideia é que, conforme explica o professor Rafael Frantz, o estudante, também, participe de um grupo de estudo desenvolvido pela Unijuí e a Universidade de Cambridge, inserida dentro do Cidades Inteligentes, que é aplicado em Santa Rosa.
“Queremos envolvê-lo em atividades de colaboração no nosso grupo de estudo para nos auxiliar. Estamos desenvolvendo a pesquisa para aplicar um framework, o qual vai avaliar, propor e conduzir atividades para transformar um município em Cidade Inteligente. Nossa intenção é verificar, dentro do framework, como está o desenvolvimento de Santa Rosa e o quanto o município é Smart, e o que se pode melhorar. Isso demanda conhecimento do idioma e é neste sentido que o Jack mais vai se inserir e colaborar”, destaca.
Já é possível conferir a programação completa do XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. As informações estão disponíveis em unijui.edu.br/eventos, onde também é possível realizar a inscrição.
Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45. terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica” e terá como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho), Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).
Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.
Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 21 de março, o Seminário Temático “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti”. Os debates aconteceram no Centro de Eventos, com transmissão pelo Youtube da Instituição.
Destinado aos pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais interessados na temática, o seminário buscou aprofundar entendimentos envolvendo a Análise Textual Discursiva (ATD) e sua associação com o software Atlas.ti, utilizado em análises textuais no contexto da pesquisa qualitativa. As discussões são fruto de estudos e de pesquisas dos proponentes, em diálogo com seus grupos de pesquisas, os quais se vinculam a partir de bases epistemológicas do campo da educação.
Durante a manhã, a palestra “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)” esteve a cargo da doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, que hoje atua como docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.
À tarde, o pós-doutorando do PPGEC e professor permanente do Programa de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, Denilson Rodrigues da Silva, abordou o tema “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”. Foram mediadoras das discussões a docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e a docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.
Com o tema “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software ATLAS.ti”, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) realizará nesta quinta-feira, 21 de março, um Seminário Temático reunindo estudantes e professores.
As discussões terão início às 8h30, no Centro de Eventos, a cargo de dois palestrantes: a doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, vai abordar os “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)”. À tarde, o pós-doutorando do PPGEC, Denilson Rodrigues da Silva, vai trabalhar as “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”.
A mediação dos debates ficará a cargo do docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e da docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.
Por meio de um convênio com a Universidade Pedagógica Nacional (UPN) de Bogotá, na Colômbia, a professora doutora Isabel Koltermann Battisti, que atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unijuí, realizou, juntamente com a mestranda Raiani Felippe e a doutoranda Adriane Kis Schultz, uma viagem a Bogotá, onde desenvolveu diversas atividades de cunho acadêmico, entre os dias 11 a 23 de fevereiro.
Além de iniciar o seu pós-doutoramento junto à UPN, sob a orientação da professora doutora Leonor Camargo Uribe, a professora e as estudantes do PPGEC participaram do XIV Simpósio de Matemática e Educação Matemática, ministrando curso e apresentando trabalhos na forma de comunicação e pôster. O evento foi promovido pelos Programas de Doutorado e Mestrado em Educação Matemática da Universidade Antonio Nariño (UAN) e a área de Matemática das universidades organizadoras, dentre as quais a UPN.
Durante a permanência em Bogotá, foram desenvolvidas diversas atividades, como conferência pública que considera a temática de estudos da professora pesquisadora Isabel e curso para mestrandos e professores da Universidade. Além disso, também aconteceram encontros com professores e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam em escolas primária, secundária e média, onde temas de pesquisas realizadas por Adriane e Raiani foram focos de discussões e debates, oportunizando a produção de dados para as suas pesquisas.
Outras reuniões acadêmicas conjuntas foram realizadas, as quais abarcam os campos da Educação e Educação Matemática, indo ao encontro do grupo de investigação que tem como centralidade o ensino de álgebra e de geometria na UPN e o GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática da Unijuí. Esses encontros tiveram como objetivo delimitar o planejamento e organizar ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2024.
Ainda, foram realizadas visitas a escolas da rede privada, pública e à escola de aplicação da UPN, onde foram estabelecidos diálogos extremamente produtivos com professores de diferentes áreas considerando, entre outros temas, o desenvolvimento de projetos transversais, a formação de professores e o currículo das escolas de Educação Básica.
De acordo com a professora Isabel, os encontros e as discussões foram muito importantes no estabelecimento de novas parcerias e interlocuções em termos de pesquisas e de novos projetos. Ela salientou, ainda, que parte da viagem foi custeada pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).
Nesta quarta-feira, 6 de março, aconteceu a abertura da Exposição Temporária "Por uma educação da não-violência dos corpos", promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGD) da Unijuí, junto ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). A exposição, financiada por fundações de apoio à pesquisa, traz como foco o conceito de “não-violência dos corpos”, com fundamento nos pressupostos da filósofa Judith Butler, que argumenta que a violência pode ser combatida por meio da reestruturação das políticas sociais, a fim de reduzir a desigualdade social, e de práticas educativas pautadas na não-violência.
Segundo Maria Simone Vione Schwengber, o projeto entrou em execução em 2022 e concorreu ao Edital 07/2021, dando continuidade a uma agenda de pesquisas individual e coletiva com as orientadas (em formação e com as egressas doutoras do IFFAr). O grupo de pesquisa da Linha 03 - Educação popular em movimentos e organizações sociais, que se apresenta na coordenação do projeto expositivo, trabalha com a tese de que a “não-violência” não deve ser entendida como o cultivo de uma virtude individual, nem passividade, mas como práticas ativas e coletivas, entre elas as educativas e formativas. Se todas as vidas devem ser consideradas portadoras de direitos, a violência, direcionada seja ela qual for e a quem, representa uma quebra.
Ana Laura Arnhold, doutoranda do programa e também curadora da exposição, ressalta que pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação são transformadas em exposição, possibilitando o compartilhamento com a comunidade das temáticas investigadas, estimulando momentos de reflexão e debates sobre pautas que são apagadas ou silenciadas dos currículos escolares.
A exposição permanece na Sala de Exposições Temporárias até o dia 30 de abril. O agendamento de turmas acontece diretamente com o Museu pelo telefone (55) 3332-0257 ou e-mail madp@unijui.edu.br.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu nesta segunda-feira, dia 4 de março, sua aula inaugural de 2024. Com a temática “A pesquisa em Educação: formação desafios e perspectivas”, o evento contou com atividades ao longo do dia, de forma híbrida.
Iniciando as atividades da aula, ocorreu uma apresentação artística da mestranda Alice Ghisleni. Na sequência o coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan, desejou as boas-vindas aos mestrandos e doutorandos. “É um momento de acolhida, integração e orientações gerais acerca do panorama da Educação no País e no mundo. A aula inaugural é, sobretudo, uma oportunidade para que os novos estudantes conheçam e entendam as dinâmicas do Programa, suas linhas de pesquisa e desafios atuais impostos a todos nós que damos vida ao PPGEC”, frisou.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destacou que o evento marca o início do ano, reunindo todos os estudantes e professores. “É um momento muito importante, o PPGEC vai completar 29 anos de existência. Começamos 2024 com grandes expectativas nas turmas de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências”, disse.
Para discutir a temática da pesquisa em Educação, estiveram presentes os doutores Ivan Carlos Bagnara, Claudionei Vicente Cassol e Amabilia Beatriz Portela Arenhart. Os palestrantes são egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e estiveram representando, cada um deles, as linhas de pesquisa do Programa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da Educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.
Baggio destacou ainda a importância da aproximação dos egressos com o Programa. "Esse é um pedido, inclusive, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que tenhamos uma boa relação entre os egressos e seus programas. Então, é muito positivo que consigamos trazer os nossos egressos, como palestrantes. Essa é uma forma de devolutiva para a Universidade sobre sobre suas pesquisas, compartilhando seus conhecimentos com os novos estudantes”, finalizou.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.