Todas as notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Público lota Salão de Atos na segunda edição do concerto Let’s Rock, realizado pelo Coral Unijuí

Um espetáculo de canto, interatividade, luzes, vibração e muito rock n’ roll. Assim foi a segunda edição do concerto Let’s Rock, realizado pelo Coral Unijuí, na noite do último sábado, 29 de junho. A atração é financiada via Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo e teve entrada gratuita a toda comunidade, que lotou as cadeiras do Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. 

O Let’s Rock apresentou ao público um novo repertório, que buscou mesclar músicas nacionais e internacionais com a temática do rock, em conjunto com a banda Excellence. Além disso, buscou levar coreografia, utilização de luzes diferenciadas, apresentação circense e caracterização voltada à temática. 

“Estávamos com uma expectativa bem grande. Nossa preparação vem sendo feita desde o início do ano, lendo e organizando o repertório e nas últimas semanas intensificamos os ensaios, juntamente com a banda Excellence, e com certeza conseguimos superar a expectativa. A casa estava lotada e isso diz muito sobre o nosso trabalho”, destaca a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues.

A regente ressalta que o trabalho desenvolvido foi muito bem pensado para agradar a todos que estavam acompanhando a apresentação. “O público recebe muito bem o trabalho do Coral Unijuí, e essa fusão do canto coral com o rock, com um repertório diferenciado proposto a trazer alegria a todos com músicas selecionadas de décadas diferentes, é bem bacana. Estamos muito felizes pois o concerto possibilitou ao coral crescer”, comenta. 

Um momento especial do concerto foi a participação das crianças e jovens do Coro Cênico do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Coro Infantil Ateliê Sonare, do Coro Infantil do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) e do Coro Cênico do Colégio Evangélico de Panambi. Segundo Lizandra, todos ensaiaram muito para fazer bonito no palco. “Elas vinham desde o início do ano se preparando com os professores dos corais, comigo. Foi muito legal a participação, as crianças estavam lindas, participativas e as famílias foram mobilizadas, apoiaram.”

O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, também avaliou o concerto como positivo, em especial pela presença das escolas e grupos musicais da região. “Foi um momento cultural importante para mostrar os nossos artistas e as promessas que estão por vir. O Salão de Atos estava lotado, que pode assistir uma apresentação alegre, em especial as crianças, que enriqueceram ainda mais o evento”, relata. 

O professor comenta ainda que a apresentação evidencia a importância de se trabalhar a arte, o momento e as culturas em geral. Para ele, o fato de Ijuí ser a Capital Nacional das Etnias reforça o quão necessário é se trabalhar a cultura e as artes. “O canto passa a ser muito importante para atrair o público e manter essa chama pela cultura, a música e o teatro em todas as pessoas da nossa comunidade”, complementa. 


Unijuí e Movimento Pró-Arte promovem espetáculo teatral no campus Três Passos

Com o objetivo de promover a arte e a cultura de Três Passos, a Unijuí  recebeu nessa quinta-feira, 27 de junho, o espetáculo “As Aventuras de Fortúnio”, apresentado pelo grupo de teatro “A Turma do Dionísio”. A atividade foi uma promoção do Movimento Pró-Arte, em parceria com a Universidade, e aconteceu em torno da programação de aniversário de 30 anos da entidade. 

A comunidade compareceu em peso no auditório do campus Três Passos para acompanhar a peça teatral, que reuniu música, história e interação com o público. Conforme a coordenadora do Movimento Pró-Arte, professora Elvidia Zamin, o intuito do evento é de dar continuidade aos objetivos da criação da entidade. “Surge visando promover a arte e a cultura de Três Passos, em especial neste ano que completamos 30 anos, tudo com acesso gratuito à comunidade do município”, ressalta. 

A coordenadora do Movimento acrescenta que todos estão felizes pelo público que compareceu ao evento e agradeceu ao apoio da Unijuí, à Secretaria Municipal de Educação. Também ressaltou que tal atração foi possível devido à Lei Paulo Gustavo, vinculada ao Ministério da Cultura. “Esse edital nos possibilitou trazer eventos culturais para que a nossa comunidade pudesse ter uma convivência com a arte, e de forma gratuita”, complementa. 

O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destaca a importância da parceria com o Movimento Pró-Arte e da Unijuí em receber eventos como este, principalmente por ser um espaço onde a comunidade do município pode se sentir acolhida. “Nos sentimos muito felizes em oportunizar à população no nosso espaço um momento cultural de grande importância. A Unijuí está de portas abertas e com o objetivo, de fato, de ser uma universidade comunitária, que traz para perto a sua comunidade”, comenta. 

O professor também destaca que, neste momento, olhar a todos que foram até o auditório acompanhar o espetáculo, para a instituição, tem um grande significado. “Carregamos o espírito de efetivamente fazer com que tenhamos inserções maiores e oportunizar com que todos possamos construir coletivamente para o futuro. Quando formamos parceria com o Pró-Arte, significa que estamos somando esforços para a cultura, a educação e outras áreas, e nós, como instituição de ensino superior, temos muito a contribuir”, finaliza. 


Projeto da Unijuí em parceria com a Secretaria de Educação de Três Passos busca incentivar a leitura entre as crianças

A Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, está realizando o projeto Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias. As atividades acontecem na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques e Biblioteca Pública Municipal, no campus Três Passos, e conta com a participação de estudantes da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental da rede de ensino do Município. 

O objetivo do projeto, conforme a assistente da biblioteca da Unijuí, Fabiana Dávila, é estimular o hábito da leitura das crianças. “Esse projeto tem mais de 20 anos, onde realizamos uma tarde de atividades com música, dança e contação de histórias, tudo com um enfoque lúdico para chamar a atenção e fazer com que esses estudantes adquirem o gosto pela leitura através de histórias divertidas”, relata.  

Na tarde de quinta-feira, 27 de junho, estudantes da Educação Infantil do Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, participaram das atividades. Foram feitas brincadeiras, assim como contação de histórias e pinturas de tatuagens divertidas à base de tinta. 

“Durante o ano a gente atende cerca de 1 mil crianças no projeto, que segue até o fim do ano, que conhecem as histórias, que são confeccionadas por nós usando métodos diversos, como o uso de fantoches, livros interativos, latas, entre outros, que tem o intuito de chamar a atenção”, complementa Fabiana. 

As atividades do projeto seguem até o fim do ano e englobam, além do Complexo José Luiz Rhoden, outras três escolas. As atividades também contam com a participação da professora Geisa Baron dos Santos.


Coral Unijuí promove segunda edição do concerto Let’s Rock

A segunda edição do concerto Let’s Rock já tem data marcada. Promovido pelo Coral Unijuí, a apresentação será realizada no dia 29 de junho, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, a partir das 19h. O concerto, nesta segunda edição, conta com o financiamento via Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo e terá entrada gratuita para toda a comunidade. 

Com novo repertório, a proposta da apresentação é levar concertos artísticos, unindo coreografias e apresentações musicais com a temática do Rock para a comunidade, com a quebra da neutralidade do coralista em palco e dos moldes impostos aos corais tradicionais. A atração, nesta edição, contará com o repertório dividido em dois blocos, sendo o primeiro nacional e o segundo o rock internacional. O concerto também contará com um show especial, unindo coreografia, utilização de luz e até apresentação circense. 

A atração contará com a participação da banda Excellence, que já está participando dos ensaios para a apresentação. “É sempre um desafio unir uma banda de rock e o canto coral. Isso é uma inovação e não acontece em qualquer local, pela dificuldade de conciliar os dois estilos. Mas os meninos da banda são excelentes profissionais e o coral está bem estruturado. Penso que será um desafio para todos, mas estamos no caminho certo”, relata a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues. 

Além da banda, o Let’s Rock também contará com a participação das crianças e jovens do Coro Cênico do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Coro Infantil Ateliê Sonare, do Coro Infantil do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) e do Coro Cênico do Colégio Evangélico de Panambi.

“A emoção não vai deixar de existir no espetáculo. Todas as músicas foram muito bem pensadas.Cada música que cantamos tem a proposta e a intenção de tocar o coração de alguém, e o público vai lembrar de alguma coisa da sua trajetória e vida. Queremos levar isso para todas as pessoas que estiverem presentes”, comenta Lizandra. 

Para assistir à apresentação é preciso garantir o ingresso pelas redes sociais do Coral Unijuí, com algum coralista, ou na Central de Eventos. No dia do concerto estarão sendo arrecadadas doações de materiais de higiene e limpeza. 


Coral Unijuí promove workshop de técnica vocal com crianças e jovens do projeto Let’s Rock

Como parte do plano de ação de execução do projeto Let’s Rock, aprovado junto à Lei Paulo Gustavo, o Coral Unijuí promoveu, na última sexta-feira, 12 de abril, e no sábado, dia 13, o workshop de Técnica Vocal, destinado a crianças e coralistas de toda a região que vão participar do espetáculo, previsto para ocorrer em julho. 

A oficina foi ministrada pela cantora e professora de música, Cíntia de Los Santos. Na sexta-feira a atividade foi feita com a comunidade em geral, a partir da participação do Coro Cênico do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Coro Infantil Ateliê Sonare, do Coro Infantil do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) e do Coro Cênico do Colégio Evangélico de Panambi. No sábado, 13 de abril, a atividade ocorreu com os membros do Coral Unijuí. 

Na atividade foi trabalhado aquecimentos vocais, técnica, além do repertório a ser apresentado no espetáculo. “É um prazer estar aqui participando do projeto. Penso que é muito importante a prática da técnica vocal em todas as idades, em especial no canto coral, que é uma área que está em falta nas comunidades. Espero poder contribuir com essa oficina, passando conhecimentos teóricos sobre o uso da voz, além de técnicas práticas, tanto com as crianças quanto com os jovens e adultos”, comenta Cintia. 

A regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues, destaca que a presença de toda a comunidade na composição do projeto é muito significativa. “Todos estamos aqui pelo bem maior, que é a música. Tenho certeza que vamos fazer a cidade e a nossa região ter um grande espetáculo, diferenciado, no qual todos possam conhecer e valorizar o canto coral”, relata. 

Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, a oficina é um marco importante, pois incentiva a realização de mais projetos, e valoriza a cultura local e regional. “Este é o primeiro momento de uma série de ações que serão feitas dentro da Lei Paulo Gustavo. É importante para a cultura local e para a Universidade, pois aproxima a comunidade externa, por meio das artes, da nossa Instituição e, além disso, proporciona o fortalecimento do nosso Coral Unijuí”, ressalta. 

“Estamos muito felizes ao ver que o trabalho vem tendo efeito. A Lei Paulo Gustavo veio para oportunizar para que as diferentes linguagens artísticas pudessem estar sendo contempladas. E hoje é um trabalho de excelência que o Coral Unijuí está promovendo. Para nós, enquanto Conselho,  é bom saber que as coisas estão sendo promovidas para a nossa comunidade, às crianças, e os profissionais  sendo capacitados. É um investimento que está tendo retorno”, finaliza a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ruth Patz Hein. 


Documentário para contar história de Dunga é produzido no Museu Antropológico Diretor Pestana

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) foi escolhido como uma das locações para as gravações do documentário “Dunga: Diários do Capitão”. A produção, que vem sendo feita pela produtora Pindorama, do Rio de Janeiro, tem o objetivo de contar a história do Capitão do Tetra, desde a sua origem, até chegar a ser o capitão da Seleção Brasileira que venceu o tetracampeonato mundial, e a sua contribuição para a comunidade local. 

Na manhã desta sexta-feira, 15 de março, a equipe de gravações esteve no Museu fazendo as captações. Um espaço foi organizado pelo Madp o qual expôs um conjunto de materiais doados por Dunga, que foram incorporados ao acervo museológico do Madp em 1998. Dentro destes objetos estão itens pessoais, como camisetas e flâmulas, que contam um pouco sobre a trajetória do ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol.O documentário ainda não tem data para ser lançado.

Dunga esteve presente na manhã desta sexta-feira no Museu, onde revisitou os espaços e as exposições. “Como é legal ter um lugar desse na nossa comunidade, um lugar legal para trazer as crianças, visitar e relembrar nossos antepassados, que tanto sofreram para deixar uma condição melhor para os moradores atuais. O povo que respeita sua história tem muito a crescer”, destacou.  


Cia Cadagy promove nesta sexta-feira o 1º Grupo de Estudos aberto à comunidade

Nesta sexta-feira, 1º de março, a Cia Cadagy da Unijuí promoverá o 1º Grupo de Estudos aberto à comunidade. O objetivo da iniciativa é debater e trocar experiências sobre diferentes áreas e linguagens, a exemplo do tema “Babyclass na prática”, primeiro a ser trabalhado.

“Nossa Companhia é formada por atletas/artistas de diversas áreas. E durante nossos processos de treino e criação, cada um busca se desenvolver e pesquisar sobre a área que tem mais afinidade. Como nossos treinos ocorrem na terça, quinta-feira e sábado, e como muitos integrantes são acadêmicos, o tempo para esse aprofundamento é pequeno. Exatamente por isso, surgiu a ideia de abrirmos um espaço para debater e trocar experiências em determinados campos”, explicou o coordenador da Cia Cadagy, Dionatan Mânica dos Santos.

O encontro acontecerá na Sala dos Espelhos, na Fidene, a partir das 19h30, e será aberto a qualquer pessoa que queira participar. “Alguns dos nossos bolsistas atuam em projetos de ballet da EFA e dão aulas de ballet em academias da cidade e região, pois já têm uma caminhada dentro do ballet clássico. Por isso, escolhemos como tema deste primeiro encontro as aulas de iniciação ao ballet, o babyclass. Neste momento, o desafio é pensar sobre a prática e a teoria do ensino do ballet para crianças e os desafios que enfrentamos na sala de aula”, explicou o coordenador.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones 55 99180-7000 e 99112-0667.


Projetos elaborados na Unijuí são contemplados pela Lei Paulo Gustavo

A Unijuí foi contemplada com a aprovação de dois projetos de apoio financeiro a ações culturais dentro da Lei Paulo Gustavo. Na noite da última segunda-feira, 5 de fevereiro, foi efetuada a assinatura dos termos de execução cultural. O ato ocorreu na Estação Cultura, em Ijuí, e contou com a presença do reitor da Universidade, professor Dieter Rugard Siedenberg, da regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues, e a assessora de Extensão e Cultura da Unijuí, Sirlei Noemi Schneider. 

Na área do Audiovisual foi aprovado o projeto cultural “Cinema e Direitos Humanos: Inclusão e Alteridade pela Linguagem Cinematográfica”, que é coordenado pelo professor  Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí.

O projeto propõe a organização de sessões de filmes com o objetivo principal de gerar discussões sobre o tema dos Direitos Humanos na comunidade por meio da linguagem cinematográfica. As sessões têm a mediação de professores e acadêmicos vinculados ao PPGD, onde são realizadas rodas de conversa com os espectadores. O projeto tem como público-alvo alunos e professores, bem como a comunidade escolar mais ampla, das escolas da rede pública municipal de Ijuí, e busca produzir impacto social para viabilizar uma maior interação entre a Universidade e a comunidade local. 

O projeto foi contemplado com R$ 17.391,49, os quais serão usados no pagamento dos cachês dos diretores e atores que estarão presentes durante as exibições, e para a criação de materiais físicos, que serão distribuídos nos órgãos públicos municipais explicando a importância e a ligação do cinema com os Direitos Humanos e a relevância da linguagem cinematográfica na construção da cidadania.

O outro projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo está dentro do edital voltado às demais áreas da cultura. O Let’s Rock, como é chamado, será executado pelo Coral Unijuí, e tem a proposta de levar concertos artísticos, unindo coreografias e apresentações musicais com a temática do Rock, para a comunidade, com a quebra da neutralidade do coralista em palco e dos moldes impostos aos corais tradicionais. Para o projeto foi destinado o montante de R$ 14.857,73. 

Ao todo, o município de Ijuí recebeu R$ 717.205,91 da Lei Paulo Gustavo. Foram 68 projetos inscritos, com 11 deles habilitados no edital de audiovisual, e 17 no edital destinado às demais áreas da cultura. 


Inscrições para seleção de novos integrantes à Cia Cadagy encerram-se na segunda-feira

Até a próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, a Cia Cadagy - Corpo e Movimento da Unijuí recebe inscrições para a seleção de novos integrantes. Interessados devem se inscrever pelo e-mail  cia.cadagy@unijui.edu.br.

Conforme consta no edital, disponível neste link, o processo seletivo simplificado busca integrantes para as áreas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas, arte circense, confecção de figurinos e cenografia, equipe técnica de som e luz, filmagem e fotografia. 

O candidato deve ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que são realizados nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h e das 8h às 12h, além das demais atividades do grupo; ser integrante das comunidades interna ou externa da Fidene/Unijuí; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudos em casa e apresentações da Cia.

O processo seletivo ocorrerá no dia 8 de fevereiro, às 19h, na Sala dos Espelhos da Sede Acadêmica. As etapas incluem apresentação de portfólio e entrevista individual; performance artística; teste físico, flexibilidade e força.


Coral Unijuí realiza Cantata de Natal em parceria com Ceap

O Coral Unijuí, vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, realizou, nesse fim de semana, uma apresentação natalina em parceria com o Conjunto Instrumental do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap). A Cantata de Natal ocorreu na Igreja do Relógio, junto à Praça da República, em Ijuí. 

A apresentação contou com repertório variado, que incluiu músicas como “Jesus Nasceu”, “Boas Festas”, “Jingle Bell Rock”, “O Primeiro Natal“ e “Bom Natal”, que foram executadas com o Conjunto do Ceap. A apresentação foi finalizada em coro com a platéia com a música “Noite Feliz”.

O evento buscou arrecadar alimentos por meio de ingresso solidário, onde o público fez a doação de 1 kg de alimento não perecível.  De acordo com a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues, foi muito importante a colaboração. “A ideia sempre foi que esse concerto fosse beneficente.” Ela complementa que as pessoas geralmente acompanham as apresentações de um ou outro grupo, nunca os dois grupos juntos, foi nesse contexto que surgiu a iniciativa de oferecer essa opção de acesso cultural à comunidade.

A agenda de Natal do Coral da Unijuí segue no próximo domingo, 10 de dezembro, com apresentação na cidade de Bom Princípio/RS.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.