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Gravação de documentário destaca ligação entre o Madp e a memória indígena

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) foi um dos espaços da gravação do documentário “Das Missões ao Rio Grande: a Tekoa Y’yrembé e o Jeguatá”, financiado pelo Edital nº 10/2023 - Lei Paulo Gustavo - SMCEL do município. A equipe responsável escolheu o Museu devido à diversidade de objetos e informações históricas sobre os povos indígenas ali preservados.

O projeto conta com a colaboração do Cacique Mbya Guarani Eduardo Ortiz, da aldeia Tekoa Y'yrembé de Rio Grande. Durante as gravações, o Cacique Eduardo destacou sua trajetória e a migração de seu povo de São Miguel das Missões até o Rio Grande.

Leonardo Cunha, integrante do projeto, enfatizou que, ao conhecer o acervo e registrar junto ao Cacique Eduardo, é possível preservar materialmente essa memória para as próximas gerações. Ele ressaltou, também, como essa memória está viva no coração de cada Guarani. Além disso, Cunha destacou a importância de difundir a cultura indígena não apenas entre os Guarani, mas também entre os não indígenas, aproveitando a oportunidade proporcionada pelo Museu.

O Cacique Eduardo Ortiz salientou que conhecer os instrumentos preservados no Museu estabelece uma conexão com aqueles utilizados pelos grupos do passado. Ele enfatizou a importância do trabalho de preservação desses objetos, como uma forma de mostrá-los às próximas gerações, tanto indígenas quanto não indígenas.


Unijuí oferta tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Se o seu objetivo é atuar na área de gestão de pessoas, você não deve deixar de conhecer o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, ofertado pela Unijuí na modalidade Ensino a Distância (EaD). Com duração de dois anos e meio, o curso prepara os estudantes para atuar na gestão de pessoas com visão empreendedora, capacidade crítico-reflexiva e postura ética, cidadã e sustentável.

O curso também prepara para atuar em organizações no desenvolvimento de diagnósticos e elaboração de planos de ações, implementando, avaliando e modificando planos e processos na gestão de pessoas, potencializando o desenvolvimento das organizações da região.

Com tradição de mais de 40 anos de formação na área de gestão e negócios, a Unijuí oferta o tecnólogo com um percurso formativo organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e projetos integradores desde o início do curso. 

Como apoio às atividades práticas do curso, os estudantes contam com o Laboratório de Gestão e Negócios, que oportuniza o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria a empresas. 

Os estudantes têm, ainda, a possibilidade de realizar intercâmbios, viagens de estudo, oficinas e estágios, podendo, também, participar de projetos de pesquisa e de extensão.

Para se inscrever no Vestibular EaD, acesse unijui.edu.br/ead


ERI promove Café Internacional para recepcionar estudantes estrangeiros da Unijuí

Com a proposta de aproximar, integrar e recepcionar os estudantes estrangeiros, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, promoveu, na noite dessa segunda-feira, 8 de abril, o Café Internacional. A atividade buscou dar as boas-vindas aos estudantes e proporcionar uma recepção aos acadêmicos que ingressaram neste semestre na Universidade, bem como celebrar a conquista daqueles que alcançaram seus objetivos no meio acadêmico no último semestre. 

O Café Internacional contou com a participação de cerca de 15 estudantes internacionais, assim como de egressos da Universidade, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, a assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, e os professores Roberto Carbonera e Angélica Cristiane Moreira. 

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destaca que o encontro é uma oportunidade para que todos possam se aproximar. Reforça, também, que é importante que todos possam se ajudar e que aproveitem o tempo de estudos na Unijuí. 

“É uma alegria compartilhar este momento, que é de integrar. Quero lembrar que estar aqui é uma grande oportunidade, pois a Unijuí conta com uma série de possibilidades e espero que todos possam aproveitar ao máximo. Temos alunos que estão indo para o doutorado em outras instituições pois aproveitaram as oportunidades que tiveram, saíram do seu país e estão conquistando o seu espaço, o que é uma grande satisfação para todos nós da Instituição”, ressalta 

A assessora do ERI, Vanderléia Haiski comenta que o Escritório está à disposição de todos os estudantes internacionais e que em qualquer circunstância ou dificuldade pode ser procurado. “Estamos todos aqui para auxiliar os acadêmicos estrangeiros no que precisarem. Queremos que todos vistam a camisa da Unijuí como sua nova casa de estudo e que busquem seus objetivos, em especial, a formação. Não percam o foco”, disse. 

Atualmente, a Unijuí conta com cerca de 20 estudantes estrangeiros, vindos de países como Argentina, Angola, Benin, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Reino Unido e Senegal. Os estudantes, em sua maioria, ingressam em cursos de mestrado e doutorado na Unijuí, mas também há estudantes regulares de graduação e uma ETA (English Teaching Assistant). 

Na pós-graduação, a Unijuí tem um edital anual que oferta vagas nos cursos de mestrado e doutorado com gratuidade, como forma de fomentar a internacionalização. Os estudantes estrangeiros encaram o desafio de aprender a Língua Portuguesa e se integrar na comunidade em um curto espaço de tempo. “Para a Unijuí, é uma alegria contar com a presença de estudantes de diversos países, enriquecendo a troca de conhecimentos, de idiomas e cultura, bem como fortalecendo conexões com universidades e instituições parceiras no exterior”, complementa Vanderléia.


Encontro com reitores marca oficialmente o início do programa Professor do Amanhã

Um café da manhã, realizado nesta terça-feira, 9 de abril, marcou oficialmente o início das aulas do programa Professor do Amanhã nas 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICEs) contempladas pela iniciativa do governo gaúcho. Com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, da titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, e da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, os reitores e representantes das Ices debateram o programa e atualizaram dados sobre os matriculados nos cursos de licenciatura. Do encontro, participou o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.

O programa Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-governador, e executado pela Sict. Em seu primeiro edital, inédito no país, o programa concede mil bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos alunos e de R$ 800 para a ICE, como forma de custeio da vaga, durante quatro anos nos cursos de Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia. 

O governador Eduardo Leite celebrou o encontro com os reitores e parabenizou a mobilização das instituições. “Estamos convencidos da importância desse programa na formação de professores para enfrentarmos o apagão que vem acontecendo nas licenciaturas. Hoje, o Estado tem capacidade de fazer esses investimentos e não podemos dar nenhum passo para trás", afirmou.

"Sabemos do vínculo profundo que as instituições de ensino têm nas regiões, com relevância em pesquisa, projetos e formação qualificada. Agora, formamos um compromisso conjunto pela educação do Estado. Sou muito feliz por ser governador de um Estado que possui uma mobilização comunitária tão forte”, salientou Leite.

Durante a manhã, o vice-governador Gabriel Souza apresentou números atualizados e frisou a importância do programa. “O Professor do Amanhã tem dois grandes objetivos: o primeiro é formar novos professores para o Estado e o segundo é fortalecer as instituições comunitárias para realizarem a formação desses novos profissionais com qualidade. Queremos seguir trabalhando juntos, pois a educação é a estratégia central do governo”, disse.

As 11 instituições contempladas pelo programa são: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Feevale, Universidade Franciscana (UFN), Universidade La Salle (Unilasalle), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade do Vale do Taquari (Univates). O recorde de inscrições aconteceu na UPF, com 1.192 candidatos para 100 vagas. 

Para Simone, a grande procura pelas vagas indica o interesse das pessoas nos cursos de licenciatura, potencializada por políticas públicas eficientes. “Esse tem sido um dos momentos relacionados à educação superior mais emocionante dos últimos tempos. Temos notado muita empolgação nos alunos e nos professores com a iniciativa. Sabemos que a questão da bolsa-auxílio é um diferencial, o que comprova que realizamos uma política pública bem construída e eficiente”, comemorou. 

A crise na educação superior foi destacada pelo presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Unisc, Rafael Henn, que endossou a necessidade de o governo trabalhar em conjunto com as instituições para entregar melhores profissionais à sociedade. “Estamos muito felizes de ver que a educação realmente é um dos pilares desse governo. A educação superior, desde 2015, passa por dificuldades em encontrar políticas públicas eficientes no que diz respeito ao acesso e à permanência. Esse programa é um primeiro passo: queremos ajudar a sociedade através das nossas estruturas e vamos fazer isso com o Professor do Amanhã. Nossas Ices nasceram formando professores e podemos garantir que a sociedade vai receber mil profissionais muito bem capacitados”, declarou. 

A construção do programa e a definição das áreas prioritárias foi relembrada por Stefanie. “Levamos em conta a baixa formação de profissionais em algumas áreas, somada ao alto número de aposentadorias. Chegamos nessas cinco áreas priorizando português e matemática, por exemplo, em função da pandemia de covid-19, que afetou o aprendizado dos nossos estudantes. A nossa estratégia passou pela priorização do que ia faltar primeiro. Mas nos comprometemos a revisar essas prioridades a cada ciclo”, detalhou. 


V Aud Week e Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias têm início na Unijuí

Teve início nesta segunda-feira, 8 de abril, de forma online, a Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias da Unijuí, envolvendo os cursos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação. A abertura também marcou o início da V Aud Week - Semana da Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Universidade. 

Embora cada Semana Acadêmica conte com uma programação específica, nesta segunda-feira, as atividades foram compartilhadas por todos os cursos. Conforme destacou o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, esta abertura começou a ser pensada durante uma reunião com os coordenadores de cursos. “Nós sabíamos da importância de um evento em conjunto e precisávamos de um tema para unir todos os cursos. Foi então que pensamos na inovação e buscamos junto à Criatec, ou melhor, junto à coordenadora, Maria Odete Palharini, ajuda para a escolha dos painelistas”, explicou o docente, lembrando que a Universidade vem colocando a inovação como destaque em todas as suas ações.

Neste primeiro dia, foi realizado o painel “Empreendendo o Futuro”, que teve como objetivo abordar a temática da inovação de forma colaborativa, a partir de diferentes visões, explorando fronteiras do conhecimento técnico para empreender e inovar. 

O tema se desdobrou em outros subtemas, como “Empreender e Inovar”, trabalhado por Guilherme Silva de Oliveira, engenheiro com mais de 16 anos de experiência na área de inovação e tecnologia aplicada no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos, e cofundador do Juntos Coworking.

Outro assunto debatido foi “Inovação além das fronteiras do Brasil”, que esteve a cargo de Eduarda Schneider, fundadora e CEO da Agricon Business. Eduarda é publicitária, pós-graduada em Gestão do Agronegócio, com MBA em Marketing Estratégico (ESPM-Sul).

Por fim, também foi debatido o tema “Aprendendo com quem já fez”, a partir de dois palestrantes: Roberto Hass, engenheiro civil (UFPel) com experiência internacional em Topografia e Infraestrutura, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis e gestor da empresa AERO Topografia; e Serginho Finger, cofundador e CEO da Trashin, coordenador da área de Parcerias Estratégicas. Ele é mentor de startups em programas e eventos de repercussão nacional e internacional, como InovAtiva Brasil, sendo reconhecido como Mentor Destaque em 2022.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Inscrições para o Desafio de Inovação Socioambiental terminam nesta quinta-feira

O Desafio de Inovação Socioambiental, organizado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, em parceria com as empresas Novatech Agro e 3 Tentos, encerra nesta quinta-feira, dia 11 de abril, seu período de inscrições. O evento ocorrerá nos dias 15 e 22 de abril, nos turnos da tarde, no Espaço + Inovação Unijuí.

O Desafio de Inovação Socioambiental é um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para os desafios de empresas que serão apresentados no dia da abertura do evento. O objetivo da iniciativa é fomentar a proposição de possíveis soluções que possam causar impacto socioambiental, além de proporcionar a experiência de desenvolvimento de um negócio. O evento propicia, ainda, que características empreendedoras sejam despertadas junto aos participantes, que podem exercitar a capacidade de criar, resolver problemas e encontrar soluções.

Qualquer pessoa, com 16 anos ou mais, pode participar do evento e vivenciar esta experiência enriquecedora, aprendendo uma metodologia que poderá ser utilizada em outras áreas da vida.

Interessados podem se inscrever neste link. Os participantes terão todo o suporte de um grupo de mentores, que vão auxiliar na estruturação das ideias, sendo que, ao final do evento, será concedido um certificado de participação de 20h.

A premiação será de R$ 1 mil para o primeiro lugar e de R$ 800 para o segundo colocado. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelos telefones 55 3332 0212 ou 99128 - 6961.


Unijuí oferta curso sobre controle biológico por meio de predadores e parasitóides

Na busca global por soluções sustentáveis na agricultura, o controle biológico emerge como um dos tópicos mais debatidos. O Brasil, já destacado como líder na agricultura, possui potencial para conquistar o protagonismo também no âmbito do controle biológico em regiões tropicais. Neste sentido, a Unijuí oferta o curso “Controle Biológico de Pragas - Entomófagos”.

O curso, destinado a estudantes e profissionais de Agronomia, técnicos em Agropecuária e público em geral, abordará os fundamentos do controle biológico por meio de predadores e parasitóides, explorando as ordens de insetos predadores e parasitóides, suas características distintivas e principais famílias. Além disso, serão trabalhados os grupos animais com formas predatórias e examinada a diversidade de tipos de parasitismo. 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de abril, neste link. A qualificação ocorrerá de forma presencial no campus Ijuí no dia 10 de maio, das 18h30 às 22h30 e 11 de maio das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.  


Jornada de Pesquisa 2024 da EFA tem início com atividade interativa no Madp

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, deu início, na última semana, à Jornada de Pesquisa 2024. A atividade, que acontece todos os anos, vai se estender até o fim de maio e envolve as turmas de Educação Infantil até o Ensino Médio, com o objetivo de incentivar com que os estudantes façam pesquisas científicas desde o início dos seus estudos e promover o conhecimento. 

Neste ano, o tema será "Invenções que transformaram a humanidade". A primeira etapa de pesquisa ocorreu no Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp, onde os estudantes participaram de um circuito visual e mapearam informações sobre as invenções que moldaram a sociedade ao longo do tempo. Foram feitas atividades interativas, as quais proporcionaram uma experiência de aprendizado.

“Não poderíamos deixar de começar a nossa Jornada de Pesquisa senão no Museu, que é nosso lugar de pesquisa especial, pelo acervo completo que possui e por retratar todas as transformações e evoluções das invenções que transformaram a humanidade, o que vem de encontro com o tema deste ano da Jornada de Pesquisa”, ressalta a professora Joice Lemanski. 

A docente Mariane Bach comenta que os estudantes estavam ansiosos por começar a atividade e que têm curiosidade por descobrir e saber mais. São cerca de 140 estudantes participando da Jornada. “Todos vão passar por fases de leitura, pesquisa e sistematização para apresentarem. Vamos fazer estudos a partir de fotos, visitas ao Museu, pesquisa em livros e na internet. Tudo isso para que possamos mostrar às crianças que eles também podem ser pesquisadores”, relata. 

A museóloga Aline Mota destaca que as atividades de pesquisa e reconhecimento do Museu são importantes. Também reforça que a EFA é uma parceira de longa data e que as crianças aprenderam com a visita. “Algumas delas estão tendo o primeiro contato. Conhecem o espaço, apontam os elementos que acham interessantes e levam até a sala de aula para ter uma discussão mais aprofundada”, finaliza.


Pitch Day marca o encerramento da primeira trilha de conhecimento do programa Decolar da Criatec

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí promoveu na noite da última quarta-feira, 3 de abril, um Pitch Day para a apresentação dos nove projetos que participaram da jornada de qualificação do programa de pré-incubação Decolar da Criatec. Ao todo, foram 36 empreendedores que participaram dessa jornada.

Na ocasião, os empreendedores tiveram a oportunidade de tirar suas ideias do papel, durante uma jornada de 11 módulos que possibilitaram aos participantes desenvolver, testar e validar suas ideias. Como mentores, participaram Carina Mello Reichert, Raíssa Schorn, Leonice Parnoff, Patrícia Lazzarotti Garcia, Carlos Linassi Regasson, Bibiane Ricco, Thais Teixeira Pinto, Marcia Almeida, Marcos Almeida e Plinio Gomes.

Conforme Bibiane Ricco, que foi uma das facilitadoras do programa, poder contribuir na Trilha Decolar foi muito gratificante. “Conseguimos interagir com os futuros empresários e transmitir leveza para a gestão financeira”.

Segundo Márcia Almeida, facilitadora do módulo sobre marketing, “participar da edição do Decolar da Criatec com uma qualificação coletiva sobre marketing foi uma experiência de muito aprendizado. A aplicação eficaz do marketing é fundamental para o sucesso dos novos negócios em um mercado competitivo. A partir das trocas com a turma, entendemos que o cenário atual envolve uma concorrência cada vez mais acirrada, em que a atenção dos consumidores é disputada. Dessa forma, o marketing desempenha um papel crucial na construção de uma marca forte, na geração de demanda e na conquista de clientes”, disse.

Neste primeiro ciclo do programa - edição de 2024, participaram empreendedores de Ijuí e integrantes das equipes vencedoras do Startup Weekend, realizado em Panambi, em 2023. “Acompanho a execução dessa jornada e, em todas elas, há pessoas com diferentes perfis, diferentes negócios, sendo a trilha enriquecedora e significativa para cada participante", frisou Elizandra Pinheiro da Silva, analista de Planejamento da Criatec, responsável pelo programa.

A banca contou com a participação de Luana Mozzaquatro, contadora pela UFSM, especializada em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. A convidada já atuou na Incubadora Tecnológica da UFSM, aceleradora de startups e na indústria. Ela acredita no poder transformador do empreendedorismo e atualmente atua como CEO na Vórtex Aceleradora. Também participou Lucas Escher, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão e Negócios, que atua como gestor na Criatec - campus Santa Rosa. Ele é sócio da empresa Elede, integrante da comissão de Inovação e Tecnologia da Fenasoja e do Hortigranjeiros, voluntário do programa Decola da Acisap, avaliador do Innovativa Brasil, coordenador nacional do Rally Latinoamericano de Innovación, mentor em Hackathons, desafios empreendedores e projetos integradores e professor de programa de qualificação profissional para jovens.

A abertura do Pitch Day foi realizada pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Daniel Knebel Baggio, e contou com a participação da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, e da gestora do Instituto Agregar de Panambi, Patrícia Lazzarotti Garcia.


Projeto Física para Todos leva ensinamentos sobre astronomia à Escola Rui Barbosa, em Ijuí

O projeto de extensão Física para Todos da Unijuí participou, na última semana, das comemorações dos 130 anos da Escola Estadual Rui Barbosa (Ruizinho). O evento, chamado de “Um olhar diferente para o Céu: Ruizinho 130 anos”, buscou apresentar aos estudantes e comunidade em geral conteúdos sobre astronomia a partir de uma exposição feita nas dependências do ginásio de esportes da escola. 

A participação do projeto Física para Todos se deu a partir da exposição visual de banners sobre astronomia e com uma mostra sobre o sistema Solar em escala de tamanho, com informações completas sobre cada planeta, luas, e o Sol. Ao todo, mais de 1,3 mil pessoas passaram pela exposição nos dois dias de atividades. 

Conforme o coordenador do Física para Todos, professor Nelson Toniazzo, a atividade foi importante para a divulgação do projeto e, também, para a proposta que ele tem em apresentar os diversos ramos da ciência. “Atividades dessa natureza vem ao encontro do objetivo do projeto que é de promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade seja pessoas escolarizadas e não escolarizadas”, destaca. 


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