Novos coordenadores de curso da Unijuí passam por imersão formativa - Unijuí

Novos coordenadores de curso da Unijuí passam por imersão formativa

Os dias 04 e 05 de julho foram marcados por um programa de formação preparado para os novos coordenadores de curso da Unijuí, que assumiram suas funções oficialmente no dia 03 deste mesmo mês. As atividades, denominadas “Imersão dos coordenadores de curso: a coordenação e a gestão universitária”, foram realizadas em ambiente externo à Universidade,

Abrindo a programação, o professor doutor José Sausen realizou uma sensibilização sobre governança a partir da abordagem “O processo decisório na Universidade e os desafios dos coordenadores de curso”. Ele explicou a organização burocrática funcional e racional do processo de governança em uma Universidade, acrescentando que “há três tipos de desafios para os coordenadores. Os desafios pedagógicos, que envolvem:  Assegurar a execução qualificada do PPC e sua permanente adequação; Zelar para que no fazer das atividades acadêmicas ligadas ao curso o princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão; Construir canais permanentes de diálogo entre professores, estudantes e a comunidade externa. Os desafios administrativos, que envolvem: Compreender a dinâmica do processo decisório da Universidade e ter capacidade de conviver com as contradições que são inerentes a esse tipo de organização; Utilizar o planejamento do curso como um instrumento de gestão; Assumir a função de coordenação com profissionalismo, responsabilidade, comprometimento e sensibilidade. E os desafios estratégicos, que envolve: Garantir a sobrevivência do Curso; Fazer do Curso uma resposta resolutiva à sociedade e/ou ao mercado de trabalho; Desenvolver a consciência junto ao grupo de trabalho que o curso é uma parte de um Projeto Institucional, em que a Universidade não é apenas a soma do conjunto dos cursos existentes, mas o resultado das relações e contribuições das partes”.

Ainda pela manhã, a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, realizou uma apresentação da atual estrutura da Universidade, apresentando aos novos coordenadores o Estatuto e Regimento da instituição e como as ações dos coordenadores estão intrinsecamente ligadas a esse processo de desenvolvimento e continuidade da Universidade. À tarde foi realizada uma sensibilização com as profissionais Leonice Parnoff e Patrícia Sala sobre “Coordenação de curso: identidade e protagonismo na função”.

A quarta-feira foi marcada pela apresentação dos setores com maior envolvimento com os coordenadores durante a gestão, tais como a Central de Atendimento ao Funcionário, Coordenadoria de Gestão Acadêmica, Central de Atendimento ao Estudante, além de uma apresentação da estrutura orçamentária dos cursos realizada pelas assessoras da vice-reitora de Administração. Na parte da tarde, a Assessoria de Marketing e Núcleo de Captação e Prospecção Estudantil conversaram com os coordenadores sobre as estratégias vigentes e os processos seletivos nos quais eles se envolvem.

Para encerrar a imersão, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, realizou uma breve apresentação das articulações entre a vice-reitoria e os coordenadores de curso, deixando uma missão para ser pensada e produzida por eles para os próximos encontros da Câmara de Graduação, da qual todos fazem parte. “Quero que todos vocês olhem para os planos de ação que produziram para suas gestões de coordenação e, a partir de tudo que falamos aqui hoje, possam fazer o exercício de readequação dos processos, pensando de maneira prática, o que de fato é possível implementarmos, como faremos isso e com quem vamos contar e o tempo que vai levar para colocarmos em prática”, explicou.

A vice-reitora encerrou a programação agradecendo a participação e empenho de todos nos dias de formação, destacando a importância de momentos como esses para oxigenar os cursos e a própria instituição.