Na última terça-feira, 19 de novembro, os municípios de Três Passos, Bozano e Nova Ramada vivenciaram o Dia D de aplicação das provas do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same). O projeto, desenvolvido pela Unijuí por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, tem como objetivo fortalecer a Educação Básica na região.
Nesta edição, o Same alcançou mais de 2 mil alunos da rede municipal, matriculados do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, que foram avaliados em duas áreas do conhecimento: Matemática e Língua Portuguesa. As provas foram elaboradas com questões de múltipla escolha e respostas construídas, além de redação, com base em modelos de referência nacional, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil.
O formato da avaliação considera as habilidades desenvolvidas em cada ano do Ensino Fundamental, com diferentes graus de complexidade. Por ser diagnóstica e censitária, a avaliação fornece informações detalhadas que permitem aos gestores municipais, escolas e professores planejar estratégias educacionais - planejamentos - para os próximos anos.
“Nós estamos no quarto ano de aplicação do Same, ou seja, fechamos um ciclo tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais. A partir deste processo, conseguimos acompanhar aqueles alunos que estavam no 6º ano, e hoje estão no 9º Ano do Ensino Fundamental, assim como estudantes que estavam no 2º Ano e hoje estão no 5º Ano. As informações coletadas por meio das provas serão trabalhadas por uma equipe de professores e disponibilizadas na plataforma, que é um diferencial do nosso sistema de avaliação”, explicou a professora Cátia Maria Nehring, coordenadora do Same.
Nesta plataforma analítica, disponibilizada aos municípios após a correção das provas, são apresentados dados por escola, turma e aluno, além de informações organizadas por unidades temáticas e descritores de habilidades. Além disso, serão entregues cadernos de orientação didático-pedagógica, que servirão como ferramentas de intervenção e planejamento para os professores. “Considerando que temos municípios que fizeram nos últimos quatro anos o sistema de avaliação, conseguimos ainda fazer um movimento de comparação. Uma novidade deste ano, também, é que também estamos incorporando um processo de avaliação aos professores”, completou a professora.
Com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino nos municípios participantes, o projeto tem promovido formações específicas para educadores, abordando temas e possibilidades curriculares fundamentados nos resultados de avaliações realizadas. A iniciativa tem se destacado como uma ferramenta estratégica para apoiar gestores e professores na tomada de decisões voltadas ao aprimoramento do ensino. Por meio dessas ações, busca-se criar condições para um desenvolvimento educacional mais consistente e eficaz. “Estamos muito orgulhosos de estar fechando com mais de 10 mil estudantes avaliados nestes últimos quatro anos, o que nos dá a possibilidade de, no ano de 2025, revisarmos o Same a partir de novas matrizes de avaliação”, completou a professora Cátia Nehring.
Aconteceu na noite da última terça-feira, 19 de novembro, o último encontro da quarta turma do Programa Startup RS Start Ijuí, rodado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, em parceria com o Sebrae e a Semente Negócios.
O programa é destinado às startups, empresas tecnológicas em estágio inicial e potenciais empreendedores que buscam a estrutura e a validação do seu modelo de negócios.
Desta turma, participaram nove projetos que, ao longo do programa, tiveram a oportunidade de desenvolver suas ideias durante seis encontros. A trilha foi composta pela aula inaugural roda viva, mentalidade empreendedora, roda de aprendizagem, explorar, engajar, entregar e encontro de encerramento. Chegaram à banca de avaliação três projetos, sendo eles ATC Educação, Q’ Passa e Vox Sapiens.
A banca de avaliação foi composta por representantes da quádrupla hélice do ecossistema de inovação local: Unijuí/Criatec, ACI, Poder Público e empresas.
“Acompanhar os empreendedores durante essa fase traz muito aprendizado e reforça a importância dos programas de pré-incubação para ajudar a clarear as ideias, mapear o mercado e validar possíveis soluções. Muitos projetos, quando foram para a fase exploratória do negócio, pivotaram - ou seja, tiveram uma mudança significativa, o que é muito normal acontecer e isso faz parte do processo de empreender”, destaca a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
A última edição de 2024 do Domingo no Campus apresenta uma programação que oferece música, diversão e gastronomia, no dia 24 de novembro, às 16h, no Campus da Unijuí.
Com realização da Rádio Unijuí FM, o público poderá conferir um Tributo à Pitty, ícone do rock brasileiro, com a banda {Des}Concerto, além de exposição de vinis com a Banca do Vinil, Food Truck com Vip Festas e La Creperia, brinquedos infláveis e intervenções da Cia Cadagy.
Durante o Domingo no Campus, às 16h, acontece a 2ª Caminhada da Prematuridade, realizada pelo Projeto de Extensão Prematuros da Unijuí, Unimed Noroeste, Hospital de Clínicas Ijuí e UNIR, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, com atividades destinadas às crianças e suas famílias. A 10ª turma de Medicina da Unijuí também estará presente realizando a divulgação da Campanha de Prevenção à Sífilis.
A última edição de 2024 do Domingo no Campus será palco para a Abertura do Natal das Nações. A programação conta com show da Banda Carta Alta, a presença do Papai Noel e o acender das luzes de Natal do Campus.
O evento realizado pela Rádio Unijuí FM tem o apoio de Maria Canela, Toyota Carhouse, SulMob, Pano Leve, Óptica Wolff, oBoticário, Exatus Imóveis, Pizzaria Sabor da Serra, Espaço S, Pró Audi, Guaracar Fiat, Yázigi Ijuí, La Creperia, Totem Vestibulares, Mecautor, IESA Hyundai, Don Leôncio Barbearia, Gasteiz Vitória, MB Farmácias, Vip Festas e Unijuí.
No mês internacional de sensibilização à prematuridade, celebrado em novembro, o Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado, da Unijuí, promove a 4ª Jornada da Prematuridade e a 2ª Caminhada da Prematuridade.
O evento, ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 - Saúde e Bem-estar, é realizado em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual da Unijuí (Cer III - Unir), Unimed, Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) e a Secretaria Municipal da Saúde de Ijuí.
A Jornada da Prematuridade será realizada no sábado, 23 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório da Sede Acadêmica da Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site unijui.edu.br/eventos. Já a Caminhada ocorrerá no domingo, 24 de novembro, às 16h, no campus da Unijuí, integrando a programação do Domingo no Campus.
Estudantes de graduação e pós-graduação, além de egressos de até um ano de formação na Unijuí, têm a oportunidade de estudar em Londres no próximo semestre. Estão sendo ofertadas bolsas parciais de estudo para programa de curta duração. As bolsas são de até 70% do curso e são da Bayswater College London, através de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS).
Os cursos oferecidos são voltados às áreas de Administração e Negócios, mas são amplos para contemplar estudantes de todas as áreas, com o objetivo de, também, desenvolver a proficiência na língua inglesa, através de uma experiência internacional. Os cursos têm curta duração, com até três semanas, podendo ser feitos em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1ª de dezembro e podem ser feitas pelo site da International Business School (IBS), preenchendo o formulário. Os selecionados terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações, além da bolsa de estudos. Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos e critérios de concessões de bolsas através dos endereços de e-mail: infosul@ibs-americas.com ou rbritto.usp@profbritto.com
Os interessados também podem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
Foi transferida a abertura da exposição “Presépios: 8 séculos de história, cultura e religiosidade”, organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). O evento, que aconteceria nesta terça-feira, será realizado no sábado, dia 23 de novembro, às 18h.
O evento contará com a presença de autoridades; com a reflexão sobre a história dos presépios, a partir da fala do professor Jaime Callai; e com a apresentação do Coro Metodista de hinos natalinos. Será possível, ainda, apreciar e conversar com os autores dos presépios.
No dia 8 de novembro, a equipe do Madp fez uma visita ao Mosteiro da Transfiguração, em Santa Rosa, para selecionar peças que irão compor a exposição. A parceria com o Mosteiro traz ao público uma coleção única de presépios, com diversas representações do nascimento de Cristo, que estarão disponíveis para visitação até 15 de dezembro. As peças selecionadas fazem parte de um acervo diversificado, refletindo a história e a cultura do presépio, desde sua origem até as adaptações mais modernas.
Visitas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
Com o objetivo de debater e buscar melhorias para a rede de proteção de crianças e adolescentes, foi promovido nesta segunda-feira, 18 de novembro, o Seminário Estadual: Desafios e Perspectivas da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. A atividade foi realizada no auditório do campus Três Passos da Unijuí, e reuniu centenas de pessoas entre estudantes, conselheiros tutelares, profissionais do Direito e a comunidade em geral.
A iniciativa foi promovida pelo Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, em parceria com a Unijuí, Prefeitura de Três Passos, OAB-RS, MPRS, câmara dos deputados, conselho tutelar de Três Passos, Amuceleiro, Colégio Ipiranga e Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo. O evento marca os 10 anos da Lei Menino Bernardo, a qual estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante.
A coordenadora do Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Mônica Facio, destaca que a lei Menino Bernardo foi um marco importante para ajudar no combate à violência. “Falar de uma lei tão importante não é simplesmente falar de legislação, é falar de uma mudança de paradigma que exige transformações, tanto sociais quanto culturais imensas. É entender que crianças e adolescentes têm direitos e que os gestores atuais devem pensar em cuidados para o futuro desse público”, comenta.
Em sua fala, o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressalta que a Universidade faz questão de receber eventos como este, principalmente pela importância da temática. “É papel da Universidade oferecer este espaço para debatermos os direitos e a segurança de crianças e adolescentes, que se colocam na porta da Universidade. Fizemos questão de receber a todos com muito carinho e responsabilidade, pois este é um espaço de discussão. Através do diálogo vamos conseguir chegar nos objetivos.”
Durante o evento foi realizado um painel com a participação da deputada federal Maria do Rosário, que foi a autora da Lei Menino Bernardo, da promotora de Justiça de Três Passos, Bárbara Bisogno Paz, da advogada e mestre em Direito, Juliana Tietböhl, da secretária Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Marta Volpi, e do mestre em Direitos Humanos, servidor da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul e professor da Unijuí, Francisco Dion Cleberson Alexandre.
Ao fim do seminário, foi apresentada uma carta compromisso para o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes.
Estudar hoje em dia um curso de alta qualidade no nível superior está cada vez mais fácil e acessível. Na Unijuí, a modalidade de Educação a Distância (EaD) é uma das formas mais práticas e está ao alcance dos estudantes que queiram ingressar no ensino superior e contar com a mesma excelência no aprendizado que em um curso presencial, uma vez que a modalidade conta com um quadro de professores altamente qualificado e uma estrutura completa disponível aos acadêmicos.
De acordo com o coordenador do EaD da Unijuí, o professor Robson Borges, a modalidade de Educação a Distância da Unijuí alia a qualidade na formação profissional, com flexibilidade e autonomia nos estudos de seus acadêmicos. Conforme explica, essa união é efetivada por meio de atividades didático-pedagógicas, as quais são mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, definidas e coordenadas pelos professores dos componentes curriculares, em alinhamento ao projeto pedagógico de curso, o que proporciona uma participação ativa dos acadêmicos no estudo, com o suporte de tutores.
“Desta forma, os acadêmicos estudantes que ingressam em curso EaD aprendem na condição de protagonistas de sua aprendizagem a partir das devolutivas e do caminho indicado pelos docentes, com acompanhamento dos tutores”, destaca o professor.
Todo o conteúdo e as aulas são disponibilizadas pelo Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem. Neste espaço, os estudantes podem acessar fóruns, videoaulas, trocar informações e tirar dúvidas com professores em tempo real, além de receberem auxílio dos tutores, terem acesso a livros digitais interativos, fazer atividades avaliativas e diagnósticas, e ter encontros práticos.
Na modalidade EaD, o estudante tem à disposição suporte total de tutores e, em especial, dos docentes. De acordo com o professor Robson, uma diferença marcante em relação às ofertas de instituições é que na Unijuí os tutores realizam esclarecimentos e encaminhamentos sobre dúvidas dos estudantes a respeito dos “processos” e não sobre os conteúdos. “Essa última tarefa é atribuição dos professores regentes, que são doutores e mestres experientes, que interagem constantemente com os estudantes”, completa.
As inscrições para o Vestibular EaD da Unijuí estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro, no site unijui.edu.br/ead.
Ainda dá tempo de realizar a sua inscrição para os cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí. O período encerra-se na próxima segunda-feira, 18 de novembro. Para se inscrever o candidato deverá acessar, no site unijui.edu.br/mestrado-doutorado a página do Programa em que tem interesse e realizar a sua inscrição.
A Universidade possui seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em diferentes áreas do conhecimento. Sendo eles: Atenção Integral à Saúde (Mestrado e Doutorado); Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado); Direito com área de concentração em Direitos Humanos (Mestrado e Doutorado); Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado); Modelagem Matemática e Computacional (Mestrado e Doutorado); e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Mestrado).
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu, nesta terça-feira, 12 de novembro, mais um encontro ligado à atividade "Encontros no Museu: História e Memória". O evento ocorre de forma mensal, em parceria com a Associação de Amigos do Museu, e abordou nesta edição a “História Ambiental de Ijuí”.
Quem abordou a temática foi o doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor no Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marcos Gerhardt, que explicou sobre a formação ambiental e as mudanças com o passar do tempo e da colonização na região.
Os encontros buscam compartilhar com o público pesquisas desenvolvidas a partir do acervo do Museu, dentro das diferentes temáticas que são investigadas por meio dos diversos suportes e gêneros documentais preservados pelo Madp.
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