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Vestibular de Inverno: saiba mais sobre os cursos de Gestão e Comunicação

               

A Unijuí está com inscrições abertas ao Vestibular de Inverno, que acontece de  forma online. As inscrições se estendem até o dia 03 de agosto, de forma gratuita para todos os candidatos. Confira todos os detalhes e se inscreva no site do Vestibular

As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.

Mais sobre os cursos

Administração


Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável. 

Onde cursar: Ijuí, Santa Rosa e Panambi

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

Mais detalhes na página do curso. 

Ciências Contábeis


Prepara você para atuar com profundo conhecimento da ciência, das técnicas e das práticas contábeis. Para prestar serviços de contabilidade e atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais.

Onde cursar: Ijuí, Santa Rosa e Panambi

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

Mais detalhes na página do curso. 

Jornalismo


Prepara você para atuar com capacidade crítica para publicização da informação de maneira criativa, responsável e ética, capaz de contribuir para a ampliação do debate das questões sociais, para a defesa dos ideais democráticos, da liberdade de expressão, da pluralidade de ideias, intervindo de forma comprometida na construção de uma sociedade mais justa e solidária e para o desenvolvimento local e regional.

Onde cursar: Ijuí

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

Mais detalhes na página do curso. 

Publicidade e Propaganda


Para você para atuar no planejamento e no desenvolvimento da criação e produção de soluções eficazes em comunicação publicitária; que sejam capazes de contribuir para a ampliação do debate de questões sociais e do processo comunicacional, de refletir sobre as constantes mudanças nas demandas sociais e profissionais da área, de intervir de forma comprometida no desenvolvimento local e regional e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Onde cursar: Ijuí

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

Mais detalhes na página do curso. 

 


Dia do Pesquisador: profissional que é protagonista no avanço da ciência

                

Novas tecnologias que usamos no dia a dia, entendimentos sobre o comportamento humano, dinâmicas sociais e suas problemáticas, novos tratamentos de saúde e vacinas, como a tão aguardada para esta pandemia da covid-19, entre outros inumeráveis avanços. Todas estas conquistas passadas, presentes e futuras, são fruto de pesquisas e do trabalho árduo dos pesquisadores, em grande parte vinculados à Universidade como a Unijuí. Nesta quarta-feira, dia 08 de julho, é a data em homenagem a estes profissionais, o Dia do Pesquisador/Dia Nacional da Ciência.

A Unijuí, como instituição comunitária com mais de 60 anos de história na região Noroeste, desde o princípio acredita na importância da pesquisa. Desta forma, assume como uma de suas responsabilidades primeiras contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país por meio da pesquisa. “A produção de conhecimento é uma das características centrais das universidades. Aspecto que a diferencia de outras instituições de ensino superior como faculdades ou centros universitários. Por tal motivo, a Unijuí tem  a pesquisa como um  de seus valores fundamentais, bem como constitui um traço marcante da sua identidade institucional e da identidade de seus egressos. E como sabemos, não há pesquisa sem pesquisador, por isso, neste dia, aproveito para saudar a todos os professores e professoras que se dedicam intensamente à produção de conhecimento, particularmente, aos colegas da nossa instituição. Aproveito também a oportunidade para cumprimentar a nossos acadêmicos da graduação que fazem parte dos grupos de pesquisa e, de forma especial, a nossos estudantes de mestrado e doutorado que escolheram abraçar a vida de pesquisador e estão se preparando para isso”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Fernando González. 

Confira um vídeo da CAPES em homenagem aos pesquisadores brasileiros:

             

A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, estando atualmente em atuação 34 destes, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional. Também incentiva, desde o início da formação aos estudantes de Graduação, a participação e inserção em atividades de pesquisa, seja por meio de Projetos de Iniciação Científica, ou eventos, como o Salão do Conhecimento, entre outras iniciativas. Para além das atividades de Pesquisa na Graduação ou Pós-Graduação, uma importante característica é a busca na resolução de problemas locais, com assessoramento a empresas, ou por meio de parcerias com estas empresas e o Poder Público regional,na busca de alternativas e soluções, além da criação de novos produtos, gerando inovação local.

 

Na galeria acima, um pouco do universo da pesquisa da Unijuí em imagens

A Universidade possui diversos Programas de Mestrado e Doutorado, conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Atenção Integral à Saúde: O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Saiba mais.

Desenvolvimento Regional: Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios. Saiba mais.

Direito: O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Saiba Mais.

Educação nas Ciências: O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado.  Saiba Mais.

Mestrado Profissional em Rede - Educação Física: O Programa visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País. Saiba Mais.

Modelagem Matemática: Atualmente, a modelagem matemática é utilizada em diversos problemas aplicados, e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMM tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros. Saiba Mais.

Sistemas Ambientais e Sustentabilidade: tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Saiba Mais.

 


Profissionais da Residência em Saúde da Família adaptam rotinas de trabalho para auxiliar a comunidade na pandemia

             

Foto: Felipe Dorneles/Correio do Povo

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, uma parceria entre a Unijuí e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), prepara profissionais para que atuem na área de Atenção Básica e Saúde da Família, orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com base na realidade da região. Desta forma, no contexto da pandemia de covid-19, os profissionais residentes precisaram  adaptar rotinas de trabalho, buscando novas maneiras de auxiliar as pessoas, de acordo com as medidas mais seguras, a fim de seguir todas as orientações de segurança contra este novo vírus.

São 22 residentes que integram o curso de Pós-Graduação e atuam também na linha de frente do combate à Covid-19. Os profissionais realizam ações em seis unidades de saúde do município de Santa Rosa, além de desenvolverem reflexões e produções teóricas sobre o contexto da pandemia.

A nutricionista Júlia Pess dos Santos comenta como foram as adequações durante este processo: “tivemos que nos adequar em diversas atividades do nosso dia a dia, no início foram suspensos os atendimentos realizados pelas Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), desta forma, reorganizamos nosso trabalho, auxiliando nas rotinas das unidades, a partir daí a equipe da residência pensou em estratégias para enfrentamento à Covid-19, realizando, nas reuniões de equipe, práticas integrativas e complementares. Passado esse susto inicial, os atendimento individuais foram retomados aos poucos, com espaçamento de horários com a constante higienização da sala de atendimento, antes e após o atendimento. Como os grupos de saúde também foram suspensos desde o início da pandemia, sem previsão de retorno, estamos nos organizando com grupos de saúde via whatsapp, mandando diariamente dicas e orientações de cuidados com a saúde. As ferramentas disponibilizadas hoje são as redes sociais virtuais, Facebook e Instagram (@residenciamultisantarosa) da residência, com publicações de educação em saúde", destacou.

               

Já a fisioterapeuta Laura Renner Bandeira, também residente do Programa, destaca: “durante estes quatro meses de pandemia os fluxos de atendimento da unidade sofreram alteração. Reduziram-se números de profissionais atuantes na atenção básica, desta forma, tivemos que nos responsabilizar por algumas demandas. Não estou atuando diretamente nos atendimentos aos usuários com síndromes gripais, uma vez que temos unidades especificas para estes atendimentos. Com isso, tenho focado atendimentos de gestantes, atendimentos de puericultura, usuários com doenças crônicas, testes rápidos de IST's, atendimentos preventivos, visitas domiciliares prioritárias. Além destes atendimentos, o grupo de residentes tem focado na saúde do trabalhador: aplicação do protocolo de auricoloterapia, sessões de ioga, alongamentos, etc. Desenvolvemos ações de cunho preventivo social, com a confecção e distribuição de mais de 400 máscaras para a população" acrescenta.

A psicóloga residente Micheli Zeppe, por sua vez, comenta a situação que os residentes estão vivendo: “é um momento atípico para todos, pois estamos precisando nos reinventar a cada dia, tanto nas questões de demandas individuais de cada profissional, quanto nas questões de saúde mental do profissional de saúde. Os atendimentos individuais sofreram algumas alterações, conforme orientação do Conselho de cada profissão. Alguns estão retornando à rotina dos atendimentos, com todos os cuidados necessários e outros permanecem atendendo preferencialmente as urgências. Sabemos que é um momento difícil para a população em geral, sendo um período de desgaste emocional e tensionamentos diversos. Na medida do possível, essas demandas estão sendo acolhidas pelos profissionais, para minimizar os danos psíquicos dos usuários. Com relação à saúde mental dos profissionais de saúde, os residentes estão organizando, durante as reuniões de equipe, algumas ações relacionadas às práticas integrativas e complementares, tentando proporcionar um espaço acolhedor e cuidadoso para cuidar também de quem cuida de todos nós sempre”, complementou a psicóloga.

Teleatendimento Covid

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), em parceria com a Unijuí campus Santa Rosa, disponibiliza serviço de Teleatendimento Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de desafogar o sistema de saúde e evitar que pessoas com sintomas do novo coronavírus precisem se deslocar para receber informações. Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional e Médica da Unijuí também atuam nestes atendimentos.

A linha telefônica 55 3511 5222 conta com dez canais de atendimento. O Teleatendimento Covid-19 está disponível de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h às 11h30, e tarde, das 13h30 às 17h30.


Corede Noroeste Colonial promoveu a apresentação do Programa de Recuperação Empresarial em parceria com o Sebrae

             

Imagem ilustrativa/SebraeRS

Na manhã desta terça-feira, o Corede Noroeste Colonial organizou uma videoconferência, pelo Google Meet, na qual o Sebrae apresentou o Programa de Recuperação Empresarial. Participaram do encontro prefeitos e secretários de diversos municípios da região, juntamente com empresários e representantes de setores empresariais. 

Segundo a diretoria do Corede, neste momento de enfrentamento às consequências da pandemia, é fundamental encontrar formas de manter as empresas em operação. Sendo assim, para minimizar os efeitos desta recessão, com o objetivo de manter o equilíbrio e a racionalidade, foi apresentado este Programa, desenvolvido pelo Sebrae. Contando com consultores experientes, propõem alternativas específicas para atender à principal necessidade do negócio de acordo com a sua realidade, além de conteúdo online com especialistas de mercado, tratando de temas relevantes para o momento.

O programa de Recuperação Empresarial é composto por dois pacotes. O pacote Essencial engloba consultorias de Gerenciamento de Crise (12h), Gestão de Caixa (12h) ou Modelagem de Negócios (8h), Mentorias Coletivas com encontros semanais e, para projetos coletivos, encontros digitais segmentados coordenados pelos gestores dos projetos. Já o pacote Premium é desenvolvido por Consultorias de Planejamento para Presença Digital e Consultoria de Coaching. Se o empreendedor se interessar, poderá ainda optar por uma consultoria em design para presença digital e coaching executivo online. Haverá também assessoria em crédito com simulação do impacto do financiamento no negócio. 

A Unijuí está inserida e é parceira nas atividades do Programa, atendendo empresários que queiram aderir a ele, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Mais informações pelo telefone 3332 0365 ou pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br.

 


Unilab possui opções de exames para diagnóstico da covid-19

            

A Unijuí, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, disponibiliza o serviço de testes para a covid-19, realizados no Laboratório de Análises Clínicas - Unilab da Universidade.

A solicitação do serviço pode ser feita por pessoas, de forma particular, por municípios, por hospitais ou por empresas (conveniados com o Unilab para essa finalidade específica).

O serviço oferece:

PCR: direcionado para a detecção da carga Viral (padrão ouro para diagnóstico de covid-19);

Sorologia IgM/IgG  e IgA/IgG: direcionado para a detecção de anticorpos geradas pelo sistema Imune do paciente (alta sensibilidade e especificidade);

Teste rápido qualitativo: detecta qualitativamente os anticorpos gerados pelo sistema imune do paciente.

* estes serviços não possui ligação com os testes que serão realizados por convênio com o CISA. Em breve serão divulgadas mais informações especificamente sobre este convênio. Também não estão ligados com a Pesquisa que está mapeando o avanço da covid-19 no Estado. 

Como acessar o serviço

O horário de atendimento é das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no Campus, em Ijuí, no prédio N, sala 0301.

Para fazer o exame, o paciente deve apresentar sua prescrição médica, estar usando sua máscara facial, munido de um Documento de Identificação Oficial com foto atualizada.

Contatos para agendamento e dúvidas: (55) 3332-0554 ou unilab@unijui.edu.br.

            

Sobre o Laboratório

Com mais de 10 anos de atuação, o Unilab se constitui em um ambiente de aproximação da Unijuí com a comunidade e é um espaço de formação acadêmico-profissional e prestação de serviços técnico-laboratorial. Além disso, a Assessoria Cientifica, formada por pesquisadores e doutores na área de Diagnóstico Laboratorial, está sempre disponível para dar suporte em caso de dúvidas relacionadas a indicação dos diferentes exames para identificação de pacientes que tiveram contato com o vírus, mesmo assintomáticos ou com sintomas leves. Mais informações na página do Laboratório.


Programas CAPES: Pibid e Residência Pedagógica recebem inscrições

             

Estão abertas as inscrições para a oferta de bolsas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e também para a Residência Pedagógica, ambas vinculadas à Capes, para os campi Ijuí e Santa Rosa, até o dia 11 de julho. Os dois programas são desenvolvidos em parcerias com as redes públicas de ensino, municipais e estaduais. A Unijuí já possui uma trajetória consolidada na oferta destes dois Programas de Aperfeiçoamento junto à Capes, promovendo a imersão dos estudantes de Graduação nas escolas da região Noroeste.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.

Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.

Para efetuar a inscrição

PIBID: 

I. Estar matriculado/a no curso de Licenciatura em Matemática ou Letras Português/Inglês ou História (Campus Ijuí) ou Pedagogia ou Educação Física (campus Ijuí ou Santa Rosa) que estejam com menos de 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura que frequenta. 

II. Possuir pelo menos 8 (oito) horas semanais para dedicação às atividades do programa; 

III. Possuir currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço: http://eb.capes.gov.br

Documentos: 

a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, disponível na página da UNIJUÍ http://www.unijui.edu.br/pibid em Editais e Informes; 

b) Documento escrito, discorrendo sobre as motivações para ingressar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid UNIJUÍ. (Anexo 1 deste Edital). 

c) Cópia do histórico acadêmico. 

Os documentos exigidos para a inscrição, referidos no item 1.3.2, devem ser encaminhados até o dia 11 de julho de 2020, pelo endereço eletrônico pibid@unijui.edu.br indicando a qual subprojeto e campus concorre. 

Residência Pedagógica:

I. Estar matriculado/a no curso de Licenciatura em Educação Física (campus Ijuí ou Santa Rosa), Matemá ca ou Letras Português/Inglês ou Pedagogia (Campus Ijuí) e ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a par r do 5o semestre; 

II. Possuir pelo menos 8 (oito) horas semanais para dedicação e desenvolvimento das a vidades do Programa de Residência Pedagógica; 

III. Firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de controle de bolsas e auxílios (Scba); 

IV. Possuir currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço: https://eb.capes.gov.br  

Documentos:

a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, disponível na página da UNIJUÍ https://www.unijui.edu.br/pibid em Editais e Informes; 

b) Documento escrito apresentando as mo vações pelas quais entende que pode ser selecionado(a) para par cipar do Programa Residência Pedagógica UNIJUÍ. (Anexo 1 deste Edital). 

c) Cópia do histórico acadêmico. 

Os documentos exigidos para a inscrição, referidos no item 2.2.2, devem ser encaminhados até o dia 11 de julho de 2020, pelo endereço eletrônico prp@unijui.edu.br indicando a qual subprojeto e campus concorre.

Mais detalhes na página de Editais da Unijuí, neste link


Garanta bônus na matrícula pelo Vestibular ou ExtraVestibular até o fim deste mês de julho

           

Ainda é possível garantir o bônus especial ofertado pela Unijuí em 2020. Esta oferta segue até 31 de julho, para quem ingressar na Universidade pelo Vestibular de Inverno ou pelas opções de ExtraVestibular. Confira:

- Bônus de 11% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 do mês de agosto

- Bônus 4%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 21 do mês de agosto.

Vestibular

Todo o processo é online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.

Para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas. 

Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.

             

ExtraVestibular

Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.

Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.

Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.

Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.

Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.

Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.

Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.

 


Universidade e estudantes se adaptam para defesas de Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Teses de forma virtual

              


Alessandra se preparou para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, colocou uma roupa bonita, respirou fundo, ligou o computador e defendeu seu trabalho de casa para a banca de avaliação. O que era incomum ou esporádico, agora é rotina na Universidade: além das aulas e diversas outras atividades acadêmicas, as defesas de TCC’s, Dissertações e Teses, seja na Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado, de todas as áreas do conhecimento, nos quatro Campi, foram adaptadas para as plataformas online.

A Unijuí, seguindo o calendário acadêmico deste primeiro semestre, está proporcionando estes importantes passos nas trajetórias acadêmicas e oportunizando as defesas de forma virtual. Além disso, uma outra característica marca este contexto: anteriormente estas pesquisas eram apresentadas para um grupo mais restrito de colegas, amigos e familiares, agora se democratizou ainda mais, pois basta um clique para se entrar em uma sala virtual e conferir a produção acadêmica nas diferentes áreas do conhecimento e nos diferentes níveis de formação (Trabalho de conclusão de curso de Graduação, lato sensu, dissertação ou tese). Este movimento possibilitou que muitas pessoas acompanhem a socialização e a produção de conhecimento realizado na Universidade. 

Alessandra Isabel Hausmann Erthal, estudante de Direito do Campus Três Passos, a personagem que abriu este texto e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “A perda de uma chance na adoção e a (ir)responsabilidade Civil”, relata sua experiência: “foi um dos momentos mais esperados e importantes da minha trajetória acadêmica. Desde que iniciei o projeto de pesquisa, no ano passado, sempre idealizei o dia da apresentação. Lógico que não imaginava que ela aconteceria de forma virtual. Mas como já vínhamos tendo aulas desta forma, foi muito tranquilo apresentar - tirando o nervosismo do momento. Além do mais, contei com o apoio da minha orientadora, que realizou uma reunião, também virtual, com todos os seus orientandos, passando várias dicas e nos tranquilizando. De um modo geral foi muito bom poder apresentar o TCC de forma online, pois assim várias pessoas puderam estar presentes - ou conectadas virtualmente - e acompanharam esse momento tão especial para mim”, avalia.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, “a defesa online dos trabalhos de conclusão do curso está permitindo algo que até antes não tínhamos, que é a possibilidade de estudantes dos diferentes campi assistirem a defesa dos colegas, isso é possível porque estamos compartilhando a cronograma das defesas já com o endereço virtual da apresentação. Mais do que isso: como estamos gravando as sessões de defesa, os estudantes poderão sempre reviver esse momento e compartilhá-lo com seus familiares. Se antes a lembrança da graduação ficava registrada nas imagens da formatura, agora também fica com o registro da defesa do trabalho científico, que marca a finalização dessa etapa de formação profissional. Essa reinvenção poderá render frutos profissionais aos nossos egressos, que poderão disponibilizar as defesas junto com o seu currículo, sendo um diferencial na participação de uma seleção de vaga de trabalho".

Na Pós-Graduação

Nos Mestrados e Doutorados esta defesa online é um pouco mais comum, já que as bancas já contavam, em alguns momentos, com a participação de professores de outras instituições, de outros estados e até de outros países, de forma online, como no caso da Dra. Daniela Lopes Freire que defendeu sua tese de doutoramento para uma banca no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (DCEEng) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), de Portugal, ao mesmo tempo, reunindo avaliadores brasileiros, britânicos e portugueses, tudo isso graças a tecnologia utilizada atualmente nas defesas. Estas defesas foram intensificadas neste primeiro semestre, com todas as qualificações e defesas de forma online, desde março. 

De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Fernando González, as defesas de forma remota não apenas são equivalentes às presenciais, mas potencializam alguns de seus aspectos mais relevantes. “Porque é possível que façam parte da banca professores especialistas no tema do trabalho, independentemente do lugar onde eles moram. Na mesma linha, nossos professores estão participando de bancas Brasil afora, o que seria bastante difícil de realizar caso eles tivessem que viajar uma ou duas vezes por mês para isto”. O professor complementa: “a defesa é um ato público, as pessoas interessadas têm direito a acompanhar esse processo, além de ser um momento de socialização do conhecimento produzido, portanto, as bancas online têm permitido  um alcance muitíssimo maior que uma defesa presencial. Particularmente, no mês de abril, participei de defesas de mestrado com mais de 80 assistentes, de diversos estados brasileiros e, inclusive, algumas pessoas de outros países. Além disso, as defesas são gravadas através de recursos das próprias ferramentas digitais utilizadas na defesa. Assim, além das atas, fica um registro muito fidedigno do que aconteceu nesse dia. Mas, nem tudo são flores: a gente sente muita falta dos abraços, comprimentos e comemorações  que seguem a toda banca”, finaliza.

Outro exemplo recente é o de Danrlei Silveira Trindade, do Mestrado em Educação nas Ciências, licenciado em Matemática, defendeu a dissertação no final de junho, com o tema “Generalização de Padrões: análise de atividades envolvendo sequências em livros didáticos de Matemática do ensino Médio”, pelo Google Meet, plataforma a qual todos os estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade têm acesso. “Foi uma experiência bastante significativa, de troca de experiências, do desafio que foi lidar com as tecnologias. Penso que elas aproximaram ainda mais os diálogos acerca de diferentes temas de interesse. Me senti um pouco ansioso nesse momento, com conexão de internet e que isso poderia atrapalhar o desenvolvimento da apresentação. Contudo, ocorreu tudo dentro da normalidade, conforme organizamos e pensamos, sendo uma experiência/vivência bastante significativa do ponto de vista da minha formação e interação com colegas, professores e amigos”, salienta.

A professora Airam Sausen, coordenadora do Programa de Modelagem Matemática, lembra: “em janeiro assistíamos a TV e a pandemia parecia algo tão distante, mas em março ela chegou com força total e tivemos que nos adaptar. Penso que os momentos de dificuldade são os momentos onde ocorrem os maiores aprendizados, então, nós educadores tivemos que nos modificar, tivemos que aprender novas formas de ensinar, e principalmente a trabalhar de maneira remota (online), e tem dado certo. Todas as atividades do Programa têm sido realizadas de forma online, desde as aulas e reuniões, até as orientações, palestras, seminários, defesas de Dissertações e Teses. Não paramos, continuamos trabalhando da mesma forma e no mesmo ritmo, e os resultados têm me surpreendido, há a participação de todos, assim como uma excelente avaliação por parte dos nossos estudantes”, complementa.

 

 


Parceria entre Governo Federal, Prefeitura Municipal e Unijuí dá início em obras do Ginásio Poliesportivo no Campus Santa Rosa

            

Na manhã de sexta, dia 03, ocorreu, na Prefeitura Municipal de Santa Rosa, a assinatura da ordem de início de execução da primeira etapa de obras do Ginásio Poliesportivo que será construído no Campus da Unijuí no município. Nesta primeira etapa serão investidos aproximadamente R$ 230 mil reais com recursos destinados por emenda parlamentar do então Deputado João Derly, por meio de repasse pelo Ministério da Cidadania e Esportes, do Governo Federal, para a Prefeitura de Santa Rosa. O recurso já havia sido destinado pelo ex-parlamentar desde 2018 para essa construção e investimento na área do esporte ao Campus local da Unijuí, porém, desde lá o processo administrativo vinha tramitando, tanto na prefeitura, passando por aprovação de lei específica na Câmara de Vereadores, quanto no próprio Ministério e até na Caixa Federal, que é a gestora do recurso.

Finalmente agora, depois de mais de dois anos do início da tramitação, com o apoio do prefeito Alcides Vicini junto aos parlamentares da região em Brasília, com a articulação política do deputado federal Osmar Terra junto ao Ministério da Cidadania, houve a liberação do recurso integralmente depositado para que a empresa, já contratada desde março, possa dar início às obras, com prazo previsto para terminar em aproximadamente 90 dias. Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, a obra é um sonho antigo para qualificar ainda mais os espaços do Campus na cidade. “É mais uma demonstração da aposta que a Unijuí faz, como instituição comunitária, na comunidade onde está inserida, investindo na construção de espaços coletivos que poderão ser usufruídos pela própria comunidade acadêmica e do entorno também. Ainda, agradecemos a articulação realizada em conjunto com a Prefeitura na liberação dos recursos para este importante ginásio”, observa.

               

Já o Prefeito Municipal Alcides Vicini destacou “a importância para Santa Rosa em contar com uma Universidade Comunitária Regional com a potência da Unijuí, que além de formar muitos dos profissionais da região, ainda investe em inúmeros projetos de pesquisa e extensão, beneficiando diretamente a nossa cidade”, e complementa dizendo que “certamente esse recurso atraído para Santa Rosa, investido numa importante obra junto ao Campus local, contribuirá ainda mais com o desenvolvimento da cidade”. O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito de Santa Rosa, na presença do prefeito Alcides Vicini, do vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú, do sócio-proprietário da Engecon Engenharia, eng. civil Fábio Fagundes, do pró-reitor da Unijuí, prof. Marcos Scherer, do secretário municipal de Planejamento e demais engenheiros e profissionais da prefeitura que farão o acompanhamento e fiscalização da obra, foi assinado o termo de autorização de início das obras de construção da primeira etapa do ginásio poliesportivo na área do Campus da Unijuí em Santa Rosa.

Confira live do momento da assinatura:

            

Confira as reproduções do Projeto do Ginásio

 


Estudantes de Ensino Médio da EFA produzem HQs digitais

              

Com o surgimento das novas mídias digitais e a criação de ferramentas de produção de HQs (Histórias em Quadrinhos) nasceram as chamadas webcomics, cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, modificando as formas de produção, as possibilidades de operação das linguagens verbal e não verbal, bem como as relações entre o autor e o leitor. Essa facilidade fez com que os alunos da turma 211 da EFA, na disciplina de Português, produzissem seus quadrinhos, ainda que alguns deles não possuíssem habilidades ou experiência com esse gênero de texto. Segundo o professor Leandro Renner de Moura, ao produzir suas HQs em aplicativos, como o “Comic Strip It”, eles tiveram a oportunidade de mobilizar as suas capacidades linguísticas, pensar contextos, criar personagens e falas, com fotografias, imagens e efeitos, alcançando o objetivo estético e discursivo dessa modalidade textual.

O professor explica, ainda, que a técnica artística empregada nas HQs não é algo recente. Os homens primitivos já utilizavam a arte sequencial nas relações sociais arquitetadas pela linguagem. Pesquisadores descobriram que o ato de rabiscar as paredes das cavernas não era uma brincadeira, mas uma necessidade vital de relevância educativa e histórica: os mais experientes precisavam ensinar aos mais novos sobre a caça e sobre os perigos que a selva oferecia, por exemplo. Ainda que tenha sido realizada com o uso de instrumentos rústicos, esse tipo de arte cumpria seu propósito comunicativo, revelando-nos que o letramento visual é tão antigo quanto às necessidades enunciativas do homem. Com a popularização da internet e de outras tecnologias, essas histórias em blocos receberam novos recursos e muito mais espaço para serem publicadas. O conteúdo, agora digital, ganhou interação com o usuário, movimento, cores, contextos, e até sons – algo impossível nos modelos tradicionais, estes, ainda, preferidos de alguns alunos da turma, os quais optaram em construir os seus próprios desenhos.

Como usar os apps

Você pode fazer suas próprias histórias em quadrinhos usando apenas seu celular ou tablet. Conheça os aplicativos Comic Strip it! e Strip Designer, que permitem que você exercite sua criatividade e produza HQs (mesmo que nunca tenha feito uma na vida).

O tablet é ótimo para brincar com esses apps, já que a tela maior dá mais liberdade de criação, mas nada impede que você os use no celular.

Se o seu aparelho é um Android, a melhor opção é o Comic Strip It!, que tem uma versão gratuita e uma paga, que é mais profissional. A diferença é o maior número de efeitos que podem ser aplicados nas imagens na versão paga. Mesmo na versão gratuita, dá para se divertir bastante criando tirinhas ou storyboards com imagens do banco do app ou com fotos que você tira diretamente com o dispositivo móvel. É bem simples incluir os balõezinhos de diálogo, e tudo é facilmente compartilhado nas redes sociais.

Confira todas as produções no Facebook da EFA:

            


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