Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Unijuí e Unilasalle dão início a projeto de Mestrado Interinstitucional em Educação nas Ciências

Na noite da última quarta-feira, 30 de março, foi dado início ao projeto de Mestrado Interinstitucional em Educação nas Ciências, realizado entre a Unijuí e a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. A aula inaugural, realizada de forma online, contou com o tema  “Alternativas curriculares emancipatórias nas diferentes áreas de saberes: reflexões epistemológicas”, trabalhado pela professora doutora Eva de Oliveira Boff.

Estiveram presentes representantes de ambas as instituições, bem como professores, funcionários e estudantes. Por parte da Unijuí, se pronunciaram os professores doutores Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, e Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Em nome da Unilasalle, esteve presente o reitor, professor doutor Irmão Marcos Corbellini; o professor mestre Fernando Cezar Orlandi, pró-reitor acadêmico; e a professora doutora Juliana Bravo, assessora pedagógica e membro do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Conforme destaca o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, o momento foi um marco histórico, uma oportunidade ímpar de oferta de um mestrado em educação na região de Lucas do Rio Verde, que possui déficit histórico neste nível de ensino. “Nos mobiliza a ideia de estarmos juntos e participando desse projeto educacional tão importante para o município de Lucas do Rio Verde e para a comunidade regional. Nos orgulha o fato de fazermos parte de uma mesma história comum, ajudando a construir uma cultura brasileira que esteja à altura dos desafios exigidos por nossa sociedade. As experiências exitosas, com nossos projetos de mestrado e doutorado interinstitucional, minter e dinter com a Unibalsas/MA, nos conferem confiança de que podemos ampliar e aprofundar estudos que tratem de temas prioritários para a qualificação da educação humana em geral, bem como da educação básica, em particular na região”, destacou o coordenador.

Na opinião do professor Sidinei, somos movidos pela compreensão de que as questões de interesse público, que envolvem a própria mobilização dos intelectuais e professores, tornam-se um dos desafios mais importantes para o nosso tempo. “Por isso, parabenizamos todos os sujeitos e atores que se envolvem com este projeto de educação pública. Criar as condições para a emergência de uma cidadania ativa e crítica, ampliando as potencialidades dos espaços públicos enquanto esferas de participação democrática, dependem, em última instância, do trabalho dos educadores e da escola pública”, completou.  O professor destacou, ainda, que garantir o acesso e a permanência à educação básica, com qualidade, além de garantir o direito à aprendizagem a todos os brasileiros, consiste numa das tarefas mais importantes de uma nação. Este desafio implica em reconhecer que passa o desenvolvimento da sociedade brasileira pelo contínuo aperfeiçoamento e formação dos professores, os quais se tornam agentes que efetivam direitos. 

“Em uma sociedade que se movimenta também pelo conhecimento e pela capacidade abstrata de pensar de forma global e articulada, precisamos investir na educação, não apenas para ampliar as forças e capacidades científico-tecnológicas que permitem modernizar a sociedade brasileira, como também ampliar as capacidades reflexiva, crítica e criativa. Dimensão esta que permite ampliar nossa capacidade instituinte, ou seja, a que nos permite ampliar e mudar o mundo e a sociedade que herdamos.”

O projeto interinstitucional do mestrado, que teve início nesta semana, celebra, conforme o professor, oportunidades de formar pesquisadores em educação e desenvolver ainda mais a região, o estado e a nação. “Somos e estamos muito felizes por compartilhar com a Unilasalle este vínculo de compromisso e seriedade com a sociedade, os educadores e o poder público”. 

As inscrições seguem abertas para o processo seletivo, até o dia 30 de abril, e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec.


Turma Minter de Educação nas Ciências realiza aula inaugural amanhã

Acontece nesta quarta-feira, 30 de março, a partir das 20h, a aula inaugural do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Educação nas Ciências, realizado pela Unijuí em parceria com a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

De forma online, o evento abordará o tema “Alternativas curriculares emancipatórias nas diferente áreas de saberes: reflexões epistemológicas”. A cargo da discussão estará a professora doutora Eva de Oliveira Boff.

O evento terá transmissão pelo Google Meet e pode ser conferido neste link.


PPGEC da Unijuí promove aula inaugural e realiza lançamento de livro

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 8 de março, uma extensa programação envolvendo egressos, professores e estudantes dos cursos de mestrado e doutorado. As atividades presenciais ocorreram no Centro de Eventos, pela manhã, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. À tarde, ficaram concentradas de forma online.

“Nosso PPGEC está de parabéns pela organização e especialmente pela escolha de um tema identitário importante, ao mesmo tempo com sentido pedagógico, para a aula inaugural. A temática ‘Tornar-se mestre e doutor em educação: o que isso implica?’ foi trabalhada pelos professores doutores José Pedro Boufleuer e Vânia Lisa Cossetin de forma breve, mas profunda, destacando pontos importantes aos estudantes”, avaliou o professor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa.

A palestra aconteceu no turno da manhã, após duas atividades: primeiro, foi realizado o lançamento do livro “Escrita e Pesquisa em Educação nas Ciências: interlocuções de conhecimentos do pós-doutorado”, organizado por Fabiane da Silva Prestes, Fábio César Junges, Helena Copetti Callai e Sidinei Pithan da Silva. O livro resulta das experiências no pós-doutorado e do esforço de pensar a educação a partir de pressupostos teóricos e empíricos, de modo intersubjetivo. O PPGEC recebe, para além de estudantes no mestrado e doutorado, alunos no pós-doutorado - sendo que, desde 2015, um total de 12 alunos fizeram o seu estágio no Programa e, atualmente, há cinco. De suas produções de pesquisa já resultaram duas publicações, disponíveis gratuitamente.

Na sequência, a mestre em Performance Artística na Universidade de Artes de Buenos Aires, Ana Cristina Pansera de Araújo, apresentou a performance “Orientar e ser orientado: como performamos o cuidado de si e do outro nos espaços de produção do conhecimento”. O ato antecedeu a cerimônia de abertura, que contou com a presença do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. 

À tarde, foi possível acompanhar o relato de egressos e estudantes do Programa e, ainda, acompanhar a apresentação dos cursos de mestrado e doutorado e de seus professores. Também foi reservado um período para encontro por linhas de pesquisa. “Foi um dia muito produtivo, de grande alegria, onde pudemos retomar as atividades de 2022 de forma presencial, com todas as medidas de segurança. Foi importante debatermos a pesquisa, a escrita na educação, e trabalhar todas as preocupações existentes neste momento. Temos o desafio de qualificar a educação brasileira e vencer os déficits de aprendizagem produzidos durante a pandemia”, explicou o professor Sidinei Pithan.


PPGEC promove aula inaugural na próxima semana

Na próxima quarta-feira, dia 8 de março, acontece a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. O evento terá como tema “Tornar-se mestre e doutor em educação: o que isso implica?”.

Tendo como sede o Centro de Eventos, a aula inaugural acontece nos turnos da manhã, das 8h30 às 12h; e à tarde, das 14h às 17h. À frente do debate estarão os professores doutores José Pedro Boufleuer e Vânia Lisa Cossetin.

Para quem quiser acompanhar de forma virtual, a transmissão acontece pelo Youtube, pela manhã, e pelo Google Meet à tarde.


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências registra grande procura por processo seletivo em Balsas, no Maranhão

A Unijuí concorreu ao Edital Público promovido pelo município de Balsas, no Maranhão, e foi contemplada com a oferta de vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. O Programa de Pós-Graduação e a Prefeitura Municipal de Balsas firmaram, então, convênio para realização da formação dos professores municipais concursados, que irão cursar, se aprovados, o Mestrado e o Doutorado em Educação nas Ciências.

Houve intensa procura pelo processo seletivo e nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, os candidatos realizaram a prova escrita. Ao todo, são ofertadas 15 vagas para o Mestrado e cinco vagas para o Doutorado.

Já nos dias 3 e 4 de março serão realizadas as entrevistas e o resultado final dos classificados será divulgado no dia 7 de março.

Os estudantes de Balsas deverão integrar-se às turmas ingressantes de Ijuí, cuja aula inaugural acontecerá no dia 8 de março.


Abertas as inscrições para vagas complementares no PPG em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí lançou edital para o preenchimento de vagas complementares nos cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de fevereiro, pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, em “Processo seletivo e matrícula”.

O PPG é credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico, e desde 2009 para oferta de Doutorado. O Programa conquistou nota 5 na última avaliação quadrienal (2013-2016), o que demonstra o reconhecimento da qualidade na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.

O edital conta com a oferta de 10 vagas para o Mestrado e cinco vagas para o Doutorado, sendo que o candidato deve optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

O processo seletivo contará com avaliação do currículo lattes, avaliação do projeto, avaliação do memorial reflexivo e entrevista. A relação dos selecionados, por ordem de classificação na respectiva linha de pesquisa, estará disponível até o dia 3 de março, na página do programa. 

Mais informações pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.


Egresso do PPG em Educação nas Ciências da Unijuí lança livro

O egresso do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí, Daniel Skrsypcsak, lançou o livro “Educação em Valores Morais: potencialidades de uma experiência em Formação Continuada de Professores”. A obra representa a sistematização dos principais resultados aferidos na pesquisa realizada no doutoramento, que leva o mesmo título da obra, orientada pelo professor doutor Fernando Jaime González. Daniel ingressou no programa em 2017 e defendeu sua tese em 14 de dezembro de 2020. O estudo concorreu ao Prêmio Teses Capes, em 2020. 

Na obra, diversas questões são discutidas, entre elas: Por que é importante nos ocuparmos da educação em valores morais? Sente-se a necessidade de potencializar essa discussão a partir do envolvimento dos agentes responsáveis pela educação, principalmente os que estão inseridos nas escolas de Educação Básica, sejam elas públicas ou privadas. Essa questão desdobra-se em várias outras: Por que ensinar valores? Qual é o papel atribuído à escola para a educação em valores morais dos alunos? Quais são os valores que a escola tem como meta desenvolver? Quem estabelece esses valores? Qual é a legitimidade para promover uns e não outros valores? Qual é o papel dos professores no ensino dos mesmos? Os professores estão preparados? Qual é o papel atribuído à família? Quais são as dificuldades e os desafios a serem enfrentados para que esse ensino aconteça? 

Para o egresso, o doutorado representou um salto de qualidade em relação à produção intelectual e influenciou, de maneira significativa, sua atuação profissional. Daniel trabalha atualmente como assessor de direção de uma escola pública da rede do estado de Santa Catarina. 


Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências lança edital para Estudante Eventual

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado, da Unijuí, publicou nesta segunda-feira, 3 de janeiro, o edital para a seleção de Estudantes Eventuais. São disponibilizadas vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado, de acordo com os critérios de aceitação do professor, num total de até 12 créditos por estudante. 

As inscrições poderão ser feitas de 1º a 28 de fevereiro de 2022, no site www.unijui.edu.br/ppgec, na aba processo seletivo e matrícula. O edital também pode ser conferido no mesmo endereço eletrônico. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Podcast do PPGEC encerra com entrevista do coordenador Sidinei Pithan da Silva

Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, aconteceu o evento de fechamento do ano do Com Ciência: o Podcast do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, que teve como tema “Docência, democracia e emancipação: a interface entre educação e cultura”.

A temática surgiu a partir do texto do professor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, sobre “Educação e cultura autoritária no cenário da modernidade líquida/flexível: repensando a ação docente em sentido democrático emancipatório”. Convidado para a entrevista, o professor explicou que o texto é resultado da síntese de seus estudos e é movido por uma preocupação do Instituto Paulo Freire da Espanha, que lançou um dossiê  especial sobre cultura autoritária, populismo e educação, endereçado a alguns pesquisadores do Brasil. 

“Fui convidado a escrever sobre o tema. Fiquei honrado em fazer parte deste movimento, em compreender o que está acontecendo conosco nesse cenário de emergência do populismo, de emergência das culturas repressivas. Momento que [Zygmunt] Bauman chama de retrotopia, com celebrações de perspectivas utópicas que cultuam o passado, como se o passado tivesse respostas definidas para o nosso futuro”, explicou.

O podcast foi criado com o intuito de divulgar o que se pesquisa no Programa de Pós-Graduação e também se aproximar da comunidade a qual a Universidade está inserida.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse: 




Unijuí e Unilasalle de Lucas do Rio Verde lançam turma Minter de Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí agora conta com uma turma Minter, de Mestrado Interinstitucional, em parceria com a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O edital já foi lançado e as inscrições estão abertas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, até o dia 15 de fevereiro.

A parceria entre as instituições, que permite a oferta de 30 vagas para o curso, foi firmada neste ano, a fim de atender às necessidades daquela região na formação de professores. Dados da plataforma Sucupira indicam que no Estado do Mato Grosso há apenas cinco instituições que oferecem cursos de pós-graduação stricto sensu. Na área de concentração Educação, somente duas instituições públicas possuem programas de mestrado, ambas em funcionamento na capital.

“Há muita expectativa em torno desta turma. Além de ser uma oportunidade nova para os estudantes, ela também abre novas frentes e temas de pesquisa, que poderão ampliar e qualificar ainda mais a educação no Estado do Mato Grosso”, explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, lembrando que o estudante do mestrado pode esperar uma formação de excelente qualidade, voltada à formação de pesquisadores que se ocupam com as questões da educação em geral, com a educação em seu vínculo com a educação básica e superior.

O PPG mantém curso de Mestrado Acadêmico, credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, e o curso de Doutorado desde 2010. Trata-se de um Programa consolidado que já titulou mais de 600 mestres e aproximadamente 100 doutores, no decorrer de seus 26 anos de existência do curso de Mestrado e 11 anos de Doutorado.

De acordo com o professor, na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, haverá um evento aos interessados que queiram tirar dúvidas sobre o curso e o processo seletivo. Ele acontece às 20h pelo horário de Brasília, no auditório da Unilasalle/Lucas. O professor Sidinei participará de forma virtual. O evento também contará com palestra do doutor José Pedro Boufler, com o tema “Mestre em educação, para quê?”. Para acompanhar, clique aqui.

Processo seletivo

O edital é direcionado a graduados no Ensino Superior, que preferencialmente residam na região da Unilasalle. As aulas serão presenciais em Lucas do Rio Verde, sendo que os professores da Unijuí irão até o campus da instituição.

Para concorrer a uma das 30 vagas ofertadas, o candidato deve se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, optando por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

O processo seletivo contará com avaliação do currículo lattes, do projeto, do memorial reflexivo e entrevista. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


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