Estudantes da Unijuí contam com oportunidades de atuação profissional desde o início da graduação - Unijuí

Realizar atividades práticas, ter a vivência da profissão e o contato com o mercado de trabalho são alguns dos objetivos da Unijuí ao oferecer múltiplas experiências aos estudantes. Ao longo da Graduação, os acadêmicos encontram oportunidades que permitem a aplicação dos seus conhecimentos em ambientes reais de trabalho, adquirindo experiência prática e desenvolvendo habilidades específicas para suas áreas de interesse.

Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, as oportunidades são ofertadas desde o primeiro semestre. “Dentro da Universidade, os acadêmicos têm a possibilidade de participar de forma remunerada ou voluntária de Projetos de Pesquisa e Extensão e dos projetos culturais Cia Cadagy - Corpo em Movimento e Coral Unijuí. Além disso, por meio da da Graduação Mais, com a realização dos Projetos Integradores (PIs), a Universidade conseguiu ampliar de forma significativa a relação do estudante com o campo profissional, onde eles passam a realizar networking desde o início do curso,  propiciando a criação de uma  rede de contatos, com troca de informações relevantes”, destacou.

Considerando a inserção da Unijuí na comunidade regional com parcerias estabelecidas com diversas empresas, os acadêmicos também podem realizar estágios não obrigatórios vinculados à sua área de formação. “Esses estágios são remunerados, com valores diferentes a depender do local e carga horária, e propiciam um contato direto e regular do estudante com o campo profissional, já que são supervisionados por um profissional da área”.

A Universidade ainda oferece o Programa de Bolsas de Formação e Aperfeiçoamento de Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação pela Interação Universidade e Instituições Públicas e Privadas (Profap), que permite que, através de convênios e contratos para prestação de serviços e para o desenvolvimento de projetos colaborativos, parte dos recursos transferidos para a Universidade a partir dessas relações sejam destinados ao pagamento de bolsas para estudantes que compõem as equipes de execução, através de contratos de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (Ciee).

A vice-reitora de Graduação ressalta ainda que diariamente a Universidade recebe vagas de empregos. “As empresas buscam os nossos estudantes devido à qualificação que apresentam e ao comprometimento que a Unijuí tem com a formação profissional de qualidade”.