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EaD Unijuí: a qualidade do ensino em números

                

O estudante do curso de Administração da Unijuí, modalidade EaD, Marcelo Thomas, acredita que o curso o mantém em constante aprendizado: “as aulas são bem didáticas, consigo extrair o conhecimento necessário e colocar ele em prática no dia a dia”. A qualidade do ensino a distância da Unijuí é comprovada pelo depoimento de estudantes.

Para além disso, alguns números são importantes também, pois a Unijuí possui mais de 60 anos de atuação no ensino superior na Região Noroeste do Estado. Ao longo dessa trajetória, foram mais de 40 mil profissionais formados com competência técnica para atuarem no mercado de trabalho. Esses números colaboram para o conceito 4 da Unijuí, de um total de 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que é considerado muito bom. 

A Universidade possui, ainda, 95% do corpo docente formado por professores mestres e doutores, que são responsáveis pelas aulas a distância e pelo acompanhamento dos estudantes ao longo dos módulos. Os estudantes também têm acesso aos mais de 490 ambientes de ensino nos quatro campi, Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. 

Nesta modalidade a Unijuí oferta 15 cursos de graduação nas áreas de gestão e educação, que estão com inscrições abertas até 29 de maio. Acesse www.unijui.edu.br/ead e confira datas, possibilidades e benefícios de estudar na Unijuí. 





MathGo: estude matemática em casa e jogando!

              

A Unijuí oferece aos estudantes em idade escolar o MathGo, um aplicativo que ensina matemática de forma interativa. Com a ampliação do período sem aulas presenciais, em razão da pandemia de Coronavírus, esta pode ser uma boa opção para aliar ensino e lazer. É um aplicativo livre que possui aproximadamente 2.000 questões sobre os diferentes conteúdos abordados nesta área do conhecimento. Acesse mathgo.com.br e experimente!

Voltado a alunos do ensino fundamental (séries finais) e ensino médio, o app permite estudar em casa, simular competições e aprender matemática jogando com conteúdos aplicados em sala de aula nas escolas e também questões de vestibulares aos estudantes de ensino médio. Segundo a professora Bárbara Gündel Mendonça, coordenadora do Projeto de Extensão AppGo, responsável pelo aplicativo, ele pode ser acessado em qualquer smartphone ou computador com acesso à internet, é totalmente gratuito e auxilia tanto alunos quanto professores no estudo da matemática, basta selecionar uma área da matemática e jogar. 

O MathGo foi criado no projeto de extensão Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), e integra atualmente o Projeto de Extensão AppGo, que tem como foco principal a construção de softwares educacionais na perspectiva de um trabalho conjunto universidade-escola. Neste sentido, também está em desenvolvimento um aplicativo semelhante para o ensino de Língua Portuguesa, o PortGo, conta a professora Bárbara, que é vinculada ao curso de Design da Universidade, ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

 
Na imagem a captura de uma das telas do aplicativo.

Mais sobre o Projeto de Extensão AppGo

O Projeto AppGo se propõe a desenvolver ações de forma colaborativa entre os professores das escolas, da universidade, e também dos acadêmicos dos cursos de graduação. A utilização de softwares educacionais considera o professor como participante ativo na produção dos respectivos materiais didáticos e pedagógicos, de acordo com suas necessidades em sala de aula. 


Novo Laboratório de Nutrição e Gastronomia da Unijuí possui qualidade internacional

O novo Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição recebeu nesta segunda-feira, 04, os últimos ajustes antes de estar apto para receber as atividades práticas dos cursos. A adequação envolveu a obra para dois novos espaços que foram modelados para os estudantes: o Laboratório de Dietética e a Cozinha Fria e Quente.

Os equipamentos utilizados são Cozinhas Profissionais Tramontina, que, segundo Leonardo Lampert, representante da marca, são fundamentadas no conhecimento de profissionais que atuam no mercado italiano e internacional há 30 anos, com equipamentos de alta tecnologia, combinada com resistência e facilidade de manuseio para facilitar ao máximo o trabalho, garantindo também uma limpeza rápida e eficaz, seguindo todas as normas higiênico-sanitárias em vigor no Brasil e na Europa.

Confira em imagens como ficou o Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição: 

Conheça mais sobre os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí no Portal da Universidade. 

 


Projeto realiza ações de prevenção e cuidados com prematuros

             

No Brasil, aproximadamente 360 mil bebês nascem prematuros por ano, o que representa 12% do total de nascidos vivos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. A prematuridade, isto é, quando o parto ocorre antes da gestação completar 37 semanas, é considerada uma das principais causas de morte em crianças brasileiras nos primeiros cinco anos de vida (RBE, 2017). 

Em Ijuí, o percentual de nascimentos prematuros é o mesmo da média nacional. Com o intuito de educar a população sobre o assunto, o “Projeto Prematuros: prevenção, apoio e cuidado” reúne estudantes e professores da Unijuí no desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, englobando os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.

O projeto de extensão iniciou as atividades em 2020 e terá atuação nos próximos dois anos no município, por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Municipal de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal. Devido ao período de isolamento, a equipe está na etapa de confecção dos materiais didáticos, que futuramente serão utilizados pelos bolsistas e entregues para as famílias participantes do projeto.

Serão produzidas cartilhas, vídeos ilustrativos e demonstrativos dos principais cuidados que as famílias devem ter com o bebê e materiais com orientações gerais. Em um primeiro momento, o grupo irá atuar na Unidade Básica de Saúde do Centro de Ijuí, que, em função de seu índice populacional, é a unidade do município com maior prevalência de prematuros.

O projeto tem como objetivo incorporar, junto aos profissionais da saúde, ações e estratégias voltadas à prevenção da prematuridade, bem como atividades educativas para o cuidado do prematuro após a alta hospitalar. Além disso, irá acompanhar as famílias e o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês, encaminhando-os para estimulação psicomotora quando necessário.

A professora Simone Zeni Strassburguer, coordenadora do projeto, destaca a importância de realizar esse acompanhamento e intervir de forma precoce sempre quando observada alguma intercorrência relacionada ao desenvolvimento do prematuro, visando prevenir futuras complicações.

 “Assim que retornarmos do isolamento, iremos nos reunir com a equipe da unidade para efetivamente iniciar as visitas domiciliares às gestantes e famílias com bebês prematuros”, relata a professora Simone. Esse acompanhamento se dará no tempo de vigência do projeto, até o final de 2021. No próximo ano, o grupo irá preconizar a formação e capacitação da equipe de saúde para a temática da prematuridade. “Estamos ávidos e ansiosos para iniciarmos o trabalho de campo do Projeto Prematuros”, garante a coordenadora.

As ações desenvolvidas também podem ser acompanhadas pelo Facebook e Instagram do projeto, que trazem dicas de prevenção e informações à comunidade.


Eventos sobre economia, organizações e inovação diante da pandemia de Coronavírus são realizados na Unijuí

Com a crise da Covid-19 a economia do mundo inteiro foi afetada. Diante disso, a Unijuí realizou, na última semana do mês de abril, discussões para traçar cenários, projetar alternativas e envolver a comunidade regional neste importante debate.

              

Na tarde de segunda-feira, dia 27 de abril, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, promoveu, de forma online, a palestra "O Pós-Crise do Covid19", realizada pelo professor doutor Adelar Baggio. Mais de 100 pessoas participaram do Hangout, inclusive com participações da Bolívia e da Espanha.

Entre os temas abordados destaca-se: liderança para  a nova economia, o líder deve saber compartilhar responsabilidades, ouvir as pessoas, constituir estruturas de poder mais horizontais, ter preocupação com a sustentabilidade do planeta e das pessoas. "Organizações estão divididas em decadentes e emergentes, então, cada indivíduo deve olhar para dentro de si e de sua organização, para se fazer essa pergunta e com as respostas elaborar o seu planejamento estratégico, começando pela matriz de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas. Os planejamento nesse momento deve ser focado em curto prazo, sem deixar de olhar para o futuro, afinal, a clareza de onde se pretende chegar ajuda a motivar o dia a dia das pessoas nas organizações", observou o palestrante.

Na noite desta quarta-feira, dia 29, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, foi realizado o Painel Online Empreender em tempos de Covid-19, com mediação das professoras Fernanda Pasqualini e Marisandra Casali. Como painelistas, participaram o gerente sênior de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) e Industrial da Bruning Tecnometal de Panambi, Daniel Pottker, a sócia-proprietária da Daronco Materiais de Construções de Cruz Alta, Edimara Daronco, e o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí, Maiquel Kelm.

Em sua fala, Maiquel trabalhou sobre as mudanças, destacando o momento atual, suas possíveis consequências e maneiras para estar preparado para entender o que está acontecendo para agir de forma ágil e organizada. Na sequência, Daniel e Edimara trouxeram a experiência das empresas em que trabalham, abordando as estratégias e modificações que tiveram de realizar para garantir a produção, mas também considerando a segurança de todos os envolvidos no processo. Para tanto, foi necessário manter um meio de diálogo aberto entre empresa, funcionários, clientes e distribuidores para garantir uma resposta rápida e eficiente frente às mudanças provocadas pela pandemia.


Unijuí auxilia no cadastro de pessoas que precisam do auxílio emergencial

                  

Desde meados do mês de abril a Unijuí realiza, por meio do Observatório de Direitos Humanos, iniciativa do Departamento de Estudos Jurídicos, o cadastro de pessoas que precisam solicitar o auxílio emergencial, que é de R$ 600, ao Governo Federal, diante da pandemia de Coronavírus. Em Santa Rosa, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social do município e o Campus da Unijuí na cidade, tendo sido realizados mais de 820 cadastramentos no Programa de Auxílio Emergencial. Nos campi de Ijuí e Três Passos, mediante parcerias entre os Projetos de Extensão do DCJS: Cidadania Para Todos, Conflitos Sociais e Direitos Humanos e Observatório de Direitos Humanos e as respectivas Secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, já foram realizados mais de três mil encaminhamentos. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Rosa organizou um espaço de atendimento junto ao Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e a Unijuí, além de ceder os equipamentos de informática para o desenvolvimento do trabalho de cadastramento de possíveis beneficiários, está participando com os bolsistas dos projetos de extensão universitária do curso de Direito, em especial com o Projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos, que conta com o trabalho das estudantes Maria Kowalski e Alessandra Mainardi e com Escritório Modelo do curso de Direito, o qual está sendo representado pela funcionária Simoni Stringari e com alunos voluntários do estágio supervisionado. A professora Fernanda Serrer, coordenadora do curso de Direito em Santa Rosa, salienta, também, a importante parceria de trabalho com as servidoras Gabriela Crestani, coordenadora do Programa Criança Feliz, e as visitadoras Aline de Mattos Camargo, Ana Paula Kucyk, Cecilia Veiga Benkowitz, Eunice Raquel Rambo e Tatiane Engroff Rohleder.

Também atuam nas atividades os professores Joaquim Henrique Gatto, Ester Hauser, Patrícia Borges Moura, Daniel Rubens Cenci e Anna Paula Bagetti Zeifert, juntamente com mestrandos e bolsistas de pesquisa vinculados ao Departamento.

Sobre o auxílio

Podem solicitar o benefício de auxílio emergencial quem tenha mais de 18 anos, não tenha emprego formal, não esteja recebendo nenhum tipo de benefício, nem previdenciário (aposentadoria, auxílio-doença) nem assistencial (como benefício de prestação continuada assistencial), ou seguro-desemprego. Vale lembrar que os que recebem bolsa-família podem passar a receber o auxílio emergencial nos próximos três meses, em substituição à bolsa família.

Segundo a professora Fernanda Serrer, uma das grandes dificuldades acontece após a aprovação do cadastro, que é o saque de R$ 600. Ela aponta diferentes motivos observados, um dos principais, a exclusão digital. “Muitos não tem smartphone ou acesso a internet, o que dificulta muito para a movimentação da conta digital”, complementa.

 


A PIOR RECESSÃO ECONÔMICA DA HISTÓRIA

Argemiro Luís Brum

Professor Titular do PPGDR/DACEC da UNIJUI, doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França).

 

As economias mundial e brasileira já vinham demonstrando debilidades em 2019. Para o mundo, uma recessão econômica em algum momento entre 2020 e 2024 era o cenário que se tinha. Especialmente diante das bolhas especulativas que existiam nas diferentes bolsas de valores (mais uma vez), e diante das dificuldades para a realização de ajustes fiscais nas contas públicas, sem penalizar a sociedade menos favorecida. No Brasil, após a eleição, o governo Bolsonaro, na economia, procurou adotar uma agenda liberal, em muitos pontos bem-vinda e necessária. Entretanto, com o passar dos meses foi esbarrando na incompetência de gestão do Presidente da República, hoje cristalizada no combate ao coronavírus e na saída de ministros importantes, dentre eles Sérgio Moro, a qual revelou gravíssimas ações presidenciais em benefício próprio e de familiares. Neste cenário, o PIB nacional em 2019 ficou em 1,1%, ainda mais baixo do que o 1,3% obtido nos dois anos anteriores. Ou seja, a saída da maior recessão econômica que vivemos, entre meados de 2014 e o final de 2016, continuava morosa, difícil e eivada de empecilhos políticos. 

É neste contexto que 2020 se iniciou e, com ele, algo inesperado ocorre. A pandemia do Covid-19 surge no mundo e acelera a recessão esperada. Dada sua importância, e tendo como única solução extrema para combatê-la o isolamento social horizontal, a mesma trava totalmente a economia. Neste final do quarto mês do ano, os primeiros dados econômicos advindos desta crise, são assustadores. O crescimento da economia chinesa deverá ficar em 1,5% neste ano, contra expectativa perto de 6% inicialmente (lembrando que há pouco tempo a China crescia entre 10% a 12% ao ano). No curto prazo, já se sabe que o PIB chinês recuou 6,8% no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo trimestre de 2019, sendo o primeiro recuo registrado desde 1992, quando o país começou a divulgar dados trimestrais de sua economia. Já em relação ao trimestre imediatamente anterior (quarto trimestre de 2019) o tombo foi maior, atingindo a 9,8%. Na França, o PIB caiu 6% no primeiro trimestre do corrente ano, sendo o tombo de 32% somente na primeira quinzena da quarentena feita por lá. Segundo o governo local, cada quinzena de confinamento custa 1,5% do nível do PIB e 1% de déficit público adicional. É a pior realidade desde 1945 (final da 2ª Guerra Mundial). Nos EUA a situação aponta para uma depressão econômica semelhante ao crash de 1929. Enfim, o FMI acaba de projetar um PIB mundial negativo de 3% para este ano. Para a América Latina e o Caribe a projeção é de um PIB de -4,6%.

Aqui no Brasil o quadro é ainda pior porque esta crise atinge a economia nacional totalmente fragilizada. Por não termos feito os ajustes necessários 10 anos antes (os mesmos deveriam ter sido iniciados em 2011) e, ao contrário, por termos aprofundado a inviabilização do Estado, o impacto desta crise é maior do que em muitas outras regiões do mundo. Tanto é que as projeções mais otimistas apontam para um PIB negativo de 5,3% neste ano. Ou seja, o mundo e o Brasil estão novamente em recessão e já perderam o ano de 2020, com grandes riscos desta perda se prolongar.

Somente no mês de março a Bolsa brasileira caiu 30%, acumulando perdas de 37% no primeiro trimestre. Foi o pior trimestre de toda a história do Ibovespa. Em março, o setor de veículos, motos e peças caiu 23,1% sobre fevereiro. O comércio brasileiro sofreu um prejuízo de R$ 53,5 bilhões naquele mês, uma queda de 46,1% em relação a março de 2019. O socorro necessário do Estado, e ainda insuficiente, já eleva o déficit fiscal brasileiro para R$ 600 bilhões para este ano, contra uma meta de déficit de R$ 129 bilhões e contra um déficit R$ 61 bilhões no ano passado. Dá para imaginar os números que virão referentes a abril, quando o impacto do isolamento social foi maior. Neste contexto, análises da FGV nos indicam que a pandemia pode fazer dobrar o desemprego, levando o mesmo a quase 25 milhões de pessoas ou 24% da população ativa até o final do ano. Com isso, a contração na renda dos trabalhadores nacionais será de 15%. Um recorde caso o governo não amplie o socorro aos mesmos, o que, ao ser feito, elevará ainda mais o déficit público. 

No Rio Grande do Sul, onde a doença veio associada à seca, a queda no PIB deverá ser maior (-9% para 2020). O recuo na arrecadação em abril já atingirá entre 30% e 35%. A queda no varejo, em março, é de 25,5%; na indústria de 17,7%; e apenas um pequeno aumento de 0,7% no atacado. No entanto, entre 28/03 e 03/04 o recuo na indústria foi de 41,1%, no atacado de 17,6%, e no varejo de 38,2%. Nas áreas de eletroeletrônicos, calçados, vestuário e móveis a queda acumulada no período é de 49,5%, enquanto as vendas de gasolina recuaram 32,6% e as de etanol em 59,3%. 

Assim, mesmo que a recuperação econômica possa vir mais rápida do que a reação à crise de 2007/08, não deveremos escapar de seus efeitos negativos pelos próximos dois a três anos. O FMI projeta, na melhor das hipóteses, um PIB positivo de 2,9% para o Brasil em 2021. Melhora, porém, ainda ficaremos longe de voltarmos ao estágio de 2019. Na verdade, antes do coronavírus nossa economia rodava em níveis de 2013. Com os efeitos da pandemia, recuamos para níveis de 2010. Portanto, cristaliza-se a década perdida mais intensa da história nacional e aponta-se, talvez, para uma nova década perdida. 

Em síntese, enquanto a economia mundial vive seu pior momento desde a Grande Recessão de 1929, o Brasil fechará 2020 com a pior década econômica em 120 anos (crescimento médio ao redor de 0,3% ao ano), sendo que a recessão de 2020 será a pior desde 1901. Os efeitos sociais sobre os brasileiros serão imensos, a começar pelo recrudescimento do desemprego e a forte diminuição da renda média nacional. Sem falar no aumento do déficit público devido ao necessário socorro estatal à economia combalida pelo coronavírus. 

E ainda será preciso definir quem irá pagar esta conta. As grandes fortunas ou novamente os mais pobres, maioria da população brasileira? Pelo sim ou pelo não, mais do que nunca o Brasil irá precisar do capital externo para alavancar minimamente sua economia em 2021. Como convencê-lo a vir ao país, na quantidade necessária, diante dos efeitos negativos da pandemia que o mundo todo sofrerá e, especialmente, diante da postura irresponsável do presidente da República brasileira e alguns seguidores mais radicais, tanto no cenário interno quanto no cenário externo? O que está claro no horizonte é que 2021, seguido talvez de alguns outros, serão duríssimos para voltarmos a recuperar mais este tempo perdido na economia nacional.

Esta é a realidade. O desafio é agir técnica e coletivamente para mitigar o estrago socioeconômico que está vindo com ela.


EaD: excelência acadêmica com mensalidades acessíveis

Dividir o tempo entre o trabalho e os estudos é a realidade de muitos estudantes da modalidade a distância. Na Unijuí os cursos são 100% online em ambiente virtual com acesso a materiais dinâmicos e customizados, o que permite que os estudantes assistam as suas aulas quando, onde e como quiserem, organizando seus estudos de acordo com a sua rotina.

A Unijuí oferta 15 cursos nas áreas de gestão e educação com a excelência acadêmica de uma Universidade que formou mais de 40 mil profissionais para atuarem no mercado de trabalho do mundo todo. Além disso, possui mensalidades acessíveis. 

A estudante do curso de Pedagogia, Silvana Pedrozo Lautério, concilia os seus estudos com o trabalho em um supermercado de Santa Bárbara do Sul. Para ela, alguns fatores foram importantes para a escolha da Unijuí. 

"O valor do curso e a importância que tem um diploma da Unijuí foram determinantes para eu escolher cursar EaD na Universidade. Depois de formada eu quero estudar para um concurso público e trabalhar na minha área, a pedagogia.” comenta Silvana. 

O ingresso de novos estudantes na modalidade a distância da Unijuí pode ser feito até o dia 29 de maio, por meio do site www.unijui.edu.br/ead. Não há taxa de inscrição e o candidato pode agendar a data da prova. 

 


Traças Digitais: Projeto de Extensão utiliza meios digitais para a divulgação literária e formação de novos leitores

                  

Da necessidade de construir práticas inovadoras para desenvolver habilidades de leitura, especialmente de obras brasileiras, envolvendo alunos e professores da educação básica, do ensino superior, reforçando o compromisso enquanto Universidade Comunitária, surgiu o Projeto de Extensão Traças Digitais.

Ele é desenvolvido por professores e estudantes dos cursos de Letras e História da Unijuí, tem como objetivo atender alunos de Ensino Médio de diferentes escolas da região, fazendo com que estes aprendam e se divirtam com leituras, discussões e estudos decorrentes dos assuntos trabalhados. Além disso, utilizam técnicas radiofônicas para a realização de podcasts e audiolivros, visando também divulgar esses materiais para a formação de leitores, professores e comunidade.

Todos os materiais desenvolvidos são publicados no canal do Youtube “Traças Digitais”, contendo poemas, contos em áudios e podcasts sobre os mais variados assuntos, para que a comunidade tenha acesso à grandes obras e nomes da literatura.

Confira um exemplo das atividades do Projeto

              

Para acessar o canal e realizar boas leituras acesse este link.


Unijuí integra Programa de formação internacional com instituições do Mercosul

Lançamento de curso para atualizar a experiência profissional de formuladores de políticas e tomadores de decisão das áreas estratégicas de fronteira será realizado na segunda-feira, dia 4 de maio, de forma online.

         

A Unijuí, por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito, integra o Programa Exclusivo de Formação Regional, englobando instituições de ensino do Brasil, da Argentina e do Paraguai, fazendo parte as seguintes IES: o Instituto Social do Mercosul (ISM), o Instituto Missioneiro de Estudos Superiores (IMES) e a Universidad Nacional de Itapúa (UNI). 

Com lançamento oficial programado para a segunda-feira, 04 de maio, o programa do Diplomado está estruturado sob uma proposta curricular inovadora de cinco eixos temáticos, com o objetivo de atualizar a experiência profissional de formuladores de políticas e tomadores de decisão das áreas estratégicas de fronteira do Mercosul. O programa é bilíngue, em espanhol e português, e é oferecido em uma modalidade mista, com uma fase virtual e quatro reuniões presenciais que acontecerão em Ijuí, Posadas, Encarnación e Assunção. 

O Diploma em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul busca: 

● Formar profissionais inovadores, com perspectiva multicultural da realidade fronteiriça do MERCOSUL, capazes de promover instâncias de cooperação entre os mecanismos de proteção social e liderar a articulação entre os atores do território. 

● Oferecer conhecimentos e ferramentas atualizados para ativar processos de cooperação no MERCOSUL alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

● Promover espaços de reflexão sobre o fortalecimento da integração cidadã para uma maior promoção e proteção dos Direitos Sociais no Mercosul. 

Na programação de lançamento, que terá início às 10h30, e será realizada de forma virtual em razão da pandemia de Coronavírus, será debatido o tema principal: “Diploma em Integração cidadã, fronteiras e Mercosul”. Para participar do evento faça a inscrição neste link.

           

Mais informações com o Instituto Social do Mercosul pelo e-mail ism@ismercosur.org.

 


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