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Unijuí sedia Reunião do ZEE/RS

 

 
 

 


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“Catastroika, a Privatização da Democracia” e “Horton e o Mundo dos Quem” serão exibidos no Museu

O CINE AIPAN exibe, nesta quarta e sexta-feira, dois filmes com temática socioambiental. Os filmes são exibidos, gratuitamente, às 19h30min, no Auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana. 

Na quarta, o filme “Catastroika, a Privatização da Democracia” relatará o impacto da privatização massiva de bens públicos e sobre a ideologia neoliberal. Na sexta-feira o filme “Horton e o Mundo dos Quem” conta as aventuras do elefante Horton. 

A promoção é do Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP e a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - AIPAN, com o apoio do Sinpro Noroeste e o SindiComerciários Ijuí. 


EFA realiza gincana na AFFI

No último sábado, 01/04, o Grêmio Estudantil Chico Mendes (GECOM) da EFA, realizou a sua tradicional gincana, para as turmas dos anos finais e ensino médio da Escola.

       

A manhã de atividades na Associação de Funcionários da Fidene (AFFI), começou com as turmas montando seus QGs, que seguiram a temática “desenhos infantis”. Para esta atividade, além dos locais a caracterização dos personagens foi avaliada pelos organizadores. Em seguida a manhã de atividades transcorreu com diversas provas envolvendo dança, criatividade e muito movimento.

Além dos professores e direção da Escola, o evento contou com a participação de diversas famílias. Os resultados da Gincana serão divulgado nos próximos dias.


Campus Três Passos recebe audiência pública sobre a reforma da previdência

Na manhã da última sexta-feira, o auditório do Campus Três Passos recebeu audiência pública para discutir a reforma da previdência. Realizada pela Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, a atividade reuniu mais de 300 pessoas, entre parlamentares, prefeitos, lideranças, dirigentes de movimentos sociais, estudantes e representantes de entidades.

    

A Frente é coordenada pelo deputado Estadual Altemir Tortelli (PT). Também participaram da audiência pública o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), e os deputados federais Dionilso Marcon (PT) e Pompeo de Mattos (PDT).

 


Apropriação intelectual e suas ferramentas são pauta de workshop

Com o tema Inovação, Patentes e Informações Tecnológicas: o que todo mundo deveria saber, as vice-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; em conjunto com a Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí (AGIT), promoveram um workshop de formação no Salão Azul da Biblioteca Mário Osório Marques. O evento, realizado na tarde desta segunda-feira, 3, contou com a participação do palestrante Henry Suzuki, da Axonal Consultoria Tecnológica.

       

Conforme o palestrante da tarde, o tema é de extrema importância para qualquer pessoa que tenha interesse em empreendedorismo e inovação, seja qual for sua área de atuação.

"Se eu tivesse que pegar a nossa conversa de hoje e resumir em alguns pontos, o que todo mundo deveria saber: 

1) A questão de apropriação intelectual é fundamental para qualquer pessoa que queira fazer inovação e ter alguma garantia de retorno no mercado. Tem muita gente que inova, não sabe como proteger e é copiada no dia de amanhã; 

2) Além de ferramentas de apropriação intelectual, patentes também são fontes de informação. São fontes riquíssimas que podem dar para vocês sites muito interessantes sobre aquilo que já existe, quem são os principais jogadores do mercado, potenciais parcerias e assim por diante;"

Suzuki também fez um alerta para aqueles que possuem alguma dúvida ou questão relacionada à propriedade intelectual. "Dentro da Unijuí, se você tiver alguma questão relacionada a isso, procure a AGIT. A Agência de Inovação Tecnológica é o lugar certo para você falar sobre patentes, segredos industriais e inovação aqui na Universidade".

Confira a entrevista com o consultor na íntegra


Relatório de Autoavaliação Institucional da Unijuí é protocolado no MEC

Na quinta-feira, dia 30 março, foi protocolado no sistema e-MEC o Relatório de Autoavaliação Institucional da Unijuí 2016 e, durante o mês de abril, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) fará a entrega oficial aos gestores da Universidade, para apresentar a análise dos dados institucionais.

Foto: Trabalho da CPA é socializado com os estudantes, em sala de aula. 

Esse relatório é organizado pela CPA, que sistematizou os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí no ano de 2016, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no SINAES e no PDI institucional. O Relatório tem o objetivo de demonstrar a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2016, as potencialidades, as fragilidades (questões a serem melhoradas) e os indicativos de prioridades para 2017.

Assim, a CPA desenvolveu essa análise sob a perspectiva institucional, que engloba as dimensões do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão nos quatro campi, a partir dos resultados das prioridades elencadas para 2016, das potencialidades e fragilidades elencadas pelas unidades da Universidade, olhando o coletivo da Instituição.

Ao analisar a autoavaliação institucional realizada pela Reitoria, Pró-Reitorias de campi e Departamentos em 2016, a CPA pôde identificar que mais de 95% das fragilidades elencadas como prioritárias na busca de solução tiveram ações implementadas e/ou encaminhadas. Do ponto de vista da gestão, essa forma de olhar o planejamento, integrado ao processo de avaliação, tem oportunizado conquistas que repercutem na satisfação do estudante, do professor, do técnico-administrativo e da comunidade.

A CPA aponta que os dados e análises deste documento evidenciam a política institucional de busca constante de alinhamento da avaliação e planejamento para cumprir a sua missão de “Formar e qualificar profissionais com excelência social, crítica, capazes de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região”.


Roda Família Bebê irá discutir no domingo questões voltadas à gestação e desenvolvimento infantil

O projeto Cheirinho de Bebê no Ar, da UNIJUÍ FM e a Extensão Cuidado Integral em Saúde, da UNIJUÍ, promovem neste domingo mais uma edição da Roda Família Bebê, um espaço para troca de experiências a partir de temas como gestação, parto, nascimento e aleitamento materno.

        

Segundo a professora do DCVida, Arlete Roman, é uma atividade que faz parte do Fórum Perinatal do Rio Grande do Sul, espaço coletivo de debate cujo objetivo é reunir gestores, profissionais de saúde e usuárias (os) do SUS para se manter em discussão atualizada sobre os cuidados perinatais e suas contribuições no desenvolvimento integral do ser humano. “É uma roda aberta e uma troca de informações, como foi para cada um passar por essas experiências porque a gente acredita que é na troca de experiência que a gente se empodera, tem mais conhecimento, busca informações e cria uma aldeia para cuidar dos nossos bebês”, resume a professora que coordena a ação.

Estas iniciativas também fazem parte das ações que preconizam a Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que é uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério e às crianças, direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.  

A Roda Família Bebê chega a sua terceira edição, está agendada para acontecer a partir das 16h, em frente à Reitoria do Campus Ijuí e é aberta à comunidade. 

Ouça mais sobre a atividade: 


No dia da Saúde e Nutrição, confira dicas para uma alimentação saudável

Confira qual a quantidade ideal de chocolate para consumir por dia.

Nesta sexta-feira, 31, de acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde, é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo da data é provocar uma reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável e da promoção da qualidade de vida. Em entrevista à Rádio Unijuí FM, a professora e coordenadora do curso de Nutrição da Unijuí, Adriane Huth, deu algumas dicas para uma alimentação saudável e falou sobre a importância da data: “Hoje é um dia muito importante, porque marca as questões nutricionais da população e da saúde de forma geral. É um dia de reflexão sobre as nossas escolhas alimentares, sobre o nosso estilo de vida e as demais questões que se referem à saúde”.

Dicas para uma alimentação saudável - Especialmente na páscoa, que está se aproximando, as pessoas costumam consumir uma grande quantidade de chocolates e doces, então a dica é ter cuidado para fazer escolhas alimentares adequadas e inteligentes. “Prefira o chocolate amargo, no entanto, mesmo que ele seja mais adequado, tente não consumir em grandes quantidades, o ideal é, no máximo, 20 gramas por dia”, recomenda. Outra dica é consumir muita água, que é nosso principal líquido hidratante: “outras escolhas de líquido não hidratam como a água, além disso, líquidos industrializados tem um alto teor de açúcar, além de corantes e conservantes”. Preferira também alimentos integrais e evite consumir alimentos refinados como arroz branco, pães, massas e biscoitos, que tenham farinha branca refinada, açúcares e gordura na sua composição. “Por que os integrais? Isso é importante que as pessoas saibam: indicamos os integrais porque eles têm maior teor de vitamina do complexo B e maior teor de fibras, que ajudam no controle do colesterol, no controle da glicemia e no funcionamento intestinal”, explica. Na dúvida, a orientação é procurar um profissional nutricionista, que pode orientar outras questões em relação à saúde e à nutrição, que são várias.

Ações e dicas pela cidade – Para marcar a data, o curso de Nutrição, em parceria com o Conselho Nacional de Nutrição (CRN 2), que abrange o Rio Grande do Sul, está realizando ações na cidade de Ijuí, uma delas é no posto de Estratégia da Saúde da Família, do bairro Thomé de Souza. As ações são organizadas pelas professoras Maristela Busnello e pela professora Ligia Franz, que está em pontos estratégicos da cidade, como supermercados, no shopping e na Praça da República, orientando sobre a interpretação de rótulos de alimentos, como verificação da quantidade de nutrientes por grama, quantidade de sódio, qual o efeito do sódio no organismo e quem pode consumir, ela também orienta sobre a conservação de alimentos, que envolve questões como a higienização, o tempo de armazenamento e também a sua temperatura, especialmente em dias quentes.

 Confira também as dicas em áudio:


Metodologias ativas de aprendizagem incorporam a tecnologia em sala de aula

Disciplinas do Curso de Administração da Unijuí estão utilizando metodologias ativas de aprendizagem e a tecnologia tem sido um importante recurso para a condução deste processo.

        

Na contramão do que tudo que foi ensinado sobre uso do celular em sala de aula, duas metodologias ativas de aprendizagem, flipped classroom (aula invertida) e peer instruction (instrução pelos pares), tornam-se aliadas ao modificar as metodologias tradicionais.

Num primeiro momento, ao observar todos os estudantes acessando seus smartphones durante a aula, a impressão é de uma turma dispersa com relação ao conteúdo.

Entretanto, não é isso o que ocorrer com os estudantes da disciplina de Fundamentos de Marketing do Curso de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa. Essa é uma das muitas disciplinas da Unijuí que estão adotando metodologias ativas de aprendizagem.

Com esse método os estudantes são estimulados a levarem seu aparelho eletrônico, computadores e telefones celulares para as aulas como ferramenta de aprendizagem e de interação entre os colegas.

Ao utilizar-se de metodologias ativas, o papel do professor deixa de ser somente o de ensinar e passa a ser também o de facilitar o processo de aquisição do conhecimento, ou seja, o de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao docente organizar o processo, tornando o ambiente mais dinâmico e incentivando a cooperação dos alunos no ambiente de sala de aula.

Luciano Zamberlan, professor responsável pela disciplina, destaca que os atuais estudantes são diferentes “cresceram utilizando computadores, videogames, celulares e diversas outras ferramentas da era digital, fazendo com que os professores sejam desafiados a pensarem e se capacitarem para que possam potencializar suas metodologias de ensino, levando em consideração esse novo perfil dos estudantes que chega à sala de aula nos dias atuais”.

       

Entenda as metodologias

A sala de aula invertida pressupõe que o professor tenha que elaborar um conjunto de textos, vídeos, tutoriais, roteiros de estudo e outros materiais para que os alunos possam realizar um estudo prévio dos conteúdos.

Nos encontros com o professor são discutidos exemplos e práticas a partir dos materiais que os alunos acessaram. Ou seja, o professor se ocupa menos da transmissão de conceitos e foca suas aulas em situações problema e leva os alunos a pensarem em possíveis soluções.

A instrução pelos pares pressupõe que a aprendizagem é conduzida também por meio da interação entre os próprios estudantes. A partir da leitura prévia dos conteúdos, os eles respondem algumas questões simples sobre os materiais que estudaram por meio de softwares e aplicativos, onde o professor acessa instantaneamente desempenho de cada aluno por meio do computador.

Dessa forma é possível verificar onde estão as principais dificuldades e então realizar as devidas explicações sobre os temas da aula. A partir disso são aplicados novos testes conceituais para avaliar o nível de entendimento dos estudantes. Inicialmente os alunos respondem individualmente as questões e em seguida interagem e argumenta com os colegas sobre suas escolhas de resposta, para então responderem novamente, agora de forma conjunta.

De acordo com o professor Luciano Zambelan, que atua na disciplina de Fundamentos de Marketing, percebe-se que o método é importante, pois além de fornecer um feedback imediato ao professor sobre a compreensão dos conteúdos que os alunos tiveram, faz com que os próprios acadêmicos aprendam de forma conjunta, pois os índices de acertos após o debate entre os colegas é superior às respostas individuais.


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