Fernando Jaime González, professor doutor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, foi recentemente convidado para integrar a Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio, junto à Secretaria Nacional de Educação Básica. A comissão é responsável por apoiar o Ministério da Educação (MEC) na avaliação pedagógica das obras didáticas e obras de projetos integradores que serão adquiridos e distribuídos a todos os estudantes de escolas públicas brasileiras entre os anos de 2025 e 2026.
Conforme explica o professor, foi a própria Secretaria que realizou o primeiro contato, convidando-o a responder um questionário sobre seu histórico profissional e experiência com a produção de livros didáticos. “Em um segundo momento, fui informado que minha indicação havia sido validada pelo Ministério da Educação para integrar a equipe de avaliação do PNLD Ensino Médio e atuar na Comissão Técnica, na etapa de avaliação pedagógica das obras didáticas e obras de projetos integradores. Durante a reunião de acolhimento, nos informaram que os 43 integrantes da Comissão Técnica foram escolhidos a partir de uma proposta de 700 candidatos, o que aumenta muito a nossa responsabilidade”, destacou o professor.
O trabalho daqui para frente, segundo o professor, será on-line. No momento, estão sendo alinhadas as questões administrativas e definidos pontos como responsabilidades, critérios para composição das equipes avaliadoras, cronograma de trabalho e termo de sigilo das ações. Assim que essa fase estiver concluída, terá início o trabalho vinculado à avaliação. “Nossa comissão será responsável por organizar uma equipe de trabalho para avaliação e, dependendo do número de obras que vão disputar o edital, esse grupo pode crescer bastante. Minha atuação será concentrada na área das linguagens, especialmente na Educação Física, mas a Comissão Técnica discute o conjunto dos critérios que serão observados na avaliação dos livros de todas as áreas.”
Segundo o professor Fernando, convites como esse sempre lhe trazem uma sensação dupla. Por um lado, sente alegria por ver sua trajetória sendo reconhecida - que também é a trajetória da Unijuí na Educação Básica e na Educação Física - e a certeza de que essa será uma experiência de grande aprendizado. “Já participei de iniciativas de envergadura semelhante, como da equipe da Base Nacional Comum Curricular (na primeira e na segunda versão) e como diretor acadêmico do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do PNUD, e sei que um dos principais benefícios é o aprendizado que vem das pessoas com quem você trabalha. Em uma reunião na semana passada, ficou claro que a equipe da Comissão Técnica é composta por pessoas de diversas regiões do país, com diferentes trajetórias no sistema educativo. O próprio grupo de trabalho do MEC também é altamente qualificado, o que indica que o processo será extremamente enriquecedor”, reforça o docente.
Por outro lado, como aponta o professor, há uma preocupação natural com as responsabilidades que estão por vir. “Essa iniciativa tem um enorme potencial para fortalecer um projeto de país que se reflete no que queremos que todo cidadão brasileiro aprenda no Ensino Médio. No entanto, a avaliação dos livros didáticos é um processo complexo, que mobiliza um grande número de instituições e representa uma política pública de grande impacto. Estamos falando da distribuição de cerca de 150 milhões de livros, com um investimento federal de R$ 1,9 bilhão”, observa o professor.
Os cursos dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí realizaram, na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, a sua aula magna. A atividade, que foi realizada pelos programas de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Direitos Humanos (PPGD), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC), buscou abordar o tema “Política, Memória e Sofrimento Coletivo: as novas sensibilidades no governo humanitário”.
A temática, segundo o mediador da atividade, professor Sidinei Pithan da Silva, foi escolhida a partir da possibilidade de serem debatidas questões comuns entre todos os Programas de Pós-Graduação que integrassem os docentes, estudantes e egressos. “A partir dessa discussão é possível elencarmos questões como memória, políticas comunitárias. Também provoca a nossa responsabilidade enquanto pós-graduação para abordar uma coisa diferente que está acontecendo, que são as modificações que afetam as pessoas, as quais não somente era um discurso”, ressalta.
O professor completa afirmando que o PPGs são espaços privilegiados e que precisam ter senso de responsabilidade. “Com essa conversa é possível evidenciar como nossos PPGs podem, cada vez mais, estarem preparados para abordar, debater e se aprofundar para o que vem no futuro”, destaca Sidinei.
A atividade contou com a participação, além do professor Sidinei, da professora Joice Graciele Nielsson, do PPGD, e do professor Sérgio Luís Allebrandt, do PPGDR. Inicialmente, também teria a realização de uma palestra sobre a temática, que seria conduzida pela doutora em Antropologia Social, professora Virginia Vecchioli, que não esteve presente no evento em razão de imprevistos.
O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, reforça a importância do tema abordado na aula magna. Ele lembra as diversas mudanças que estão ocorrendo e como ela tem afetado a população. “É necessário que possamos falar sobre as mudanças climáticas que vêm nos assustando tanto. Passar por essas situações nos faz pensar, como pós-graduação, que precisamos pensar de forma conjunta, a partir dos PPGs, qual o amanhã que queremos. Como podemos vir a trabalhar coletivamente com nossas pesquisas, linhas de pesquisa, para pensar o amanhã”, salienta.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí realizou na manhã do último sábado, 31 de agosto, o quarto encontro do projeto Cinema e Educação em Debate. Desta vez, os participantes acompanharam a exibição do filme “Wiplash: em busca da perfeição”, e na sequência debateram sobre temas como docência, performance, educação e saúde mental.
“Por meio da linguagem do cinema, este evento nos auxilia a compreender as questões que constituem a nossa própria subjetividade, a nossa própria relação com o mundo social. Nestes encontros, conseguimos perceber que a linguagem cinematográfica é um modo de expressão importante para a educação, para a nossa formação e, principalmente, para a promoção do diálogo com as pessoas através da educação”, destacou o coordenador do PPGEC da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva.
O evento contou com os convidados: doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff, professora do PPGEC; Emanuel Santos, psicólogo do Núcleo de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor; Luciane Mucelini, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor; doutora Sabrina Corrêa da Silva, psicóloga e egressa do PPGEC; Ana Vitória Lasch e Alessandra Deppner, estudantes de Medicina; Cristhieni Elmers, acadêmica de Psicologia; Pedro Bauer Rasia e Julia Renata da Silva Dietrich, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Barbosa.
Entre os dias 5 e 10 de agosto, as professoras doutoras Vidica Bianchi e Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – (Gipec), participaram do X Encuentro Ibero-americano de Colectivos y Redes de educadoras y Educadores que Investigan desde la escuela y la comunidad para la Emancipación, na cidade de Salta, na Argentina. A viagem também contou com a participação de egressos do Programa.
Este encontro ocorre a cada três anos, desde 1992, e reúne educadores organizados em redes e coletivos de vários países ibero-americanos. Fazem parte desta organização quatro redes do Brasil; 11 da Colômbia; uma da Espanha; cinco do México; nove do Peru; três da Venezuela e 15 da Argentina. As redes brasileiras são a RIE - Rede de Investigação na Escola; Formad - Rede de Formação Docente – Narrativas e Experiências; Redeale - Rede de docentes que estudam e narram sobre alfabetização, leitura e escrita; e Cirandar - Rodas de Investigação desde a Escola.
A realização do X Encuentro Ibero-americano contou com quatro etapas: a primeira engloba os trabalhos submetidos pelos membros das redes de cada país e leitura entre os pares autores de outros textos; a segunda, com o envio dos textos aprovados à coordenação geral do evento; a terceira, com a análise dos textos por participantes de outros países, organizados em sextetos, considerando as questões (o que fazer para garantir o acesso das pessoas aos direitos pessoais, sociais e comunitários, em especial o Direito à Educação?; como construir caminhos e processos de diálogos democráticos para a paz?); e, por fim, com a participação presencial no evento, discussão dos relatos produzidos nos sextetos e sistematização dos desafios e avanços das ações das redes.
As professoras, que estiveram acompanhadas de egressos do PPGEC, atualmente professores no IFFAR – campi de Panambi, Santo Ângleo e Santa Rosa; e UFFS – campi de Cerro Largo, Erechim e Realiza, também vivenciaram dois dias de Rutas Pedagógicas nas províncias de Salta e Jujuhy, para conhecer e compartilhar saberes e fazeres desde a experiência local, em interação internacional, visando a emancipação social dos estudantes e professores das escolas. Nas Mingas (espaço e tempo de discussões, interações e reflexões) foram tematizadas questões como: direito à educação pública e gratuita, formação de professores, interculturalidade, ética, solidariedade, língua dos povos originais e escolas bilíngues, entre outras.
O Brasil foi escolhido para sediar o XI Encuentro Iberoamericano de Colectivos y Redes de educadoras y educadores que investigan desde la escuela y la comunidad para la Emancipación em 2027. A professora Maria Cristina Pansera de Araújo, como coordenadora da RIE, recebeu o “Cajado da Palavra e a Árvore da Vida”, símbolos das relações e interações vivenciadas na busca pela valorização de professoras e professores desde a Educação Básica até a Educação Superior.
A Unijuí lançou, na última semana, o "Projeto Anísio: Formação Científica para Estudantes do Ensino Médio". Coordenado pelo professor Fernando González, o projeto é uma iniciativa de extensão, desenvolvido de forma integrada entre todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade, com financiamento da Capes. Ele leva o nome de Anísio Spínola Teixeira, figura emblemática na história da educação brasileira.
O objetivo do projeto é promover a formação científica avançada entre estudantes do Ensino Médio, mediante uma colaboração estratégica entre os PPGs e as escolas de Ijuí e região. O projeto contempla a oferta de 18 cursos de formação científica, que serão feitos ao longo de 36 meses de duração. A iniciativa busca a realização de atividades práticas, em laboratórios, palestras, workshops e projetos de pesquisa. Haverá atividades nos educandários e também nas instalações de pesquisa da Unijuí.
Conforme explica o professor Fernando, o projeto será feito a partir da disciplina de Teoria e Prática da Extensão Universitária, a qual pretende ser um espaço para que os estudantes dos diferentes PPGs se conheçam e recebam uma formação básica para pensar a extensão como função da Universidade.
A importância do projeto, segundo o docente, se dá tanto pela dupla formação, que aproxima os estudantes da Unijuí da atuação docente universitária, com a extensão sendo parte central, quanto pela expectativa de despertar a vocação científica no ambiente escolar. “Nosso intuito é que, com este movimento, possamos fazer com que os estudantes possam enxergar a universidade como uma possibilidade de se converter em cientistas, como possibilidades futuras”, ressalta.
De acordo com o professor, a iniciativa irá aproximar as escolas públicas da Unijuí. “Apesar do nosso esforço, nem sempre conseguimos vivenciar a Universidade. Eles conhecem o campus, passeiam por aqui, mas nem sempre passam por uma experiência educativa. O Projeto Anísio tem a ideia de dar a cerca de 400 alunos de toda a região das escolas públicas a oportunidade de estudar na Universidade”, complementa.
Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, comenta que o projeto é pioneiro, uma vez que envolve todos os cursos de pós-graduação de forma transversal. “Para a Universidade a extensão é muito importante, pois conseguimos levar o aprendizado às escolas. Sabemos que os PPGs causam e precisam ter um impacto cada vez maior na sociedade, e com esse projeto lançado conseguimos visualizar isso, o que vai contribuir para todos os Programas e para a Universidade”, destaca.
As inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação foram prorrogadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de agosto pelo site unijui.edu.br/eventos. Na página também é possível conferir a programação do evento, que acontecerá entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado.
A abertura do evento, que será realizada no dia 30,será promovida a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). Ainda, estão previstas mesas redondas e apresentação de trabalhos, que serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro. Confira a programação completa aqui.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
Ainda dá tempo de se inscrever no XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de julho, em unijui.edu.br/eventos.
Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
E para abrir a programação, no dia 30 de setembro, às 8h, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho), Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).
Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.
Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro. Na página do evento, é possível conferir a programação completa.
A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.
O doutorando Adão Eurides de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, iniciou recentemente o seu estágio sanduíche na Espanha. Seus estudos tiveram início neste mês de junho, e ele conta que está muito feliz em poder realizar parte do seu doutorado na cidade de Sevilha, na região de Andaluzia.
“Neste mês de junho, iniciei os estudos do Doutorado Sanduíche, contando com o apoio de outro grupo de pesquisa para o desenvolvimento da minha tese, sob a orientação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva, do PPGEC da Unijuí, e a coorientação do professor Jose Antonio Pineda, da Facultad de Ciencias de la Educación, da Universidad de Sevilla”, explicou.
Conforme destaca o estudante, serão seis meses de aprendizagem, pesquisa, imersão na cultura e vida social. “São oportunidades que o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí disponibiliza para os seus alunos, e que fazem a diferença na formação acadêmica/científica e profissional. Gostaria de agradecer a todos que possibilitaram tornar este sonho realidade”, completou.
Nas últimas semanas, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fernando Jaime González, iniciou o seu estágio pós-doutoral no Instituto de Humanidades do Centro de Investigaciones María Saleme de Burnichon da Faculdade de Filosofia e Humanidades, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC). De acordo com o docente, esta é uma grande oportunidade proporcionada pela Unijuí e pela UNC.
“As primeiras semanas foram muito interessantes e estou seguro de que a estada no estágio pós-doutoral será muito proveitosa”, argumentou o professor Fernando, lembrando que a Universidad Nacional de Córdoba é uma instituição com 407 anos de existência, que possui 15 faculdades, duas escolas secundárias, 145 centro e institutos de pesquisa, além de 25 bibliotecas, museus, entre outras estruturas de destaque em todo o território argentino.
Conforme o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, é importante para a atual reitoria que os professores busquem a valorização de seus currículos. “Estamos dando todo o apoio necessário para essas valorizações. Nosso objetivo é possibilitar uma instância pós-doutoral, seja no brasil ou exterior, para que nossos docentes possam aprofundar e avançar em suas pesquisas, estabelecendo relações com professores de outras instituições, o que contribui para avanços nos programas de pós-graduação da nossa Universidade”, destaca.
A professora doutora da Universidade do Estado do Pará, Ionara Antunes Terra, escolheu o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí para realizar o seu pós-doutorado. Ionara é graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Biologia Celular e Molecular, ambos os cursos realizados na Universidade Luterana do Brasil.
Com larga experiência no ensino de Ciências, Química, Biologia e Educação Ambiental, com o uso de metodologias ativas e abordagens interdisciplinares, bem como na linha de pesquisa "Produtos Naturais e Farmacológicos", com o estudo de recursos e produtos da Amazônia, a professora doutora coordenou o Projeto de Residência Pedagógica: Universidade e Escola em Ciências, Química e Biologia por seis anos em parceria com escolas públicas de Belém - PA. Ao completar 30 anos de carreira docente, foi contemplada com bolsa estadual e escolheu o PPGEC da Unijuí para realizar o seu pós-doc, por conhecer o alto conceito e a difusão deste programa.
No decorrer do semestre, a professora desenvolverá estudos e pesquisas em políticas de formação docente sob a orientação e supervisão da professora doutora Vidica Bianchi, através do plano aprovado pelo Colegiado deste programa: Contribuições do Programa de Residência Pedagógica na Formação de Discentes de Licenciatura em Ciências Naturais, Biologia e Química.
A professora Ionara ressalta a importância da interação entre Instituições, a fim de ampliar experiências culturais diversificadas. A professora Vidica, por sua vez, salienta que esta interação contribui com os estudantes do programa, pois proporciona uma ampliação, trocas de conhecimentos e experiências culturais de realidades distintas, entre o norte e o sul do país. Reforça ainda que o plano de trabalho da professora inclui a participação em diferentes ações do programa, especialmente na produção científica.
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