Nesta quarta-feira, 5 de julho, finalizaram as apresentações da Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Ao longo de quatro semanas, foram apresentados 294 PIs, nas áreas de Gestão, Saúde, Ciência da Computação, Psicologia, Direito, Engenharias, Medicina Veterinária e Agronomia, Design e Arquitetura e Urbanismo.
Os Projetos Integradores são componentes da Graduação Mais, onde os acadêmicos recebem desafios encaminhados pela comunidade e têm a missão de encontrar alternativas para as demandas, a partir do auxílio de professores e de mentores.
“Neste semestre, observamos que os PIs tiveram um ganho qualitativo muito importante, principalmente em relação à integração da Universidade com a sociedade”, destacou a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins. “Os estudantes demonstraram um amadurecimento no desenvolvimento dos projetos, apresentando soluções eficientes para os problemas que as entidades encaminharam. O resultado disso é uma implicação direta do ensino com a extensão, demonstrando, portanto, que os estudantes já estão diretamente envolvidos com a comunidade externa, a partir da sua área de formação, apresentando soluções para problemas reais”, completou.
Na segunda-feira, 3, as apresentações iniciaram à tarde, no campus Ijuí, com o PI Funcionamento do Organismo Animal, do curso de Medicina Veterinária, coordenado pelas professoras Marcella Linhares e Cristiane Beck; e com o PI Agroecossistemas, dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, a cargo dos professores Osório Lucchese e Vidica Bianchi.
As demais apresentações seguiram à noite, com o PI Grandes Desafios da Engenharia, dos cursos de Engenharias, orientado pelos professores Mauricio de Campos e Lucas Fernando Krug; com o PI A Computação e a Resolução de Problemas, do curso de Ciência da Computação, a cargo do professor Paulo Sausen; com o PI A Profissão, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, sob responsabilidade da professora Diane Johann; e o PI A Psicologia na Sociedade Contemporânea, do curso de Psicologia, coordenado pela professora Elisiane Schonardie Costantin.
O PI Estado, sociedade e constituição, do curso de Direito, sob responsabilidade dos professores Marcelo Loeblein e Jóice Nielsson, contou com apresentações na segunda, terça e quarta-feira. Já na terça-feira, também ocorreram as apresentações do PI Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição, do curso de Direito, no campus Ijuí, sob responsabilidade dos professores Patrícia Borges Moura e Thiago dos Santos da Silva; e do PI Grandes Desafios da Engenharia, da professora Patrícia Pedrali, no campus Panambi.
Os Projetos Integradores foram implantados no início de 2021 e, até agora, têm apresentado um progresso significativo, segundo Mariane. Para ela, este desenvolvimento está diretamente relacionado à capacidade dos cursos, a partir dos professores, coordenadores e NDEs (Núcleos Docentes Estruturantes), de avaliar e melhorar o processo de ensino. “O resultado disso é o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de enfrentar desafios do mundo real, aplicar o conhecimento acadêmico e gerar impacto positivo na sociedade. A integração entre a Universidade e a comunidade externa, bem como o suporte contínuo dos professores e mentores que atuam no processo de ensino, fornecendo suporte teórico, mediação e experiência profissional, foram elementos essenciais nessa trajetória de crescimento e amadurecimento dos PIs”, afirmou.
Mariana Ribas, acadêmica do primeiro módulo do curso de Psicologia, no campus Ijuí, avaliou como “extraordinária” a participação no seu primeiro Projeto Integrador. “Foi rico conhecer profissionais da região e carregar mais este conhecimento em nossa bagagem, válido não só para a vida profissional, mas também pessoal”, disse.