O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, sob a coordenação do professor doutor Sidnei Pithan da Silva e supervisão das professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi, realizou ações do Projeto Anísio: Formação Científica para Estudantes do Ensino Médio, que é uma iniciativa de extensão dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí, que visa honrar o legado de Anísio Spínola Teixeira, figura emblemática na história da educação brasileira. No rol de temáticas propostas pelo projeto, a escola escolheu desenvolver a “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”.
Como parte integrante do objetivo geral deste projeto de extensão, que é promover a formação científica avançada entre estudantes do Ensino Médio, três etapas importantes previstas nos objetivos foram cumpridas: no dia 14 de agosto, foi realizada uma reunião geral no auditório do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler – antiga Escola Polivalente, com a apresentação do projeto pelos professores doutores Sidnei Pithan da Silva, Vidica Bianchi e Maria Cristina, e contou com a participação de todos os envolvidos no projeto (professoras Jamile, Geodéli e Kátia, alunos da escola, alunos bolsistas do PPGEC Jéssica e Laércio e da aluna do pós- doc Ionara Terra.
No dia 21 de agosto, foi realizada mais uma etapa no auditório da escola, que foi a exposição pelas professoras da escola e alunos do PPGEC aos alunos das propostas de trabalho integrado EMG/TED/Normal, as quais foram previamente debatidas e organizadas por todos os envolvidos no projeto. Já no dia 28 de agosto, foi realizado um passeio para reconhecimento dos locais que serão estudados e a problematização para este estudo sob a responsabilidade dos professores da escola e alunos do PPGEC, por diversos locais da cidade e arredores da cidade de Ijuí, a fim de observar as questões socioambientais e econômicas das realidades presentes neste município, com o objetivo de analisar os desafios e as possibilidades do trabalho com Educação Ambiental.
As próximas etapas seguirão com a sistematização das questões observadas e das imagens coletadas durante o passeio que foi realizado no município, no bairro e na escola, bem como a programação de estratégias a serem implementadas para minimizar estes problemas.