Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Unijuí aproxima estudantes da realidade profissional - Unijuí

Desde 2006, o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Unijuí vem desempenhando um papel fundamental na formação de profissionais de saúde. Ao longo dos anos, mais de 20 médicos foram preparados por meio dessa especialização que combina aprendizado teórico e prático.

O objetivo da Residência em Medicina da Família e Comunidade é habilitar os médicos a desempenharem papéis essenciais na Atenção Primária à Saúde, por meio do aprofundamento em três áreas cruciais: a prática médica clínica, a gestão e o sistema de saúde, bem como o ensino e a pesquisa. Podem inscrever-se na residência, profissionais graduados em Medicina e registrados em seu respectivo Conselho Profissional.

A coordenadora do curso, Fernanda Grinjo, esclarece que o médico de família e comunidade desempenha um papel vital na prestação de cuidados integrados e contínuos ao indivíduo, sua família e à comunidade em que estão inseridos. Isso é feito levando em consideração fatores culturais, socioeconômicos e psicológicos. "Nosso objetivo é formar médicos de família e comunidade que possuam as habilidades necessárias para serem solucionadores de problemas em ambientes de prática que abrangem os princípios da atenção primária à saúde, tais como: acesso, integralidade, longitudinalidade, coordenação do cuidado, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural", explica.

Os participantes do programa iniciam sua residência médica com uma experiência prática em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e a Secretaria Municipal de Ijuí. Durante os dois anos do programa, eles devem cumprir 60 horas semanais de atividades. Destas, 40 horas são dedicadas às atividades práticas nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), onde os estudantes são vinculados a uma ESF, juntamente com um preceptor de campo. As outras 20 horas são destinadas a atividades de terceiro turno, aulas teóricas, participação em congressos relacionados à área, planejamento e execução de projetos de trabalho de conclusão de curso, estudos e discussões de casos.

Em março de 2024, a médica e residente do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, Luisa Cascaes dos Santos, concluirá sua formação. Ela compartilha sua experiência enriquecedora de estar em contato com pacientes e colegas de profissão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cruzeiro do Sul e Balneária, em Santa Rosa. "Sinto que essa formação me proporcionou mais autonomia e conhecimento. Em pouco mais de um ano, aprendi muito com os preceptores, colegas da UBS e pacientes. Estou convencida de que um profissional bem treinado em medicina de família e comunidade pode aprimorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes", destaca.