Os cursos dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí realizaram, na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, a sua aula magna. A atividade, que foi realizada pelos programas de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Direitos Humanos (PPGD), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC), buscou abordar o tema “Política, Memória e Sofrimento Coletivo: as novas sensibilidades no governo humanitário”.
A temática, segundo o mediador da atividade, professor Sidinei Pithan da Silva, foi escolhida a partir da possibilidade de serem debatidas questões comuns entre todos os Programas de Pós-Graduação que integrassem os docentes, estudantes e egressos. “A partir dessa discussão é possível elencarmos questões como memória, políticas comunitárias. Também provoca a nossa responsabilidade enquanto pós-graduação para abordar uma coisa diferente que está acontecendo, que são as modificações que afetam as pessoas, as quais não somente era um discurso”, ressalta.
O professor completa afirmando que o PPGs são espaços privilegiados e que precisam ter senso de responsabilidade. “Com essa conversa é possível evidenciar como nossos PPGs podem, cada vez mais, estarem preparados para abordar, debater e se aprofundar para o que vem no futuro”, destaca Sidinei.
A atividade contou com a participação, além do professor Sidinei, da professora Joice Graciele Nielsson, do PPGD, e do professor Sérgio Luís Allebrandt, do PPGDR. Inicialmente, também teria a realização de uma palestra sobre a temática, que seria conduzida pela doutora em Antropologia Social, professora Virginia Vecchioli, que não esteve presente no evento em razão de imprevistos.
O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, reforça a importância do tema abordado na aula magna. Ele lembra as diversas mudanças que estão ocorrendo e como ela tem afetado a população. “É necessário que possamos falar sobre as mudanças climáticas que vêm nos assustando tanto. Passar por essas situações nos faz pensar, como pós-graduação, que precisamos pensar de forma conjunta, a partir dos PPGs, qual o amanhã que queremos. Como podemos vir a trabalhar coletivamente com nossas pesquisas, linhas de pesquisa, para pensar o amanhã”, salienta.