Vestibular - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Frases criativas parte 3

As frases depois do nick

Frases criativas parte 2

As idéias de slogans e bordões que marcaram época

Os cegos de coração

"A vida é mais simples, menos colorida que um faz de conta, mais sofrida às vezes, mas de longe é muito mais imprevisível e emocionante que qualquer filme, novela, ou algo parecido"

Deixar tudo pra última hora

"O mesmo entusiasmo que colocamos nas festas, na diversão, nos amigos devemos aplicar também nos estudo, nas provas, nos trabalhos. O resultado disso a gente percebe depois quando está no mercado de trabalho"

Frases criativas

Bem-vindo a literatura de boteco

Cuidar do meio ambiente é sempre uma ótima idéia!!!!

"Prefiro ser uma eco-chata a ser uma mundo-míope"

Monografia....Monografia...Monografia

Ela não sai da cabeça de quem está quase formado

Uma idéia e um teto na cabeça

Desde que comecei a escrever semanalmente esta coluna, falo sobre criatividade e como este conceito deve ser incorporado no nosso dia-a-dia. Afinal, a idéia essencial da criatividade está na capacidade de resolver problemas, desde o mais simples até o mais complexos. Pois um dos problemas que sempre afligiu a humanidade foi - e será – a moradia. A casa significa, num primeiro momento, a proteção – do tempo (frio, calor, chuva,sol) e dos outros. Também significa reunião, porque é nela que compartilhamos a vida com nossa família e amigos. Mas também pode significar “quem eu sou”, no sentido de demonstrar meu estilo de vida, meu status, minha história.

De onde tirei a idéia para escrever sobre isso? Desta foto aqui.

Fui a Serra Gaúcha no final de semana retrasado, e me impressionou a história desta árvore. Fica na rota turística Caminhos de Pedra, mais especificamente na Cantina Nona Ludia. Pois sob o tronco e as raízes desta enorme Maria Mole (ou Umbu) há uma pequena gruta que era utilizada como abrigo pelos primeiros imigrantes. O problema (onde me proteger?) gerou a resposta criativa (aproveitar o que a natureza me oferece).

E o que dizer das casas feitas hoje com garrafas PET? Ou casas que resgatam as antigas paredes de barro, e têm um jardim como telhado? Casas que são ecologicamente corretas, que aproveitam os recursos naturais, como água da chuva, luz solar, ventos...

E o que dizer da arquitetura criativa, das casas ousadas, que quebram padrões, que nos geram estranheza?

E o que dizer das casas “inteligentes”, que obedecem aos comandos de voz, que ajustam automaticamente a temperatura e a luminosidade, que reconhecem a presença do dono?

E o que dizer dos menos favorecidos? Que transformam caixas de papelão, containeres abandonados, placas de propaganda e o que mais houver para fazer um teto?



Não há muito a dizer, além disso: a criatividade humana é fantástica!

Abraços e boa semana!


PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Respondendo ao Eduardo sobre as fraternidades.... olha, não conheço muito sobre o assunto (o que sei é o que vejo nos filmes americanos, e tudo me parece muito excludente... fraternidades dos “populares”, dos nerds, das patricinhas...), e não sei até que ponto a universidade deveria se envolver com isso... Isso colabora na aprendizagem? No projeto essencial da instituição? Ou na imagem da Unijuí? Não tenho opinião formada!


Boa Idéia da Semana: chegou a Primavera, e quando os jacarandás começam a pintar o chão de azul, é sinal de que as Feiras do Livro começam a pipocar lá e cá... que tal visitar estes eventos, ver o que tem de novo nas livrarias ou de velho nos sebos? Leitura é combustível de mentes criativas...

*Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ




Relacionamentos de confiança

Semana passada comentei sobre um dos temas discutidos no Maxi Midia Sat, em Porto Alegre, evento do qual participei. Era o resultado de um estudo realizado pelo IBOPE e a Troiano Marcas sobre o consumo da Classe C. A pesquisa, que constou de 3003 entrevistas e 20 vivências etnográficas com pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos, de 18 a 50 anos residentes em 9 regiões metropolitanas, mostra o que determina a CONFIANÇA deste público em relação a 64 marcas avaliadas, de 4 categorias de anunciantes.

A grande questão que a pesquisa tenta responder é: como fazer negócios com essas pessoas de forma responsável e sustentável? Como atender as necessidades deste público, gerando relacionamentos de confiança?

Pois volto ao tema porque recebi de uma amiga a cópia de uma matéria da EXAME, mostrando como as empresas antenadas, com posturas de criatividade e inovação podem se adequar ao perfil de comportamento de consumo desta classe.

Esta matéria mostra como a Positivo Informática inovou seu produto ao fazer este olhar diferenciado na Classe C. Descobriram que este público trata o computador como a estrela da casa, “decorado com imagens e até com toalhinha de mesa”... A partir dessas informações, uma equipe capitaneada pela minha ex-colega Adriana Flores desenvolveu um computador que permite a “personalização” do gabinete, “onde o usuário pode colocar qualquer material impresso”, fotos, bilhetes, ou o que quiser. Ou seja, o computador pode ficar com a cara do dono!

Agora vamos ver o que outras empresas vão inventar! Quem viver, verá!

Abraços, e uma semana cheia de boas idéias para você, sua empresa e sua família!



PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: tem coisas que podemos inventar, mas outras...nem tanto... uma dessas coisas em que seguir a regra é a melhor opção é sexo seguro. Em resumo: usar preservativo! Minhas alunas, formandas em Publicidade e Propaganda, criaram um projeto experimental chamado Jovem Consciente – Só vou com camisinha!, que pretende discutir com jovens a importância do uso do preservativo, não só para prevenir a gravidez indesejada, mas também as DST’s, como a AIDS. As meninas organizaram um ciclo de palestras com o Ensino Fundamental e Médio, além de comunidade no Orkut, site, porta camisinha e folder explicativo. Usaram a criatividade para fazer comunicação realmente social. Parabéns!



* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


Boas idéias..não tem preço...

Depois de uma semana fora, a colunista volta cheia de gás... participei do Maxi Mídia Sat, em Porto Alegre (a saber, um dos maiores eventos do mercado de comunicação, focado principalmente na área de mídia e veículos). O Maxi Mídia ocorre, na verdade, em Sampa, mas fizeram uma versão via satélite para os pobrecitos, como eu...

Mas enfim, chinelagens à parte (como o bate boca histórico entre Nizan Guanes e Fabio Fernandes, 2 dos mais reconhecidos publicitários da história brasileira), o evento mostrou 3 coisas bem interessantes. Primeiro, a discussão sobre a Web 2.0, e as possibilidades a serem exploradas na indústria da Comunicação e, principalmente, do entretenimento. O exemplo apresentado foi o do seriado Heroes: você assiste o seriado na TV e continua se relacionado com o seriado em diferentes plataformas: web, games, quadrinhos, com um nível bem maior de interatividade do que antigamente. Você quase se sente um mutante com tanta interação!!! Ui!

A segunda discussão legal foi sobre o estudo do poder de compra da Classe C e o que o consumidor deste perfil sente e aspira quando compra. Foi uma pesquisa muito bem feita conduzida pelo IBOPE e pela Troiano Marcas, e patrocinada por 4 grandes anunciantes: um da área de fast food, outro de bebidas, outro de telefonia móvel e o último, de uma financeira. Muitas possibilidades para o mercado!



Por fim, tivemos o prazer de conhecer a Amy Fullen, da Mastercard, que mostrou o desenvolvimento desta campanha vitoriosa que é a priceless, ou melhor, Não tem preço. Apresentaram todo o estudo para chegar a este posicionamento, o impacto para a empresa, e – o mais legal – como este conceito foi sendo adaptado nos mais diferentes países do mundo... E podem ter certeza: a campanha brasileira é uma das mais divertidas e inteligentes. Dá-lhe nós!!!!

E olha, vou dizer uma coisa...escrever para vocês é legal... mas quando vocês me dão um feedback...NÃO TEM PREÇO!!!

Abraços e uma semana PRODUTIVA!!!

PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: que dúvida, é ir prá Expo-Ijuí!!!

*Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.