Na tarde desta quarta-feira (12), o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), em parceria com a Unijuí, o Núcleo de Desenvolvimento Humano e o Programa Sinergia, realizou uma formação sobre o empoderamento feminino no mercado de trabalho. O evento, voltado aos colaboradores do Complexo Fidene, aconteceu no auditório do Museu e contou com a presença da professora doutora Jóice Graciele Nielsson, do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH).
A formação integrou a programação especial do Museu para o mês de março, dedicada à reflexão sobre a mulher na sociedade e no mundo do trabalho. Durante sua fala, a professora Jóice abordou desafios e avanços na inserção feminina no mercado, destacando a importância da equidade de gênero e do fortalecimento de políticas que garantam mais oportunidades para as mulheres.
A professora ressaltou a relevância de espaços de debate como este e a necessidade de avançar nas conquistas por igualdade. "Este é um mês especial, março é conhecido como o mês da mulher, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Criar espaços para refletirmos sobre o quanto avançamos nessa caminhada de luta por igualdade de direitos e o quanto ainda precisamos avançar para que tenhamos uma igualdade plena e formal em todos os espaços da nossa vida é fundamental."
Jóice também destacou a importância das diversas atividades organizadas pela Fidene neste mês. "Esta semana teremos várias atividades que tratam de temas como autocuidado e saúde da mulher, além de palestras sobre memória e história das mulheres. O Museu também apresenta exposições que falam sobre mulheres no poder e outros aspectos dessa temática. São momentos de reflexão para pensarmos sobre nossas condições, nosso modo de vida e buscarmos juntos caminhos para melhorar ainda mais a vida das mulheres e dos homens na sociedade."
A abertura do evento foi conduzida por Iselda Susasen Feil, diretora do Museu, que ressaltou a relevância do tema e o compromisso do Madp em promover espaços de debate e aprendizado. "Em nome da equipe do Museu, damos as boas-vindas e agradecemos a presença de todos. Esta formação não poderia ser mais pertinente. O lugar da mulher ao longo da história até sua atuação no presente é uma pauta essencial, e o Museu, durante este mês, está desenvolvendo diversas atividades para abordá-la. Além desta formação, promovemos duas exposições em parceria com o Sinteep Noroeste, a Coordenadoria da Mulher, o Centro de Referência da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ijuí e o Fórum Permanente da Mulher de Ijuí", destacou.
Após o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer as exposições promovidas pelo Museu “História do Trabalho da Mulher” e “Mulheres no Poder”. O evento proporcionou aos participantes um espaço para reflexão e troca de experiências, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com a valorização da mulher no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. A programação especial do Museu segue ao longo do mês de março, com atividades que ampliam a discussão sobre a presença feminina em diferentes âmbitos da vida social e profissional.