No dia da Saúde e Nutrição, confira dicas para uma alimentação saudável - Unijuí

No dia da Saúde e Nutrição, confira dicas para uma alimentação saudável

Confira qual a quantidade ideal de chocolate para consumir por dia.

Nesta sexta-feira, 31, de acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde, é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo da data é provocar uma reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável e da promoção da qualidade de vida. Em entrevista à Rádio Unijuí FM, a professora e coordenadora do curso de Nutrição da Unijuí, Adriane Huth, deu algumas dicas para uma alimentação saudável e falou sobre a importância da data: “Hoje é um dia muito importante, porque marca as questões nutricionais da população e da saúde de forma geral. É um dia de reflexão sobre as nossas escolhas alimentares, sobre o nosso estilo de vida e as demais questões que se referem à saúde”.

Dicas para uma alimentação saudável - Especialmente na páscoa, que está se aproximando, as pessoas costumam consumir uma grande quantidade de chocolates e doces, então a dica é ter cuidado para fazer escolhas alimentares adequadas e inteligentes. “Prefira o chocolate amargo, no entanto, mesmo que ele seja mais adequado, tente não consumir em grandes quantidades, o ideal é, no máximo, 20 gramas por dia”, recomenda. Outra dica é consumir muita água, que é nosso principal líquido hidratante: “outras escolhas de líquido não hidratam como a água, além disso, líquidos industrializados tem um alto teor de açúcar, além de corantes e conservantes”. Preferira também alimentos integrais e evite consumir alimentos refinados como arroz branco, pães, massas e biscoitos, que tenham farinha branca refinada, açúcares e gordura na sua composição. “Por que os integrais? Isso é importante que as pessoas saibam: indicamos os integrais porque eles têm maior teor de vitamina do complexo B e maior teor de fibras, que ajudam no controle do colesterol, no controle da glicemia e no funcionamento intestinal”, explica. Na dúvida, a orientação é procurar um profissional nutricionista, que pode orientar outras questões em relação à saúde e à nutrição, que são várias.

Ações e dicas pela cidade – Para marcar a data, o curso de Nutrição, em parceria com o Conselho Nacional de Nutrição (CRN 2), que abrange o Rio Grande do Sul, está realizando ações na cidade de Ijuí, uma delas é no posto de Estratégia da Saúde da Família, do bairro Thomé de Souza. As ações são organizadas pelas professoras Maristela Busnello e pela professora Ligia Franz, que está em pontos estratégicos da cidade, como supermercados, no shopping e na Praça da República, orientando sobre a interpretação de rótulos de alimentos, como verificação da quantidade de nutrientes por grama, quantidade de sódio, qual o efeito do sódio no organismo e quem pode consumir, ela também orienta sobre a conservação de alimentos, que envolve questões como a higienização, o tempo de armazenamento e também a sua temperatura, especialmente em dias quentes.

Confira também as dicas em áudio: