Está marcada para esta quinta-feira, 27 de março, a primeira etapa do projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura", promovido pela Rádio Unijuí FM e curso de Letras da Unijuí, por meio de financiamento do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Lei Paulo Gustavo. A formação de professores acontece no turno da tarde e conta com 25 escolas públicas e privadas de Ijuí e de municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, parceira dos proponentes.
Na ocasião, serão repassadas informações sobre as etapas do projeto, que prevê o Concurso de Twitteratura, em que estudantes do Ensino Médio poderão inscrever seus microtextos de até 280 caracteres, nas temáticas “poesia/romance”, “suspense/terror”, “ficção científica” e “livre”. A palestra de abertura trará orientações aos professores sobre como conduzir as atividades em sala de aula e será ministrada pelo escritor, professor de Literatura, diretor da Editora e coordenador do ORC Studio Laboratório de Economia Criativa da UFSM, Enéias Tavares.
Os professores realizarão uma imersão nos estágios da escrita de ficção, voltada para gêneros fantásticos e microtextos, além de passos básicos a partir de noções de personagem, enredo e ambientação, que são temáticas que envolvem o Concurso de Twitteratura. A oficina também prevê exercícios práticos, a fim de que os professores escrevam microtextos e se envolvam nesta atividade lúdica baseada em séries, livros e quadrinhos de autoria de Enéias Tavares. Por fim, o encontro da tarde encerra-se com os diálogos sobre Gêneros Literários e Digitais, com a coordenadora e professora dos cursos de Letras (Português/Inglês), Pedagogia e História da Unijuí.
Aos professores, coordenações e direções que participarem desta formação, será concedido atestado de participação, além de receberem a doação para a escola de um kit de livros pedagógicos e literários sobre letramentos, mídias, linguagens, TICs e os desafios da leitura e escrita na era digital.
A Fidene/Unijuí prorrogou as inscrições para a seleção de bolsista Profap - modalidade DTI 3 - Fapergs, para atuação no projeto de pesquisa Oncoscan - Plataforma Multiface de Rastreio Organizado e Personalizado de Neoplasias”. Agora, os interessados têm até o dia 31 de março para se candidatar à vaga no projeto, que conta com recursos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), no âmbito do edital SICT nº 06/2023, vinculado ao Programa TechFuturo.
Podem se inscrever estudantes da área das Ciências Exatas, matriculados nos cursos de Engenharia Química, Elétrica ou Software; Ciências da Computação, Matemática e áreas correlatas. A bolsa terá duração de nove meses, de abril a dezembro de 2025, e poderá ser prorrogada. O valor da bolsa é de R$ 1.100, e a carga horária é de 20h. Para fazer a inscrição, é preciso realizar o preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível neste link.
O projeto de pesquisa Oncoscan - Plataforma Multiface de Rastreio Organizado e Personalizado de Neoplasias tem o objetivo de promover, por meio de um aplicativo, a detecção precoce do câncer, através do rastreamento personalizado, fornecimento de informações sobre riscos, incentivo a avaliações médicas regulares e disponibilização de dados estatísticos. O projeto é coordenado pelo professor Matias Nunes Frizzo.
Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo, disponível no site da Unijuí.
A Unijuí realizou, nesta terça-feira, 25 de março, a formatura de quatro estudantes mediante o acordo de cooperação entre a Universidade e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O ato aconteceu no Centro de Eventos e reuniu autoridades, familiares dos estudantes e comunidade em geral.
Os estudantes concluíram a formação na área de Gestão, na modalidade de Educação a Distância (EaD), nos cursos de Logística, Gestão de Qualidade e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, com bolsas integrais.
De acordo com o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, é uma satisfação poder conceder o título de tecnólogo aos estudantes. “Este é um momento ímpar, no qual essas pessoas que chegaram aqui se empenharam para ser realizado. Para a Instituição é gratificante. Temos nota 5, mas hoje tivemos mais uma estrela, pois é um orgulho e satisfação poder dar esse título pois cada um cumpriu o que qualquer outra pessoa da sociedade precisa cumprir para chegar nesta etapa”, comenta.
O formando do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Fabio de Mattos Flores, em seu discurso como orador da turma, salientou a trajetória e a nova etapa conquistada pelos quatro estudantes. “Todos nós acreditamos que queríamos mudar de vida e crescer, pois, apesar das escolhas erradas da vida, tivemos outra escolha de estudarmos e ter um novo objetivo a partir dessa oportunidade. Esperamos que novas portas se abram para pessoas que, assim como nós, também queiram mudar, pois apesar de privados de liberdade, temos uma nova vida a partir de hoje”, declara.
Secretário de Sistema Penal e Socioeducativo, Luis Henrique Cordeiro Viana afirma que essa conquista dos formandos reflete o investimento feito ao longo dos últimos anos, não somente para os servidores do sistema penal, mas também para as pessoas que estão em reclusão para tenham melhor condições de buscar aquilo que queiram. “Parabenizo a todos por estarem contribuindo para um mundo melhor. Somos capazes de mudar o mundo a partir de pequenas coisas, e devemos aplicar a política do amor, que não é um sentimento, mas um ato de vontade quando quero fazer o que é preciso ser feito para que o outro esteja bem”, ressalta.
Já o Superintendente dos Serviços Penitenciários - Polícia Penal, Luciano Lindermann, valoriza a iniciativa e a formação como forma de ressocialização. Na mesma linha, a diretora da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí, Darlen Bugs, comenta que foram muitos desafios para fazer o trabalho e possibilitar a formação dos estudantes.
Por fim, o coordenador dos cursos da área de Gestão na modalidade EaD, professor Luciano Zamberlan, afirma que a educação é um meio muito importante para a sociedade e que é por meio de muitas mãos que se pode tornar sonhos possíveis. “Estarmos num ambiente como este é podermos notar o quando se pode fazer a diferença na vida das pessoas. A educação é um meio de contribuir para que as pessoas possam ter uma vida melhor. Essa formação é possibilitar dar novas oportunidades e ter novas escolhas”, completa.
A Unijuí celebra hoje, 25 de março, uma grande conquista com a publicação da Portaria nº 178 do Ministério da Educação (MEC). O documento autoriza oficialmente a implantação de três novos cursos no campus de Santa Rosa: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio.
Os cursos irão atender à demanda regional e ampliar as possibilidades de formação superior na região Noroeste/Missões, com foco em áreas essenciais para o desenvolvimento da saúde e do agronegócio. É uma conquista para toda a região de Santa Rosa, que terá novos profissionais qualificados para atuar no progresso regional.
A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, destacou a importância dessa conquista. “A publicação da portaria de autorização representa um passo ainda mais importante, consolidando o reconhecimento do MEC à excelência acadêmica da nossa Universidade”, afirmou.
Agora, a Universidade trabalha na estruturação e organização do processo seletivo, com previsão de divulgação do vestibular de Fonoaudiologia já para o próximo semestre. Os interessados no curso podem registrar seu interesse através do link.
As doutorandas Jéssica Kempfer e Sabrina Lehnen Stoll, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), e Raíssa Schorn e Luiza Poletto, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), estão cursando doutorado Sanduíche na Europa.
Jéssica está na Università degli Studi di Perugia, Itália, e segundo ela, participar do doutorado sanduíche tem sido uma oportunidade transformadora para a sua vida acadêmica e pessoal. “Durante esses meses, tive a chance de aprofundar minhas pesquisas, dialogar com professores e colegas de diversas partes do mundo, o que ampliou significativamente minha visão sobre questões globais e interdisciplinares”, comenta.
Ela complementa que além do ambiente acadêmico, viver em uma cidade rica em história e cultura como Perugia proporcionou experiências únicas. “A convivência com diferentes culturas me ajudou a crescer como profissional e cidadã global, desenvolvendo uma maior adaptabilidade e resiliência. Também houve momentos de desafios, que só fortaleceram meu senso de propósito. Por fim, essa experiência internacional reforçou o compromisso em compartilhar conhecimentos e contribuir com a internacionalização da nossa Universidade”, destaca.
Na Itália, também esteve Sabrina, que fez o seu doutorado sanduíche na Universidade do Salento, em Lecce. Conforme ela, os seis meses de curso foram imersos na pesquisa sobre emergência climática e direito comparado, onde vivenciou uma rotina acadêmica intensa e enriquecedora. “Tive a oportunidade de trabalhar de perto com professores renomados, como Michele Carducci, cujas reflexões em direito constitucional comparado e climático desafiaram e aprofundaram meu entendimento do tema. Além disso, os debates em seminários internacionais e as orientações recebidas expandiram significativamente a qualidade da minha pesquisa”, ressalta.
A estudante também detalha que, a imersão na cultura e na língua italiana – desde a convivência diária no campus até a exploração das ruas históricas de Lecce – proporcionou não apenas um aprimoramento linguístico rápido, mas também uma compreensão mais sutil de como contextos culturais distintos influenciam abordagens jurídicas sobre a crise climática.
“Esse período na Itália consolidou minha confiança como pesquisador global, aprimorou minha perspectiva comparativa no Direito e deixou uma marca indelével na minha trajetória, evidenciando o valor de se abrir ao mundo para compreender plenamente um tema tão urgente quanto as mudanças climáticas”, complementa.
Já Raíssa Schorn, que cursa o doutorado sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, ressalta que o intercâmbio tem sido uma experiência única. “Estudar em outro país com o apoio de uma bolsa de estudos me proporcionou a oportunidade, não apenas de aprofundar minha pesquisa, mas vivenciar uma imersão cultural e acadêmica completa. Tenho tido a chance de conhecer novos lugares, interagir com pessoas de diferentes origens e entender como funcionam os sistemas e culturas locais.”
De acordo com a doutoranda, a sua pesquisa reflete a vivência internacional, o que possibilita análises mais amplas e adaptadas às realidades globais. “Esse período tem sido essencial para meu crescimento enquanto pesquisadora e cidadã, e certamente levará a resultados inovadores e significativos."
Luiza, que também está fazendo o seu doutorado sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, destaca que o intercâmbio tem sido uma jornada de aprendizado e transformação. “Vivenciar o dia a dia em Vila Real, dialogar com os atores locais, imergir nas diferentes culturas e conhecer outras cidades do país ampliaram significativamente minha compreensão sobre inovação e desenvolvimento. Mais do que um aprofundamento teórico, essa vivência prática me mostrou que o conhecimento se constrói e se fortalece na escuta, na convivência diária e nas experiências concretas compartilhadas com as pessoas”, comenta.
Mais do que oportunizar que o estudante vivencie outra cultura, o Programa de Doutorado Sanduíche visa ampliar a colaboração com cientistas do exterior, além de expandir a visibilidade da produção científica brasileira e fortalecer os programas de pós-graduação do País. Mais informações podem ser obtidas com o ERI, pelo telefone (55) 3332-0329, e-mail: eri@unijui.edu.br, ou no site do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.
Na última semana, um importante encontro entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) consolidou a parceria entre as instituições para o fortalecimento de ações educativas e culturais. Estiveram presentes o secretário de Educação, Cláudio Souza; a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil; a coordenadora pedagógica da SMED, Denise Siekierski; e o assistente do Museu, Fabrício de Souza.
Durante a reunião, foram discutidas diversas possibilidades de colaboração, reforçando o compromisso de um trabalho integrado entre Museu, Escola e Comunidade. A parceria visa não apenas ampliar o acesso dos estudantes ao patrimônio cultural preservado pelo Museu, mas também fortalecer a formação pedagógica e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
A diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, destacou a relevância desse diálogo. "Temos a certeza de que este encontro entre o Museu e a Smed foi muito significativo — pedagógica, educacional e culturalmente. É fundamental que o Museu esteja presente nas escolas e instituições, pois percebemos o quanto outras entidades podem se beneficiar com o que temos a oferecer”, destacou, reforçando que o dia foi de planejamento, garantindo que cada parte seja protagonista desse processo e que mais pessoas possam ser favorecidas.
“Planejar é o segredo para o sucesso, pois, sem planejamento, corremos o risco de não alcançar os objetivos e de que nem todos assumam suas responsabilidades. Este encontro mostrou que ambas as instituições acreditam que educação e cultura promovem desenvolvimento, e sem esses pilares não há como pensar em um futuro humanizado”.
A partir deste encontro, as primeiras ações conjuntas começam a ser efetivadas, reforçando o papel do Museu como espaço educativo.
No dia 12 de março, a Unijuí recebeu a visita de representantes do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Hidrogênio Verde, vinculado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A comitiva foi composta por Felipe Ostermayer, diretor do programa; Ivana Flores, assessora técnica; e Vinícius Gazoni, analista de dados. O objetivo da visita foi conhecer os projetos em desenvolvimento pela Universidade, pelo poder público e pelas empresas locais, voltados à transição energética.
Durante a reunião, que contou com a presença de representantes dos setores acadêmico, público e empresarial, Felipe Ostermayer demonstrou entusiasmo com o grau de desenvolvimento dos projetos na região. Segundo ele, “a iniciativa e o comprometimento das instituições locais demonstram um avanço significativo rumo a uma economia mais sustentável”.
A visita teve como foco principal conhecer de perto as ações e iniciativas implementadas na região Noroeste e Missões, com o objetivo de acelerar o processo de transição energética. O encontro reforça a importância da colaboração entre governo, academia e setor produtivo para promover um desenvolvimento sustentável e fortalecer a nova dinâmica da economia do Estado.
Com essa aproximação, espera-se a ampliação de parcerias estratégicas e a implementação de novos projetos que impulsionem o desenvolvimento de soluções inovadoras para a matriz energética do Rio Grande do Sul.
Estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras e História da Unijuí participarão, nesta terça-feira, 25 de março, da aula inaugural dos cursos de licenciatura. A atividade terá início às 19h30, junto ao Centro de Eventos da Universidade.
Para debater o tema “Entre a conexão e a distração: a restrição do uso de celulares nas escolas e possíveis implicações para a formação docente”, foram convidados os professores doutores Fabiana Kurtz e José Pedro Boufleuer. A mediação estará a cargo do professor Josei Fernandes Pereira.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, integra a nova diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung. Ele será o tesoureiro da gestão reeleita nesta sexta-feira, 21 de março, em Porto Alegre, enquanto que o presidente será o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn, reeleito por unanimidade, o qual ficará por dois anos no mandato.
Para o presidente, o objetivo da gestão é dar sequência ao trabalho desenvolvido por todos os reitores que historicamente pleitearam muitas das conquistas do ensino superior gaúcho, estando cada vez mais presente na agenda do Governo do Estado, trabalhando ativamente na proposição de políticas públicas de bolsas e de financiamentos.
"Buscamos contribuir ativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado, pois as Universidades do Comung estão presentes em todas as regiões e desempenham um papel fundamental no progresso do Rio Grande do Sul por meio da educação, da pesquisa, da extensão e da prestação de serviços. Queremos continuar avançando na implantação definitiva do Marco Regulatório das Comunitárias e o cumprimento da Lei das Comunitárias, entre outras ações em benefício dos estudantes do ensino superior gaúcho."
Com atuação desde o ano de 1996, o Comung é formado por 14 Instituições Comunitárias de Ensino Superior, compondo uma rede que tem como objetivo prestar serviços de interesses específicos à educação e à saúde. Com 29 anos de atuação, o consórcio já obteve conquistas significativas em diversas áreas.
Na gestão de Rafael Henn, destaca-se a parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e a criação do programa Professor do Amanhã, que destina bolsas de estudos e ajuda de custo a estudantes gaúchos nos cursos de licenciatura; a criação da Rede Butiá para distribuição de internet de alta tecnologia no Estado; a parceria com a Casa dos Raros, para ampliar o tema das doenças raras; a criação da Plataforma ON de Inovação; diversas ações e movimentos em Brasília para a aprovação do Marco Regulatório das Universidades Comunitárias; movimentos em benefício dos estudantes gaúchos junto ao Ministério da Reconstrução na maior catástrofe climática, as enchentes no Rio Grande do Sul; entre outros movimentos e ações importantes.
As instituições comunitárias são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. A Comung atua fortemente nas seguintes linhas estratégicas: Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia; Sustentabilidade; Programa de Bolsas de Estudos; Parceria na Formação de Professores.
As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias são: Unisc, UFN, Feevale, PUCRS, UCS, Unicruz, Unijuí, La Salle, Unisinos, Univates, UCPel, UPF, Urcamp e URI.
Conheça a nova Diretoria:
Presidente: Reitor Rafael Frederico Henn – Unisc
1ª Vice-Presidente: Reitora Bernadete Maria Dalmolin – UPF
2º Vice-Presidente: Reitor Gelson Leonardo Rech – UCS
Secretário: Reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci – Unisinos
Tesoureiro: Reitor Dieter Rugard Siedenberg – Unijuí
Conselho fiscal:
Presidente: Reitor Arnaldo Nogaro - URI
Vice-presidente: Reitora Evania Schneider - Univates
O primeiro semestre de 2025 começa com uma importante parceria entre o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Unijuí, por meio dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo. Estudantes destas áreas estão desenvolvendo projetos voltados à sinalização e à acessibilidade no espaço museológico, aplicando seus conhecimentos em um ambiente real e contribuindo para a qualificação do Museu.
A disciplina de Projeto de Sinalização, ministrada pela professora Simone Lehnhart Vargas, tem como objetivo mapear e propor melhorias na sinalização interna e externa do Museu, garantindo uma comunicação mais eficiente e acessível para todos os visitantes. Já a disciplina de Projeto de Arquitetura Preservacionista, conduzida pelo professor Matheus Cargnelutti, busca identificar pontos de intervenção que contemplem tanto a acessibilidade física nos espaços estruturais quanto a acessibilidade comunicacional e sensorial, ampliando a inclusão de diferentes públicos.
Essa ação integrada proporciona aos estudantes uma vivência prática em um espaço diferenciado, ao mesmo tempo em que auxilia o Museu a solucionar fragilidades apontadas em seu planejamento para 2025.
O Museu segue comprometido com a integração entre as mantidas da Unijuí, fortalecendo a relação com a comunidade acadêmica e abrindo espaço para reflexões sobre acessibilidade, inclusão e experiência do visitante em instituições culturais.
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