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“Sou Daqui”: as campanhas para incentivar o consumo no comércio local em tempos de pandemia

               

Entre os diversos efeitos da pandemia da Covid-19, um dos mais generalizados é o impacto na economia. Os primeiros dados de dois meses de pandemia apontam uma queda substancial na atividade econômica e o aumento do desemprego. Em reação a esta “segunda onda” da pandemia, tem surgido diversas iniciativas que procuram chamar a atenção sobre como é particularmente importante que o consumo seja orientado considerando outros critérios que não apenas a relação custo-benefício. Em especial, considerar quanto a escolha de comprar um produto num ou outro local pode ou não favorecer a economia local, particularmente, em cidades de menores.

A Assembleia Legislativa do Estado, por exemplo, já lançou a campanha Escolha de valor, compre produtos e serviços daqui. Cidades como Santa Maria e Caxias do Sul também possuem fortes movimentos com motes semelhantes. Neste contexto, cidades da nossa região como Santa Rosa e Ijuí também iniciaram movimentos similares e a própria Unijuí lançou uma campanha que está disponibilizando para os municípios da região. 

Este foi o debate do Rizoma desta semana, que foi ao ar na Unijuí FM, e está disponível em podcast nas plataformas de streaming. O episódio analisou o impacto econômico da pandemia da Covid-19 nas cidades do noroeste de nosso Estado, o papel de empreendedores e consumidores locais neste cenário e a análise e repercussão dessas campanhas no comportamento de compra da população.

Para ajudar a explicar este cenário, os convidados foram: a professora e chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação, Euselia Paveglio Vieira, a professora coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rubia Schwanke; a também professora dos curso de Publicidade e Jornalismo, Nilse Maldaner, coordenadora da Usina de Ideias, Agência Experimental destes dois cursos; e Maiquel Kelm, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit.

Confira o Programa na íntegra:

Nesta edição também contribuíram, de Santa Rosa, o empresário Douglas Marques, representante da Acisap, falando sobre a iniciativa “Aqui Dá”; o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva, que falou sobre a campanha “O Movimento Gira”. Além do prefeito de Chiapetta, Eder Both; Aldir Mauro Huber, de Três Passos, presidente da Cacis e Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi.

Sou Daqui

Durante o Rizoma também foi detalhada a Campanha construída pela Unijuí para estimular ações nos municípios da região, chamada “Sou Daqui”. Desenvolvida pela Usina de Ideias, Agência Experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, que é coordenada pela professora Nilse Maldaner, a partir de demanda da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, coordenada pelo Vice-Reitor, Fernando Jaime González. A ação também tem a participação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit, que tem como gerente Maiquel Silva Kelm.

Para a Campanha “Sou Daqui” foram desenvolvidos um mote de comunicação, peças publicitárias e materiais para a publicação em redes sociais e diversas mídias. Esta campanha justamente veio para mostrar às comunidades a importância do fortalecimento dos negócios locais neste momento de crise. “A proposição é mostrar a importância da união, fortalecendo enormemente a ideia de que a Unijuí e as associações estão trabalhando em conjunto para o bem de todos”, salientou a professora Nilse Maldaner.

E como vai funcionar daqui para frente? A Unijuí reforça a possibilidade de mais municípios poderem receber a campanha “Sou Daqui” de forma gratuita e “customizada” para o poder público e/ou associações, para saber detalhes basta entrar em contato com o Escritório Universidade Comunidade da Agit, no e-mail: comunidade@unijui.edu.br. “Vamos passar todas as informações sobre a distribuição de peças publicitárias, as orientações referentes a postagens de toda a comunicação e de como as prefeituras ou entidades irão poder disseminar essas campanhas nas suas plataformas de comunicação, nas suas mídias digitais e fazer com que cada cidade tenha esse engajamento”, complementa, Maiquel Kelm, gerente da Agit.


Tire dúvidas sobre a Pesquisa que está mapeando o avanço da Covid-19 no Estado

Neste fim de semana, sábado e domingo, novamente equipes de pesquisadores vão realizar visitas em Ijuí, confira as principais questões sobre o estudo e participe! A Unijuí reafirma seu compromisso ético com a comunidade local e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos sobre esta importante pesquisa.

               

Qual o objetivo do estudo?

O EPICOVID19, nome oficial do estudo, é encomendado pelo Governo do Estado e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19; avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas. Ele já está na oitava rodada, entrevistando 4,5 mil pessoas a cada etapa em todo o RS.

O estudo conta com financiamento do Banrisul, Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.

Qual a participação da Unijuí?

Ele é desenvolvido em diversas cidades gaúchas simultaneamente, entre elas, Ijuí. Nesta cidade, a Unijuí coordena o estudo, orientando e dando suporte às equipes de entrevistadores, que, no geral, são estudantes das áreas da saúde, Graduação e Mestrado, da própria Unijuí.

           

Como funciona, na prática, o estudo?

Os pesquisadores voluntários são responsáveis por circular pela cidade e, de forma aleatória, por sorteio, visitar residências, seguindo critérios de acordo com o Censo e informações do IBGE. Uma vez na residência, o pesquisador, vestido com equipamentos de segurança (jaleco, luvas, máscara e uma proteção de acrílico, conhecida como face shield, mais uma caixa térmica e uma caixa com material descartável) pede permissão para aplicar a pesquisa. Autorizado, ele entra e aplica um teste rápido e um questionário sobre os hábitos daquela residência. Apenas uma pessoa é escolhida, por forma de sorteio também, para se submeter ao teste. O resultado sai em alguns minutos e é informado diretamente para a UFPel e Governo do Estado, que serão os responsáveis por gerenciar e divulgar os dados.
Depois de concluída todas estas etapas, o pesquisador se despede e, antes de entrar no carro e ir até a próxima residência, higieniza todo o equipamento e descarta luvas e jaleco, para, na próxima casa, colocar novos equipamentos. Este ato de higienização é repetido antes e depois de cada visita, sem falta!

Além disso, todos os entrevistadores são submetidos também ao teste antes de irem a campo. Só participam se derem negativo. 

Ainda tenho dúvidas sobre minha segurança, tem algum canal para me certificar?

Em caso de dúvida, a comunidade poder entrar em contato com os órgãos de segurança do município para verificar a abordagem dos voluntários da pesquisa, pelo número: 3332-0150, que a Brigada Militar realiza esta verificação. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 9 9182 6453 e (53) 9 8409 0884.

Se der positivo, qual o protocolo?

Este ponto é muito importante. Se der positivo o teste rápido, todas as demais pessoas da casa são também testadas e recebem informações sobre como proceder a partir deste ponto. Além disso, a equipe de vigilância do Estado e do Município são avisadas para acompanhamento e monitoramento dos casos, bem como a coordenação da pesquisa, para fins estatísticos. A partir daí, a informação e as ações são de competência das autoridades em saúde. A Unijuí não divulga esses casos, muito menos nomes para qualquer órgão de imprensa local. A divulgação oficial é realizada pelo Governo do Estado e pela própria UFPel, em transmissões oficiais, geralmente às quartas-feiras após o fim de semana de coleta de dados.

             

Como funciona o teste?  

O teste utilizado (WONDFO SARS-CoV-2 Antibody Test) avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção e não identifica o vírus ativo logo após o contágio, ou seja, não é um diagnóstico de que a pessoa está, naquele momento, com o vírus ativo em seu corpo, mas que ele já teve contato com este vírus e desenvolveu anticorpos. 

O teste empregado na pesquisa apresenta a possibilidade de 15,2% de resultados falsos negativos (pessoas que foram contaminadas com o vírus não detectadas pelo exame) de 1,0% de falsos positivos (pessoas com exame positivo que não foram contaminadas) – ainda assim, foi recentemente avaliado como uns dos melhores no mercado.             

                

           

Onde posso me informar mais sobre a pesquisa?

A Unijuí já publicou uma série de matérias, detalhando cada uma das quatro etapas do estudo. Confira neste link algumas das matérias.

Também realizamos Lives e vídeos no Facebook, detalhando a pesquisa e respondendo a questionamentos da comunidade.

O Rizoma podcast já fez uma edição temática especial para a pesquisa com os professores coordenadores. Confira:

Confira também esta entrevista exclusiva do Reitor da UFPEl, Pedro Hallal, esclarecendo importantes questões das DUAS pesquisas em Ijuí:

O Governo Estadual preparou um vídeo sobre a pesquisa. Confira: 

                       

 


ONU alerta sobre questões de saúde mental na pandemia da covid-19

                

“O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante”, afirmou recentemente Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda e, muitas vezes, de emprego.”

De acordo com um documento das Nações Unidas lançado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, a pandemia de Covid-19 está destacando a necessidade de aumentar urgentemente o investimento em serviços de saúde mental ou arriscar um aumento maciço de condições de saúde mental nos próximos meses. Destacou também que esses serviços devem ser parte essencial de todas as respostas de governos ao coronavírus. O chefe da ONU acrescentou que serviços de saúde mental devem ser expandidos e amplamente financiados.

Confira um vídeo da ONU sobre o tema

          

Cuidados importantes

Recentemente a OMS/OPAS também divulgou uma série de cuidados importantes. Confira:

À população geral: seja empático

1. O novo coronavírus deve afetar pessoas em muitos países e regiões. Não existe nenhuma relação da doença com uma etnia ou nacionalidade. Demonstre empatia com todos os afetados em qualquer país. As pessoas infectadas não fizeram nada errado e merecem nosso apoio, compaixão e gentileza.

2. Não se refira às pessoas com a doença como "casos de covid-19" ou "vítimas", "famílias de covid-19", "adoentados" etc. Eles são "pessoas com covid-19 ou que estão em tratamento, ou se recuperando" e depois de recuperados continuarão sua vida normal em família, no trabalho e com seus entes queridos. É importante separar a pessoa e a sua identidade do vírus em si para reduzir o estigma.

3. Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Busque informação apenas de fontes fidedignas e dê passos práticos para preparar seus planos, proteger-se e a sua família.  Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o "bombardeio desnecessário" de informações. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com os fatos e não os boatos ou as informações erradas. E busque essas notícias em intervalos regulares do website da Organização Mundial da Saúde, das autoridades locais para que possa fazer a diferença entre boato e fato. Os fatos ajudam a minimizar o medo.

4. Projeta a si próprio e apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidade. A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade pode ajudar a criar solidariedade e a enfrentar o covid-19 em união.

5. Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis e imagens positivas de pessoas na sua área que tiveram o covid-19.

Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi.

6. Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região. Reconheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros.

                

Agentes de Saúde

7. Para os trabalhadores desse setor que sentem a pressão de lidar com a situação, este é um quadro típico para você e muitos de seus colegas. É normal se sentir assim por causa do entorno da pandemia. O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. O gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial durante este momento é crucial para que você possa manter sua saúde física também.

8. Cuide de você. Tente utilizar métodos para lidar com a situação como fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho e até mesmo tirar um momento dentro do expediente. Tenha atenção ainda aos seus alimentos para manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e ficar em contato com a família e com os amigos. 

Evite formas errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas. A longo prazo, eles pioram o seu bem-estar físico e mental. Este é um cenário sem precedentes para muitos trabalhadores especialmente aqueles que nunca participaram de respostas semelhantes a uma crise ou pandemia. Para os que têm alguma experiência, tente utilizar o que deu certo no passado e que pode ser útil de novo. Você pode conseguir reduzir o estresse. Não estamos numa corrida, esta é uma maratona.

9. Alguns agentes de saúde podem estar sendo evitados pela família por causa do medo de contaminação e estigmas. Isso pode fazer com que a situação que você já enfrenta se torne ainda mais difícil. Se possível, continue conectado com seus entes queridos. O contato virtual é uma forma de contato. Procure seus colegas, seus supervisores e pessoas de confiança para esse apoio social. Você poderá descobrir que seus amigos estão tendo experiências semelhantes e atravessando o mesmo que você.

10. Na comunicação com outros, seja simples. Muitas pessoas podem ter dificuldades para entender as mensagens por causa de deficiências cognitivas, visuais e físicas. As formas de comunicação que não sejam só escritas precisam ser utilizadas. Se você é líder da sua equipe, ou chefe do hospital e está em contato com o público e com os pacientes, pense nisso.

11. Descubra e se informe sobre o apoio às pessoas com o covid-19 e aos recursos dos quais elas precisam para que possa fazer a ponte e o contato com links, ou outros meios. Isso é crucial para quem precisa de apoio psicológico ou de saúde mental. O estigma associado a problemas mentais pode causar estresse. O Guia de Intervenção Humanitária inclui diretrizes clínicas para lidar com as condições prioritárias de saúde mental e pode ser usado por agentes gerais de saúde.

              

Líderes de equipe e supervisores em postos de saúde 

12. Mantenha todo o pessoal protegido de estresse crônico e de uma saúde mental precária para que possam desempenhar seu trabalho da melhor maneira. Certifique-se que a situação atual não terminará da noite para o dia e o seu papel é focar no longo prazo em vez de respostas de curto prazo para a crise.

13. Assegure uma informação de qualidade e fidedigna para todo o pessoal da equipe. Faça uma rotação no pessoal das áreas mais estressantes para as menos estressantes. Coloque funcionários com menos experiência para trabalhar com os mais experientes. O Sistema de apoio e boas relações entre colegas ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, reduzir o estresse além de promover procedimentos seguros. Aqueles trabalhadores que têm que ir às comunidades, devem ir em dupla. Inicie, encoraje e monitore as pausas no trabalho. Implemente tabelas  flexíveis para o pessoal que está diretamente afetado ou tem um membro da família impactado pelo estresse ou algum trauma. Assegure-se que você está criando espaço para que os colegas forneçam apoio social uns aos outros.

14. Se você ocupa uma posição de liderança num estabelecimento  de saúde, viabilize o acesso e se assegure de que os funcionários possam utilizar os serviços de apoio psicossocial e mental. Os gerentes e chefes de equipe também enfrentam as mesmas pressões que os supervisionados por eles além de um maior fardo causado pelo papel de liderança. Por isso, é importante que todos os recursos estejam ao alcance de quem precisa trabalhadores e chefes e que os últimos possam ser um modelo na mitigação do estresse.

15. Oriente os agentes de saúde, incluindo enfermeiros, motoristas de ambulâncias, voluntários, professores, diagnosticadores e líderes comunitários em quarentenas como oferecer apoio emocional básico para as pessoas afetadas, com base na utilização de um kit de primeiros socorros emocionais.

16. Gerencie a saúde mental dos pacientes e as queixas neurológicas como delírio, psicose, ansiedade severa e depressão, nas áreas de emergência ou de clínica geral. Um pessoal treinado corretamente talvez tenha que ser mobilizado para essas áreas. 

17. Por fim, assegure-se que o fornecimento essencial de medicamentos em todos os níveis de cuidados. As pessoas vivendo com doenças e síndromes como ataques epiléticos precisam de medicação constante e não podem ter interrupções.

Cuidadores de crianças

18. Ajude as crianças a expressarem, de forma positiva, seus medos e ansiedades. Cada criança tem sua própria maneira de fazê-lo.  Algumas vezes, a atividade criativa, jogos e desenhos podem ajudar. As crianças se sentem melhor e mais aliviadas quando podem comunicar os sentimentos num ambiente de apoio.

19. Mantenha as crianças perto de seus pais e familiares caso seja seguro para elas. Evite a separação deles. Caso uma criança tenha que ser retirada de seus pais ou tutores, assegure-se de que ela será cuidada por outra fonte como assistentes sociais ou equivalentes e cheque a situação da criança regularmente. Ainda mais, certifique-se de que durante o tempo da separação o contato com os pais ou tutores seja feito duas vezes ao dia por chamadas de vídeo ou outra forma apropriada à idade da criança (por exemplo, mídia social dependendo da idade).

20. Mantenha as rotinas familiares sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa. Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e se sociabilizando com os outros, mesmo que somente na família por causa do distanciamento social no momento.

21. Em estresses e crises é normal para a criança buscar mais os pais e exigirem mais deles. Fale com seus filhos sobre o covid-19 de forma honesta e apropriada à idade deles.  Se eles tiverem preocupações, o fato de falar sobre elas pode ajudar a baixar a ansiedade das crianças. Elas observam os pais, as emoções no ar e tiram daí seus mecanismos para lidar com as próprias emoções da melhor forma nesses momentos difíceis.

Idosos, cuidadores e pessoas com problemas de saúde  

22. Idosos, especialmente em isolamento social e aqueles com problemas cognitivos como demência podem se tornar ansiosos, estressados, com raiva, agitados e distanciados durante a quarentena. Ofereça a eles apoio emocional por meio de redes familiares ou de agentes de saúde.

23. Partilhe fatos simples sobre o que está acontecendo com informações claras a respeito da redução de riscos e infecções em palavras compreensíveis para quem tem barreiras de entendimento.   Repita a informação sempre que necessário.  As instruções precisam ser claras, concisas e respeitar o estilo do paciente. Talvez seja útil colocar a informação em escrito ou em pinturas e figuras. Envolva a família e outras redes de apoio no fornecimento das notícias e de medidas de prevenção como a lavagem de mãos.

24. Se você tem alguma doença ou síndrome, certifique-se de que seus medicamentos estão disponíveis para uso. Ative ainda seu grupo de amigos para pedir ajuda caso necessário.

25. Esteja preparado e informado, com antecedência, de como buscar ajuda, como chamar um taxi, ter comida entregue em casa ou pedir ajuda médica. E providencie medicamentos para duas semanas, caso necessário.

26. Aprenda exercícios físicos simples para fazer em casa todos os dias durante o isolamento e a quarentena para não reduzir a mobilidade.

27. Mantenha rotinas e tarefas regulares sempre que possível e crie novas num ambiente diferente. Entre elas atividades diárias, limpeza, canto, pinturas e outras. Ajude outros, vizinhos, amigos, crianças e pessoas em hospitais combatendo o covid-19, sempre que for Seguro, claro. Mantenha o contato com os entes queridos ainda que por telefone.

              

Pessoas em isolamento

28. Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos,  ainda que isolado tente ao máximo manter sua rotina e crie novas. Se as autoridades de saúde recomendaram distância física para conter o surto, você pode manter a proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, teleconferências etc.

29. Durante esse período de estresse, esteja atento a seus sentimentos e demandas internas. Envolva-se com atividades saudáveis e aproveite para relaxar. O exercício constante, o sono regular e uma dieta balanceada ajudam. Mantenha tudo em perspectiva. Os agentes de saúde em todos os países estão atuando para que os mais afetados pela pandemia recebam assistência e cuidados.

30. Uma enxurrada constante de notícias sobre o surto pode levar qualquer um à ansiedade e ao estresse.  Siga as notícias confiáveis e evite boatos e "fake news" que vão somente causar mais desconforto e dissabor.

 Fonte: Nações Unidas.


Unijuí oferta o curso de Qualificação em Tecnologias Educacionais Colaborativas - EaD

              

Com 20 horas/aula, o curso qualifica profissionais de diversas áreas do conhecimento em tecnologias digitais de informação e comunicação colaborativas. Capacita para o trabalho colaborativo a distância (online) por meio de celulares, computadores e, em especial, ferramentas Google.  Além disso, o curso habilita para o uso de ferramentas de elaboração e compartilhamento de conteúdos como texto, imagem, áudio, vídeo, planilhas, formulários, bem como armazenamento e compartilhamento de dados em nuvens digitais.

O curso é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em desenvolver habilidades em tecnologias educacionais colaborativas, isto é, aprender a utilizar e também aprofundar conhecimentos sobre o papel das tecnologias na educação, seja básica, seja superior. As aulas serão realizadas a distância, na modalidade assíncrona, contemplando atividades realizadas e submetidas pelo ambiente Google Classroom.

Conteúdo

- Google Agenda e Google Classroom;

- Google Drive;

- Ferramentas de Imagens e Vídeos;

- Google Drive;

- Google Meet;

- Google Forms.  

Instrutores: professores Anderson Amaral de Oliveira; Fabiana Diniz Kurtz e Josei Fernandes Pereira.

Mais informações neste link.


Mercado de trabalho e diploma universitário: conheça diferenciais para buscar o sucesso profissional

           
 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no relatório “Um olhar sobre a Educação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico”, em 2018, brasileiros com diploma universitário ganhavam 2,5 vezes mais do que aqueles que não possuíam um diploma. Com mais de 60 anos de tradição, a Unijuí é referência na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. A egressa do curso de Administração da Unijuí, Flávia Adriana Bordim, é exemplo disso. Ela atua como diretora de vendas das Lojas Hoje, de Santo Cristo e, para ela, o diploma universitário foi um fator determinante para a empregabilidade. “Atualmente sabemos que ter só uma graduação já não é mais suficiente, não é mais percebido como diferencial e sim uma exigência. O importante é continuar buscando o desenvolvimento constante, seja através de especializações, MBAs e cursos de extensão”, analisa Flávia.

A Unijuí oferta mais de 45 cursos de graduação. Desses, 15 são ofertados na modalidade a distância, uma forma de estudar que vem crescendo no Brasil. O Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MEC, indica que, desde 2016, a matrícula em cursos EAD cresce mais de 5% ao ano. A possibilidade de encaixar os estudos na rotina e poder conciliar com o trabalho são determinantes na escolha pela modalidade. Aliar a versatilidade dessa modalidade com o ensino de qualidade de uma Universidade tradicional, pode ser um dos diferenciais no mercado de trabalho. Segundo a diretora de vendas da Lojas Hoje, no momento de recrutamento e seleção, a formação acadêmica é suma de importância:

“Saber que um profissional passou por instituições como a Unijuí dá uma segurança maior, pois sabemos que tem metodologia de ensino séria e atualizada. Mas é claro, ter formação não é suficiente para garantir o sucesso daquele profissional na empresa. É no dia a dia, nas suas atitudes e habilidades, que mostrará com efetividade seu conhecimento. Especialmente, quando ele mostra interesse em continuar se desenvolvendo sempre e se adaptando ao cenário. Em nossa empresa temos diversos profissionais formados pela Unijuí. São ótimos profissionais e estão nos ajudando no crescimento da empresa", complementa Flávia Adriana Bordim, diretora de Vendas Lojas Hoje.

Saiba mais sobre o EaD da Unijuí, que está com inscrições abertas

Formas de ingresso 

Há três formas de ingressar: Prova Agendada, Nota de Redação do ENEM (a partir de 2010) e Nota de Redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí;

Como é a plataforma EaD da Unijuí?

O professor Luciano Zamberlan, coordenador de ensino do EaD da Unijuí, explica que o ensino a distância da Unijuí foi remodelado. “Qualificamos ainda mais os materiais didáticos do ponto de vista de e-books e vídeos e o estudante vai obter o conhecimento para constituir habilidades e competências e, sobretudo, ele vai poder interagir de forma muito mais direta por meio da plataforma Moodle, que é uma ferramenta extremamente versátil e bastante poderosa no que diz respeito a recursos do ponto de vista educacional, que permite trabalhar dentro da plataforma com os textos, gráficos, vídeos e com podcast, além de uma série de recursos que o aluno vai poder acessar para poder ter informações a respeito das disciplinas e dos módulos que ele vai cursar”, explica. O ensino é 100% a distância, por meio dessa plataforma. Os cursos são organizados em três módulos no ano, com uma carga horária que permita um bom aproveitamento e aprendizagem do aluno. O estudante poderá agendar sua prova ao final de cada módulo.

Para conhecer os detalhes dos cursos ofertados e realizar a inscrição, basta acessar https://www.unijui.edu.br/ead.

 

 


Museu Antropológico Diretor Pestana comemora 59 anos com programação online


Criado em 25 de maio de 1961 junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – Fafi, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) completa mais em ano de trabalho preservando a memória regional, promovendo cultura, educação e lazer. São 59 anos de história que fortalecem cada vez mais seus objetivos e a sua missão de “oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do noroeste do RS”.

Neste ano, a celebração acontecerá no formato online. Foi organizada uma programação, por meio das diferentes plataformas de comunicação digital, para comemorar junto à comunidade mais este aniversário.

A semana comemorativa terá início, no dia 18 de maio, com o Dia Internacional dos Museus, e se estende até o dia 25, data em que o Museu completa seus 59 anos. A programação está inserida na 18ª Semana de Museus, promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos e que, no ano de 2020, traz como tema a diversidade e a inclusão.

Dia 20 de maio – Por dentro do Museu

Nessa data será lançada, nas redes sociais do Museu, uma série intitulada “Por dentro dos Museus”, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado internamente, mostrando à comunidade que, mesmo de portas fechadas, o Museu continua cumprindo as suas demandas internas, pois a preocupação com a preservação da cultura material é constante, ou seja, há muito trabalho, além do atendimento ao público.

A primeira edição traz um vídeo com informações sobre o MADP, no intuito de fazer com que se conheça a sua estrutura interna e seu acervo de forma breve. Nas próximas semanas, o conteúdo será de conversas com os profissionais que ali atuam, mostrando também o seu trabalho e atividades de uma instituição que preserva a memória há quase 60 anos.

21 de maio - TBT da Memória

Convidamos alguns profissionais que tiveram a sua trajetória ligada ao Museu para, em vídeo, trazer à memória o que de mais significativo possuem com a nossa Instituição, por meio do programa “TBT da Memória”.

23 de maio - Jogos Online

A ideia dessa proposta é mostrar as ações educativas realizadas pelo Museu, também por meio digital. Este espaço possibilitará ao usuário, pelos jogos online, adquirir importantes ferramentas de construção do conhecimento e também gerar entretenimento neste período de distanciamento social. É só acessar o link que será disponibilizado e testar conhecimentos.

24 de maio – Recital: Museu na sua casa

No formato online, o “Recital: Museu na sua casa” segue o objetivo de integrar o Museu e a comunidade por meio da música. Para esta edição, a proposta de repertório será fazer uma viagem entre as décadas. A regente do Coral Unijuí, Helena Sala, foi convidada para a curadoria deste projeto. O evento busca mostrar o trabalho de diversos artistas a partir de um repertório musical variado. O recital acontece no dia 24 de maio, às 15h, na fanpage do Museu: facebook.com/MADPUNIJUI.



NOTA CONJUNTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O RESULTADO DA PESQUISA DA COVID-19

             

Nos dias 9 a 11 de maio ocorreu no município de Ijuí a terceira fase do estudo de epidemiologia da COVID-19 no Rio Grande Sul (EPICOVID19), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO)  e com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Comunicamos que no dia 15 de maio recebemos a informação de que um dos pacientes testados positivos nesta fase do estudo repetiu o teste sorológico rápido em outra instituição, apresentando resultado negativo. Todos os testes sorológicos rápidos apresentam a possibilidade de resultados falso positivos e falso negativos. Na pesquisa EPICOVID19 são utilizados testes sorológicos rápidos para a detecção de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, o agente causador da COVID-19. Destacamos, que o teste empregado na pesquisa apresenta a possibilidade de 15,2% de resultados falsos negativos (pessoas que foram contaminadas com o vírus não detectadas pelo exame) de 1,0% de falsos positivos (pessoas com exame positivo que não foram contaminadas). Estes valores são semelhantes para todos os testes rápidos em uso no país. Dessa forma, ressaltamos que há possibilidade de ocorrerem resultados divergentes na utilização de testes sorológicos rápidos. Além disso, firmamos novamente nosso compromisso ético, em nenhuma etapa da pesquisa, divulgamos ou divulgaremos a identidade ou endereço das pessoas testadas. Testes positivos são fotografados e enviados para a equipe técnica da UFPEL e IPO. Somente após a confirmação do resultado positivo a secretaria municipal de saúde é notificada. A pesquisa é encomendada pelo Governo Estadual, que é o responsável por conduzir as divulgações oficiais sobre os resultados. Dessa forma, a Unijuí esclarece, uma vez mais, que não encaminha ou comenta os resultados à imprensa.

 

Equipe de pesquisa EPICOVID-19

Reitoria UNIJUÍ

Reitoria UFPEL


Unijuí recebe recursos de emenda parlamentar para desenvolver o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

             

A Unijuí, juntamente com o poder municipal, está engajada em tornar Ijuí uma cidade moderna e inovadora, buscando parceiros e recursos para atingir estes objetivos. Por meio de emendas parlamentares, a Universidade inicia a materialização desse projeto. Nesta semana a Universidade recebeu o valor de R$ 2 milhões, primeira etapa de três, para o desenvolvimento do Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. A iniciativa prevê ainda mais duas parcelas, totalizando R$ 6 milhões.  

O recurso é oriundo de emenda parlamentar do então deputado ijuiense, Darcísio Perondi. Em fevereiro de 2020 uma reunião com o presidente do MDB em Ijuí, secretário de Habitação da cidade, Ramsés Lemos, e com o vereador da legenda, Ricardo Adamy, oficializou a indicação desta parcela do montante para esta ação. Na tarde desta sexta-feira, dia 15 de maio, Adamy e Lemos, acompanhados do também representante do MDB em Ijuí, João Batista Zimmermann,  estiveram novamente reunidos com a Reitoria da Universidade, dessa vez para oficializar o repasse dos recursos. 

“Este projeto está sendo gestado pela Universidade, a partir de uma provocação do Deputado Perondi, há mais de dois anos. A partir disso, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharia iniciou o processo de revisão dos Projetos de Curso de Graduação e o alinhamento do Programa Stricto Sensu em Modelagem Matemática com a temática Cidades Inteligentes - Inovação e Criatividade. Juntamente com nossa Agência de Inovação e Tecnologia - Agit, materializamos um grande Projeto para e com a Cidade de Ijuí. Entendemos que esta primeira etapa é um grande ponto de partida para um avanço da qualidade de vida das pessoas em nossa cidade.”, observa a Reitora da Unijuí, Cátia Nehring.

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância para o desenvolvimento da cidade, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e desenvolvimento voltado à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.

Segundo o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí, professor Peterson Avi, a notícia da chegada dos recursos é um momento muito importante, tendo em vista todo o contexto em que o país se encontra. “É uma excelente notícia para esta iniciativa, que vem sendo planejada há quase dois anos. Agora vamos poder iniciar o investimento nas estruturas e laboratórios conforme projetado. Além disso, salientamos que o nosso Departamento vem trabalhando com o tema de Cidades Inteligentes também há certo tempo, este Projeto vai impactar positivamente na formação de nossos estudantes dos cursos de graduação, bem como a cidade e a região”, complementa.

O vereador Ricardo Adamy, por sua vez, salienta que a cidade recebe com felicidade a chegada dos recursos para a Universidade realizar o projeto. “Ijuí se projeta, assim, para estar no mapa das Cidades Inteligentes, o que vai possibilitar a chegada de novos recursos ao longo dos próximos anos. Parabenizo a Unijuí e todas as pessoas envolvidas para que este projeto seja realizado e venha a contribuir com o desenvolvimento de Ijuí e da região”, observa.

A Reitora da Unijuí, Cátia Nehring, reforça o papel estratégico do político, ex-deputado Darcisio Perondi, no sentido de acreditar no projeto, na competência da Universidade e na possibilidade de se contribuir significativamente para nossa cidade e cidadãos, a partir da viabilidade de recursos financeiros, fundamental para sua execução.

 


Conheça os programas de acolhimento aos estudantes da Unijuí

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), vinculado à Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí, tem como principal objetivo acompanhar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, visando inclusão, acessibilidade e acolhimento de todos os alunos que integram a comunidade acadêmica. O Núcleo é estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de ações estratégicas, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem do estudante, diminuição da evasão e melhoria da qualidade de ensino da Universidade.

Em parceria com os coordenadores e professores dos cursos, que estão em contato direto com os acadêmicos, a equipe do Naai, composta por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras, direciona os estudantes ao atendimento que cada um necessita, por meio dos programas oferecidos. A psicóloga do Naai, Paula Borelli, ressalta que o Núcleo é um espaço aberto para receber todos os estudantes, desde aqueles que ingressam agora na graduação até quem está concluindo o curso. “Nós convidamos os estudantes que queiram conhecer ou conversar, para que se sintam à vontade em entrar em contato e buscar o Naai. É interessante vermos a evolução dos estudantes e que podemos auxiliar nesse desenvolvimento, a partir do momento em que eles se sentem acolhidos”.

A professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai, destaca a importância dos acadêmicos conhecerem o trabalho do Núcleo. “Entendemos que muitos alunos, nesse momento em que não possuem o contato presencial com os professores, podem estar com dificuldades no conteúdo ou interpretação de algumas questões. É importante que saibam que o acompanhamento que realizamos visa auxiliá-los com essas preocupações”.

Os estudantes podem entrar em contato com a equipe do Naai por meio do whatsapp institucional (55) 3332-0200 e também pelo e-mail naai@unijui.edu.br. O Núcleo fica localizado no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, descendo as escadas, à direita.

Conheça os tipos de programas e serviços oferecidos pelo Naai:

Programa Permaneça

Desde 2014, o Programa Permaneça acompanha e orienta os estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, identificando situações que podem ser motivo para evasão e trabalhando com ações focadas na permanência do acadêmico na Universidade. “Nós sabemos que quando o aluno entra na instituição é algo totalmente novo. Então buscamos realizar um acolhimento, descobrir os motivos pelos quais estão ocorrendo as reprovações, quais ações específicas nós podemos fazer para que ele tenha realmente um melhor desempenho acadêmico”, explica a psicóloga educacional Paula Borelli, coordenadora do Programa.

Programa de Orientação Profissional

Dentro do Programa Permaneça, a equipe do Naai identificou que muitos estudantes que reprovam ou têm um baixo aproveitamento não possuem uma identificação direta com o curso. Diante disso, no Programa de Orientação Profissional são realizados encontros com o aluno, cada encontro com uma metodologia diferente, com o intuito de promover uma reflexão com o acadêmico e ajudar no direcionamento da carreira dele. O programa analisa também situações de reingresso, transferência e/ou reopção de curso no sentido de orientar sua escolha.

Nivelamento ou Monitoria Acadêmica

Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior. Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em matérias específicas, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico, juntamente com o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Oferece ao aluno atendimento educacional especializado, que geralmente ocorre no turno inverso da aula. Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais. “Temos diversos alunos com algum tipo de deficiência inseridos nos mais variados cursos. Uma grande preocupação nossa, nesse momento em que as aulas se estabeleceram de forma online, foi de como poderíamos realizar essa assessoria”, ressalta a professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai. “Nossa equipe de intérpretes, composta por sete profissionais, tanto no campus de Ijuí quanto Santa Rosa, se inseriu nas aulas online e criou estratégias e possibilidades de acompanhar os professores nas mais diversas ferramentas tecnológicas. Não só as intérpretes se reorganizaram e estão assessorando os alunos, como os próprios docentes também estão fazendo essa monitoria, diretamente ao acadêmico que está apresentando dificuldades de aprendizagem, seja na questão de adaptação a essas ferramentas ou com o conteúdo”, completa.


Estudante Unijuí


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Questões financeiras, bolsas, benefícios, ou outras questões que necessitar, pode contatar: 

Central de Atendimento ao Aluno Ijuí - atendimento@unijui.edu.br 

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CURSOS DE HISTÓRIA, LETRAS E PEDAGOGIA - Ijuí
 
CURSO DE PEDAGOGIA - Santa Rosa

CURSO DE PSICOLOGIA - Ijuí
 
CURSO DE PSICOLOGIA - Santa Rosa

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA, BACHARELADO e EAD - Ijuí
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CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA E BACHARELADO - Santa Rosa.

 

DeAg

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CURSO DE AGRONOMIA:

Secretário: Alex Novaczyk da Silva - alex.novaczyk@unijui.edu.br

Coordenadora: Angélica de Oliveira Henriques - angelica.oliveira@unijui.edu.br

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA:

Secretária: Kelen Motta dos Santos - kelen.santos@unijui.edu.br

Coordenador: Fernando Silvério Ferreira da Cruz - fernando.silverio@unijui.edu.br

 

DCVida

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medicina@unijui.edu.br

ENFERMAGEM

enfermagem@unijui.edu.br

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nutricao@unijui.edu.br

ESTÉTICA E COSMÉTICA

estetica@unijui.edu.br

GASTRONOMIA

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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

biologia@unijui.edu.br

 

DACEC

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Ijuí

ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL E CURSOS EAD 

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CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, JORNALISMO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA

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Santa Rosa

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E GESTÃO DE COOPERATIVAS

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Três Passos

ADMINISTRAÇÃO

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DCEEng

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ARQUITETURA E URBANISMO

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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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ENGENHARIA QUÍMICA

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MATEMÁTICA

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PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Mestrado em Atenção Integral à Saúde

ppgais@unijui.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos

ppgd@unijuí.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

ppgdr@unijui.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

ppgmm@unijui.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

poseduca@unijuí.edu.br

 

Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

ppgsas@unijui.edu.br

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Telefone: 55 3335-0553

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