Museu recebe estudantes de Educação Física Unijuí para pesquisa em acervo fotográfico - Unijuí

Na quinta-feira, 9 de abril, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu estudantes do curso de Educação Física da Unijuí, vinculados à disciplina de Introdução à História do Esporte, para o desenvolvimento de uma pesquisa no acervo fotográfico preservado. O objetivo da pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre a trajetória da Educação Física no Brasil e na América Latina, abrangendo diferentes períodos históricos, práticas corporais e seu contexto na educação física escolar.

O professor responsável pela disciplina, Paulo Carlan, ressaltou a importância da visita ao Museu e ao seu acervo, e especialmente o contato que os estudantes tiveram com os documentos fotográficos, permitindo visualizar como eram as práticas corporais, esportivas e de lazer do passado. Ele enfatizou que essa compreensão é fundamental para entender como essas práticas influenciam a Educação Física contemporânea.

Nesse sentido, a disciplina tem utilizado a fotografia como ferramenta didática e pedagógica, explorando-a como um artefato e uma linguagem estética para compreender melhor a história e a evolução da Educação Física.