Quer ingressar no Ensino Superior ainda neste semestre? Você pode se inscrever para o Vestibular de Verão 2025, com inscrições abertas até 7 de março.
No campus Ijuí, há vagas para os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design Digital, Direito, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Jornalismo, Letras – Português e Inglês, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
No campus Santa Rosa,são ofertadas vagas para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia.
No campus Panambi, são oferecidas vagas para Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica, enquanto que no campus Três Passos há vagas para o curso de Direito.
As inscrições devem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/vestibular-presencial, mediante o pagamento da taxa de R$ 20.
O candidato pode optar por uma das seguintes formas de seleção: aproveitamento da nota de redação do Enem, realizado entre 2010 e 2024; aproveitamento da nota de redação de um vestibular da Unijuí, realizado entre 2010 e 2025; ou a realização da prova on-line de redação. Para mais informações, acesse o edital neste link.
A Unijuí está com inscrições abertas para a especialização em Literatura Infantojuvenil na Escola, que ocorre no formato on-line, e tem como objetivo oferecer formação para professores que buscam domínio teórico, prático e atualização sobre textos literários, bem como na promoção da leitura e da literatura enquanto veículos de conhecimento.
O curso enfatiza a formação do leitor, essencial na contemporaneidade, levando em consideração as novas possibilidades criadas pela diversidade multimidiática e tecnológica, além de discutir o papel humanizador da literatura, espaço de expressão cultural que tematiza, por vezes, questões inerentes à constituição humana e que aproximam os leitores, através da ficção e da imaginação, de situações representativas da multiculturalidade e das questões sociais que permeiam nossa sociedade.
A especialização é destinada para profissionais graduados em Letras, Pedagogia e áreas afins que tenham envolvimento no processo cultural de formação de leitores. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de março, neste link.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu uma importante doação de documentos e objetos pertencentes ao engenheiro civil Jorge Falkembach. Sua trajetória profissional deixou marcas significativas na história de Ijuí, tanto por sua atuação como docente da Unijuí quanto por sua contribuição para o desenvolvimento e a modernização do município, influenciando a identidade urbana e institucional da região.
O acervo doado inclui projetos arquitetônicos, plantas e croquis que representam não apenas trabalhos realizados para clientes particulares, mas também para instituições públicas e privadas do município. Entre os documentos, destaca-se o projeto relacionado à memória institucional da Fidene. Jorge Falkembach foi o engenheiro responsável pelo planejamento do complexo do campus da Unijuí, além de projetar parte do complexo da Fidene, incluindo a sede atual do Museu.
A identidade profissional de Falkembach se reflete em seus projetos, evidenciando sua contribuição para a consolidação da identidade moderna local. Seu trabalho não apenas moldou fisicamente espaços importantes da cidade, mas também ajudou a definir um estilo e uma abordagem arquitetônica que simbolizam o desenvolvimento e o crescimento institucional no Noroeste do Rio Grande do Sul.
Atualmente, o material está sob a responsabilidade da arquivista Amanda Keiko Higashi, que, seguindo a metodologia arquivística, conduz o diagnóstico e a higienização dos documentos, as primeiras etapas do processo de preservação. Posteriormente, a documentação passará por outras fases, como conservação preventiva, organização da informação, acondicionamento em embalagens adequadas, armazenamento em mobiliário específico, intervenções para pequenos reparos, descrição e análise documental para classificação, além da elaboração de instrumentos de pesquisa e digitalização.
Todas essas ações são essenciais para garantir a preservação do conjunto documental no Madp, considerando seu valor inestimável ao retratar a trajetória profissional de Jorge Falkembach como parte da memória arquitetônica local e da história da Fidene. Dessa forma, a doação enriquece o acervo documental já preservado no Museu, consolidando-se como um registro histórico do desenvolvimento regional e uma valiosa fonte para pesquisas sobre a evolução da cidade e suas instituições ao longo do tempo.
Estão abertas as inscrições para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito ofertado pela Unijuí. A qualificação será realizada no formato on-line e prepara instrutores para a atuação em Centros de Formação de Condutores (CFCs) para educar futuros motoristas para uma direção defensiva.
O curso capacita profissionais para atuar no processo de avaliação, formação, atualização, qualificação e reciclagem de candidatos/condutores de veículos automotores e elétricos; ensina sobre a CNH; e conscientiza sobre a importância do respeito ao trânsito e sua legislação.
A formação também busca desenvolver habilidades e conhecimentos para que os estudantes possam ministrar aulas práticas de direção veicular, acompanhando e avaliando o desempenho dos candidatos e condutores, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março, no site da Unijuí. O curso é aberto ao público geral interessado e tem como pré-requisitos que o estudante seja maior de 21 anos, tenha Ensino Médio completo, esteja habilitado há no mínimo dois anos, e que seja aprovado na avaliação psicológica para fins pedagógicos, que ocorrerão nos dias 14 e 15 de março, em Ijuí e Santa Rosa, respectivamente.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Unijuí esteve presente na 9ª edição da ExpoAgro Cotricampo, realizada em Campo Novo, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, Durante os quatro dias de Feira, a Universidade promoveu uma série de atividades com os visitantes em seu estande. Entre elas, a Instituição promoveu ações recreativas, como jogos e distribuição de pipoca. Também foi possível tirar dúvidas referentes aos cursos da Unijuí e fazer a inscrição no Vestibular de Verão.
Além dessas ações, o destaque ficou por conta da participação do Espaço + Inovação, que proporcionou ao público da Feira conhecer a tecnologia existente na Unijuí, como o robô NAO, que interagiu com os visitantes no estande da Universidade. Professores dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e áreas afins, também estiveram presentes, com a proposta de apresentar os projetos realizados pela Instituição e os que devem ser realizados durante os próximos semestres.
Outro destaque foi a promoção de reuniões com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), a partir do programa Inova RS, com a proposta de pensar e fazer todo o planejamento quanto à inovação na região Noroeste e Missões. Outro encontro foi com o presidente da Ocergs/Sescoop, Darci Hartmann, com o objetivo de discutir parcerias já existentes na pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e projetar cursos MBAs e de qualificação para as cooperativas na região.
Também foi apresentado ao presidente da Ocergs o livro “Gestão de Cooperativas. Abordagens e temas emergentes”, organizado pelos professores da Unijuí Nelson José Thesing, Pedro Luís Büttenbender e Ariosto Sparemberger.
A 9ª ExpoAgro Cotricampo encerrou no último sábado, dia 22, com público recorde de visitantes. Mais de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias de Feira.
Com a proposta de possibilitar um espaço aberto e gratuito para o desenvolvimento do Xadrez, além de ampliar a conexão da Unijuí com a comunidade, a Unijuí promoveu, no último sábado, 22 de fevereiro, o lançamento do Clube de Xadrez da Instituição no campus Panambi. O lançamento ocorreu no auditório do campus e reuniu jogadores, comunidade e patrocinadores.
Conforme destaca o coordenador do campus Panambi, o professor Paulo Mayer, o Clube do Xadrez foi criado a partir de uma série de parcerias e patrocínios com as empresas Bruning, Emgrapan, Lógica, L&Q Consultoria, Saur, Senai, Sementes Strobel, Tromink, Sementes Van Ass e Xalingo. Foram adquiridos 25 tabuleiros completos, relógios e peças, feita a estruturação de uma sala com mesas e cadeiras, a climatização do espaço, a instalação de prateleiras para relógios e peças, além da confecção de banners e caixas para armazenamento dos materiais.
“O Xadrez é um esporte de competição, amizade, de entretenimento, cultura, lazer é um esporte sensacional. É também um meio de reunir pessoas, agregar novas amizades, desenvolver a concentração e vencer as dificuldades e aqui na Unijuí vamos conseguir proporcionar isso, por isso estamos muito felizes”, destaca o coordenador.
Conforme o reitor da Universidade, o professor Dieter Rugard Siedenberg, o Clube de Xadrez vem de encontro aos propósitos da Instituição. “Esse é um esporte clássico, que desafia a mente das pessoas, de todas as idades. Com esse Clube, conseguimos cumprir nosso papel enquanto Universidade Comunitária, de poder oferecer e incentivar a comunidade a ter lazer e cultura, por isso estamos muito felizes em proporcionar essa atividade”, comenta.
O evento de lançamento contou com a participação especial do Mestre Internacional de Xadrez, Dragan Stamenkovic. Natural da Sérvia, o enxadrista participou de uma partida simultânea com outros 25 jogadores.
O Clube do Xadrez funcionará uma vez por semana, às terças-feiras, das 18h30 às 22h, junto ao Campus Panambi. Qualquer pessoa pode participar, sem qualquer custo.
A Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, mais uma entrega de equipamentos ao Município de Ijuí. Os itens são referentes à última etapa da contrapartida da Universidade à implantação do curso de Medicina. O ato ocorreu no Almoxarifado da Instituição e contou com a presença do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, do vice-prefeito de Ijuí, Marcos Barriquello, e do secretário de Saúde e professor da Unijuí, Márcio Strassburger.
Entre os itens entregues estão um ventilador de transporte e emergência, um Therapy Acp, 10 Autoclave 54 litros, 18 mesas ginecológica Luxal /Maca, oito seladoras Protect Seal Plus, 25 apoios para braço/suporte, 16 balanças W300 C/Reg Cap 300kg Welmy, 18 balanças 109e Baby, nove bombas de Infusão, três monitores multiparametro, 30 réguas Pediatric Caumaq, 32 suportes de soro, quatro macas clínicas pediátricas, 10 monitores de computador, 20 microcomputadores e 15 notebooks.
Ao todo, foram entregues R$512.342,52 em equipamentos para a qualificação da rede pública de saúde. Estão previstos, ainda, mais R$ 235 mil a serem entregues neste ano. O montante acumulado durante os seis anos de contrapartidas é de R$ 4,7 milhões.
“Encerramos hoje o compromisso do início da nossa proposta, entregando aquilo que foi acordado no nosso edital, assim, contribuindo de fato com a melhoria das condições de saúde de todo o município. Esta é uma devolutiva não só para a comunidade, mas também para os nossos estudantes, pois ao auxiliarmos na estrutura da Saúde, conseguimos beneficiar espaços onde os nossos futuros médicos atuam em suas práticas”, destaca o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.
Ele acrescenta que a entrega dos equipamentos, até agora, se fez com muito orgulho e responsabilidade, pois faz com que os espaços para a prestação de serviços na área da Saúde sejam qualificados.
Já o vice-prefeito de Ijuí, Marcos Barriquello, comenta que há orgulho em ter o curso de Medicina no município. Segundo ele, a existência do curso vem de encontro ao compromisso com a área da Saúde em Ijuí. “Esta é uma formação construída por muitas mãos, com muitos envolvidos, já temos uma primeira turma formada e isso é motivo de muito orgulho. Precisamos de profissionais e sabemos que a Universidade vai conseguir oferecer isso para nós por isso é importante termos essa referência de formação por aqui”, ressalta.
Um dos laboratórios da Unijuí que presta serviços à comunidade regional é a Central Analítica, especializada em análises de águas e efluentes líquidos, além de serviços de amostragem. Essas atividades envolvem a coleta e a análise de diversos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, que atendem às demandas de monitoramento ambiental e controle de qualidade.
Conforme explica a responsável técnica, Mariluci Cavinatto, somente em 2024 foram recebidas 1.671 amostras de águas e efluentes líquidos, totalizando 7.587 parâmetros analisados. “Além da prestação de serviços, a Central Analítica disponibiliza sua estrutura laboratorial para visitações, aulas práticas e estágios dos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Farmácia e Ciências Biológicas. A vivência no laboratório tem um impacto significativo na formação acadêmica, proporcionando o desenvolvimento de habilidades técnicas e a aquisição de experiência prática no trabalho com sistemas de qualidade e em conformidade com normas regulatórias”, destacou.
A comunidade pode acessar os serviços da Central Analítica no Campus da Unijuí, em Ijuí, localizado no prédio 44, sala 44-19, ou entrar em contato via WhatsApp ((55) 3332-0442) e e-mail (centralanalitica@unijui.edu.br). “Como a Universidade dispõe de uma estrutura multicampi, temos facilidade em atender a comunidade regional, oferecendo transporte institucional entre os campi, o que reduz a necessidade de deslocamento para a entrega das amostras”, reforçou Mariluci.
Se 2024 já foi um ano positivo para o laboratório – com a realização de auditoria da Rede Metrológica e a obtenção de resultados satisfatórios em análises interlaboratoriais –, 2025 promete ser ainda melhor. Segundo a responsável técnica, os planos incluem a expansão dos serviços, a modernização dos equipamentos e o fortalecimento de parcerias.
Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, participou da série de agendas do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), no qual integra a diretoria como tesoureiro. A programação incluiu sua presença na reunião de trabalho do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional 2025 (FDDR). O evento, realizado em Porto Alegre, reuniu outros reitores de instituições de ensino superior públicas e comunitárias, além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pepe Vargas.
O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional foi criado em 1999, com o intuito de promover debates sobre temáticas pertinentes à população gaúcha, e funciona por meio de um Colégio Deliberativo, com representantes de cinco áreas de atuação onde cada uma elege os temas prioritários que serão pauta das reuniões, gerenciadas pelo Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates, que irão identificar, a partir de levantamentos, quais as necessidades locais dentro da temática escolhida.
Na oportunidade, os reitores das Universidades Comunitárias gaúchas apresentaram ao presidente do Legislativo as ações das Universidades Comunitárias no âmbito estadual e federal.
Estiveram presentes, pela Diretoria do Comung, o presidente, reitor Rafael Frederico Henn (Unisc); 1ª vice-presidente, reitora Bernadete Maria Dalmolin (UPF); 2º vice-presidente, reitor Gelson Leonardo Rech (UCS) e o secretário, reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci (Unisinos). Também, os reitores Irmão Manuir Mentges (PUC-RS); José Paulo Rosa (Feevale) e Guilherme Bragança (Urcamp), além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Luís Fernando Saraiva Macedo Marques Timmers e dos chefes de Gabinete Renaldo Souza (Unilasalle) e Tiago Ricciardi Correa Lopes (Unisinos).
Docentes da Unijuí participaram, na última semana, de uma formação pedagógica. O objetivo foi fortalecer o planejamento dos componentes curriculares e aprimorar as práticas educacionais aplicadas durante todo o ano. Ao todo, foram cinco encontros presenciais, on-line e híbridos, conduzidos pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), onde foram abordados temas como o planejamento dos componentes curriculares, além de promover espaços de troca entre coordenadores de curso, docentes dos Projetos Integradores e professores ingressantes.
Conforme a coordenadora do NIP, Mariane Martins, essas formações para o aprimoramento do trabalho docente são fundamentais. “Visam o aprimoramento do planejamento pedagógico, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo. Além disso, nossa proposta se baseia em espaços colaborativos, onde a troca de experiências entre os professores contribui para enfrentar os desafios da sala de aula, como as mudanças no perfil dos estudantes e o avanço das tecnologias”, afirmou.
Um dos temas centrais da semana de formação docente foi a educação por competências, modelo adotado pela Universidade desde 2020. Segundo Mariane, esse formato de ensino exige a superação de um modelo baseado apenas na transmissão de conteúdos, promovendo uma abordagem integrada entre conhecimento teórico, habilidades práticas e atitudes profissionais. “Temos acompanhado resultados muito positivos, tanto pelo empenho dos professores quanto pelo impacto da Unijuí na sociedade, especialmente por meio dos Projetos Integradores”, ressaltou.
Além das discussões sobre o ensino por competências, as formações feitas pelo NIP também abordaram estratégias didáticas, avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias no ensino. A programação de formações docentes seguirá ao longo do ano, com novos encontros já previstos no calendário acadêmico. Esses momentos serão planejados a partir da avaliação contínua das necessidades pedagógicas, em uma ação conjunta da Vice-Reitoria de Graduação e do setor de Apoio Pedagógico.
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