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As idéias de slogans e bordões que marcaram época |
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"A vida é mais simples, menos colorida que um faz de conta, mais sofrida às vezes, mas de longe é muito mais imprevisível e emocionante que qualquer filme, novela, ou algo parecido" |
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"Prefiro ser uma eco-chata a ser uma mundo-míope" |
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Ela não sai da cabeça de quem está quase formado |
Desde que comecei a escrever semanalmente esta coluna, falo sobre criatividade e como este conceito deve ser incorporado no nosso dia-a-dia. Afinal, a idéia essencial da criatividade está na capacidade de resolver problemas, desde o mais simples até o mais complexos. Pois um dos problemas que sempre afligiu a humanidade foi - e será – a moradia. A casa significa, num primeiro momento, a proteção – do tempo (frio, calor, chuva,sol) e dos outros. Também significa reunião, porque é nela que compartilhamos a vida com nossa família e amigos. Mas também pode significar “quem eu sou”, no sentido de demonstrar meu estilo de vida, meu status, minha história.
De onde tirei a idéia para escrever sobre isso? Desta foto aqui.
Fui a Serra Gaúcha no final de semana retrasado, e me impressionou a história desta árvore. Fica na rota turística Caminhos de Pedra, mais especificamente na Cantina Nona Ludia. Pois sob o tronco e as raízes desta enorme Maria Mole (ou Umbu) há uma pequena gruta que era utilizada como abrigo pelos primeiros imigrantes. O problema (onde me proteger?) gerou a resposta criativa (aproveitar o que a natureza me oferece).
E o que dizer das casas feitas hoje com garrafas PET? Ou casas que resgatam as antigas paredes de barro, e têm um jardim como telhado? Casas que são ecologicamente corretas, que aproveitam os recursos naturais, como água da chuva, luz solar, ventos...
E o que dizer da arquitetura criativa, das casas ousadas, que quebram padrões, que nos geram estranheza?
E o que dizer das casas “inteligentes”, que obedecem aos comandos de voz, que ajustam automaticamente a temperatura e a luminosidade, que reconhecem a presença do dono?
E o que dizer dos menos favorecidos? Que transformam caixas de papelão, containeres abandonados, placas de propaganda e o que mais houver para fazer um teto?
Não há muito a dizer, além disso: a criatividade humana é fantástica!
Abraços e boa semana!
PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Respondendo ao Eduardo sobre as fraternidades.... olha, não conheço muito sobre o assunto (o que sei é o que vejo nos filmes americanos, e tudo me parece muito excludente... fraternidades dos “populares”, dos nerds, das patricinhas...), e não sei até que ponto a universidade deveria se envolver com isso... Isso colabora na aprendizagem? No projeto essencial da instituição? Ou na imagem da Unijuí? Não tenho opinião formada!
Boa Idéia da Semana: chegou a Primavera, e quando os jacarandás começam a pintar o chão de azul, é sinal de que as Feiras do Livro começam a pipocar lá e cá... que tal visitar estes eventos, ver o que tem de novo nas livrarias ou de velho nos sebos? Leitura é combustível de mentes criativas...
*Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
Semana passada comentei sobre um dos temas discutidos no Maxi Midia Sat, em Porto Alegre, evento do qual participei. Era o resultado de um estudo realizado pelo IBOPE e a Troiano Marcas sobre o consumo da Classe C. A pesquisa, que constou de 3003 entrevistas e 20 vivências etnográficas com pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos, de 18 a 50 anos residentes em 9 regiões metropolitanas, mostra o que determina a CONFIANÇA deste público em relação a 64 marcas avaliadas, de 4 categorias de anunciantes.
A grande questão que a pesquisa tenta responder é: como fazer negócios com essas pessoas de forma responsável e sustentável? Como atender as necessidades deste público, gerando relacionamentos de confiança?
Pois volto ao tema porque recebi de uma amiga a cópia de uma matéria da EXAME, mostrando como as empresas antenadas, com posturas de criatividade e inovação podem se adequar ao perfil de comportamento de consumo desta classe.
Esta matéria mostra como a Positivo Informática inovou seu produto ao fazer este olhar diferenciado na Classe C. Descobriram que este público trata o computador como a estrela da casa, “decorado com imagens e até com toalhinha de mesa”... A partir dessas informações, uma equipe capitaneada pela minha ex-colega Adriana Flores desenvolveu um computador que permite a “personalização” do gabinete, “onde o usuário pode colocar qualquer material impresso”, fotos, bilhetes, ou o que quiser. Ou seja, o computador pode ficar com a cara do dono!
Agora vamos ver o que outras empresas vão inventar! Quem viver, verá!
Abraços, e uma semana cheia de boas idéias para você, sua empresa e sua família!
PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?
Boa idéia da semana: tem coisas que podemos inventar, mas outras...nem tanto... uma dessas coisas em que seguir a regra é a melhor opção é sexo seguro. Em resumo: usar preservativo! Minhas alunas, formandas em Publicidade e Propaganda, criaram um projeto experimental chamado Jovem Consciente – Só vou com camisinha!, que pretende discutir com jovens a importância do uso do preservativo, não só para prevenir a gravidez indesejada, mas também as DST’s, como a AIDS. As meninas organizaram um ciclo de palestras com o Ensino Fundamental e Médio, além de comunidade no Orkut, site, porta camisinha e folder explicativo. Usaram a criatividade para fazer comunicação realmente social. Parabéns!
* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
Depois de uma semana fora, a colunista volta cheia de gás... participei do Maxi Mídia Sat, em Porto Alegre (a saber, um dos maiores eventos do mercado de comunicação, focado principalmente na área de mídia e veículos). O Maxi Mídia ocorre, na verdade, em Sampa, mas fizeram uma versão via satélite para os pobrecitos, como eu...
Mas enfim, chinelagens à parte (como o bate boca histórico entre Nizan Guanes e Fabio Fernandes, 2 dos mais reconhecidos publicitários da história brasileira), o evento mostrou 3 coisas bem interessantes. Primeiro, a discussão sobre a Web 2.0, e as possibilidades a serem exploradas na indústria da Comunicação e, principalmente, do entretenimento. O exemplo apresentado foi o do seriado Heroes: você assiste o seriado na TV e continua se relacionado com o seriado em diferentes plataformas: web, games, quadrinhos, com um nível bem maior de interatividade do que antigamente. Você quase se sente um mutante com tanta interação!!! Ui!
A segunda discussão legal foi sobre o estudo do poder de compra da Classe C e o que o consumidor deste perfil sente e aspira quando compra. Foi uma pesquisa muito bem feita conduzida pelo IBOPE e pela Troiano Marcas, e patrocinada por 4 grandes anunciantes: um da área de fast food, outro de bebidas, outro de telefonia móvel e o último, de uma financeira. Muitas possibilidades para o mercado!
Por fim, tivemos o prazer de conhecer a Amy Fullen, da Mastercard, que mostrou o desenvolvimento desta campanha vitoriosa que é a priceless, ou melhor, Não tem preço. Apresentaram todo o estudo para chegar a este posicionamento, o impacto para a empresa, e – o mais legal – como este conceito foi sendo adaptado nos mais diferentes países do mundo... E podem ter certeza: a campanha brasileira é uma das mais divertidas e inteligentes. Dá-lhe nós!!!!
E olha, vou dizer uma coisa...escrever para vocês é legal... mas quando vocês me dão um feedback...NÃO TEM PREÇO!!!
Abraços e uma semana PRODUTIVA!!!
PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?
Boa idéia da semana: que dúvida, é ir prá Expo-Ijuí!!!
*Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
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Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.
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