Startups e pesquisadores da área de inovação podem se inscrever, até o dia 31 de maio, para propor soluções aos desafios de inovação aberta lançados por empresas da região Noroeste e Missões. Elas integram o Startup Lab, um programa coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-TS), que visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, destacando a inovação aberta como impulsionadora do desenvolvimento.
O programa se divide em quatro ciclos e ocorrerá durante 24 meses, neste e no próximo ano. No momento, acontece o primeiro ciclo, com a divulgação dos 26 desafios de inovação aberta, divididos nas áreas Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Produção, Logística, Tecnologia e Sustentabilidade. Esses desafios partem de demandas das empresas participantes do programa, que são a Bruning Tecnometal, Dubai Alimentos, Epos Soluções Estratégias, Faxinou, Fockink, Grupo Alquimia, Grupo Fricke, Hidroenergia, Nativu's, Novatech Agro, Rad + Radiologia, SAUR e Vitória Agência.
Conforme explica a gestora de Inovação e Tecnologia, Juliana Capssa, que atua no programa ao lado da coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, após esta etapa serão realizadas rodadas de negócios para que as startups e os pesquisadores possam apresentar suas propostas e soluções para as empresas.
Inscrições podem ser realizadas em criatecunijui.com.br/open. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0212 ou pelos e-mails criatec@unijui.edu.br / startuplab@unijui.edu.br.