“Nós queremos empoderar o feminino na mulher e no homem” - Unijuí

“Nós queremos empoderar o feminino na mulher e no homem”

Eventos realizados em Ijuí e Santa Rosa trouxeram à tona o debate sobre o espaço da mulher na sociedade.

Em Ijuí, na tarde desta quarta-feira, 29, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho SESMT/UNIJUÍ, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e com projeto de Cuidado Integral em Saúde DCVida/UNIJUÍ, realizaram, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, um debate com o tema: “Mulher – Um Ser em Constante Construção/Evolução: Diálogo e reflexão sobre ser mulher e o lugar que ocupam nos tempos atuais”.

No evento, a professora do curso de Enfermagem, Arlete Roman, falou sobre o papel que a mulher ocupa na sociedade e como o feminino é percebido. “Percebemos que a forma como nos comportamos como mulheres não é nato, é algo que foi construído socialmente, então muitos dos nossos comportamentos, das nossas atitudes, da forma de pensar, elas foram construídas ao longo da história, uma história que é fortemente marcada pelo patriarcado”, afirmou.

Para ela, é preciso um movimento de desconstrução, com grande solidariedade, com uma mulher ajudando a outra. “Precisamos, cada vez mais, fazer esse debate do ponto de vista social, nós queremos empoderar o feminino na mulher e no homem para alcançar mudanças significativas”, disse ela, destacando o papel da Universidade nesse contexto: “a nossa Universidade também tem feito seu papel com esses debates, ela é potente nesse sentido e se compromete com as causas que são importantes”

Violência Psicológica e Lei Maria da Penha

Em Santa Rosa o debate aconteceu na noite desta quarta-feira, com o intuito de discutir o modelo de sociedade em torno das questões de gênero. A Unijuí, por meio do projeto Cidadania para Todos, realizou a fala “Violência Psicológica e Lei Maria da Penha”, ministrada pela professora do curso de Direito, Lurdes Aparecida Grossmann.

A professora debateu as características da violência psicológica, suas consequências, que muitas vezes não são físicas, e as razões culturais que promovem a naturalização da superioridade masculina na sociedade.

Para Lurdes, a educação tem papel fundamental na desconstrução desse modelo patriarcado de sociedade sobre as questões de gênero: “A medida que a sociedade começar a entender que é preciso mudar essa cultura para uma cultura de paz e respeito, a igualdade se efetivará como direito”.

Além da professora, participaram do debate Marta Elisa Rembold do Nascimento, Assistente Social e Gerente do Centro de Referência da Mulher Dirce Grosz, Dr. Tiago Roberto Tescke, Delegado da Delegacia da Mulher de Santa Rosa, RS, 10ª DPRI e a advogada Giovana Fehlauer, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM.

A palestra fez parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Assessoria de Políticas para as Mulheres e Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher de Santa Rosa, com o apoio da Unijuí.

Um papo sobre ser Mulher

No campus Santa Rosa, na tarde desta quinta-feira, também foi realizada, na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Sipat, a palestra Conversando sobre Ser Mulher, com Emily Vitória Leimann, assistente social residente e Camila Heck, psicóloga residente, ambas integrantes da Residência Multiprofissional.