Vestibular - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Da capital para Ijuí city

É bom mudar de ares de vez em quando, fazer algo diferente, nem que seja escovar os dentes com a outra mão... lembram que há algumas colunas atrás eu comentei sobre isso, de como sair da rotina, ser curioso, se aventurar em novas experiências é positivo para o estímulo da criatividade? Pois então, a colunista saiu de férias e passou uns dias na capital, se alimentando de coisas bem legais. Divido com vocês um pouco do meu roteiro...

1. Instituto Iberê Camargo. Imperdível, com certeza. Vá preparado para olhar não apenas a obra densa do mestre Iberê, mas também atente para os detalhes da construção idealizada pelo arquiteto Álvaro Siza: ângulos, jogos de luz e sobra,paredes que parecem flutuar do chão. Depois, delicie-se na lojinha do térreo. Artesanato, livros de arte e recuerdos de um tempo bom perto da arte e do Guaíba...

Olha a colunista aí. Esta é a prova: Instituto Iberê: eu estive lá!!! (foto)

2. Exposição Transfer, no Santander Cultural. Skatistas que fazem arte, arte que faz as ruas... entre no mundo da cor que grita, do grafite – e não da pichação, existe diferença sim! – das pistas de skate, do vídeo, e de tudo isso ao mesmo tempo.

3. Dê alguns passos na Praça da Alfândega e vá até o Margs ver o famoso quadro “A primeira missa no Brasil”. Impressiona não só a beleza e o tamanho da obra, mas, também, o processo minucioso de restauração. Quanta criatividade e profissionalismo!!! Depois disso tudo, que tal um suco lá no Mercado Público?

4. Fui também na Casa Cor, templo da criatividade de arquitetos e decoradores. Além do aproveitamento do espaço, o que me chamou mais a atenção foram os revestimentos. O porcelanato agora parece metal, papel, pedra, cimento, e o que a imaginação e a tecnologia permitir. Incrível.

Além de tudo isso, claro, o momento perua básica: shopping (tá bom, confesso ter passado só 1 hora na livraria e 2 horas provando roupa...), happy hour com amigos... mas vai dizer que isso não dá uma renovada nas energias? Que venham as novas idéias!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: faça o que eu digo e o que eu faço: pegue um ônibus, uma carona, uma bicicleta e vai dar uma volta por aí. Sai da frente deste computador!!! Existe muita vida inteligente lá fora, e muita coisa legal querendo te conhecer (ou seria o contrário?)...




Diferente dos Fernandões e Rogers...



Colorados e gremistas, gremistas e colorados, vivem discutindo futebol, principalmente falando de suas diferenças. Mas, no último mês, ambos sofreram do mesmo “mal”. Aliás, o mesmo mal que o Blog sofreu, pois por tabela perdeu dois de seus garotos propaganda. Fernandão e Roger deram tchau!

O primeiro a sair foi o multicampeão e símbolo das últimas grandes conquistas do Internacional. Segundo um dirigente do Clube, a proposta era “extraordinária para o jogador” e que o Internacional fez todos os esforços para manter o capitão. Mesmo assim, Fernandão às lagrimas saiu do Internacional.

O segundo foi o “nem tão gremista” Roger, que recebeu uma proposta milionária para jogar no Catar, num negócio que partiu do Corinthians, clube de origem do jogador. Roger vai embora como Fernandão, do mesmo modo que vai seguir Guiñazu/Alex/Léo/ e outros num futuro bem próximo.

Pois é, beleza, mas o que isso tem a ver com o mundo dos jovens universitários?

É que nós, jovens e estudantes, diferentemente dos Fernandãos e dos Rogers da vida, temos que dar muito duro até chegar aonde pretendemos.

Por que cada vez mais são poucos os que se podem dar ao luxo de trabalhar apenas pelo prazer e que, por isso, não tem que se preocupar com questões "mais práticas”.
E dinheiro é uma delas. Não a única, mas uma bem importante.

Por outro lado, também é verdade que quando se tem um certo percurso no mercado de trabalho, sabe-se muito bem como sentir-se profissionalmente realizado.

Até hoje, o que aprendi com o pouco de carreira que já fiz (e também com o monte de coisas ainda tenho a fazer pela frente) é que a realização profissional é tão importante quanto a realização pessoal e as duas acabam por se complementar.

NÃO TEM OUTRA!

Muitos dos que hoje estão aqui na Universidade, e logo vão entrar no mercado de trabalho, tem que ter em mente e acreditar que vão sim conseguir realizar e fazer aquilo que sempre sonharam, independentemente da profissão escolhida.

O que fica claro, seja para um simples estudante ou um astro do futebol, é que a felicidade não tem preço e que o mínimo que a gente pode fazer é correr atrás dela.

Adios amigos.
* Maiquel Kelm - Publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ



E quando dá um branco?

Nossa mente também pode ser um pouco como o sabão OMO... dá um branco poderoso. Existem momentos - acredito que vc já deva ter passado por isso – que simplesmente vc não consegue imaginar nada, não acha a solução do problema, não lembra de nada, não lhe vem à mente aquela resposta afiada (ainda mais quando te tiram do sério)... pois é, isso é absolutamente natural. Nem sempre as idéias chegam imediatamente, nem a resposta, nem a lembrança... Eu, particularmente, já tive vários momentos assim, desde o slogan para aquele anunciante - não saiu nem espremendo o crânio, ficava dando voltas na mesma frase, que horror!!! –passando pelo conteúdo daquela aula que simplesmente sumiu (alguém viu uma aula sobre Planejamento de Mídia andando por aí???) – até chegar naquela audição de piano, quando eu tinha 12 anos e resolvi tocar sem partitura... vcs podem imaginar o resultado... Traumas à parte, fica meu conselho: dê um tempo. A idéia vai chegar.

É que mesmo quando achamos que não estamos pensando no problema, nossa cabeça está processando ainda... encaixando, combinando, tentando achar a resposta. É aquilo que chamam de período de incubação. E cada um vai incubar a idéia a seu modo. Alguns saem para dar uma caminhada; outros, meditam. Alguns têm idéias na hora que fazem a barba; outros, quando acordam no meio da noite. Outros ainda gritam eureka! depois de tocar algum instrumento musical ou testar uma nova receita. Eu gosto de ir para o jardim, fuçar nas minhas orquídeas e cactus. É raro eu não sair com uma unha quebrada, um espinho no dedo e uma idéia fervilhando na cabeça...

E para finalizar.... putz, deu branco!!! Abraços e uma semana colorida para vc!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: gosto muito de iniciativas que valorizam o artesanato, a reciclagem, a inclusão social por meio da produção. Acho que temos muito potencial por aí a ser explorado. Olhem estes exemplos:a Oficina dos Sonhos fica nos fundos da APAE de Ijuí e é um projeto de inclusão de portadores de deficiência que agora está produzindo eco-bags personalizadas (as quais já foram assunto aqui nessa coluna!!!). E em Goiânia, um exemplo a ser seguido:há um ano e meio, catadoras da Cooprec (Cooperativa de Reciclagem de Lixo), procuraram professores da Universidade Católica de Goiás para desenvolver formas de aproveitar os detritos. A parceria se transformou no Núcleo Artesanal de Reciclagem, vencedor da categoria Ação Social do Prêmio Planeta Casa 2007, promovido pela Revista Casa Cláudia.

* Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ




Um ovo pode ser mais que um ovo



Criatividade é um olhar diferenciado sobre as coisas. É quando a gente consegue ver aquilo que ninguém consegue – como diria o líder dos Thundercats, “visão além do alcance”. Meus colegas publicitários dão um exemplo sobre isso. Para um publicitário, um ovo é mais que um simples ovo. Um ovo pode se transformar em uma mídia alternativa... pode carregar uma informação, fazer o consumidor entender a promessa do anunciante, diferenciar a mensagem no meio de tantos outros apelos de comunicação.

Veja estes exemplos: a agência DPZ fez há alguns anos uma campanha para uma marca de eletrodomésticos européia chamada Moulinex. O barato da campanha foi achar a resposta para a seguinte pergunta: como atingir com sucesso os potenciais consumidores do produto, especialmente em um momento em que eles não estão sendo alcançados pelos meios de comunicação tradicionais? E mais: como fazer a pessoa ter uma experiência com a marca, gerando impactos positivos que podem se transformar em vendas futuras? Pois não é que a campanha foi feita com ovos? Ovos adesivados (veja na foto), surpreendendo os consumidores na cozinha, mesmo lugar onde os eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, etc) são usados...


Outro exemplo de um ovo pode ser mais que um ovo (ou melhor, neste caso, seu invólucro). Pois a Virgin Atlantic, nos EUA, tinha fama de ser uma companhia aérea que não cuidava bem da bagagem de seus usuários. O que ela fez? Enquanto os pobres viajantes aguardavam suas bagagens na esteira (ai, que hora infeliz...),caixas de ovos passavam na mesma esteira carregando a mensagem: Transportado pela Virgin Atlantic. Logo: se ovos são transportados com toda integridade, as bagagens também serão!

E para finalizar: o que a embalagem e a casca do ovo pode se transformar? A casca pode ser o suporte de velas decorativas, feitas com parafina amarela. Parecem ovos abertos de verdade... e a embalagem... olhe o exemplo abaixo[i]! É pura criatividade!!!


Abraços,uma semana fértil de idéias!!!

PS:e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: que tal aproveitar o final do semestre para colocar a ordem da casa em dia? Fazer aquela faxina no armário, doar o que não usa (a Campanha do agasalho continua!), limpar as gavetas (essa época do ano junta muito pó!!!) organizar as contas pagas/não pagas em pastas... Encapar umas caixas de sapato ou de camisa, guardar badulaques, fotos, lembranças. Isso ajuda horrores na hora em que o tempo volta ficar bem escasso. Renova as energias e as idéias!!!


* Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
--------------------------------------------------------------------------------

[i] Extraído da Revista Casa Cláudia de Fevereiro de 2008




Façanhas de um Gringo Gaúcho



Já disse e repito: TODOS somos criativos, capazes de ter idéias, dar origem ao novo.. Mas confesso nutrir uma profunda admiração por aqueles que saem da média, que conseguem criar mais e melhor, que inovam e que fazem a diferença em suas área de conhecimento. Parecem seres de outro mundo, mas que, na verdade, usam seu talento combinado a muito trabalho, dedicação e disciplina...
Uma dessas pessoas mereceu destaque no Caderno Donna da ZH de ontem (Domingo, dia 29). É o gaúcho de Uruguaiana Gringo Cardia.

Eu conhecia o trabalho gráfico do cara (são dele as capas de Cds da Marisa Monte, dos Paralamas, Maria Bethânia entre outros nomes de peso), mas fiquei admirada ao ver que ele desenvolve trabalhos fantásticos nas artes visuais, na cenografia (inclusive está desenvolvendo um projeto no badalado Cirque du Soleil) e no gerenciamento da imagem de gente como Carlinhos Brown e...Xuxa! Sim, a Xuxa é cliente do Gringo. Eclético o moço, não? OU seja, Gringo Cardia transita na área artística com muita criatividade e profissionalismo. Olhem o que ele diz:

“Pode fazer o que quiser, desde que ganhe experiência com isso. Na minha vida, fui ganhando experiência buscando fazer coisas diferentes. Sempre quero mais.”
“ (...) o legal era ser diferente e sempre procurar algo para ser diferente”

No blog da Fernanda Zaffari (jornalista responsável pela matéria) você pode conhecer mais sobre Gringo Cardia (www.zerohora.com/blogdafernanda) Que sirvam as façanhas de Gringo Cardia de exemplo a toda terra! Boa semana!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: momento perua da colunista... Há tempos venho defendendo a idéia de que as nossas bolsas deveriam ter luz interna, ou mecanismos ativados por voz... assim, ao dizer “chave de casa”, a chave saltaria para fora da bolsa... e assim não se precisaria perder o tempo e a paciência ao procurar a dita cuja no meio dos badulaques... Ainda não existe este luxo(que eu saiba), mas no Caderno Donna de ontem foram apresentadas as “capinhas para chave” da Hello Kitty , idéia da carioca Carol Assad (www.pinkydoodle.com), que têm, inclusive, luz... assim a chave fica lindinha e fácil de achar na bolsa....
O que ainda falta inventar?




O trânsito não é brincadeira



Hoje é quarta-feira, e sei que para muitos universitários o “final de semana” começa cedo.
Como não quero que ninguém saia fazendo besteira por aí, trago para vocês um material que saiu na Zero Hora, de sexta(20/06), bem completo e informativo e que tem como objetivo esclarecer um pouco sobre os perigos do álcool e um histórico das leis de trânsito.

Entenda a lei de tolerância zero ao álcool
A nova lei torna mais rígida a cobrança ao motorista que ingere bebida alcoólica, mas fica mais branda para o comerciante que vende a mesma. Entenda a evolução da legislação sobre o tema.

Lei para o motorista

1997
Antes do novo Código Brasileiro de Trânsito ser criado, em 23 de setembro de 1997, as regras para os motoristas que bebiam antes de dirigir eram mais brandas. No texto, estavam previstas multas para quem apresentasse 0,8 grama de álcool por litro de sangue. No novo código, o texto foi alterado e as multas passaram a ser aplicadas para condutores que apresentassem 0,6 grama de álcool por litro de sangue, o equivalente a cerca de dois copos de cerveja. A punição para quem ultrapassasse esse índice era de cinco vezes o valor de uma multa gravíssima, o que soma R$ 955.

2008
A lei de tolerância zero ao álcool foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 19 de junho de 2008. Agora, as multas são aplicadas para condutores que apresentarem 0,2 grama de álcool por litro de sangue, mas o valor pago será o mesmo (R$ 955). O motorista também poderá ser punido com a suspensão da carteira de habilitação por um ano. Porém, o rigor não será total no começo da vigência. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda precisa definir uma pequena margem de tolerância, para não cometer injustiças com, por exemplo, condutores que apresentaram um pequeno índice de álcool no sangue devido a alguma medicação.

Lei para o comércio de bebidas

Fevereiro de 2008
O presidente Lula assinou uma medida provisória (MP) que proibia a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais a partir do dia 1º de fevereiro. Pela MP, ficou proibida a comercialização de qualquer bebida potável que contenha álcool. O comerciante que descumprisse a norma teria que pagar multa de R$ 1,5 mil.

Junho de 2008
A lei sancionada no dia 20 de junho pelo presidente Lula, além de restringir a ingestão de bebidas alcóolicas antes de dirigir, também destinou novas regras para a venda do produto. Ficou definida a liberação para a comercialização no perímetro urbano e a proibição nas áreas rurais. Também foi vedado o consumo de bebidas dentro dos estabelecimentos. A violação da regra prevê multa de R$ 1,5 mil. A partir desta sexta-feira(20/06) é proibido ingerir qualquer quantidade de bebida alcóolica antes de dirigir. O motorista flagrado com teor alcóolico acima de zero vai cometer infração gravíssima, será multado em R$ 955 e perderá o direito de dirigir por um ano.
Zerohora.com 20/06/08

Depois de tanta informação, gostaria de saber a sua opinião sobre a nova lei.
O espaço para comentários está aberto. Opine!




O valor das idéias



Idéias,idéias,idéias... na semana passada, comentei sobre como é importante ter BAGAGEM para poder gerar idéias. Sobre isso, trago para vocês o comentário que a Revista Veja fez, há alguns anos , sobre um estudo denominado The Rise of the Creative Class (A Ascensão da Classe Criativa), do professor americano Richard Florida, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh.

A tese do professor Florida é que a era do conhecimento, testemunha o nascimento da "cultura criativa", em oposição à "cultura corporativa", ou seja, hoje o “fazer” corretamente não é mais a mercadoria que os empregados vendem aos empregadores. Isso seria a característica da cultura corporativa, com suas empresas altamente hierarquizadas. Na era criativa descrita por Florida, as pessoas vendem, acima de tudo, sua capacidade de pensar. Espera-se mais de um profissional hoje do que no passado.

Em sua pesquisa, Florida constatou que um profissional criativo estimula seu cérebro também nas horas de lazer. Ler bastante, freqüentar cinema e teatro, viajar para conhecer outras culturas, ter um hobby que exige atenção constante - como jogos de computador ou esportes radicais - constitui um padrão entre os que são bem-sucedidos. Nos Estados Unidos, a busca de estímulos faz com que essas pessoas se concentrem em cidades de vida cultural intensa e ambiente tolerante. Um caso clássico, citado em reportagem da revista Newsweek sobre o assunto, é o da cidade texana de Austin. No fim dos anos 70, surgiu lá um importante movimento de rock de garagem. Isso fez com que empresários se animassem a construir uma grande casa de espetáculos na cidade. Com todos esses atrativos, Austin se tornou uma meca da juventude no sul dos Estados Unidos. Na hora de escolher um lugar para instalar seu quartel-general, a empresa de informática Dell _ hoje uma das gigantes do ramo _ decidiu-se por Austin justamente por causa disso. O silogismo: jovens gostam de computadores, informática é um setor para pessoas criativas, e roqueiros em geral são jovens e criativos.

E aí, vai ficar deitado no sofá esperando as boas idéias surgirem como uma inspiração divina? Reza a lenda que Einstein dizia: 1% inspiração e 99% transpiração.
Uma semana cheia de boas idéias para você!!!

PS:e aí, qual foi sua última boa idéia?


Boa idéia da semana: na verdade, queria comentar sobre algo que aconteceu na semana passada: a 1ª Feira de Comunicação, evento organizado pela Professora de Relações Públicas Marcia Formentini (uma formiguinha atômica cheia de idéias, diga-se de passagem). Neste evento, a gente pôde acompanhar as idéias das pessoas que fizeram ou ainda fazem o curso de Comunicação Social da Unijuí. Nossos jovens empreendedores contaram os desafios e as conquistas de seus negócios, mostrando que, felizmente, existe espaço para as BOAS idéias em comunicação brotarem aqui na nossa região. Que venha a próxima Feira!!!



Novos Bixos vem aí





E aí galera, ta rolando uma nova campanha de Vestibular de Inverno da UNIJUÍ. Neste concurso, estão disponíveis 623 vagas na modalidade presencial e 540 na modalidade a distância.

As inscrições estão abertas desde a última quinta-feira, 12 de junho, e ficarão abertas até o dia 07 de julho, uma terça-feira. A prova será realizada no domingo, dia 13 de julho, das 8h30min às 11h. Esse vestibular será realizado para os cursos presenciais e a distância. E o mote da campanha é Para uma Vida de Conquistas, UNIJUÍ.

Além da tradicional qualidade de ensino que a Unijuí oferece a mais de 50 anos, neste vestibular aparecem alguns diferenciais de conjuntos de bolsas e benefícios. Temos o Pravaler, o FIES, o PROUNI, Convênios com Órgãos Públicos, Modalidade de Pagamento Estendido, além de disponibilizar 38 cursos em 4 Campi.

Acesse e conheça a campanha pelo link: www.unijui.edu.br/vestibular. Portanto, fiquem ligado, em alguns dias, novos bixos estarão circulando pela Universidade.

Fernando Goettems - acadêmico de Comunicação Social da UNIJUÍ




O Valor das Idéias



Na semana passada, falei que criatividade é inerente ao ser humano, ou seja, TODOS temos a capacidade de gerar IDÉIAS, de ver de forma diferente aquilo que todo mundo vê igual, de resolver problemas (dos mais variados tamanhos!!!), de transformar,combinar... Pois é, mas para que a CRIATIVIDADE se manifeste, penso que deve haver certas condições, como ter interesse, atitude, vontade de ser criativo. E isso passa por uma certa curiosidade, inquietude...dar um grito de XÔ PREGUIÇA!!!! e correr atrás das soluções. Tá certo que Domenico de Masi estremeceu o mundo com seu "Ócio Criativo", mas creio que a busca das informações, querer saber mais, se envolver, ter garra e disciplina são fundamentais para os que querem exercer a vida - pessoal e profissional - com criatividade. TER BAGAGEM. Cérebro vazio não gera idéias, só copia....Então, leia mais, veja mais, viaje mais, experimente mais, estude mais, observe mais... Garanto que esta bagagem é bem gostosa de carregar....

PS: E aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: e por falar em carregar, você já tem a sua ecobag? São aquelas sacolas - feitas com materiais reciclados os rústicos - para levar as compras do mercado. Assim você limita o uso das sacolas plásticas.... os mercados de Ijuí bem que podiam fazer as suas, não acham?

* Melissa Gressler - professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ



O valor das Idéias





Vou iniciar a coluna da semana com a 2 perguntas: você se considera uma pessoa criativa?
Acha que os criativos são só artistas, publicitários ou pessoas um pouco fora do comum? Se a 1ª resposta foi NÃO, e a 2ª SIM.... só lamento companheiro.... TODOS SOMOS CRIATIVOS. Temos a capacidade de gerar IDÉIAS. A criatividade é algo inerente ao ser humano!!! Gosto de um conceito de criatividade de um publicitário chamado Roberto Menna Barreto, que diz que criatividade é a capacidade de resolver problemas. Desmistifica a criatividade, traz ela pro nosso cotidiano... Então, a questão que se pode discutir é essa: como resolver problemas? Não existe fórmula, mas alguns aspectos parecem ser unânimes junto aos pesquisadores da área.

dentificar corretamente o problema, reunir informações para compreender o que se apresenta, combinar essas diferentes informações, preparar o terreno para que a idéia aconteça... isso é o processo criativo! E isso ocorre em todas as profissões, incluindo aí os artistas, os publicitários, mas também os médicos, os engenheiros, os economistas...
Falo mais sobre processo criativo na semana que vem. Por enquanto é isso. E aproveite a célebre frase de Picasso para pensar um pouco: "Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição."

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: Duas professoras do DELAC, a Cláudia Caimmi e a Deisi Barella, criaram uma grife de acessórios artesanais, exclusivos, com a cara e a energia dessas 2 guerreiras. O nome: Feito nós. Conheci o trabalho delas neste sábado que passou, num encontro meio chá de comadres, meio desfile, meio tudo. Colares, echarpes, e tudo para renovar o visual da velha camiseta básica com a calça jeans. Diferente, original, ousado. CRIATIVO, desde o produto, até a embalagem. Adoro gente que faz o novo!

* Melissa Gressler - professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ




Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.