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Bônus, financiamentos e benefícios: confira as possibilidades do Vestibular de Inverno Unijuí

Todo o processo será online, incluindo a prova. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.

                      

A Unijuí oferece um conjunto de Bolsas, Financiamentos e Benefícios para os estudantes neste Vestibular de Inverno 2020. Confira algumas das opções:

Bônus: neste ano de 2020, os estudantes que entrarem no Vestibular de Inverno receberão um bônus especial na matrícula: 

Matrícula até 30 de junho

- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho,  efetuado até o dia 10 de julho; 

- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;

Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho. 

Crédito Universitário Banrisul: tem como finalidade a concessão de financiamento aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação Presencial da Unijuí. Nesta modalidade de financiamento, o estudante pode financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O estudante tem o dobro de tempo do curso para pagar, sendo que as parcelas não se acumulam. É necessário comparecer na Central de Atendimento ao Aluno e retirar a DECLARAÇÃO DE APTIDÃO para levar na agência do Banrisul de sua preferência.

Outras formas de financiamento podem ser consultadas no site, aqui

Bolsas: Uma bolsa de estudo é um auxílio financeiro fornecido aos estudantes, destinado ao pagamento de mensalidades ou ainda para o incentivo à realização de pesquisas, ou atividades de extensão e cultura, além de Programas como Educação Tutorial (PET), Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Mais detalhes no site, na página de Bolsas e também na página de Outros Benefícios

Programas Integrados de Formação: são ofertas associadas de cursos de graduação, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento, visando à excelência acadêmica e a preparação do egresso para atuar em ambientes multiprofissionais e complexos. Os cursos têm mais de 50% de suas cargas horárias integradas a partir da oferta de disciplinas comuns que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas. 

Educadores: é constituído pelos cursos:

  • História Licenciatura - Campus Ijuí

  • Letras: Português e Inglês Licenciatura - Campus Ijuí

  • Matemática Licenciatura - Campus Ijuí

  • Educação Física Bacharelado ou Licenciatura - campi Ijuí e Santa Rosa

  • Pedagogia Licenciatura - campi Ijuí e Santa Rosa

Engenheiros: é constituído pelos cursos:

  • Engenharia Mecânica Bacharelado - Campus Santa Rosa

  • Engenharia de Software Bacharelado - Campus Santa Rosa

  • Engenharia de Produção Bacharelado - Campus Santa Rosa

  • Engenharia Civil Bacharelado - Campus Santa Rosa

  • Engenharia Elétrica Bacharelado - Campus Santa Rosa

Gestores: é constituído pelos cursos:

  • Administração Bacharelado - campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa

  • Ciências Contábeis Bacharelado - campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa

Para dúvidas e informações sobre todas as opções de bolsas e benefícios ao Vestibular de Inverno, contate 0800 646 7100 ou acesse o chat, no site do processo seletivo.

 


Inscrições abertas para a Especialização em Formação Pedagógica e Docência na Educação Profissional

          

A Unijuí recebe inscrições, até o dia 06 de julho, ao curso de Especialização em Formação Pedagógica e Docência na Educação Profissional. A proposta trata da formação de professores para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio atendendo a oferta da tríade da Educação Básica: formação profissional, aprendizagem e desenvolvimento social. É uma proposta de formação pedagógica docente que possibilita a compreensão do processo de atuação profissional na escola e sala de aula com domínio dos saberes pedagógicos necessários para conduzir os sujeitos no processo da aprendizagem e das competências profissionais de forma criativa, desafiadora, contextualizada, através da mediação, interação e diálogo de conhecimentos de diferentes áreas de saberes e do mundo do trabalho.

Coordenada pelas professoras Julieta Ida Dallepiane (Mestre) e Marta Estela Borgmann (Doutor), o curso observa também que os conhecimentos da base científica e tecnológica da atividade profissional, cultivo dos saberes do mundo do trabalho e saberes pedagógicos são necessários para atuação do professor, assim, a formação deve incluir questões relativas à função social da educação profissional, pois a presença do técnico de nível médio em nossa sociedade torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em razão do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção.

O curso é destinado a profissionais que possuem interesse em aperfeiçoar sua atuação na docência da formação profissional. Será realizado a Distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo que o estudante administra o seu tempo de estudo, respeitando o prazo mínimo de 6 meses e o máximo 24 meses, a contar do ingresso no curso. Para finalizar cada disciplina, o estudante realiza uma avaliação Online, em que será necessário concluir com aprovação todas as disciplinas do curso, para agendar agendar a sistematização presencial, que poderá acontecer em um dos Campus ou Polos da Unijuí.

Mais detalhes e inscrições diretamente na página do curso, no Portal da Unijuí. 

 


Secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado debate perspectivas socioeconômicas em evento do Corede Noroeste Colonial

              

Nesta segunda-feira, dia 22, o Corede Noroeste Colonial promoveu debate sobre as perspectivas socioeconômicas em razão da pandemia de covid-19, contando com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica do Rio Grande do Sul, Claudio Leite Gastal, O diálogo foi mediado pelo presidente do Corede, professor Nelson Thesing e pelo ex-presidente e agora coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento da Unijuí, professor Sérgio Allebrandt.

Transmitido abertamente para toda a região, o objetivo foi discutir sobre os desequilíbrios sociais, o estudo, o planejamento e o acompanhamento das ações públicas da região, em prol do desenvolvimento, além de projetar ações que possam minimizar, não só os impactos da pandemia, mas também garantir uma visão a curto e médio prazo, de ações que possam desenvolver a comunidade.

O presidente do Corede, Nelson Thesing, comenta os principais desafios que se colocam neste contexto: “a primeira questão que se coloca, afinal, é: o que o estado do Rio Grande do Sul vai ter de instrumento para auxiliar o desenvolvimento? Que tipo de acesso das políticas públicas pode contar com o apoio do governo federal? Que tipo de diálogo nós vamos estabelecer com nossas administrações municipais e com nossa comunidade? Esse é o primeiro desafio. O segundo desafio que se coloca, é o que efetivamente cada área, cada setor nós podemos começar a trabalhar nas próximas semanas?”, questiona.

Confira o debate na íntegra:

           


Extravestibular: Unijuí oferece sistema de bônus para quem deseja retornar ao ensino superior

Faça a sua inscrição na página do ExtraVestibular.

           

A Unijuí abriu processo seletivo para candidatos que estão ou já estiveram no ensino superior, em cursos presenciais ou a distância, e buscam retornar à universidade, trocar de curso ou trocar de instituição. o Extravestibular Unijuí 2020 recebe inscrições até o dia 31 de julho.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Extravestibular é uma oportunidade de novos alunos virem para os cursos da Unijuí ou de alunos que trancaram o estudo pedirem o reingresso, seja no mesmo ou em outro curso. “O diferencial que temos nesse ano é que esse alunos, novos ou de reingresso, tem direito ao bônus que está sendo ofertado neste semestre”, observa.

Sistemas de bônus:

Matrícula até 30 de junho

- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho,  efetuado até o dia 10 de julho; 

- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;

Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho. 

Matrículas até 31 de julho

- Bônus de 11% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 do mês de agosto

- Bônus 4%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 21 do mês de agosto. 

Confira todas as opções de ingresso Extravestibular:

Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.

Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.

Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.

Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.

Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.

Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.

Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.

 


NOTA AOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIJUÍ

Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, vimos informar aos estudantes da Unijuí o que segue:

 

  1. A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino. Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais;

  2. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou o retorno presencial imediato tão somente dos estágios e das atividades práticas de laboratório de ensino e pesquisa, exigindo o cumprimento de uma série de medidas preventivas. Diante disso, a Universidade está organizando o retorno exclusivamente destas atividades, a partir da avaliação e definição da coordenação e Núcleo Docente Estruturante de cada curso de graduação.

  3. Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daquelescursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.

  4. Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.

  5. A comunicação aos estudantes com indicação de quais turmas com atividades práticas e estágios retornarão imediatamente ou no decorrer do segundo semestre, assim como do dia e do turno de cada atividade, será realizada a partir da secretaria de cada curso de graduação.

  6. Ratificamos nosso compromisso em cumprir a carga horária de estágios e de atividades práticas de todas as disciplinas ofertadas neste 1º semestre de 2020, com o uso de meios e tecnologias digitais e informação/ comunicação ou de forma presencial. Neste sentido, informamos que o MEC delegou à universidade a avaliação e decisão das substituições cabíveis, sendo que é o que estamos fazendo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.

  7. Quanto ao programa de bônus concedido na rematrícula para o 2º semestre (Resolução Conselho Diretor da FIDENE nº 03/2020), salientamos que foi levado em consideração a economia da universidade projetada até o mês de setembro, mesmo ratificando nossa expectativa de retornar presencialmente em meados de agosto.

 

Por fim, conclamamos a todos para individualmente seguir em frente e coletivamente perseverarmos no esforço rigoroso e comprometido com as medidas de segurança e distanciamento em nossos municípios. Sigamos firmes e continuamos à disposição de todos por meio dos nossos canais de comunicação para apoiá-los nas dificuldades encontradas. Os espaços da universidade continuam vazios, mas esperamos que possamos voltar a nos rever e compartilhá-los o mais breve possível. Lembrem, não podemos abandonar nossos sonhos; vamos enfrentar os desafios que nos fortalecem.


Cia Cdagy recebe doações de materiais para a produção de um novo espetáculo

           

A Cia Cadagy está recebendo doações de materiais diversos para a produção de um novo espetáculo. Estão sendo aceitos cintos, fivelas, malas, pulseiras, bijuterias no geral nos seguintes pontos de coleta: Literatus, Maria Canela, Loja Oriente-se e no Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí. 

Este novo espetáculo, que será intitulado “HEKATON” e está em fase de produção, será inspirado na estética dos filmes Mad Max, clássicos estrelados por Mel Gibson e que estão sendo revisitados com novos filmes pelo diretor George Miller. 

Sobre a Cia Cadagy

A Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento é um projeto que valoriza a arte e a cultura, vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE e composto por estudantes da Instituição e comunidade externa. Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional através de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares, tornando-se um espaço de enriquecimento de formação profissional e pessoal de seus integrantes e de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura a diversos públicos de diferentes idades. 

 


Apresentação de Pitch e palestra marcam o encerramento do Programa Viver Empreendedor no primeiro semestre

           

O programa de qualificação de potenciais empreendedores, remodelado neste semestre, conduzido pela pós-doutoranda Gloria Charão Ferreira, teve seus encontros online e buscou habilitar os interessados em empreender a desenvolver a compreensão dos processos que sustentam a inovação, e a criatividade na proposição de soluções estratégicas e inovadoras nas suas áreas de atuação. 

Para finalizar a etapa de preparação, os participantes fizeram apresentação de Pitchs para os consultores Rodrigo Machado Fraga e Leonice Parnoff, momento em que receberam sugestões de melhoria e recomendações técnicas, objetivando à submissão da ideia ao edital de seleção para incubação, que ocorrerá em agosto e se encontra disponível no site da Criatec. Foram apresentados os Pitchs das seguintes ideias: Supimpa, B2@ marketing digital, Grook e Gunas. O programa é aberto aos interessados em empreender e tem duas edições anuais essa edição contou com 18 participantes. 

Para fazer o fechamento dos encontro também aconteceu uma palestra com tema Design Thinking, proferida por Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital da UFRN - Natal/RN, que, por meio de uma abordagem dinâmica e colaborativa, apresentou aos participantes os princípios da ferramenta e sua aplicabilidade no contexto do ambiente de negócios na atualidade.

Para a nova turma, as inscrições serão abertas em agosto. Mais informações  no site www.criatecunijui.com.br.

 


Universidades promovem o evento Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação

Evento vai discutir os principais pontos de atenção nas áreas epidemiológica, pedagógica e jurídica

 

   

         

Nos últimos meses, escolas e instituições de ensino superior vêm se desdobrando para que a educação não pare durante a pandemia. E se a nova rotina mudou a forma de educar, é importante refletir sobre como será o novo futuro educacional. Pensando nisso, Crub, Abiee, Abruc, Abruem, Acafe, Andifes, Anec, Anup,  Comung e Forcom vão promover o Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação.

Será uma série de webinars para levar informações atualizadas e novas perspectivas que vão ajudar reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico a se preparem para a volta à presencialidade. O evento ocorre de 22 a 24 de junho, com a participação de nomes nacionais e internacionais, e vai discutir os principais pontos de atenção nas áreas epidemiológica, pedagógica e jurídica.

As inscrições são gratuitas. Para mais informações e participar do evento, acesse o nosso site: https://bit.ly/Horizontes_Educacao


Unijuí publica resoluções acadêmicas em razão da pandemia de Coronavírus

          

Confira portarias que regulamentam atividades acadêmicas da FIDENE/UNIJUÍ enquanto durar a pandemia da covid-19:

Resolução AUTORIZA “ad referendum” da plenária do CONSU, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais em andamento no primeiro semestre de2020, por aulas que utilizem meios e tecnologias digitais por um período de trinta dias, atendendo ao disposto da Portaria MEC nº 343 e também visando primar pelo cumprimento do calendário acadêmico sem prejuízos aos estudantes, professores e técnicos-administrativos e de apoio durante a pandemia do novo coronavírus - COVID-19 instalado no país. Leia o documento clicando aqui.

Outra resolução do o Consu autoriza, de forma extraordinária, enquanto perdurar a pandemia COVID-19, aplicar a sistematização para as disciplinas na modalidade presencial e a distância de modo online. Confira na íntegra a resolução

Além disso, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão também regulamenta aulas, atividades, bancas e outras situações. Clique aqui para ler o despacho na íntegra.

 

 

 

 

 

 

 


Unijuí recebe inscrições para o cadastro de prestadores de serviço do Sebraetec

               

A AGIT está com o Edital aberto para seleção de pessoas jurídicas e seus respectivos consultores para integrar o cadastro de prestadores de serviços de consultoria técnica e instrutória do Programa Sebraetec, que tem o objetivo de ampliar o acesso de micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia. 

Os interessados devem efetuar a inscrição pelo e-mail sebraetec@unijui.edu.br, vinculado ao escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT. Confira o edital na íntegra no site da Unijuí. Confira também as informações do Programa no site do Sebrae.

QUEM PODE SER ATENDIDO PELO SEBRAETEC:

Microempreendedor Individual - MEI: Para ser enquadrado como microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

Microempresa - ME: categoria empresarial intermediária entre o MEI e a EPP (Empresa de Pequeno Porte), com possibilidade de faturamento anual acima de R$ 81.000,00 até R$ 360.000,00, número reduzido de empregados, entre outras características, também são recepcionadas pelo Sebrae com soluções adequadas ao seu nível de maturidade empresarial.

Empresa de Pequeno Porte – EPP: são empresas cujo faturamento excede o limite das microempresas, podendo chegar até R$ 4.800.000,00, normalmente estão em um nível de gestão já avançado, demandando soluções mais aprofundadas para atendê-las.

SETE ÁREAS DE CONHECIMENTO DA INOVAÇÃO

Por meio de serviços customizados e especializados, o Sebraetec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação: Design, Produtividades, Propriedade Intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Serviços Digitais.

 

 


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