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Resultado da nova etapa de testes rápidos da pesquisa da Covid-19 serão divulgados durante esta semana

             

A pesquisa que está mapeando o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul realizou nova etapa de testes rápidos no fim de semana. Após uma pausa de algumas semanas, quando foram concluídas as primeiras quatro etapas, o estudo retomou atividades com visitas em 500 domicílios de Ijuí. Serão realizadas mais três etapas, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2020. 

Seguindo os mesmos protocolos já estabelecidos desde o início da pesquisa, mais de 30 voluntários realizaram  as visitas. As casas foram escolhidas de forma aleatória, por sorteio, seguindo critérios do Censo do IBGE, e em cada casa uma pessoa foi testada, também por sorteio, além disso foi aplicado de um questionário para informações complementares. Os dados coletados foram enviados diretamente à coordenação da pesquisa, que é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Governo do Rio Grande do Sul. A Unijuí não divulga ou comenta estes resultados antes da coordenação, que deve informar a população nesta quarta-feira, dia 1ª de julho.

Cronograma das novas etapas

Etapa 6: 25-26 de julho

Etapa 7: 22-23 de agosto

Etapa 8: 26-27 de setembro

Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas. 

               

Mais sobre o estudo

O governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. 

Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, neste link.


Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19

         

Com o objetivo de garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica, a Unijuí desenvolveu um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19. 

No Plano, que é composto por algumas fases e etapas, pretende-se propor estratégias para o retorno gradual às atividades presenciais da Unijuí, para o 1º e o 2º semestres de 2020, em sintonia com a legislação federal, estadual e municipal, tanto sanitária quanto educacional. Além de possibilitar a recuperação dos estágios e das atividades práticas pendentes, essenciais à conclusão do primeiro semestre letivo de 2020, viabilizando as formaturas previstas para o ano de 2020, entre outras questões.

Confira todos os detalhes na íntegra clicando neste link.

A elaboração deste plano está calcada na Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020, de 04 de junho de 2020. Decreto Estadual de calamidade nº 55.115, de 19 de março de 2020; Decreto Municipal de calamidade pública nº 6.987/2020; Portarias do Ministério da Educação, que dispõem sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do coronavírus (COVID-19): nº 343, de 17 de março de 2020; nº 345, de 19 de março de 2020; nº 395, de 15 de abril de 2020; nº 473, de 12 de maio de 2020; e Portaria nº 356, de 20 de março de 2020, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do coronavírus, entre outras regulamentações vigentes no país.

 


Polos de Ensino a Distância da Unijuí em Palmeira das Missões e Tenente Portela atendem a comunidade

             

Com o objetivo de se aproximar ainda mais dos estudantes da região Noroeste, a Unijuí anuncia a instalação de um novo Polo para a oferta de Ensino a Distância em Palmeira das Missões. Da mesma forma, a Universidade retorna a Tenente Portela, também com um Polo EaD neste município. Ambos os polos estão constituídos por meio de parceiros e se somam aos Polos Ijuí, Santa Rosa Três Passos e Panambi. 

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a implantação dos polos é uma condição da expansão da modalidade EaD e a materialização do acesso aos estudos, em diferentes cidades, a milhares de jovens à educação superior. O projeto da Unijuí inclui, para os próximos cinco anos, a abertura de até 150 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Este processo está definido como política e estratégia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional”, salienta.

De acordo com o coordenador de Ensino a Distância da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, a Unijuí possui uma trajetória com mais de 60 de atuação e sempre vem renovando o ensino na região. “Temos um grande cuidado na criação dos nossos conteúdos, procurando fazer de um forma diferente e atrativa, sobretudo estimulando a autonomia dos estudantes”, complementa.

Polo Palmeira das Missões

(55) 3742-6207

(55) 98405-6862

poloead.pm@unijui.edu.br

Rua República, 414, Bairro Operário

Responsável: André Luis Brandão Amorim 

Polo Tenente Portela

(55) 3551-1989

(55) 99960-2678

poloead.portela@unijui.edu.br

Av. Itapiranga, 117, Centro

Responsável: Nadir Fleck Grassioli 

            

Novas turmas

A Unijuí está com ingresso aberto para novas turmas de Ensino a Distância até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação. Confira todos os detalhes e faça sua inscrição neste link

A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.

As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.

 


Pesquisa estadual que está mapeando o avanço da covid-19 retorna neste fim de semana a Ijuí

              

A pesquisa que está mapeando o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul está de volta em Ijuí. Após uma pausa de algumas semanas, quando foram concluídas as primeiras quatro etapas, o estudo retoma com os testes rápidos a partir deste fim de semana, dias 27 e 28. Serão realizadas mais quatro etapas, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2020. 

Neste sábado e domingo serão visitadas 500 residências em Ijuí, seguindo os mesmos protocolos já estabelecidos desde o início da pesquisa: as casas são escolhidas de forma aleatória, por sorteio, seguindo critérios do Censo do IBGE, e em cada casa uma pessoa é testada, também por sorteio, além disso é aplicado de um questionário para informações complementares. Para o teste basta apenas uma gota de sangue, em alguns minutos o resultado é informado. Desta forma, os dados são enviados diretamente à coordenação da pesquisa, que é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Governo do Rio Grande do Sul. A Unijuí não divulga os resultados antes da coordenação, que deverá divulgar as informações em 48 após a conclusão da coleta de testes e dados.

Serão mais de 30 voluntários nas ruas neste fim de semana, todos eles testados para a covid-19, identificados e com equipamentos de segurança. Eles também foram treinados e receberem todas as orientações para seguir os protocolos do estudo. A Unijuí, que coordena a pesquisa em Ijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e demais cursos de Graduação na área, reforça o pedido de colaboração da comunidade para que recebam os voluntários da pesquisa e participem deste importante estudo. Em caso de dúvida, a comunidade pode entrar em contato com os órgãos de segurança do município para verificar a abordagem dos voluntários da pesquisa, pelo número: 3332-0150, com a Brigada Militar. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 9 9182 6453 e (53) 9 8409 0884.

Se você ainda tem dúvida, consulte este guia de perguntas e respostas elaborado pela Unijuí sobre o estudo, que é denominado EPICOVID-19: acesse aqui. 

Cronograma das novas etapas

Etapa 5: 27-28 de junho

Etapa 6: 25-26 de julho

Etapa 7: 22-23 de agosto

Etapa 8: 26-27 de setembro

Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas. 

 

Mais sobre o estudo

O governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. 

Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, neste link.

 


Horizontes da Educação: instituições de ensino debatem mudanças e caminhos em razão da pandemia

                 

A pandemia da covid-19 provocou grandes e profundas mudanças na sociedade, e a educação foi um dos setores profundamente afetados. Para que ela não interrompesse suas atividades pedagógicas e administrativas devidamente planejadas, universidades, centros universitários, faculdades e escolas se desdobraram e se adaptaram, migrando para uma rotina pedagógica de emergência, determinada pelo MEC, e para a segurança da saúde de todos: estudantes, professores, técnicos-administrativos, e suas famílias. O ensino e a aprendizagem mudaram, mas como será o “novo futuro” da educação pós-pandemia? esta foi a provocação e norte do Webinar Internacional “Enfrentamento à Covid-19: Horizontes da Educação”, realizado nesta semana.

Com a participação de conferencistas do Brasil e de outros países, o evento, realizado de forma totalmente online e gratuita, ocorreu de segunda (22) até esta quarta-feira (24), promovido por diversas entidades do setor educacional: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e o Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (Forcom).

Na programação, foram debatidas importantes temáticas, compreendendo novas perspectivas, práticas e estudos mundiais mais recentes para que reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico possam fazer o possível para voltar à presencialidade com o menor nível de risco possível. A proposta de um Protocolo Educacional de retorno às Atividades Escolares e Acadêmicas, considerando que algumas instituições já começaram a implantar em suas unidades, antevendo possível retorno, também será compartilhado em nosso hotsite para inspirar quem ainda não as produziu. Foram abordados três dimensões que impactam diretamente na dinâmica da presencialidade – epidemiológica, pedagógica e jurídica. Ouviremos conferencistas nacionais e internacionais que atuam diretamente em cada uma dessas dimensões e que estão dedicados em trabalhos estratégicos e de pesquisa sobre a covid-19.

Confira os debates da íntegra:

           

           

            

 

 

           

Confira todos os detalhes no site oficial do evento, acessando este link. 


Meteorologia, Tecnologia e a Sociedade em estudo na EFA

               

A turma C61, recebeu na manhã do dia, 24 de junho, um convidado especial para a aula de Ciências: o meteorologista Dr. Daniel Caetano dos Santos, que atua como servidor da meteorologia da UFSM.

A convite da professora Mariana Trevisan, ele conversou com os estudantes sobre a importância do profissional da área, o que ele faz, os equipamentos que usa e como as informações obtidas por eles são importantes para o nosso dia a dia, bem como a previsão do tempo, alertas de tempestades, mudanças climáticas e desenvolvimento tecnológico.

Segundo a professora Mariana, esta fala vem ao encontro do estudo que a turma está realizando sobre o ar e a atmosfera, como ela influencia e permite a vida dos seres no nosso planeta. "Dentro desse assunto fazemos várias abordagens sobre o nosso dia a dia e como os fenômenos naturais podem facilitar ou dificultar alguns processos como: de que forma a altitude influencia em jogos de futebol? e como os pneus do carro sem a devida calibração podem gastar mais combustível?... Dessa maneira o aluno compreende que faz parte do ambiente e é de sua responsabilidade entender e cuidar para preservar", observa.

Segundo a orientadora pedagógica, Eduarda Burckardt, que acompanhou a atividade, a possibilidade de receber profissionais de outras instituições nas nossas aulas é  magnífico. É importante nesse nosso formato de aulas online potencializar a aprendizagem dos alunos de diferentes maneiras. A aula foi dinâmica e os alunos fizeram muitas relações com os conceitos já estudados!


Unijuí organiza calendário de recuperação de atividades presenciais com protocolos de segurança

             

A Unijuí, desde o dia 19 de março, em razão da pandemia, está cumprindo o calendário acadêmico dos cursos presenciais de forma online. O primeiro semestre já está se encaminhando ao final desta forma, porém, algumas disciplinas que envolvem atividades práticas ou estágios, precisam ser realizadas presencialmente. Desta forma, a Universidade está organizada para atender estas demandas, no intuito de garantir que os estudantes não tenham prejuízo acadêmico e possam realizar estas atividades com segurança.

As primeiras práticas iniciaram nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para estudantes de Agronomia e Engenharia Civil, seguindo a Portaria do MEC nº 544/2020 que regulamenta diversas situações e também autorização dos Governos Estadual e Municipal, a partir de um Plano de Contingência e calendário apresentado pela Universidade.

As atividades vão acontecer de forma gradual, escalonada, evitando aglomerações, dando preferência, neste momento, para turmas de formandos. Cada curso está organizando um calendário de recuperação de aulas práticas e, segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, nem todas as turmas vão conseguir recuperar de imediato estas aulas, o que também deve ocorrer ao longo do segundo semestre. Outras medidas de segurança adotadas são medição de temperatura, uso obrigatório de máscara e outros EPI’s, além da disponibilização de álcool em gel.

A Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, gravou um vídeo comentando estas questões. Confira na íntegra: 

                

Atividades presenciais e online

Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, a Unijuí publicou portaria própria, regulamentando diversas situações, entre elas: 

A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino. Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais.

Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daqueles cursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.

Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.

Confira Nota oficial sobre esta situação na íntegra neste link

 


Sala de realidade aumentada: conheça mais uma meta do Projeto Cidade Criativa e Inteligente

Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens. Confira agora a Metas 5 do Projeto,  a Estruturação da Sala de realidade aumentada.

            

A Sala de Realidade Aumentada (RA) pretende combinar elementos virtuais e reais, proporcionando interação em tempo real e é concebida em três dimensões. Será um espaço para o desenvolvimento e testes de novas aplicações, soluções, além de cursos de capacitação e aprendizagem.

Este tipo de laboratório propicia a simulação e a produção de protótipos em ambiente virtual para testes e treinamentos. Além disso, possibilita a correções de projeto antes da sua implementação física. Segundo professor Edson Padoin, coordenador do curso de Ciência da Computação, trata-se da criação de projetos interativos que simulam o mundo real com alto realismo, a simplificação das fases de elaboração de projetos e produtos, a simulação de etapas e suas ações durante a execução dos projetos em ambiente 3D para detecção de erros.

Além disso, neste espaço será permitido o desenvolvimento de protótipos para simular, exibir, configurar e detalhar o funcionamento de máquinas complexas em contextos semelhantes à realidade, mas em ambiente virtual, bem como o treinamento de profissionais, ampliando os métodos tradicionais com recursos visuais e interativos com realidade virtual aumentada, a ampliação da interface homem-máquina (IHM) por meio de protótipos e simulação. A sala de realidade aumentada será disponibilizada também para alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral e por fim, permitirá a qualificação de pessoas para atuarem em processos perigosos, atendendo normas de segurança.

“Estas qualificações ocorrerão através de oficinas de aprendizagem das possibilidades de uso da realidade aumentada, oficina de “Indústria Criativa - aulas para criação de vídeos e publicação de conteúdo nos meios digitais” e oficina “Aprendendo a criar vídeos e utilizar as redes sociais para a divulgação e publicação desses conteúdos”, complementa o professor.

Saiba mais sobre o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores. 

Confira todas as metas previstas:

- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira

- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid. Acesse aqui

- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação. Acesse aqui. 

-  META 4: Estruturação do Espaço Coworking. Acesse aqui. 

-  META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.

 - META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.

 


Estudo sugere que o distanciamento social insuficiente pode estar relacionado com o rápido aumento de casos de covid-19 em Ijuí

             

Um estudo da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, relacionando a adesão ao distanciamento social e a rotina diária da população de Ijuí com a evolução no número de casos de covid-19, sugere que as medidas de prevenção realizadas nos meses de abril e maio podem ter sido insuficientes para evitar o aumento na transmissão do coronavírus na cidade. O estudo demonstra que o distanciamento social estava em torno de 66% no início de abril, sendo diminuído para aproximadamente 50% no final do mês de maio, coincidindo com o aumento de cerca de três vezes no número de casos em Ijuí (entre 24/5 e 7/6), alcançando os 100 casos no dia 21/06, duas semanas antes do previsto (05/07) considerando uma estimativa de crescimento rápido (exponencial) de casos na cidade.

O estudo sugere que a implementação de medidas de prevenção que promovam  uma diminuição de 50% na taxa de transmissão do coronavírus nos próximos 15 dias, pode ter um importante efeito na redução do número de pessoas expostas ao vírus. Com a redução da taxa de transmissão, a proporção da população exposta poderá reduzir para 20% em um cenário no qual 80% da população de Ijuí poderá estar exposta ao vírus caso nenhuma medida for tomada. Consequentemente, esta redução na exposição terá impacto direto na diminuição no número de infectados, hospitalizações e mortes, evitando ou atenuando a sobrecarga no sistema de saúde público e privado. Assim, os autores reiteram a importância do cumprimento das medidas de prevenção recomendadas pelos decretos municipal e estadual. 

Os dados utilizados para esta análise foram obtidos a partir dos resultados da pesquisa epidemiológica sobre o coronavírus (EPICOVID19-RS) realizada quinzenalmente pela Unijuí em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os resultados correspondem ao comportamento social informado de 1.750 moradores de diferentes bairros de Ijuí, de todas as idades. O estudo epidemiológico em Ijuí, que tem como coordenadora local a professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Evelise Moraes Berlezi, terá mais quatro rodadas previstas, sendo a próxima já no final de semana (dias 27 e 28 de junho). 

O artigo intitulado “Insufficient social distancing may be related to a future COVID-19 outbreak in Ijuí-Brazil: Predictions of further social interventions.” (tradução aproximada: distanciamento social insuficiente pode estar relacionado a um futuro surto de casos de COVID-19 em Ijuí-Brasil: Predições sobre intervencões sociais adicionais.) está divulgado no modo online, no link  https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.06.22.20132910v1. Os autores optaram pela divulgação no modelo pré-print (divulgado mesmo antes da revisão científica de especialistas), considerando a urgência na divulgação dos resultados, a fim de contribuir como alerta à população acerca da importância e relevância dos cuidados necessários, como o distanciamento social, higienização e uso de máscara, que devem ser tomados neste momento em que a transmissão do coronavírus na cidade está em pleno crescimento. Além disso, embora com base em dados locais, o estudo pode gerar generalizações que podem ser consideradas para outras cidades e subsidiar medidas de políticas públicas e uma melhor compreensão entre os níveis de adesão necessários de distanciamento social para conter a pandemia. 

Os autores destacam, ainda, que este tipo de estudo só pode ser realizado devido a participação cuidadosa e eficiente da equipe de voluntários da pesquisa EPICOVID19-RS em Ijuí, composta principalmente de estudantes dos diferentes cursos da área da saúde e biológicas da Unijuí (Biologia, Biomedicina, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição) e alunos do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (Programa em associação entre a Unijuí e Unicruz), assim como pela ampla divulgação de informações sobre os casos de covid-19 do município de Ijuí.

            


Meio Ambiente e futuro pós-pandemia são temas do Concurso Literário lançado pela Unijuí FM e Unijuí

        

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e o Curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estão lançando oficialmente o Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, atividade que integra a edição 2020 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí. 

A ideia é que os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escrevam um conto, transportando-se para o futuro, fabulando um enredo envolvendo as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente. O autor poderá dar à pandemia um fim utópico, com a história num viés mais otimista, projetando seus sonhos e aquilo que anseia, ou um fim distópico, projetando seus pesadelos, inquietações e aquilo que teme. O texto deverá ter o meio ambiente como fio condutor da temática, com até duas páginas escrito à mão ou até 30 linhas fonte Arial 12, se digitalizado.

Neste ano, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, os textos poderão ser enviados para o e-mail concursoliterario@unijui.edu.br até o dia 21 de agosto, ou entregues na secretária da UNIJUÍ FM, como em outras edições. O Concurso Literário 2020 tem apoio da Fonte da Ilha – Água Mineral NaturalUnimed Noroeste RSBem Seguro Corretora de SegurosYázigi Ijuí – Você Cidadão do Mundo e NetCopy – Gráfica Digital. O regulamento do Concurso Literário poderá ser conferido na íntegra clicando aqui.  

Premiações

A partir de critérios estabelecidos pela comissão de avaliação do Concurso Literário, serão selecionados os dez melhores contos, entre todos os inscritos do 6º ao 9º anos. Todos os alunos selecionados e seus professores orientadores receberão certificado de participação e terão suas redações transformadas em podcast (áudio) para serem veiculadas na programação e nas plataformas de streaming da emissora.

A novidade desta edição fica por conta da premiação para o aluno classificado em 1º lugar, que receberá uma bolsa de estudos 100% gratuita num curso de Inglês do Yázigi Ijuí, para um período de um ano.  

Site com informações

Neste ano, a UNIJUÍ FM também preparou um site para a edição 2020 do Concurso Literário: http://bit.ly/literatura2020. A comunidade escolar poderá usar este endereço eletrônico para ficar por dentro do regulamento, do gênero literário, das datas, critérios de seleção, premiações, etc.. Como a temática deste ano pede aos estudantes que se projetem ficcionalmente no tempo, num enredo utópico ou distópico, o site também apresenta uma aba com dicas de literatura e filmes que tem esta temática, para que sirvam de inspiração na hora da construção das redações. 

           


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