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Curso da Unijuí qualifica profissionais para utilizar Tecnologias Educacionais Colaborativas - EaD

            

Com 20 horas/aula, o curso qualifica profissionais de diversas áreas do conhecimento em tecnologias digitais de informação e comunicação colaborativas. Capacita para o trabalho colaborativo a distância (online) por meio de celulares, computadores e, em especial, ferramentas Google.  Além disso, o curso habilita para o uso de ferramentas de elaboração e compartilhamento de conteúdos como texto, imagem, áudio, vídeo, planilhas, formulários, bem como armazenamento e compartilhamento de dados em nuvens digitais.

O curso é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em desenvolver habilidades em tecnologias educacionais colaborativas, isto é, aprender a utilizar e também aprofundar conhecimentos sobre o papel das tecnologias na educação, seja básica, seja superior. As aulas serão realizadas a distância, na modalidade assíncrona, contemplando atividades realizadas e submetidas pelo ambiente Google Classroom.

Conteúdo

- Google Agenda e Google Classroom;

- Google Drive;

- Ferramentas de Imagens e Vídeos;

- Google Drive;

- Google Meet;

- Google Forms.  

Instrutores: professores Anderson Amaral de Oliveira; Fabiana Diniz Kurtz e Josei Fernandes Pereira.

Mais informações neste link.


Vestibular de Inverno: saiba mais sobre os cursos de Engenharias e Exatas

           
   

A Unijuí está com inscrições abertas ao Vestibular de Inverno, que acontece de  forma online. As inscrições se estendem até o dia 03 de agosto, de forma gratuita para todos os candidatos. Confira todos os detalhes e se inscreva no site do Vestibular

As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.

Mais sobre os cursos

Arquitetura e Urbanismo


Prepara você para atuar na elaboração de projetos nas áreas de edificação, urbanismo, paisagismo e também na conservação e valorização do patrimônio construído, sempre buscando o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.

ONDE CURSAR: IJUÍ

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

Saiba mais na Página do curso

Ciência da Computação


Prepara você para a resolução de problemas reais aplicando a computação, a partir do desenvolvimento de softwares, sistemas de informações, da automação e comunicação de dados em indústrias, em centros de pesquisa, e em órgãos e instituições públicas e privadas.

ONDE CURSAR: IJUÍ

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

Saiba mais na página do curso

Design


Prepara você para planejar, executar e administrar projetos gráficos e de produtos, considerando seus aspectos funcionais, estéticos, econômicos, sociais, culturais, ecológicos e ergonômicos.

ONDE CURSAR: IJUÍ

DURAÇÃO: 4 ANOS

TURNO: NOTURNO

Saiba mais na página do curso 

Engenharia Civil


Prepara você para atuar com projeto, execução e fiscalização de edificações residenciais e comerciais, instalações industriais e rurais, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; etc, com qualidade, segurança, funcionalidade, conforto e economia.

ONDE CURSAR: IJUÍ, SANTA ROSA

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

Saiba mais na página do curso 

Engenharia de Produção


Forma Engenheiros de Produção com sólido embasamento científico-conceitual, matemático, tecnológico, econômico e social, com competências técnicas para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas de produção de bens e serviços de forma empreendedora, crítico-reflexiva, proativa, criativa e inovadora; associadas às competências comportamentais de postura ética, cidadã e sustentável, com responsabilidade social, política e ambiental.

ONDE CURSAR: PANAMBI, SANTA ROSA

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

Saiba mais na página do curso

Engenharia de Software


Softwares e aplicativos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Vivemos cada vez mais conectados e integrados às mídias digitais, por meio de diferentes tecnologias. Neste contexto, o (a) Engenheiro (a) de Software é cada vez mais requisitado para a tomada de decisões e, principalmente, para determinar a inovação da infraestrutura de software dos sistemas de computação. Com a Quarta Revolução Industrial e com o avanço da Internet das Coisas é imprescindível a presença deste profissional para a escolha de técnicas e ferramentas apropriadas ao planejamento de cada sistema.

ONDE CURSAR: SANTA ROSA

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

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Engenharia Elétrica


Prepara você para atuar na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Com consultoria nas áreas de qualidades de energia e eficiência energética e, ainda nas áreas de manutenção e desenvolvimento industrial.

ONDE CURSAR: IJUÍ, SANTA ROSA

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

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Engenharia Mecânica


Prepara você para elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. Além disso, você é capacitado para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade.

ONDE CURSAR: PANAMBI, SANTA ROSA

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

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Engenharia Química


Prepara você para perceber e resolver problemas de engenharia, onde aspectos físicos, químicos, e físico-químicos são relevantes tanto em termos de processo quanto de produto. Para projetar e acompanhar a construção, a montagem, e o funcionamento de instalações e fábricas da indústria química e correlata, assim como estações de tratamento de efluentes e deposição de resíduos sólidos. Para propor novos métodos para a produção de produtos químicos, bem como aperfeiçoar as técnicas de extração, transformação e utilização de matérias primas.

ONDE CURSAR: IJUÍ

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

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Matemática


Prepara você para atuar como professor na educação básica, ensino fundamental e médio, desenvolvendo formas de leitura crítica da realidade, na busca de novos tipos de relações entre a sociedade, a educação, a tecnologia e o ambiente, de forma a contribuir para a construção de uma vida melhor para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.

ONDE CURSAR:IJUÍ

DURAÇÃO: 5 ANOS

TURNO: NOTURNO

Saiba mais na página do curso

 


Salão do Conhecimento recebe a inscrição de trabalhos até o dia 30 de julho

O prazo para submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento 2020 vai até o dia 30 de julho. Confira os detalhes no site.

 

                  

Nesta edição, que acontecerá de 20 a 23 de outubro, nos quatro Campi da Universidade, será desenvolvido o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento possibilita a submissão de trabalho completo, no evento Jornada de Pesquisa, ou resumo expandido, no Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão e Seminário de Inovação e Tecnologia. A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada durante o evento,  na forma de pôster e comunicações orais. Em virtude da pandemia de covid-19, até a data do evento a situação será monitorada e o formato de apresentação poderá sofrer alterações, caso seja necessário.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor deverá informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Confira os detalhes das propostas no site da ONU.

Sobre o Salão do Conhecimento

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

O Evento acontece anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.


Cooperativismo é tema de Seminário Internacional

            

Com uma promoção conjunta entre a Universidad Autónoma de Encarnación do Paraguay e a Unijuí, o Seminário Internacional de Cooperativismo chega em sua terceira edição. Traz, neste ano, o tema central da importância do cooperativismo para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU nesses tempos covid. A programação será realizada com o apoio e articulação da Rede CIDIR, que é a Rede Cooperação Interuniversitária Internacional e que possui a participação de mais de 20 Universidades de 5 países.

A 3ª edição do Seminário Internacional de Cooperativismo, neste ano devido a pandemia, concentrará sua principal ação através de um painel online com painelistas de cinco países: Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil. Será realizado nesta sexta-feira, dia 17 julho, a partir das 19horas (horário brasileiro), de forma online e fará homenagem especial em tributo a memória e legado do Padre Rafael Carbonell de Masy, Sacerdote Jesuíta e falecido em 21/09/2019, que é um dos principais pesquisadores que fundamenta a história e origem do cooperativismo vinculado as Reduções Jesuítico-Guaranies do século XVII.  Documento de Memória ao Padre Carbonell disponível em anexo.

Para um dos coordenadores do Seminário, Dr. Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Especialista em Cooperativismo, professor e pesquisador da Unijuí na área do Cooperativismo, o Seminário amplia a cooperação internacional da Unijuí tendo o tema do cooperativismo e os aportes ao desenvolvimento, na ótica dos ODS. Reunir especialistas de cinco países confirma a importância do cooperativismo para toda esta região missioneira trinacional, bem como, a relevância que assume o cooperativismo nestes tempos de pandemia, com maior solidariedade, ajuda mútua e a construção de um desenvolvimento social e econômico de forma sustentável, orientado pela Agenda 2030 das Nações Unidades. Este Seminário integra as programações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, referenciado no 1º sábado de julho de cada ano.

O Painel contará com os seguintes expositores:

  • FRANCISCO CORTÉS, da Espanha. Doutor em Economia e abordará o tema: “As cooperativas de crédito diante dos desafios dos ODS e dos riscos do COVID-19”.
  • VERGILIO PERIUS, do Brasil, Jurista, Pós-graduação em Cooperativismo. E Presidente do  Sistema OCERGS-SESCOOP/RS. Abordará o "Cooperativismo pós-pandemia".
  • EDUARDO H. FONTENLA, da Argentina), Licenciado em Cooperativismo e Mutualismo  e abordará o tema "A saída da crise do COVID-19 através da solidariedade, cooperativismo e inclusão".
  • FELIX RAMÍREZ, do Paraguai, Advogado e Presidente da Cooperativa del Sur que abordará as "Cooperativas em face da crise e seu papel na conquista dos ODS".
  • HELDER PEREIRA, de Portugal, Doutor em Sociologia e abordará o "Cooperativismo: a resposta eficaz à crise mundial causada pelo COVID-19".

Inscrições: https://bit.ly/3eZQbh2

Transmissão: Conecta UNAE:  https://youtu.be/H0HyY-VfQL0

Informações adicionais:  https://bit.ly/3dShXL0


Professores usam tecnologias e criatividade para adaptar o ensino durante a pandemia

                 

Imagem de uma transmissão feita diretamente do Laboratório de Análise de Sementes

O ensino durante a pandemia, que ocorreu neste primeiro semestre aos estudantes dos cursos presenciais de graduação, aos alunos da EFA e também aos estudantes de Pós-Graduação, por meio de ferramentas online, foi muito desafiador. Por isso, muitos professores buscaram usar da criatividade para criar alternativas e apresentar novas ferramentas, tudo isso com o objetivo de garantir a qualidade já desenvolvida na formação.

Para a presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a adaptação e a criatividade dos docentes na utilização das ferramentas online de ensino são uma das marcas deste semestre. “O trabalho a partir do uso das tecnologias exigiu muito de todos os professores, que trabalharam com qualidade, empenho e organização de grupos e de ajuda mútua”, afirma. Ela percebe que, mesmo com o cansaço provocado por essas mudanças, os professores conseguiram aprender, colaborar e ensinar e afirma que essas ferramentas vieram para ficar, pois foram efetivas para melhorar a intervenção pedagógica. “O que marca esse semestre é que não teve um professor que não planejou novamente a sua intervenção. Usar a tecnologia exige isso, mas ela é um instrumento, ela não substitui o professor, ela não substitui a mediação do professor, e principalmente a intencionalidade desse professor”, conclui.

Vamos relembrar alguns exemplos, dentre tantos que foram utilizados na Instituição, em todos os níveis de ensino:

No Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, o professor de História, Gian Ruschel, utilizou um jogo de videogame para explicar alguns conceitos da Primeira Guerra Mundial. Ao vivo ele explorou, pelo Youtube, a temática da “histórias de guerra”, em especial da 1ª Guerra Mundial, jogando um conhecido game, o Battlefield One. Assim, ele explorou diferentes facetas do conflito mundial a partir da visão de personagens fictícios, utilizando de tecnologias como aviões, tanques e armas para participar das trincheiras da Primeira Guerra, além de realizar missões no deserto com personagens como Lawrence da Arábia. “Os jogos são riquíssimos em possibilidades de aprendizagem. Hoje eles possibilitam não só uma brincadeira, mas uma imersão em um universo que é cuidadosamente preparado para fazer com que o jogador se sinta na pele do(s) personagem(s). Além disso, são produzidos com grandes equipes focadas na questão artística, cultural, social e histórica”, afirma.

                 

Na Universidade, o professor de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos vinculados ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg), Roberto Carbonera, realizou, ao vivo, a primeira transmissão de imagens diretamente do Laboratório de Análise de Sementes. De acordo com ele, foram recebidos recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, a partir do Projeto do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal, com os quais foram adquiridos um estereomicroscópio e uma câmera para captar e transmitir as imagens para o computador.Foi possível transmitir imagens de patógenos, fungos que provocam doenças em sementes e que podem ser transmitidas para as lavouras, bem como imagens de sementes analisadas pelo teste de tetrazólio, plântulas normais e anormais, além de imagens de sementes de diferentes espécies que são estudadas nas análises de pureza”, explica.

Segundo o professor, a ideia surgiu a partir da dificuldade de realizar aulas práticas - em razão dos Decretos específicos que regulamentam o distanciamento social durante a pandemia - na disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas. “Em um primeiro momento, a equipe do laboratório gravou pequenos vídeos com a rotina do laboratório, que inclui recebimento, homogeneização, preparo e divisão de amostras, realização da análise de pureza, germinação, vigor, teste de tetrazólio e análise de sanidade de sementes. Diante da dificuldade de fazer as aulas presenciais com 32 estudantes, utilizamos os recursos de transmissão online”, conclui. A experiência, além de nova, foi muito bem recebida pelos estudantes, que, segundo o professor, avaliaram a aula como muito positiva.

Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA D.E. No 02/2020

              

O Diretor Executivo da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e considerando as orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, entre outras recomendações:

Art. 1o. Os professores e técnicos-administrativos que integram o Grupo de Risco devem permanecer ausentes do local de trabalho e realizar os procedimentos a seguir especificados: 

I - Caso a atividade permita, mediante ajustamento prévio com a chefia imediata, o funcionário poderá fazer uso do Home Office, condicionado ainda, a firmar Termo Aditivo Contratual de trabalho de Home Office, a ser encaminhado a Coordenadoria de Recursos Humanos; 

II - Na impossibilidade de trabalho Home Office, faz-se necessário encaminhar ao RH declaração ou orientação médica sobre a medida de afastamento, passando a observar: 

a - Registro e gozo de férias; 

b - Redução de jornada de trabalho, mediante acordo individual, a luz da Lei Federal no. 14.020/2020; 

c - Geração de horas negativas. 

Art. 2o. Das medidas para identificação de casos suspeitos 

I - Os técnicos-administrativos e professores que estiverem apresentando sintomas gripais ou que tiveram contatos domiciliares com casos suspeitos ou confirmados de Covid19 não deverão comparecer às atividades presenciais e devem observar os fluxos divulgados à comunidade acadêmica pelos meios de comunicação oficiais da Unijuí.

 Confira o documento na íntegra, clicando neste link


Unijuí vai ofertar bolsas ProUni no segundo semestre

            

A partir desta terça-feira, dia 14 de julho, o MEC abre processo seletivo para bolsas ProUni do segundo semestre de 2020. Este processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência. 

Neste segundo semestre a Unijuí oferece um total de 27 bolsas integrais de 100% do Prouni, distribuídas entre cursos dos quatro Campi. A listagem completa destas bolsas pode ser visualizada na página da Universidade, neste link. Para bolsas de 100% do Programa a renda per capita não poderá exceder a 1,5 salários mínimos: R$ 1.567,50. 

Para se inscrever o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, nem ter zerado na nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2019, o número do CPF e endereço de e-mail válido. O Período de inscrições será de 14/07/2020 a 17/07/2020 e a inscrição deve ser feita diretamente no site do Prouni.

A primeira chamada será divulgada no dia 21 de julho com comprovação da documentação de 21 a 28 de julho. A segunda chamada será no dia 04 de agosto, com a comprovação da documentação de 04 a 11 de agosto. O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. Sendo assim, a pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado. Dessa forma, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo que os documentos mais importantes são: conclusão do ensino médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda, documentos de identificação, e outros.

Espera 

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do Programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será de 18 a 20 de agosto de 2020.

Consulte a Central de Atendimento ao Aluno da Unijuí para mais informações: 55.3332.0444 ou acesse o site do Prouni, clicando aqui.  


Criatec lança edital para a seleção de novas empresas

             

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Também é um indivíduo criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias para delinear um futuro. E a Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica é o lugar certo para estas pessoas.

Está aberto edital de seleção para novas empresas, que busca selecionar empreendedores com esse propósito. Para fazer parte desse ambiente os interessados devem acessar o site www.criatecunijui.com.br/editais, baixar o edital de seleção e preencher o formulário de inscrição online. Mais informações pelo 3332-0212 ou criatec@unijui.edu.br. O Prazo para inscrição vai até dia 27 de julho.

A Criatec oferece uma infraestrutura qualificada, composta por 11 salas de incubação individual, espaço coworking com 08 estações de trabalho, laboratório de prototipagem e testes, salas de reuniões e mais um pacote de serviços de consultoria e mentoria para apoiar o desenvolvimento do negócio. Em 2018 foi reconhecida como um centro de referência em apoio a novos empreendimentos, 26 empresas foram desenvolvidas com o apoio da Criatec, que se consolida como um importante elo do ecossistema de empreendedorismo e inovação.          

              


Programa Inova RS vai conceder bolsas para profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação

          

Com o objetivo de colocar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o Programa Inova RS visa a construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, por iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.

Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa serão concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação. “Teremos a participação, em comum acordo, de diversas Instituições e entidades que atuarão pensando em projetos. A grande preocupação é proporcionar o mapeamento de oportunidades existentes, articulando os atores em prol do desenvolvimento regional”, observa o coordenador do Programa na região, professor Daniel Knebel Baggio.

Para a sua execução contará com a contratação de três bolsistas remunerados que estarão situados nas cidades de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa. Cada bolsista será responsável por uma microrregião, apontando as oportunidades de negócio, buscando fortalecer as relações institucionais, promoção de eventos de atualização e capacitação dos atores, desenvolvimento de projetos de inovação e a futura publicização dos resultados. O prazo encerra no dia 17 de julho e as inscrições serão realizadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição e envio de documentos pelo e-mail: inovars@unijui.edu.br. A previsão de início do trabalho é para a segunda quinzena do mês de agosto. Confira o edital completo na página da AGIT.

O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.

              

Mais sobre o Programa

Desenvolvido pela SICT, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o INOVA RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos. Em Porto Alegre, o Pacto Alegre – que prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento da capital – é uma das referências.

Outra inspiração é a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Foi lançada em 2008 com o objetivo de fortalecer a inovação industrial no Brasil e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema. Coordenada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a mobilização cria um espaço de diálogo entre empresas, universidades e governo.

Fora do Brasil, os projetos 22@barcelona, na Espanha, o qual provocou uma revolução urbana do distrito e a criação de uma zona de atividades econômicas diversas, e o Ruta N, em Medellín, reconhecido por promover a economia criativa e inovadora, sendo transformador da região, e colocando a cidade colombiana como referência internacional em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

OBJETIVOS:

  • Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;

  • Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;

  • Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;

  • Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;

  • Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;

  • Aumentar a capacidade de investimento do Estado;

  • Qualificar o aprendizado para a nova economia.

Confira todos os detalhes do Programa no site da Secretaria, neste link.

 


O fim do semestre: reinvenção, desafios e dedicação marcaram o ano até aqui

O primeiro semestre da Unijuí chega ao fim nesta sexta-feira. Foi, talvez, o semestre mais desafiador que a Instituição já enfrentou em sua história. Juntos, professores, estudantes e técnicos administrativos superaram os muitos desafios colocados pela pandemia da covid-19.  

             

Para falar sobre o que marcou neste período de reinvenção, novos planejamentos e muita tecnologia, a Unijuí FM conversou com a Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. Ela falou da reorganização dos processos de trabalho da Universidade, EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Museu Antropológico Diretor Pestana e Unijuí FM. "Nossa universidade foi desafiada, manteve as atividades de forma online e se movimentou também na pesquisa, extensão e na cultura. A própria comunidade pode estar dentro da Universidade a partir de lives, seminários e muitas experiências”, avaliou. “Vivemos experiências que não tínhamos vividos antes. Ficamos em casa por mais de quatro meses, ou melhor, transformamos nossas casas na Universidade, nas salas de aula, nos nossos laboratórios. O computador, o celular de cada um, foi a porta de entrada e a possibilidade de aprendizagem, de ensino e encontro”, complementa.

A Reitora também deixa um agradecimento à comunidade acadêmica: “gostaria de mais uma vez agradecer a todos e lembrar que estamos juntos. A Fidene e suas mantidas: Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana continuam unidas e firmes no propósito de transformar o mundo por meio da educação, da cultura, da ciência, da informação e do conhecimento. É assim que vamos enfrentar este momento difícil, com ações efetivas e com a esperança de que tudo passe, de que tudo fique bem o mais breve possível”.

 

Relembre alguns momentos deste primeiro semestre nas imagens

O estudante do curso de Administração do Campus Panambi, Gustavo Durks, afirma que teve uma experiência positiva nesse semestre. "Eu tenho percebido o quanto os professores têm se dedicado às aulas e os alunos também. Óbvio que todo período de adaptação gera mudanças e as mudanças foram significativas, mas percebo que o meu desempenho e o desempenho dos colegas tem se mantido estável e até evoluído", avalia. Ele acredita que diversos fatores colaboraram para esse desempenho. "A Unijuí tem feito um belo trabalho, transparente, toda semana divulgando informações para os alunos. O diálogo que os professores estabeleceram também é fator determinante de sucesso. Acredito que tanto Universidade quanto alunos têm sido protagonistas nesse período de dificuldade e isso faz a diferença", conclui.

A Reitora também deixa um recado em vídeo. Confira:

            

Depoimentos

Confira alguns depoimentos de professores e estudantes sobre a experiência neste primeiro semestre de 2020:

Próximo semestre

Segundo a professora Cátia Nehring, para agosto, a previsão é de início das atividades online, mas dependendo das bandeiras do modelo de Distanciamento do Governo do Estado. "Terá que ser um retorno muito organizado, estamos com um Protocolo aprovado em Conselhos e a previsão é trabalhar com grupos de estudantes, mas a partir do replanejamento da instituição. Assim que possível estaremos com os estudantes circulando em nossos Campus", finalizou.

 


Sub-categorias

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